Visitar Dambulla é conhecer um dos lugares mais impressionantes do chamado “Triângulo Cultural do Sri Lanka” (no qual se incluem as cidades antigas de Anuradhapura e Polonnaruwa e a Fortaleza de Sigiriya), e classificado como Património Mundial da UNESCO, o templo e grutas de Dambulla. Local de peregrinação há 22 séculos, o complexo de templos nas grutas de Dambulla, constituído por cinco santuários, data do século I a.C. e é o maior e mais bem preservado do Sri Lanka.
Aproveitando grutas naturais na rocha granítica, que já eram usadas por monges budistas, os templos nas grutas de Dambulla foram sendo construídos ao longo de séculos, fruto do patrocínio de reis, que as transformaram em verdadeiros locais de veneração e peregrinação, com estátuas escavadas na rocha e tectos e paredes repletos de pinturas. O resultado de séculos de trabalho foi uma obra de arte assombrosa, com centenas de estátuas e mais de dois mil metros quadrados de murais, comparável às magníficas grutas de Mogao, na China, e que não pode perder quando visitar Dambulla.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sri Lanka, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Sri Lanka é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e surf, mas também cultura, paisagens, templos e meditação, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sri Lanka. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Dambulla e o Sri Lanka de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR DAMBULLA
Para poder desfrutar de tudo o que Dambulla tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como visitar e onde ficar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Dambulla.
1. Como visitar Dambulla
A melhor forma de visitar Dambulla é fazê-lo a partir de Kandy ou, preferencialmente, de Sigirya, uma vez que esta última é a melhor base para explorar as atracções da região para além das grutas de Dambulla, a magnífica Fortaleza de Sigiriya e a Cidade Antiga de Polonnaruwa. Outra opção para visitar Dambulla é fazê-lo num dia que esteja em trânsito entre Kandy e Sigiriya (em qualquer dos sentidos). Nesse caso, se achar que é muito cansativo, pode decidir dormir uma noite em Dambulla e seguir caminho no dia seguinte.
Finalmente, se tiver pouco tempo no Sri Lanka, não deixe de visitar Dambulla, nem que seja em excursão organizada. Pode visitar Dambulla a partir de Kandy, incluindo uma visita à Fortaleza de Sigiriya.
Ou então pode fazer a mesma excursão a Dambulla e Sigiriya, mas a partir de Colombo.
Marque aqui a sua excursão a Dambulla e Sigiriya, a partir de Colombo.
2. Onde dormir quando visitar Dambulla
Dambulla não tem o melhor conjunto de opções de alojamento da região, sendo preferível ficar alojado em Sigiriya. No entanto, se, como nós, estiver em trânsito e quiser dormir uma noite em Dambulla, pode ficar alojado no Gamagedara Resort, uma homestay que é uma boa opção localizada perto da entrada do complexo de templos de Dambulla. O nosso quarto era simples mas confortável, com casa de banho privativa, e estávamos no centro da povoação, mas um pouco afastados do barulho da estrada nacional.
Em Sigiriya, ficámos alojados mesmo perto da entrada do recinto arqueológico, no La Dolce Vita, uma excelente opção com o quarto virado para um jardim central, e um bom pequeno-almoço servido no restaurante dentro do recinto.
Em Sigiriya, outras opções de alojamento de qualidade são:
- a Sigiri Rock Side Home Stay, a Palitha Homestay ou as Lathika Homes, num segmento económico.
- o il Frangipane, o Palmyra Nature Resort Sigiriya ou o Nelu Villa Sigiriya, num segmento médio.
- o Lankapura Heritage Hotel, o Hotel Sigiriya Kele ou a Panoramic Rock View Villa, num segmento um pouco mais alto.
- Um pouco mais afastado de Sigiriya, pode ficar com mais luxo no Heritance Kandalama ou no Sigiriya King’s Resort, este com uma vista espectacular para os rochedos de Pidurangala e Sigiriya.
3. Seguro de viagem para viajar no Sri Lanka
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para o Sri Lanka. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Sri Lanka. Este novo seguro cobre também actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar no Sri Lanka e visitar Dambulla.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR DAMBULLA
Para desfrutar de tudo o que as grutas de Dambulla têm para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos meio dia a visitar os templos de Dambulla. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Dambulla.
