A praia de Mirissa é a praia sensação da costa sul do Sri Lanka, com uma popularidade em crescendo nos últimos anos. Visitar Mirissa é conhecer uma praia que, apesar da sua fama crescente, conseguiu até agora escapar ao crescimento descontrolado do turismo de massas e à proliferação de grandes resorts. O extenso areal, o mar bom para nadar mas também com alguns surf spots, as tours de observação de baleias, as festas nos bares à noite na praia e o ambiente relaxado durante o dia fazem de Mirissa um destino que atrai visitantes de todos os gostos e feitios. É verdade que a frente da praia foi ocupada e as palmeiras originais já não existem, mas os bares, restaurantes e pequenas guesthouses frente ao areal contribuem para o ambiente misto de praia selvagem e turística de Mirissa, que a distingue de outras praias da costa sul do Sri Lanka. Quando viajar no Sri Lanka, visitar Mirissa e desfrutar da sua praia e mar é algo a não perder.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sri Lanka, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Sri Lanka é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e surf, mas também cultura, paisagens, templos e meditação, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sri Lanka. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Mirissa e o Sri Lanka de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MIRISSA
Para poder desfrutar de tudo o que Mirissa tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como visitar e onde dormir. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Mirissa.
1. Como visitar Mirissa
A melhor forma de visitar Mirissa é fazê-lo de forma independente, e ficando a dormir na cidade. Quando chegar ao Sri Lanka, pode deslocar-se logo para Mirissa.
Reserve aqui o seu transfer entre o aeroporto de Colombo e seu hotel em Mirissa.
2. Onde dormir quando visitar Mirissa
Mirissa é um local óptimo para se ficar alojado durante uns dias e relaxar um pouco, mas também explorar a costa sul a partir dali, pois tem a melhor localização para isso (juntamente com Weligama). Para além disso, Mirissa exibe centenas de opções de alojamento, sendo muitas delas de excelente qualidade. Quando explorámos a costa sul do Sri Lanka, ficámos precisamente alojados em Mirissa, no Babylon Mirissa. É uma boa opção, com quartos simples mas confortáveis, com casa de banho privativa e com um pátio central com jardim. A entrada é por um quelho a partir da estrada nacional, e tem de se atravessar uma ponte sobre um riacho, mas depois chega-se a um pequeno paraíso de tranquilidade.
Se quiser ficar a dormir em Mirissa, outras opções de qualidade são:
- o JJ’s Hostel Mirissa, a Thusara Guesthouse, ou a Flip Flop Inn Mirissa, num segmento económico;
- o Morning Star, o Randiya Sea View Hotel, ou o Somerset Mirissa, num segmento médio;
- o Handagedara Resort ou a Saltasia Boutique Beach Villa, num segmento alto.
3. Seguro de viagem para viajar no Sri Lanka
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para o Sri Lanka. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Sri Lanka. Este novo seguro cobre também actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar no Sri Lanka e visitar Anuradhapura.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR MIRISSA
Para desfrutar de tudo o que Mirissa tem para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos 3 dias inteiros a visitar Mirissa e desfrutar da praia e mar, com dias extra se quiser explorar a costa sul do Sri Lanka a partir de Mirissa. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Mirissa.
1. Aproveitar o mar e praia de Mirissa
A praia de Mirissa é muito bonita, com um extenso areal e um mar convidativo. O ambiente é relaxado e não há nada melhor do que relaxar na praia, com os pés na areia ou a tomar banho no mar. A não perder quando visitar Mirissa.
O mar de Mirissa é mais calmo do que o das suas vizinhas, e no extremo leste da praia de Mirissa, depois da língua de areia que liga o areal a Parrott Rock, encontrará uma área mais resguardada das ondas, perfeita para os miúdos (e graúdos que gostem de mar flat).
2. Fazer observação de baleias quando visitar Mirissa
Nós não tivemos a sorte de poder fazer observação de baleias quando estivemos em Mirissa, pois o estado do tempo não o permitiu, mas se visitar Mirissa de Novembro a Abril não deixe de fazer um passeio de barco para observar baleias de diferentes espécies, entre elas a gigante baleia-azul. A não perder quando visitar Mirissa.
Marque aqui o seu passeio de barco para observação de baleias em Mirissa.
