NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

Os Boya são uma das tribos mais icónicas do Sudão do Sul. E o casamento é um dos momentos mais importantes da vida dos Boya. Logo que entrámos na região dos Boya fomos apanhados por diversos rituais. Os casamentos no Sudão do Sul são eventos muito frequentes já que todas as tribos são poligamicas, incluindo os cristãos. O estatuto social de um homem mede-se pela quantidade de mulheres que tem e, tanto o nosso motorista como o nosso guia têm várias esposas. Por isso, os Boya não eram excepção.

Se vai viajar para o Sudão do Sul veja estes nossos artigos

  • VIAJAR NO SUDÃO DO SUL – Um artigo com a nossa reflexão e experiência a viajar no Sudão do Sul.
  • GUIA DE VIAGEM DO SUDÃO DO SUL – Um guia de viagem prático, cheio de dicas, para viajar no Sudão do Sul, com contactos locais, questões de segurança, vistos, alojamentos, transportes, locais a visitar, como se deslocar, etc.
  • TRIBO MUNDARI – A nossa experiência a visitar as tribos mundari.
  • TRIBO DINKA – A nossa experiência a visitar as tribos Dinka.
  • WRESTLING DO SUDÃO DO SUL – A nossa experiência num wrestling.
  • TRIBO LOTUKU – A nossa experiência a visitar as tribos Lotukui.
  • TRIBO BOYA – A nossa experiência a visitar as tribos Boya.
  • TRIBO TOPPOSSA – A nossa experiência a visitar as tribos Toppossa.
NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

AS TRIBOS BOYA DO SUDÃO DO SUL

Quando na noite anterior chegámos à tribo Boya apanhámos um casamento Boya na estrada. Homens e mulheres cantavam e dançavam a caminho da casa dos noivos, iluminados por um pôr do sol avassalador. Fomos afastados com alguma agressividade mas tivemos de aceitar. Durante a noite, na aldeia Boya onde estávamos acampados houve danças e canções toda a noite. Era outro casamento Boya. Às 5h da manhã já lá estávamos para testemunhar o evento. 

NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

Os casamentos por amor são raros por aqui e os Boya não são excepção. As mulheres africanas são das mais mal tratadas do mundo. São escravas laborais, escravas sexuais e puramente reprodutoras. Os homens, pouco ou nada fazem, porque tudo é trabalho de mulher. Mas o maior dos seus trabalhos é encher este país de crianças, muitas das quais órfãos de uma guerra civil que durante décadas delapidou os homens adultos. 

NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

No casamento, os noivos são duas crianças Boya. Ela não terá mais de 15 anos. Ele talvez 18. Parece que vão para um funeral. Ela completamente assustada e petrificada, ele sem saber o que fazer e completamente incomodado. As amigas da noiva dançam e cantam. Ela esconde-se no interior da casa Boya. Porém não há para onde fugir. O noivo dança com os amigos, que parecem embriagados, também eles crianças. Há armas por todo o lado e durante a noite ouvimos tiros. 

NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

Daqui por algumas semanas esta criança que hoje casa, terá mais uma criança no seu ventre, alimentando assim as aldeias Boya, as estradas e a demografia deste país. Será o primeiro de muitos, pois se não der filhos ao homem será uma inútil. Mas se der, não serve para lhe dar prazer e então ele terá de procurar uma segunda esposa Boya para poder ter sexo enquanto esta está grávida. E o ciclo de casamentos Boya prossegue, com a mulher a desempenhar a função para a qual veio ao mundo, sem qualquer respeito pela sua individualidade ou liberdade. 

NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

A mulher africana é tudo neste continente. Não há nada que não dependa dela. Nada. E, no entanto, é, de tudo o que já vi no mundo, o local onde é pior tratada. Se um dia estas mulheres, Boyas ou sem sem Boyas tiverem consciência da sua importância, do seu valor, da sua força, África pára. Até lá, os homens vão continuar a fumar, a beber e a observar o trabalho das mulheres Boya. E elas vão continuar a casar, a ser escravas e servas de um mundo dominado por homens e, aqui nos Boya, até abençoado por um Deus cristão. 

NUM CASAMENTO DA TRIBO BOYA NO SUDÃO DO SUL

GUIA DE VIAGEM DO SUDÃO DO SUL

Guia de viagem do Sudão do Sul - Viajar entre Viagens

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sudão do Sul, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. Sudão do Sul é um país maravilhoso para quem procura aldeias típicas, tribos misteriosas e um quotidiano pouco tocado pelo turismo, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sudão do Sul. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar o Sudão do Sul de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DO SUDÃO DO SUL AQUI

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.