Visitar Polonnaruwa é descobrir um complexo de ruínas de uma cidade que, no seu auge, foi a segunda das antigas capitais do Sri Lanka, após a destruição de Anuradhapura em 993, foi centro do poder político e militar de um reino que reconquistou terras aos invasores vindos do sul da Índia e floresceu entre os séculos XI e XIII. Polonnaruwa era então uma vasta cidade com complexos de templos, mosteiros, palácios e uma rede de abastecimento de água baseada em grandes reservatórios. Era também sede da autoridade religiosa, detentora da relíquia mais sagrada e emblemática de todas, o Dente Sagrado de Buda, que chegou ao Sri Lanka no século IV e hoje repousa em Kandy. Visitar Polonnaruwa é conhecer um pouco deste passado glorioso e perceber as raízes da identidade cultural do Sri Lanka.
A Cidade Antiga de Polonnaruwa situa-se num dos vértices do chamado “triângulo cultural do Sri Lanka”, localizado no centro da ilha e abrangendo uma área que inclui atracções que, à semelhança de Polonnaruwa, são Património Mundial da UNESCO, como a Cidade Sagrada de Anuradhapura, a Fortaleza de Sigiriya, as Grutas de Dambulla e a Cidade Sagrada de Kandy. Visitar Polonnaruwa faz parte assim de uma viagem maior, onde se explora alguns dos expoentes culturais, históricos e naturais do Sri Lanka.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sri Lanka, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Sri Lanka é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e surf, mas também cultura, paisagens, templos e meditação, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sri Lanka. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Polonnaruwa e o Sri Lanka de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR POLONNARUWA
Para poder desfrutar de tudo o que Polonnaruwa tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como visitar e onde ficar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Polonnaruwa.
1. Como visitar Polonnaruwa
A melhor forma de visitar Polonnaruwa é fazê-lo a partir de Sigirya, uma vez que esta última é a melhor base para explorar as atracções da região para além de Polonnaruwa, a magnífica Fortaleza de Sigiriya e as fabulosas grutas de Dambulla. Se achar que é muito cansativo, pode decidir dormir uma noite em Polonnaruwa e seguir caminho no dia seguinte.
Se visitar Polonnaruwa de forma independente, a melhor forma de explorar o vasto recinto é de bicicleta, sendo que pode também, dessa forma, desfrutar de uma visita guiada.
Marque aqui a sua visita guiada em bicicleta a Polonnaruwa.
Finalmente, se tiver pouco tempo no Sri Lanka, não deixe de visitar Polonnaruwa, nem que seja em excursão organizada. Pode visitar Polonnaruwa a partir de Colombo, incluindo uma visita à Fortaleza de Sigiriya.
Marque aqui a sua excursão a Polonnaruwa e Sigiriya, a partir de Colombo.
2. Onde dormir quando visitar Polonnaruwa
Se quiser dormir em Polonnaruwa, considere as seguintes opções:
- a Thisara Guest House, num segmento económico
- o Pharo Lake, num segmento médio
- a Ekho Lake House, num segmento alto.
Em Sigiriya, a partir de onde visitámos Polonnaruwa, ficámos alojados mesmo perto da entrada do recinto arqueológico, no La Dolce Vita, uma excelente opção com o quarto virado para um jardim central, e um bom pequeno-almoço servido no restaurante dentro do recinto.
Em Sigiriya, outras opções de alojamento de qualidade são:
- a Sigiri Rock Side Home Stay, num segmento económico.
- o Palmyra Nature Resort Sigiriya, num segmento médio.
- o Sigiriya King’s Resort, num segmento alto.
3. Seguro de viagem para viajar no Sri Lanka
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para o Sri Lanka. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Sri Lanka. Este novo seguro cobre também actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar no Sri Lanka e visitar Polonnaruwa.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR POLONNARUWA
Para desfrutar de tudo o que Polonnaruwa tem para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos 1 dia inteiro a visitar a cidade. O recinto da área arqueológica estende-se por vários quilómetros, dividida em diferentes áreas, por isso quando visitar Polonnaruwa deverá ter um transporte próprio para explorar convenientemente o recinto, seja de bicicleta ou mota, ou então riquexó. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Polonnaruwa.
1. Descobrir o Museu Arqueológico quando visitar Polonnaruwa
Quando visitar Polonnaruwa, não deixe de visitar o Museu Arqueológico após comprar o bilhete para o recinto, com várias salas dedicadas à história do recinto. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
2. Explorar o Grupo do Palácio Real quando visitar Polonnaruwa
O Grupo do Palácio Real data do século XII e reinado de Parakramabahu I e é um bom local para começar quando visitar Polonnaruwa.
2.1. Palácio Real
O palácio Real teria sido um edifício com sete andares e mais de mil quartos, mas hoje está reduzido a um monte de ruínas que exibe paredes de 3 m de espessura e estrutura de 3 andares.
2.2. Salão de Audiências
O Salão das Audiências seria onde o rei recebia os seus convidados e onde se destacam duas figuras de leões no topo das escadas. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
2.3. Kumara Pokuna
Kumara Pokuna é uma piscina do complexo do Palácio Real com parte da decoração original ainda remanescente.
3. Explorar o Quadrilátero quando visitar Polonnaruwa
O Quadrilátero é uma das maiores atracções de Polonnaruwa, consistindo na parte mais sagrada da antiga cidade. Construído numa plataforma elevada, eram ali que se concentravam os templos mais importantes, sendo que alguns deles terão albergado a relíquia do Dente Sagrado em diferentes alturas.
