Visitar Koh Phangan é muito mais do que conhecer a ilha mundialmente famosa pelas festas de Lua Cheia, as full-moon parties, que trazem a Koh Phangan dezenas de milhares de pessoas que bebem, dançam e divertem-se durante toda a noite numa das praias da ilha. Koh Phangan tem muitos outros atractivos que fazem dela um dos destinos a não perder no Golfo da Tailândia. Praias de águas cristalinas, floresta, templos budistas e chineses, mercados nocturnos, vida nocturna mesmo fora da época da Lua Cheia, e ainda excelentes restaurantes, são os motivos que o devem fazer não perder visitar Koh Phangan quando viajar nas ilhas tailandesas.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DA TAILÂNDIA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar a Tailândia, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Tailândia é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e mar de água azul-turquesa, mas também cultura, paisagens, templos, comida e divertimento, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor da Tailândia. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Koh Phangan e a Tailândia de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR KOH PHANGAN
Para poder desfrutar de tudo o que Koh Phangan tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como visitar e onde dormir. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Koh Phangan.
1. Como visitar Koh Phangan
A melhor forma de visitar Koh Phangan é fazê-lo de forma independente, e ficando a dormir na ilha. O porto de acesso às ilhas tailandesas do Golfo da Tailândia é Surat Thani.
Reserve aqui a sua viagem de barco entre Surat Thani e Koh Phangan.
Se já estiver na ilha de Koh Samui, pode apanhar uma lancha rápida (speedboat) para Koh Phangan.
Visitar Koh Phangan em excursão organizada
Se estiver em Koh samui e não tiver tempo para ir ficar a Koh Phangan, não deixe de visitar Koh Phangan em excursão organizada de um dia.
Visitar Koh Phagan para a full-moon party
Se estiver em Koh Samui na altura de Lua Cheia, não deixe de visitar Koh Phangan e participar na grandiosa full-moon party que projectou Koh Phangan para as bocas do mundo das festas de praia.
2. Onde dormir quando visitar Koh Phangan
Quando visitar Koh Phangan, as opções de alojamento dividem-se por várias zonas, coincidindo com as melhores praias e baías da ilha, assim como as principais povoações. A capital, Thong Sala, e a costa sul de Koh Phangan concentram a maior parte das opções. Haad Rin é a zona mais badalada da nightlife, mas também tem algumas boas opções.
Em Koh Phangan ficámos alojados na costa sul, a poucos quilómetros de Thong Sala, no BeauBo Beach, uma boa opção com preços acessíveis e bastante competitivos. Pagámos cerca de 27 € por noite por um bungalow de madeira, simples mas confortável.
O nosso bungalow era, de todos, o que se encontrava mais perto do mar, mesmo junto à recepção, e a poucos passos (literalmente!) da praia. A praia é bonita (uma extensão da praia de Baan Tai), com uma bela palmeira de cada lado, mas o areal é muito reduzido, desaparecendo por completo na maré alta. Era ali que tomávamos todos os dias o pequeno-almoço (do outro lado da estrada nacional fica um 7-Eleven onde íamos buscar sanduíches), numas espreguiçadeiras e com os olhos no mar, com a ilha de Koh Samui no horizonte.
Marque aqui a sua estadia no BeauBo Beach em Koh Phangan.
2.1. Onde dormir na costa sul de Koh Phangan
Em Thong Sala, há várias opções de alojamento de qualidade.
- No segmento económico, a Buakao Inn.
- No segmento médio, o Baan Manali Resort.
- No segmento alto, o Kupu Kupu Phangan Beach Villas & Spa by L’Occitane – SHA Plus, um pouco a norte de Thong Sala.
Em BaanTai, considere as seguintes opções de qualidade.
- No segmento económico, a Mikasa Beach House Koh Phangan.
- No segmento médio, o Sea Love Beach Bar & Bungalows.
- No segmento alto, o Absolute Beachfront Resort.
Em Haad Rin, as melhores opções são as seguintes.
- No segmento económico, o So Good Haad Rin Hostel.
- No segmento médio, o Tommy Resort.
- No segmento alto, o Phangan Bayshore Resort Koh Phangan – SHA Plus ou o Explorar Koh Phangan – Adults Only Resort and Spa.
- Na praia quase secreta de Leela Beach, desfrute do The Cabin Beach Resort.