3. Admirar as vistas da Parrott Rock quando visitar Mirissa
A Parrott Rock (também conhecida como Giragala) é um pequeno ilhéu mesmo junto à praia de Mirissa que, na maré baixa , pode ser visitado a pé. Se subir ao topo, poderá desfrutar de belas vistas sobre a praia de Mirissa. De lá, também terá vistas privilegiadas sobre o pôr-do-sol, algo a não perder quando visitar Mirissa.
4. Fazer surf na praia de Mirissa
Apesar de Mirissa não ser um destino privilegiado de surf como a vizinha praia de Weligama, a verdade é que também um bom surf spot para principiantes, popular na época alta, de Dezembro a Maio. A não perder se quiser aprender a fazer surf (ou se já for praticante) quando visitar Mirissa.
5. Beber um sumo natural quando visitar Mirissa
É só escolher o estabelecimento; o importante é, quando visitar Mirissa, não deixar passar a oportunidade de beber um maravilhoso sumo natural enquanto olha para o mar e sente a areia nos seus pés. A não perder quando visitar Mirissa. Nós bebemos no Giragala Village e gostamos muito.
6. Jantar marisco e peixe fresco quando visitar Mirissa
Uma das características deliciosas de Mirissa é que, quando a noite cai, alguns restaurantes montam a sua barraquinha para exibir o pescado do dia. Basta escolher o que se quer, lagosta, camarões-tigre, lulas, caranguejo ou simplesmente peixe, e o restaurante faz o prato ou grelhado. Nós experimentámos lulas e camarões-tigre (e ainda uma entrada maravilhosa de atum fresco) no W&D Beach Restaurant e estava tudo delicioso! A não perder quando visitar Mirissa.
7. Tomar o pequeno-almoço no Lost Paradise
O Lost Paradise Sri Lanka pertence a um casal cingalês-lusitano, sendo que conhecemos a Catarina a ver um jogo da Selecção de Portugal num bar em Mirissa. A Catarina abriu este alojamento há pouco tempo, fomos tomar o pequeno-almoço no Lost Paradise Café, e ficámos com vontade de lá ficar quando voltarmos a visitar Mirissa.
8. Petiscar na praia quando visitar Mirissa
Quando desfrutar da praia de Mirissa, não deixe de petiscar num restaurante local, quer seja comida cingalesa ou internacional. O Mirissa Eye é uma boa opção para comida simples mas saborosa.
9. Assistir ao pôr-do-sol na Coconut Hill quando visitar Mirissa
Uma das coisas a não perder quando visitar Mirissa é assistir ao pôr-do-sol na Coconut Hill, um promontório a cerca de 1 km do extremo leste da praia de Mirissa, com palmeiras e belas vistas da costa. Um lugar a não perder quando visitar Mirissa.
10. Ir à festa na praia de Mirissa
A praia de Mirissa é também um local perfeito para aqueles que são adeptos da festa nocturna. Ir a uma festa e dançar ao som da música na areia da praia é algo que não deve perder quando visitar Mirissa. Um dois melhores bares/discotecas na praia de Mirissa é o Salt Mirissa, com um bom restaurante também. A não perder quando visitar Mirissa.
12. Aproveitar a Secret Beach
A Secret Beach é, como o próprio nome indica, uma praia pouco frequentada, uma vez que o acesso não é muito fácil, pois a estrada que leva à praia é estreita e muito inclinada. No entanto, é uma praia belíssima, com uma pequenina baía, adornada de palmeiras, e a não perder quando visitar Mirissa.
O QUE VER E FAZER A PARTIR DE MIRISSA
A localização de Mirissa na costa sul do Sri Lanka faz com que seja possível visitar várias das atracções do sul do Sri Lanka a partir de Mirissa, apesar de ser melhor opção ficar alojado nas diferentes praias. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer a partir da povoação quando visitar Mirissa.
1. Conhecer Bentota quando visitar Mirissa
Bentota é uma das praias da costa oeste mais visitadas do Sri Lanka e uma das que oferece mais actividades aquáticas, destacando-se os passeios de barco pelos mangais do rio Bentota. Bentota fica a cerca de 90 km de Mirissa, por isso quando visitar Mirissa, não deixe de conhecer Bentota.