3.1. Vatadage
A vatadage é um dos edifícios mais belos de Polonnaruwa, com quatro entradas (nos quatro pontos cardeais) com escadas para uma plataforma elevada onde se encontram uma pequena dagoba e quatro estátuas de Buda sentado. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
3.2. Hatadage
Em frente à vatadage, o edifício designado por hatadage (“60 relíquias”) foi mandado construir pelo rei Nissanka Malla e albergou também o Dente Sagrado. Originalmente teria dois andares e contém no seu interior 3 estátuas de Buda em pé. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
3.3. Gal Pota e Satmahal Prasada
Do lado de hatadage há dois monumentos que merecem uma visita. Gal Pota é uma longa inscrição num enorme bloco de pedra com mais de 8 m de comprimento e 25 toneladas. Ao lado, Satmahal Prasada é um templo em forma de pirâmide em escada.
3.4. Thuparama
No extremo sul do Quadrilátero, Thuparama é um templo bem preservado, com o tecto intacto, que alberga três estátuas de Buda em pé e que tem uma aparência exterior de influência claramente hindu. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
3.5. Devales e Pabulu Vihara
Perto do Quadrilátero, há uma zona com vários templos hindus dedicados a Shiva (devales) que ainda são testemunhos das invasões do sul da Índia. A estrutura mais antiga é o Shiva Devale n.º2.
Perto, encontra-se a Pabulu Vihara, a terceira maior dagoba de Polonnaruwa, com a parte de cima bastante destruída. Pensa-se que terá sido encomendada pela rainha Rupawathi, mulher de Parakramabahu I. É pouco visitada e terá, quase de certeza, o local só para si. Tem uma série de 9 altares à sua volta, construídos em épocas distintas. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
4. Explorar o Grupo do Norte quando visitar Polonnaruwa
As ruínas do Grupo do Norte estão a norte das muralhas da cidade e contêm alguns dos conjuntos mais impressionantes de Polonnaruwa.
4.1. Rankot Vihara
Rankot Vihara é a maior dagoba de Polonnaruwa e quarta maior do Sri Lanka, com 54 m de altura, e tem o revestimento de tijolo à mostra. Construída no mesmo estilo das dagobas de Anuradhapura, os altares à volta estão já vazios. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
4.2. Lantatilaka
Lantatilaka é um templo mandado construir pelo rei Parakramabahu I e tem uma estrutura que lembra uma catedral, com paredes que atingem 17 m de altura e um corredor central que leva a um altar com uma grande estátua de Buda em pé, sem cabeça e bastante danificada. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
4.3. Kiri Vihara
Ao lado de Lantatilaka, encontra-se uma das dagobas mais bonitas de Polonnaruwa, a Kiri Vihara, cujo nome quer dizer “branco leitoso”, precisamente pela sua aparência devido à presença ainda do estuque branco que a reveste. É a dagoba mais bem preservada do recinto. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
5. Admirar Gal Vihara quando visitar Polonnaruwa
Gal Vihara (que significa “mosteiro de rocha”) data do século XII e consiste num conjunto de 4 imagens esculpidas a partir de um só bloco granítico, localizado no extremo norte do recinto de Polonnaruwa. Este conjunto fazia parte de um mosteiro onde terá acontecido um grande concílio onde se acordou num novo código de conduta para a comunidade monástica. Este código encontra-se gravado na pedra no local.
As quatro figuras incluem duas figuras de Buda sentado, uma maior com influência do Budismo Mahayana, e uma mais pequena, dentro de uma câmara, com representações de deuses hindus ao lado e com ainda restos de frescos nas paredes.
As outras duas figuras são a de Buda deitado, a maior de Gal Vihara (14 m), na posição de morte (parinirvana), enquanto a que está de pé é bastante invulgar, pela posição do corpo (inclinado para trás) e dos braços (cruzados). Pensa-se que não representa Buda, mas sim o seu discípulo mais chegado, Ananda. A não perder quando visitar Polonnaruwa.
Se vai viajar para o Sri Lanka, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA – Todas as dicas para viajar no Sri Lanka; onde ficar, como se deslocar e o que não perder. Ideal para planificar visitar Polonnaruwa.
- SRI LANKA – Roteiro e dicas para viajar – O nosso roteiro para viajar no Sri Lanka.
- VISITAR COLOMBO – Todas as dicas para visitar a capital do Sri Lanka. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR NEGOMBO – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR JAFFNA – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR ANURADHAPURA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR POLONNARUWA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR SIGIRIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR DAMBULLA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR KANDY – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR ELLA, Haputale, Nuwara Eliya e Haton – Todas as dicas para conhecer uma das zonas mais bonitas do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR A PRAIA DE ARUGAM BAY – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR A PRAIA DE NILAVELI – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR A PRAIA DE HIRIKETIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR A PRAIA DE WELIGAMA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR A PRAIA DE UNAWATUNA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR A PRAIA DE MIRISSA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR BENTOTA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka e com alguns templos em redor; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- VISITAR GALLE – Todas as dicas para conhecer a histórica cidade colonial do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Kandy.
- Visitar o PARQUE NACIONAL BUNDALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Bundala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- Visitar o PARQUE NACIONAL YALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Yala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.
- Visitar o PARQUE NACIONAL UDA WALAWE – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Uda Walawe no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Polonnaruwa.