2.2. Onde dormir na costa sul e leste de Koh Phangan
Na costa leste, a mais isolada de Koh Phangan e com lugares tranquilos, as melhores opções são a baía de Haad Than Sadet, e as praias gémeas de Thong Nai Pan Noi e Thong Nai Pan Yai. A norte, a praia mais bonita é a Mae Haad Beach, em frente do ilhéu Koh Ma, ligado a Koh Phangan (na maré baixa) por uma língua de areia. Se quiser ficar alojado na costa leste e norte de Koh Phangan quando visitar Koh Phangan, as seguintes são opções excelentes.
- Em Haad Than Sadet, experimente o Plaa’s Thansadet Resort.
- Em Haad Thong Nai Pan Yai, experimente o Longtail Beach Resort ou o PingChan Koh Phangan Beachfront, ambos no segmento médio.
- Em Haad Thong Nai Pan Noi, desfrute, no segmento médio, do Sand in My Shoes Beach Loft ou, no segmento alto, do Anantara Rasananda Koh Phangan Villas.
- Em Mae Haad Beach, experimente o Koh Ma Beach Resort – SHA Extra Plus.
3. Seguro de viagem para viajar na Tailândia
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para a Tailândia. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para a Tailândia. Por tudo isto, o seguro da IATI é claramente o melhor do mercado para viajar para a Tailândia e visitar Koh Phangan.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR KOH PHANGAN
Para desfrutar de tudo o que Koh Phangan tem para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos 3 dias inteiros para desfrutar das praias e outras atracções de Koh Phangan. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Koh Phangan.
1. Percorrer Koh Phangan de mota
É inevitável; para conhecer Koh Phangan é necessário alugar um caroo ou, de preferência, uma mota e percorrer as suas estradas que ligam as diferentes praias e baías. Regra geral, o piso da estrada é bastante bom, mas Koh Phangan tem um relevo algo acidentado, levando a que as estradas tenham subidas (e descidas) bastante acentuadas, sendo necessário conduzir com cuidado. Resta aproveitar o melhor da ilha quando visitar Koh Phangan!
2. Desfrutar da praia de Haad Rin Nok (Sunrise Beach)
A praia de Haad Rin Nok, também conhecida como Sunrise Beach, é a praia mais famosa de Koh Phangan, pois é ali que acontece a full-moo party. No entanto, esta praia merece uma visita mesmo fora da altura da festa, pois é a maior praia de Koh Phangan e uma das mais bonitas.
3. Beber um cocktail na Sunrise Beach
Quando estiver na Sunrise Beach, não deixe de experimentar um cocktail fresquinho para contrariar o calor do dia, numa cama de rede mesmo de frente para o mar, no Sand & Tan, o bar do Phangan Bayshore Resort Koh Phangan – SHA Plus. A não perder em Sunrise Beach quando visitar Koh Phangan.
4. Almoçar na Sunrise Beach
Passar o dia na Sunrise Beach é uma boa ideia quando visitar Koh Phangan, mas para isso deve almoçar de frente para o mar. A melhor opção é o restaurante do Tommy Resort, com uma esplanada mesmo em cima da Sunrise Beach. A não perder quando visitar Koh Phangan.
5. Ir a uma full-moon party quando visitar Koh Phangan
Mesmo para quem não é muito de festas, a full-moon party em Koh Phangan é uma festa com origens nos anos 80 que se tornou um fenómeno. Se for adepto de festas, é algo obrigatório se visitar Koh Phangan aquando da Lua Cheia. Nessa altura, todos os caminhos vão dar à praia de Sunrise Beach, que pode encher com 40.000 pessoas! É tempo de festejar do pôr-do-sol ao nascer do sol
Nota: Deve ter cuidado em levar calçado fechado, pois a areia da praia fica rapidamente cheia de lixo e vidros (é limpa no dia seguinte), e não consumir drogas (pesadas) pois a polícia tailandesa está à espreita. Deve usar táxi para ir e voltar da festa.
6. Ir à praia de Haad Rin Nai (Sunset Beach)
Haad Rin é, na realidade, uma península no extremo sudeste de Koh Phangan e tem outras praias além de Sunrise Beach, que vale a pena conhecer quando visitar Koh Phangan. Haad Rin Nai, também conhecida como Sunset Beach, fica na costa ocidental da península e vale a pena assistir ali ao pôr-do-sol.
