Visitar Ella é uma excelente oportunidade de conhecer aquela que é, provavelmente, a região mais bonita do Sri Lanka, o chamado Hill Country, a região montanhosa no centro do país, famosa pelas paisagens dominadas por plantações de chá e picos verdejantes e atravessada por uma das mais belas linhas férreas do mundo.
O Hill Country tem outras povoações que merecem ser visitadas e conhecidas, como Nuwara Eliya e Haputale, mas é Ella a melhor base para explorar a região, com mais infraestruturas para receber os visitantes, mais actividades e mais coisas para ver e fazer nos arredores da povoação, e ainda bons hotéis e bons restaurantes. Visitar Ella é assim algo a não perder para conhecer a região que nos dá o produto internacionalmente mais reconhecido do país, o chá do Sri Lanka.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sri Lanka, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Sri Lanka é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e surf, mas também cultura, paisagens, templos e meditação, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sri Lanka. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Ella e o Hill Country de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR ELLA E O HILL COUNTRY
Para poder desfrutar de tudo o que Ella e o Hill Country têm para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como visitar e onde ficar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Ella e o Hill Country.
1. Como chegar a Ella e ao Hill Country
Pode chegar a Ella a partir da costa leste e sul, por isso se estiver a desfrutar da sua estadia no Sri Lanka junto ao mar, não estará muito longe de visitar Ella.
Outra possibilidade, mais bonita, é chegar a Ella de comboio a partir de Kandy, numa das linhas férreas mais deslumbrantes do mundo.
Reserve aqui o seu bilhete de comboio de Kandy para Ella.
2. Onde dormir quando visitar Ella e o Hill Country
As opções de alojamento na povoação de Ella são muitas e a maior parte de qualidade, concentrando-se no centro da localidade mas também existindo algumas nos arredores. Nós ficámos alojados no Ella Inn, uma excelente opção bem no centro da pequena localidade mas um pouco afastada da estrada que ataravessa Ella, estando assim um pouco mais longe do barulho de trânsito e dos bares com música à noite.
O nosso quarto era simples mas confortável, com casa de banho privativa. O espaço comum era muito agradável, com uma pequena zona relvada em frente aos quartos. O pequeno-almoço era muito bom.
Outras opções de qualidade no centro de Ella são:
- o Hangover Hostels Ella, o The Blue View Ella ou o Rock View Hostel Ella, num segmento económico.
- o BBQ HUB Ella, o Ella Heritage ou o Ella moon rock, num segmento médio.
- o HIDE ELLA Hotel & Resort, o Morning Dew Boutique Hotel Ella ou a The Spice Lodge, num segmento mais alto.
Mas na região há outras opções de qualidade, já que há várias povoações também habituadas a receber visitantes no Hill Country. Ficará um pouco mais afastado de Ella e de algumas das principais atracções da região, mas compensará com a qualidade da sua estadia.
- Em Wellawaya, experimente o Jetwing Kaduruketha.
- Em Haputale, experimente o Dream Cliff Mountain Resort.
- Em Nuwara Eliya, experimente a Heritance Tea Factory.
- Perto de Hatton, experimente o The Farm Resorts.
3. Seguro de viagem para viajar no Sri Lanka
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para o Sri Lanka. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Sri Lanka. Este novo seguro cobre também actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar no Sri Lanka e visitar Ella e o Hill Country.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR ELLA E O HILL COUNTRY
Para desfrutar de tudo o que Ella e o Hill Country têm para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos 4 dias a visitar a região. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Ella e o Hills Country.
1. Subir ao Little Adam’s Peak quando visitar Ella
Subior ao Little Adam’s Peak é uma das actividades a não perder quando visitar Ella. Apesar do nome, esta montanha não tem nada nada a ver com a montanha sagrada Adam’s Peak (Sri Pada), localizada perto de Hatton, também no Hill Country (ver mais abaixo em “O que ver e fazer a partir de Ella”). A subida ao Little Adam’s Peak é uma subida acessível, com início no arredores de Ella (na estrada que segue para Ballaketuwa), uma primeira parte quase plana que atravessa uma plantação de chá e passa pela entrada de um pool club, e uma segunda parte mais inclinada, demorando no total cerca de 45 minutos. É uma caminhada curta mas muito bonita.
