Visitar as ilhas Similan é conhecer um grupo de nove ilhas tailandesas no mar de Andamão (o seu nome quer dizer precisamente “nove”), ao largo (e fazendo parte) da província de Phang Nga, a noroeste da cidade de Phuket. As ilhas Similan são conhecidas por serem um paraíso para o snorkel e mergulho, para além de exibirem magníficas praias de areia branca e finíssima e mar azul-turquesa, rodeadas de blocos graníticos e floresta. Durante alguns anos, o turismo nas ilhas Similan foi descontrolado, levando a um número muito elevado de visitantes diários, com consequências na vida marinha e dos recifes. Em 1982 foi criado o Parque Nacional das Ilhas Similan, abarcando as nove ilhas mais duas a norte, e, fruto de um trabalho de conservação, os recifes estão a recuperar.
Visitar as ilhas Similan
Actualmente, o acesso ao Parque Nacional das Ilhas Similan é regulamentado e monitorizado, havendo um limite máximo para o número de visitantes diários. Já não é possível ficar alojado nas ilhas Similan, e só é possível visitar as ilhas Similan em viagem organizada. Das nove ilhas que constituem o arquipélago, há algumas que estão vedadas permanentemente ao público, uma vez que são local de nidificação de espécies ameaçadas, e o parque nacional fecha entre Maio e Outubro, altura das monções. Se tiver tempo e disponibilidade, não deixe de visitar as ilhas Similan quando viajar nas ilhas tailandesas, para ter um saborzinho daquele paraíso perdido no Mar de Andamão.
GUIA DE VIAGEM DA TAILÂNDIA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar a Tailândia, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Tailândia é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e mar de água azul-turquesa, mas também cultura, paisagens, templos, comida e divertimento, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor da Tailândia. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar as ilhas Similan e a Tailândia de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR AS ILHAS SIMILAN
Para poder desfrutar das ilhas Similan, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como visitar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar as ilhas Similan.
1. Como visitar as ilhas Similan
Só há duas maneiras de visitar as ilhas Similan, em excursão organizada de um dia, para o público em geral, ou em viagens de liveaboard, para os mais dedicados ao mergulho.
1.1. Visitar as ilhas Similan em excursão organizada de um dia
A forma mais comum de visitar as ilhas Similan é fazê-lo em excursão organizada de um dia a partir de Phuket (ou Khaolak). Foi o que nós fizemos, a partir da cidade de Phuket.
Reserve aqui o seu lugar numa excursão organizada às ilhas Similan a partir de Phuket.
1.2. Visitar as ilhas Similan em viagem de barco liveaboard
Para os praticantes de mergulho, as ilhas Similan são um paraíso e a melhor opção é visitar as ilhas Similan em viagem de barco liveaboard, em que é possível explorar o conjunto das ilhas durante vários dias.
Reserve aqui o seu lugar numa viagem de barco liveaboard nas ilhas Similan.
2. Seguro de viagem para viajar na Tailândia
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para a Tailândia. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para a Tailândia. Por tudo isto, o seguro da IATI é claramente o melhor do mercado para viajar para a Tailândia e visitar as ilhas Similan.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR AS ILHAS SIMILAN
A excursão organizada de um dia às ilhas Similan visita algumas dessas ilhas, com tempo fazer snorkel em dois locais, mas também visitar um miradouro, desfrutar da praia, e almoçar numa das ilhas. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que não perder quando visitar as ilhas Similan.
1. Embarcar rumo às ilhas Similan
O início da excursão começa pelo transporte de Phuket até ao cais de embarque Thap Lamu. Ali poderá desfrutar de um pequeno-almoço, para depois ouvir as instruções do seu guia. A seguir, embarcará finalmente numa lancha rumo às ilhas Similan, onde chegará em pouco mais de uma hora.
2. Visitar Koh Similan, ilha n.º 8 das ilhas Similan
A primeira paragem da excursão é a ilha Koh Similan, ou a ilha n.º 8 e maior das ilhas Similan, com baías e miradouros espectaculares.
2.1. Subir à Sailing Boat Rock
Quando visitar a ilha n.º 8 das ilhas Similan, não pode deixar de subir à chamada Sailing Boat Rock, uma rocha com a forma de vela, e de onde se tem vistas espectaculares sobre a baía e a praia.
O percurso é curto e fácil, acessível a todos. No entanto, no topo das rochas é necessário ter algum cuidado e deverá levar calçado adequado a caminhadas. Mas tudo vale a pena quando se tem vistas tão privilegiadas. A não perder quando visitar as ilhas Similan.