7. Desfrutar da praia de Haad Seekantang (Leela Beach)
Haad Seekantang, ou Leela Beach, é, provavelmente, a praia mais bonita de Koh Phangan. Fica na ponta da península de Haad Rin e é bastante pequena, mas o areal e o mar de águas cristalinas compensam (de longe) a viagem até lá.
Marque aqui a sua estadia no The Cabin Beach Resort, em Leela Beach, Koh Phangan.
8. Fazer o percurso do passadiço em Leela Beach
Quando estiver em Leela Beach, não deixe de fazer o belo percurso a pé, sobre um passadiço por cima da água, que vai desde a praia até aos Lighthouse Bungalows. A não perder quando visitar Koh Phangan.
9. Ficar alojado com vista para o mar quando visitar Koh Phangan
Onde quer que fique alojado quando visitar Koh Phangan, não deixe de ficar num bungalow com vista para o mar, quer seja numa das praias mais conhecidas, a sul ou a norte, quer seja, por exemplo, nos perto de Thong Sala (como nós fizemos).
Marque aqui a sua estadia no BeauBo Beach, na praia de Baan Tai, em Koh Phangan.
10. Jantar com vista para o mar quando visitar Koh Phangan
Quando visitar Koh Phangan, não deixe de jantar com vista para o mar. Uma excelente opção é o restaurante Bliss no Sunset Walk, a poucos quilómetros de Thong Sala, embora o ambiente seja melhor do que a comida.
11. Conhecer Thong Sala quando visitar Koh Phangan
Thong sala, a capital da ilha, é paragem obrigatória quando visitar Koh Phangan. Seja por conveniência, para chegar ou partir de barco, seja pelo movimento e um certo encanto da cidade, não deixe de conhecer a povoação maior de Koh Phangan.
11.1. Jantar no Night Market de Thong Sala
O Night Market, também conhecido por Phantip, é um mercado diário nocturno, onde encontrará artesanato mas principalmente comida tradicional tailandesa. Apesar de ser “comida de rua”, tem muita qualidade e boas condições de higiene, e com preços imbatíveis. Nós experimentámos carne grelhada, spring rolls, croquetes de camarão e mango sticky rice, e estava tudo muito bom!
11.2. Visitar o Art Market em Thong Sala
Quando visitar Koh Phangan e Thong Sala, aproveite para fazer compras no Art Market, um mercado mensal feito pelos criadores de arte e artesanato, a maioria estrangeiros, que escolheram a Tailândia como segunda casa. Um ambiente hippie e muitos produtos de qualidade.
11.3. Visitar o templo chinês de Thong Sala
Thong Sala tem um templo chinês que vale a pena visitar, pelas estátuas e pela azáfama dentro do templo, especialmente em dias festivos, como o do Ano Novo Chinês.
12. Assistir ao pôr-do-sol no Amsterdam Bar quando visitar Koh Phangan
O Amsterdam Bar é o sítio em Koh Phangan para se assistir ao pôr-do-sol com uma bebida na mão, os pés na piscina, e (se for adepto) fumar um pouco de marijuana, agora legal em toda a Tailândia. Mesmo que não queira fumar (como nós), assistir ali ao pôr-do-sol é algo obrigatório quando visitar Koh Phangan.
Pode espreguiçar-se num dos dois terraços (ou ambos, um a seguir ao outro!), dar um mergulho na piscina, beber um cocktail, comer uma panqueca e deliciar-se com as vistas do sol poente.
13. Visitar o templo de Wat Phu Khao Noi
Wat Phu Khao Noi é um templo budista com origem no século XV, e é o templo mais antigo de Koh Phangan, localizado nos arredores de Thong Sala. Vale a pena visitar para admirar a stupa branca grande, rodeada de oito mais pequenas.
14. Visitar o templo de Wat Samai Kongka
Wat Samai Kongka é um templo budista também nos arredores de Thong Sala, um pouco mais à frente do que Wat Phu Khao Noi. Vale a pena visitar pelo bonito templo principal (mesmo que só visto por fora), e pelas estátuas (logo à entrada) que representam os castigos infligidos sobre os pecadores nos infernos budistas.
15. Desfrutar da praia Haad Mae quando visitar Koh Phangan
A praia Haad Mae, localizada na ponta noroeste da ilha, é uma das mais populares de Koh Phangan, e com razão. Tem um belo areal, bons alojamentos, um mar tranquilo e uma fabulosa língua de areia que liga (na maré baixa) Koh Phangan à pequena (e desabitada) ilha de Koh Ma. A não perder quando visitar Koh Phangan.