2. Admirar as vistas do topo do Little Adam’s Peak quando visitar Ella
No cimo do Little Adam’s Peak existem três cumes, mas o primeiro é o que tem melhores vistas, por isso se não quiser fazer a caminhada até ao terceiro pico pode ficar por ali, pois as vistas são magníficas (se o estado do tempo colaborar) destacando-se o Ella Rock (que se ergue em frente, do outro lado do vale que desce de Ella), os vales e as planícies ao longe. É aconselhável fazer a caminhada de manhã cedo pois aumenta as probabilidades de céu limpo e evita o calor do resto do dia.
3. Fazer a tirolesa (zipline) do Little Adam’s Peak quando visitar Ella
Quando visitar Ella e subir ao Little Adam’s Peak, a meio da subida passa-se por uma estação de tirolesa onde poderá embarcar numa aventura em zipline. A “Flying Ravana Mega Zipline” é dupla (podendo ser feita por duas pessoas ao mesmo tempo) e permite ter vistas fantásticas da paisagem enquanto desce em grande velocidade. É ideal fazer depois de já ter subido ao Little Adam’s Peak.
Reserve aqui a sua aventura de 1 hora em tirolesa em Ella.
4. Almoçar no Ravana Pool Club quando visitar Ella
Depois das suas aventuras no Little Adam’s Peak e na tirolesa, pode descansar um pouco e almoçar no “Ravana Pool Club” do 98 Acres Resort & Spa, no caminho para baixo. Pode relaxar junto à piscina ou dentro de água, ou então pode comer em mesas com vista para o Ella Rock. Um lugar a não perder quando visitar Ella.
5. Visitar a estação ferroviária de Demodara quando visitar Ella
A linha férrea que liga Colombo, Kandy e o Hill Country é a principal (main line) do Sri Lanka e foi uma obra de engenharia de décadas de esforço e inovação. Ella é servida por uma estação dessa linha e a estação mais próxima é a pequena mas curiosa estação de Demodara, onde a linha faz um loop, sendo que o comboio, depois de partir da estação, faz um loop em torno de um monte e entra num túnel que passa por baixo da estação, seguindo depois na direcção de Badulla (estação final). Um belo lugar que não é só para amantes de comboios e que não deve perder quando visitar Ella.
6. Fazer a viagem de comboio entre Demodara e Ella
Quando for conhecer a estação ferroviária de Demodara, vá para lá de tuk-tuk (por exemplo) mas regresse a Ella de comboio. A curta viagem vale a pena pois permite ter uma ideia da beleza da linha e irá passar por cima de uma das grandes atracções de Ella e do Hill Country, a Nine Arches Bridge, chegando depois rapidamente à estação ferroviária de Ella. Uma viagem a não perder quando visitar Ella.
7. Admirar a Nine Arches Bridge quando visitar Ella
A Nine Arches Bridge é uma magnífica ponte (mais concretamente um viaduto) em curva, com quase cem metros de comprimento e 25 m de altura e, como o nome indica, 9 arcos. É uma maravilha de engenharia e uma beleza arquitectónica, fundindo-se com a floresta circundante, especialmente nos dias de neblina ou chuva.
A Nine Arches Bridge pode ser acedida por dois caminhos que vão dar aos dois extremos da ponte. O caminho que começa mesmo ao lado do início da caminhada do Little Adam´s Peak vai dar ao extremo da ponte do lado de Ella e tem boas perspectivas da ponte vista de cima.
Pode descer à linha (não se preocupe, os comboios que passam ali são poucos e avisam sempre com apitadelas), atravessar a ponte e ter outra perspectiva dela e dos seus famosos arcos (dessa vez de baixo para cima). Um lugar a não perder quando visitar Ella.
8. Jantar no 360 Ella em Ella
Ella tem muitos restaurantes de qualidade, e às vezes o difícil é escolher. Num dos dias em que esteja a visitar Ella, não deixe de jantar no “360 Ella“. Nós comemos “Sweet and Sour Chicken” com arroz de alho e “Gambas Chop Suey” e estava muito bom.