Consulte aqui o nosso artigo com todas as dicas para o que ver e fazer quando visitar Bentota.
2. Visitar Galle a partir de Mirissa
Galle é uma das cidades mais visitadas do Sri Lanka e uma das mais bonitas e emblemáticas. A cidade velha está rodeada pelas muralhas do antigo forte português e holandês e são muitas as atracções que merecem uma visita em Galle. Galle fica a pouco mais de 30 km de Mirissa, por isso quando visitar Mirissa, não deixe de conhecer Galle, a cidade que pertence ao Património Mundial da UNESCO no Sri Lanka.
Consulte aqui o nosso artigo com todas as dicas para o que ver e fazer quando visitar Galle.
3. Conhecer Unawatuna quando visitar Mirissa
Unawatuna é uma das praias mais populares e emblemáticas do Sri Lanka, com uma bela e resguardada baía, com águas calmas todo o ano. Cheia de boas vibrações e lojinhas hippies, Unawatuna é também conhecida pela sua vida nocturna. Situada a menos de 30 km de Mirissa, não deixe de conhecer Unawatuna quando visitar Mirissa.
Consulte aqui o nosso artigo com todas as dicas para o que ver e fazer quando visitar Unawatuna.
4. Conhecer Weligama quando visitar Mirissa
A praia de Weligama e a sua enorme e bela baía fazem as delícias de praticantes de surf mas também de amantes de sol e praia. Nos arredores de Weligama pode também ainda observar a arte antiga de pesca em cima de estacas. Weligama é uma praia a não perder quando visitar Mirissa, ainda para mais estando apenas a 6 km de distância.
Consulte aqui o nosso artigo com todas as dicas para o que ver e fazer quando visitar Weligama.
5. Conhecer Hiriketiya quando visitar Mirissa
A costa sul do Sri Lanka a leste de Mirissa tem vários pontos de interesse que merecem ser visitados, e a viagem que leva a Hiriketiya é uma oportunidade de os conhecer, acabando numa bela praia, ideal para aprender a praticar surf, mas também um local para relaxar, nadar e apanhar banhos de sol. Hiriketiya é assim uma praia a não perder quando visitar Mirissa, até porque se encontra a pouco mais de 30 km de distância.
Consulte aqui o nosso artigo com todas as dicas para o que ver e fazer quando visitar Hiriketiya.
6. Visitar o Parque Nacional Yala a partir de Mirissa
O Parque Nacional Yala é um dos melhores parques de vida selvagem do Sri Lanka e está localizado na costa sul a uma distância de 140 km de Mirissa. Sendo assim, é possível fazer uma excursão de um dia (saindo manhã cedo) a partir de Mirissa a este parque conhecido pela observação de leopardos.
Marque aqui a sua excursão de um dia ao Parque Nacional Yala a partir de Mirissa.
Se está nos seus planos visitar Ella e o Hill Country, tem também a opção de visitar o Parque Nacional Yala a partir de Mirissa e depois ser transferido para o seu hotel em Ella.
Se vai viajar para o Sri Lanka, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA – Todas as dicas para viajar no Sri Lanka; onde ficar, como se deslocar e o que não perder. Ideal para planificar visitar Mirissa.
- SRI LANKA – Roteiro e dicas para viajar – O nosso roteiro para viajar no Sri Lanka.
- VISITAR COLOMBO – Todas as dicas para visitar a capital do Sri Lanka. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR JAFFNA – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR ANURADHAPURA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR POLONNARUWA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR SIGIRIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR DAMBULLA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR KANDY – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR ELLA E O HILL COUNTRY – Todas as dicas para conhecer uma das zonas mais bonitas do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR A PRAIA DE ARUGAM BAY – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR A PRAIA DE NILAVELI – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR A PRAIA DE HIRIKETIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR A PRAIA DE WELIGAMA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR A PRAIA DE UNAWATUNA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR A PRAIA DE MIRISSA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR BENTOTA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka e com alguns templos em redor; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- VISITAR GALLE – Todas as dicas para conhecer a histórica cidade colonial do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- Visitar o PARQUE NACIONAL BUNDALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Bundala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- Visitar o PARQUE NACIONAL YALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Yala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.
- Visitar o PARQUE NACIONAL UDA WALAWE – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Uda Walawe no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Mirissa.