16. Admirar as vistas do miradouro de Bottle Beach
O miradouro da Bottle Beach é um dos locais mais incríveis de Koh Phangan, um magnífico miradouro sobre a praia e a costa em redor. O acesso é feito por um trilho que tem início numa estrada de terra batida, num percurso curto (15-20 min) e acessível a todos.
No final do trilho, as coisas complicam-se, mas com direito a recompensa. Quando se lá chega encara-se com uma impressionante formação rochosa (batólito granítico) que se ergue da floresta de Koh Phangan, com paredes verticais de dezenas de metros, que metem imenso respeito, mas que nos presenteiam com vistas tão maravilhosas quanto vertiginosas. A não perder quando visitar Koh Phangan.
Nota: o miradouro não é um lugar apropriado para crianças e pessoas que sofrem de vertigens.
17. Ir à praia de Bottle Beach
A Bottle Beach é considerada por muitos uma das mais bonitas de Koh Phangan mas nós não tivemos tempo de a visitar, percorrendo o trilho que leva até lá. Este tem início na mesma estrada de terra batida onde começa o trilho do miradouro, mas um pouco mais antes (está sinalizado).
18. Conhecer as praias gémeas da baía Thong Nai Pan
Quando visitar Koh Phangan, não deixe de conhecer a baía Ao Thong Nai Pan, na ponta nordeste da ilha, e as suas duas praias, cada uma com os seus atractivos, e que constituem uma boa alternativa à costa sul, mais movimentada, de Koh Phangan.
18.1. Ir à praia de Haad Thong Nai Pan Yai
A praia de Haad Thong Nai Pan Yai é a que se encontra mais a sul, e a maior da baía. Tem uma boa selecção de bares e restaurantes, e é pouco frequentada, se comparada com as praias mais populares de Koh Phangan. Vale a pena quando visitar Koh Phangan.
18.2. Ir à praia de Haad Thong Nai Pan Noi
A praia de Haad Thong Nai Pan Noi é uma das mais bonitas de Koh Phangan, com um belo areal e um mar convidativo. Tem muito bons resorts, e o centro da pequena localidade tem muito charme, com uma boa escolha de bares e restaurantes. É uma boa alternativa à costa sul quando visitar Koh Phangan.
19. Ir à praia de Haad Than Sadet
Haad Than Sadet é uma das mais bonitas praias de Koh Phangan, mas sem muita gente, dada a sua localização a meio da costa leste. Tem um bonito areal, com palmeiras como pano de fundo, o mar é bom para nadar e há boas opções para comer. A não perder quando visitar Koh Phangan.
20. Fazer o percurso a pé até à praia de Haad Tong Reng
Quando estiver na praia de Haad Than Sadet, não deixe de fazer o breve percurso a pé (passando por uma ponte de madeira) que começa no extremo sul da praia e vai até à praia vizinha de Haad Tong Reng, uma pequena baía quase secreta. É pena que a paisagem seja manchada pelos restos vandalizados e destruídos de um antigo alojamento junto ao mar.
21. Jantar num barco na areia quando visitar Koh Phangan
O restaurante Fisherman’s é um dos melhores de Koh Phangan, sendo muito concorrido (por isso é melhor fazer reserva). Não deixe de lá jantar, especialmente dentro dos barcos que lá estão colocados em cima da areia. Um ambiente muito agradável para um jantar especial. A não perder quando viajar Koh Phangan.
22. Dançar em Koh Phangan
Mesmo que a sua visita não coincida com uma festa de Lua Cheia, não deixe de se divertir quando visitar Koh Phangan, pois alguns bares estão sempre a “bombar”, com música e dança para todos os gostos. No restaurante e bar (e espaço de coworking!) La Casa Tropicana, há aulas semanais de danças latinas, uma oportunidade de conhecer outros visitantes e de recordar os ritmos latinos em pleno sudeste asiático.
23. Visitar o templo de Avalokiteshvara
O templo chinês dedicado a deusa da compaixão, Guanyin (Avalokiteshvara) é um templo recente, localizado na estrada que liga Thong Sala a Chaloklum, e é o templo mais visitado em Koh Phangan. Situado numa colina, as vistas são fantásticas e os templos são coloridos e com uma arquitectura atraente. Vale a pena quando visitar Koh Phangan.