9. Subir ao Ella Rock quando visitar Ella
Na nossa estadia em Ella, acabámos por não ter tempo para fazer a subida ao cume do Ella Rock, uma montanha nas proximidades de Ella. A subida é mais exigente e longa do que a subida ao Little Adam’s Peak, mas também recompensadora pelas vistas do Hill Country, especialmente ao nascer do sol. Se tiver tempo e gostar de caminhadas, não deixe de subir ao Ella Rock quando visitar Ella.
Marque aqui a sua caminhada guiada privada ao Ella Rock ao nascer do sol.
10. Fazer a viagem de comboio no Hill Country quando visitar Ella
Quer seja a chegar a Ella ou a partir de Ella, não deixe de fazer a grande viagem de comboio no Sri Lanka, na linha que atravessa o Hill Country, com deslumbrantes paisagens de plantações de chá, vales verdejantes e montanhas com cumes cobertos de neblina.
É, pura e simplesmente, umas das linhas férreas mais bonitas do mundo. Se quiser chegar a Ella de comboio, a parte mais bonita da viagem é entre Hatton e Ella (4 horas de percurso) mas a cidade mais importante servida pela linha é Kandy. A não perder quando visitar Ella e o Hill Country.
Reserve aqui o seu bilhete de comboio de Kandy para Ella.
11. Jantar no The Barn em Ella
O The Barn by Starbeans é um dos melhores restaurantes de Ella, num edifício com uma bela arquitectura, com dois andares e paredes repletas de mensagens e graffitis dos seus clientes. Depois de um hummus delicioso, comemos bife de frango panado com puré de batata e um delicioso risotto de gambas. Recomendamos!
12. Visitar uma plantação de chá quando visitar Ella
Quando visitar Ella e o Hill Country é completamente imperdível visitar uma plantação de chá, desfrutar da paisagem, confraternizar com as trabalhadoras que recolhem as folhas de chá (e que vivem em casas dentro das plantações) e perceber melhor esse trabalho duro e mal pago (menos de 3 euros por dia), mas essencial para o produto final mais famoso do Sri Lanka.
Há tours com visitas a plantações de chá, mas só precisa de escolher uma das muitas nas proximidades de Ella e pedir para entrar. Se quiser tirar fotos, deve pedir primeiro (algumas trabalhadoras poderão pedir algum dinheiro).
13. Visitar uma fábrica de chá quando visitar Ella
Várias plantações de chá oferecem a possibilidade de se visitar a fábrica de chá, onde as folhas de chá são secas, separadas e trituradas, aquecidas e finalmente transformadas em chá em pó, pronto para ser exportado, tudo num processo que dura apenas 3 dias. As folhas dos arbustos de chá crescem ao longo do ano, permitindo uma colheita a cada 45 dias, fazendo com que haja colheita e processamento do chá durante todo o ano (mas procure visitar à semana pois ao fim-de-semana normalmente não há recolha).
Marque aqui a sua excursão ao miradouro do Lipton Seat e uma visita à fábrica de chá Dambetanna.
14. Jantar no Chill Café em Ella
O Chill Café é uma verdadeira instituição em Ella, com um bom ambiente, boa comida e um atendimento eficaz e simpático. Nós assistimos lá à Final do Campeonato do Mundo de 2022 e torcemos pela Argentina enquanto experimentámos comida saborosa.
15. Visitar o Dhowa Rock Temple quando visitar Ella
Um dos templos a não perder quando visitar Ella é o Dhowa Rock Temple, a cerca de 7 km de Ella, com um pavilhão cheio de pinturas e, no exterior, uma estátua de Buda esculpida na rocha, sendo que a árvore ao lado será a que terá servido de sustentação para os andaimes da construção, levando a que tenha mais de 2000 anos.
16. Visitar o Rakkhiththakanda Len Viharaya Cave Temple quando visitar Ella
No caminho entre Ella e Wellawaya, a cerca de 20 km de Ella, não deixe de visitar aquele que é o templo mais bonito e com melhor localização e vistas da região, o Rakkhiththakanda Len Viharaya Cave Temple.
Cheio de pinturas no seu interior, assim como um Buda deitado, são as fabulosas vistas para as montanhas e planícies na direcção da costa leste que distinguem este templo dos outros, fazendo dele um verdadeiro lugar de meditação, mais que não seja na beleza natural do Hill Country e do Sri Lanka.