2.2. Desfrutar da praia em Koh Similan
Depois de desfrutar das vistas, é altura de descer e desfrutar da magnífica praia de Koh Similan, com mar azul-turquesa e blocos graníticos a embelezar a paisagem. Dê um mergulho, desfrute da água, relaxe na areia e dê um passeio pelas rochas. A não perder quando visitar as ilhas Similan.
3. Fazer snorkel em Koh Bangu, ilha n.º 9 das ilhas Similan
O primeiro local de mergulho para snorkel nas ilhas Similan é na ilha de Bangu, ou ilha n.º 9. Explore os corais, e observe diferentes espécies de peixes coloridos.
4. Fazer snorkel em Koh Payu, ilha n.º 6 das ilhas Similan
Depois de voltar ao barco, prosseguirá para o segundo ponto de mergulho em snorkel, na ilha Koh Payu, a n.º 6 das ilhas Similan, onde os corais duros são impressionantes e onde, se tiver sorte, poderá observar tartarugas-marinhas.
5. Visitar Koh Miang, ilha n.º 4 das ilhas Similan
A última paragem da excursão é em Koh Miang, a ilha n.º 4 das Similan, com uma das praias mais bonitas da Tailândia, e onde também almoçará.
5.1. Explorar Honeymoon Bay
Honeymoon Bay é uma baía magnífica, e nas suas extremidades há alguns blocos graníticos e pequena enseadas. Explore a pé estes blocos e volte à praia principal pela areia ou a nadar. De qualquer forma, um +asseio a não perder quando visitar as ilhas Similan.
5.2. Almoçar em Koh Miang
Koh Miang é a ilha das Similan que tem as instalações do parque nacional e onde existe o único restaurantes nas ilhas. É ali que vai almoçar, com uma saborosa sopa e pratos de peixe e marisco. Muito bom!
5.3. Desfrutar da praia de Honeymoon Bay
Honeymoon Bay tem uma praia fenomenal, de areia finíssima, e mar azul-turquesa. É, simplesmente, uma das praias mais bonitas da costa tailandesa. É obrigatório desfrutar do mar e da areia desta praia antes de se despedir das ilhas Similan.
6. Regressar a Phuket
Tudo o que é bom, acaba depressa! As regras do parque nacional das ilhas Similan ditam que os barcos devem partir antes das 16.00h. Depois de visitar as ilhas Similan, ou pelo menos, algumas delas, estará então na altura de navegar novamente rumo ao cais de Thap Lamu, com o sol já a descer e a iluminar o caminho de volta dos barcos. Aproveite para apanhar uns banhos de sol e recordar já o que foi visitar as ilhas Similan.
Se vai viajar para a Tailândia, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS TAILANDESAS – Todas as dicas para viajar nas ilhas tailandesas; onde ficar, como se deslocar e o que não perder.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TAILÂNDIA – Um artigo com o nosso roteiro pela Tailândia numa viagem no sudeste asiático.
- VISITAR PHUKET TOWN – Todas as dicas para visitar a capital da maior ilha da Tailândia, o que ver e fazer a partir de lá. Ideal para combinar com visitar as ilhas Similan.
- VISITAR COSTA DE KRABI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem e explorar a região de Krabi, na Tailândia. Ideal para combinar com visitar as ilhas Similan.
- VISITAR KOH PHI PHI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kho Phi Phi e não sofrer desilusões está aqui. Ideal para combinar com visitar as ilhas Similan.
- VISITAR AS ILHAS SIMILAN – Todas as dicas para visitar um paraíso conservado de mergulho, snorkel e praia no Mar de Andamão.
- VISITAR KOH LANTA – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar as ilhas Similan.
- VISITAR KOH MOOK – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar as ilhas Similan.
- VISITAR KOH KRADAN – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar as ilhas Similan.
- VISITAR KOH LIPE – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar as ilhas Similan.
- VISITAR KOH SAMUI E AS PRAIAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Koh Samui e as suas praias idílicas na Tailândia, está aqui.
- VISITAR KOH PHANGAN – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais populares da Tailândia, com as suas famosas full-moon parties.
- VISITAR KOH TAO – Todas as dicas para visitar a ilha mais bonita do Golfo da Tailândia e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes.
- VISITAR BANGKOK – Um artigo para o ajudar a preparar e perceber a cidade de Bangkok, a capital da Tailândia.
- VISITAR CHIANG MAI – Um artigo sobre a nossa visita a Chiang Mai e aos templos da cidade no norte da Tailândia.
- VISITAR AS MULHERES GIRAFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar as mulheres girafas na Tailândia, na zona de Mae Hong Son.