24. Ir à praia de Chaloklum
A praia de Chaloklum é uma das principais praias de Koh Phangan, situada numa grande baía na costa norte da ilha. É uma praia menos concorrida do que as mais conhecidas, por isso é um bom lugar para encontrar algum sossego e tranquilidade quando visitar Koh Phangan.
25. Ir à praia de Haad Khom
Haad Khom é uma praia quase secreta perto da baía de Ao Chaloklum, à qual se acede fazendo um breve percurso a pé a partir da estrada. Tem alojamentos muito rústicos e parece ter uma comunidade residente bastante hippie ou alternativa. Uma praia diferente para conhecer quando visitar Koh Phangan.
26. Subir ao miradouro da baía de Chaloklum
Um pouco mais à frente da praia de Haad Khom, a estrada acaba e começam dois trilhos. O mais longo segue para a praia de Haad Khuat, mas há um breve percurso que sobe a um miradouro com belas vistas sobre a costa e a baía de Chaloklum. Vale a pena quando visitar Koh Phangan.
27. Comer pizza italiana quando visitar Koh Phangan
Koh Phangan é lar de muitos estrangeiros que adoptaram a ilha como sua segunda casa. Os donos do restaurante Basilico são italianos e servem a melhor pizza de Koh Phangan, algo que pudemos comprovar com uma deliciosa pizza 4 queijos. A não perder quando visitar Koh Phangan.
O QUE VER E FAZER A PARTIR DE KOH PHANGAN
Quando visitar Koh Phangan, não deixe de conhecer as outras ilhas tailandesas no Golfo da Tailândia, e descobrir um dos principais destinos turísticos da Tailândia e um dos mais conhecidos destinos de mergulho do mundo.
1. Visitar Koh Samui
Koh Samui é uma das ilhas mais visitadas da Tailândia, tendo um pouco de tudo para todos, praias, diversão nocturna, templos e mercados, um microcosmos de toda a Tailândia. Quando visitar Koh Phangan, não deixe de conhecer Koh Samui e descobrir o que faz dela um dos principais destinos turísticos da Tailândia. A não perder quando visitar Koh Phangan.
Consulte aqui o nosso artigo com dicas para visitar Koh Samui.
2. Visitar Koh Tao
Quando visitar Koh Phangan, não deixe de fazer uma incursão a Koh Tao, uma ilha mais pequena mas cheia de atractivos, com praias e baías de águas cristalinas, snorkel e mergulho de nível mundial, e uma oferta surpreendente de restaurantes e bares. Embarque num ferry a partir de Koh Phangan e descubra as maravilhas de Koh Tao.
Consulte aqui o nosso artigo com dicas para visitar Koh Tao.
Se vai viajar para a Tailândia, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS TAILANDESAS – Todas as dicas para viajar nas ilhas tailandesas; onde ficar, como se deslocar e o que não perder. Ideal para planificar visitar Koh Phangan.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TAILÂNDIA – Um artigo com o nosso roteiro pela Tailândia numa viagem no sudeste asiático. Ideal para planificar visitar Koh Phangan.
- VISITAR PHUKET TOWN – Todas as dicas para visitar a capital da maior ilha da Tailândia, o que ver e fazer a partir de lá. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR COSTA DE KRABI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem e explorar a região de Krabi, na Tailândia. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR KOH PHI PHI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kho Phi Phi e não sofrer desilusões está aqui. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR KOH LANTA – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR KOH MOOK – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR KOH KRADAN – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR KOH LIPE – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR KOH SAMUI E AS PRAIAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Koh Samui e as suas praias idílicas na Tailândia, está aqui. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR KOH PHANGAN – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais populares da Tailândia, com as suas famosas full-moon parties.
- VISITAR KOH TAO – Todas as dicas para visitar a ilha mais bonita do Golfo da Tailândia e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR BANGKOK – Um artigo para o ajudar a preparar e perceber a cidade de Bangkok, a capital da Tailândia. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR CHIANG MAI – Um artigo sobre a nossa visita a Chiang Mai e aos templos da cidade no norte da Tailândia. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.
- VISITAR AS MULHERES GIRAFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar as mulheres girafas na Tailândia, na zona de Mae Hong Son. Ideal para combinar com visitar Koh Phangan.