17. Comer petiscos no Hiking Bar & Restaurant em Ella
O Hiking Bar & Restaurant by Ellement é um dos lugares que não deve perder quando visitar Ella para comer uns petiscos ao almoço, antes ou depois de uma caminhada. O ambiente é relaxado e o serviço rápido e é também ali que servem os clientes da melhor pizzaria de Ella (ver mais abaixo).
18. Subir à Ravana Ella Cave quando visitar Ella
A Ravana Cave é uma gruta nas proximidades da Ella Rock e pode ser acedida a partir de um corte na estrada que desce de Ella para Wellawaya e depois por um curto mas íngreme percurso a pé em degraus. A gruta é bastante grande e deu origem a lendas locais que a relacionam com a história do clássico hindu “Ramayana” e o deus-macaco Hanuman.
19. Visitar o Ravana Ella Cave Temple quando visitar Ella
Em baixo da Ravana Cave, junto ao início da subida, encontra-se o Ravana Ella Cave Temple, um templo simples mas bastante escondido e pacífico, com muito poucas visitas e um ambiente próprio para a meditação.
20. Admirar as cascatas Ravana quando visitar Ella
As cascatas Ravana ficam muito perto de Ella, na estrada que desce para Wellawaya. Têm uma dimensão impressionante e é possível admirá-las mesmo da estrada, algo a não perder quando visitar Ella.
21. Comer uma pizza no MozzarElla em Ella
Ella tem restaurantes para todos os gostos e feitios e não falta pizzarias de qualidade, mas a melhor é mesmo o MozzarElla By Nero Kitchen, onde experimentámos pão (focaccia) de alho e queijo e uma saborosa pizza 4 queijos. A não perder quando visitar Ella.
O QUE VER E FAZER A PARTIR DE ELLA
A posição de Ella no Hill Country e a sua popularidade como centro turístico da região fazem com que seja também uma boa base para explorar outros lugares do Sri Lanka, quer mais próximos, quer um pouco mais longe. Deixamos então aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer a partir de Ella.
1. Admirar as estátuas gigantes de Buduruwagala quando visitar Ella
Buduruwagala é um conjunto de sete estátuas enormes esculpidas em baixo relevo numa parede granítica a poucos quilómetros de Wellawaya, uma povoação perto de Ella. Estima-se que as impressionantes estátuas tenham cerca de mil anos de idade, sendo representações que pertencem ao Budismo Mahayana, um dos três grandes ramos do budismo que surgiu com a expansão do budismo ao longo da Rota da Seda e que teve também uma presença significativa no Sri Lanka no primeiro milénio d.C., mas que acabou por desaparecer, deixando o Budismo Theravada (mais fiel aos ensinamento originais do Buda histórico) como actual ramo predominante no país.
A figura central e maior é, claro, a de Buda, com os braços e mãos numa das suas posições (mudras) características, sendo flanqueado de ambos os lados por um conjunto de três estátuas menores (mas ainda assim impressionantes!), que se pensa representarem bodhisattvas mas também um deus hindu. No centro do conjunto do lado direito do Buda, está representado o que se pensa ser o bodhisattva da Compaixão, Avalokiteshvara, com ainda restos do que terá sido a apresentação original de todas as estátuas, revestidas de estuque e pintadas com cores garridas.
No centro do conjunto do lado esquerdo do Buda, está representado o que se pensa ser o bodhisattva Maitreya, que se diz ser o Buda do Futuro. O local é pouco visitado e permanece com uma aura mística e misteriosa. Buduruwagala é assim um lugar a não perder quando visitar Ella e o Hill Country.
2. Fazer o trilho das Cascatas Diyaluma quando visitar Ella
As Cascatas Diyaluma são as segundas cascatas mais altas do Sri Lanka, localizadas a poucos quilómetros de Koslanda, uma povoação perto de Ella e, principalmente na época das chuvas, transportam grandes quantidades de água. Para se aceder à parte de cima das cascatas Diyaluma, é necessário fazer um pequeno trilho, mas que pode ser confuso por isso é melhor contratar um guia no local.
A maior das cascatas Diyaluma é verdadeiramente impressionante, com a água a despenhar-se de 220 m de altura e com uma visão absolutamente fantástica da floresta circundante. Na parte de cima, há cascatas pequeninas e piscinas naturais onde se pode tomar banho. Um lugar a não perder quando visitar Ella e o Hill Country.
3. Subir à montanha sagrada de Sri Pada (Adam’s Peak) quando visitar Ella
Outro lugar a não perder quando visitar Ella e o Hill Country é a montanha mais sagrada do Sri Lanka, Sri Pada, mais conhecida pelos visitantes estrangeiros como Adam’s Peak, localizada a alguns quilómetros de Hatton, uma povoação ligada a Ella pela famosa linha férrea do Hill Country.
Sri Pada significa pegada sagrada e diferentes religiões associam a “pegada” gravada numa rocha no topo da montanha a diferentes figuras religiosas, entre elas Buda, o fundador do Budismo, Shiva, um dos principais deuses hindus, Adão, o primeiro humano na tradição judaico-cristã, e ainda São Tomé, o (inicialmente) incrédulo apóstolo de Cristo. Mas é o budismo a religião que se “apoderou” efectivamente de Sri Pada, com milhares de fiéis a subir a montanha entre Dezembro e Maio, principalmente de noite para assistir ao nascer-do-sol no topo.
A subida a partir da localidade de Dalhousie (também conhecida como Nallathanniya) envolve um desnível de 1000 m, vencido por mais de 5.000 degraus de altura variável, e um caminho exposto ao sol (se for feito de dia) e chuva. É uma subida exigente, que demora em média entre 2,5 e 3 horas. No topo, existe um mosteiro e um edifício que alberga a pegada sagrada e, se tiver sorte com o tempo, vistas fantásticas sobre a bela paisagem circundante. Um lugar e uma experiência a não perder quando visitar Ella e o Hill Country.
4. Fazer um safari no Parque Nacional Udawalawe quando visitar Ella
Ella fica localizada perto (90 km) de um dos parques nacionais de vida selvagem mais visitados no Sri Lanka, o Parque Nacional Udawalawe. Quando visitar Ella e o Hill Country, pode aproveitar para fazer um safari neste parque, famoso pela sua população residente de elefantes, mas também muitas outras espécies de mamíferos e pássaros.
Marque aqui a sua excursão de dia inteiro no Parque Nacional Udawalawe a partir de Ella.
5. Fazer um safari no Parque Nacional Yala quando visitar Ella
Ella fica também relativamente perto (110 km) de um dos parques nacionais de vida selvagem mais famosos no Sri Lanka, o Parque Nacional Yala. Quando visitar Ella e o Hill Country, pode aproveitar para fazer um safari neste parque, famoso pela sua população residente de leopardos (diz-se que numa das maiores desidades do mundo), mas também muitas outras espécies de mamíferos e pássaros.
Marque aqui a sua excursão de dia inteiro no Parque Nacional Yala a partir de Ella.
Se está nos seus planos visitar a costa sul do Sri Lanka e conhecer as suas praias, tem também a opção de visitar o Parque Nacional Udawalawe a partir de Ella e depois ser transferido para o seu hotel em Hiriketiya.
Se vai viajar para o Sri Lanka, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA – Todas as dicas para viajar no Sri Lanka; onde ficar, como se deslocar e o que não perder. Ideal para planificar uma visita a Ella e ao Hills Country.
- SRI LANKA – Roteiro e dicas para viajar – O nosso roteiro para viajar no Sri Lanka.
- VISITAR COLOMBO – Todas as dicas para visitar a capital do Sri Lanka. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR NEGOMBO – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR JAFFNA – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR ANURADHAPURA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR POLONNARUVA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR SIGIRIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR DAMBULLA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR KANDY – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR ELLA – Todas as dicas para conhecer uma das zonas mais bonitas do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE ARUGAM BAY – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR A PRAIA DE NILAVELI – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR A PRAIA DE HIRIKETIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR A PRAIA DE WELIGAMA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR A PRAIA DE UNAWATUNA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR A PRAIA DE MIRISSA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR BENTOTA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka e com alguns templos em redor; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- VISITAR GALLE – Todas as dicas para conhecer a histórica cidade colonial do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- Visitar o PARQUE NACIONAL BUNDALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Bundala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- Visitar o PARQUE NACIONAL YALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Yala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.
- Visitar o PARQUE NACIONAL UDA WALAWE – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Uda Walawe no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Ella e o Hills Country.