1. Visitar o complexo de templos nas grutas de Dambulla
1.1. Admirar o exterior dos templos de Dambulla
Os templos nas grutas de Dambulla foram escavados num único e enorme bloco granítico que se destaca na paisagem, elevando-se quase 200 m em relação à povoação de Dambulla. Antes de entrar nas grutas de Dambulla, não deixe de apreciar o seu exterior e as vistas para a paisagem em redor (se o estado do tempo colaborar). A não perder quando visitar Dambulla.
Os templos têm uma cobertura natural por parte da rocha fazendo com que estejam abrigados da chuva e, nos anos 30, foram acrescentadas uma via com colunas e portas de acesso a cada uma das grutas.
1.2. Visitar Dambulla – Gruta n.º1
Também conhecida como Devaraja Viharaya, a gruta n.º1 do complexo de templos de Dambulla é dominada pela presença de uma enorme estátua de Buda deitado (na posição da sua morte, parinirvana), com cerca de 14 m de comprimento.
O tecto está completamente pintado, embora obscurecido pela queima de incenso, e aos pés de Buda encontra-se uma estátua de uma figura em pé que se pensa ser uma representação de Ananda, o discípulo mais fiel de Buda. A não perder quando visitar Dambulla.
1.3. Visitar Dambulla – Gruta n.º2
A gruta n.º2 dos templos de Dambulla, também conhecida como Maharaja Viharaya, é a maior e mais impressionantes das grutas de Dambulla, com dezenas de estátuas de Buda sentadas e em pé. Para além destas, há também estátuas dos reis Valagamba e Nissankamalla, que patrocinaram os templos.
Esta gruta tem também uma stupa (ou dagoba) e ainda uma estátua de Buda deitado. O tecto e as paredes estão cheios de representações da vida de Buda e da história do Sri Lanka. A não perder quando visitar Dambulla.
1.4. Visitar Dambulla – Gruta n.º3
Também conhecida como Maha Alut Viharaya, a gruta n.º3 dos templos de Dambulla exibe uma estátua de Buda deitado e uma de pé, ambas esculpidas a partir da rocha. A não perder quando visitar Dambulla.
As pinturas do tecto e paredes são do século XVIII, aquando de um revivalismo da tradição monástica budista.
1.5. Visitar Dambulla – Gruta n.º4
A gruta n.º4 dos templos de Dambulla é também conhecida como Pascima Viharaya e é bastante mais pequena dos que as anteriores, com uma dagoba no seu centro e várias estátuas de Buda sentado. A não perder quando visitar Dambulla.
1.6. Visitar Dambulla – Gruta n.º5
Devana Alut Viharaya, a gruta n.º5 dos templos de Dambulla é a mais recente e a mais pequena das grutas de Dambulla. Ali, ao contrário das outras, as estátuas são feitas de tijolo e gesso, mas a estátua de Buda deitado e as pinturas são igualmente impressionantes. A não perder quando visitar Dambulla.
2. Visitar o Templo Dourado quando visitar Dambulla
Se descer das grutas de Dambulla pelo lado contrário daquele que entrou, irá ter ao recinto do Templo Dourado de Dambulla, com uma enorme estátua dourada de Buda, que atinge 30 m de altura.
Aos pés da estátua, fica um edifício cuja entrada é a cabeça de um dragão, mas que alberga um museu dedicado ao budismo.
Se vai viajar para o Sri Lanka, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA – Todas as dicas para viajar no Sri Lanka; onde ficar, como se deslocar e o que não perder. Ideal para planificar visitar Dambulla.
- SRI LANKA – Roteiro e dicas para viajar – O nosso roteiro para viajar no Sri Lanka.
- VISITAR COLOMBO – Todas as dicas para visitar a capital do Sri Lanka. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR NEGOMBO – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR JAFFNA – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR ANURADHAPURA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR POLONNARUVA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR SIGIRIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR DAMBULLA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR KANDY – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR ELLA, Haputale, Nuwara Eliya e Haton – Todas as dicas para conhecer uma das zonas mais bonitas do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR A PRAIA DE ARUGAM BAY – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR A PRAIA DE NILAVELI – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR A PRAIA DE HIRIKETIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR A PRAIA DE WELIGAMA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR A PRAIA DE UNAWATUNA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR A PRAIA DE MIRISSA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR BENTOTA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka e com alguns templos em redor; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- VISITAR GALLE – Todas as dicas para conhecer a histórica cidade colonial do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- Visitar o PARQUE NACIONAL BUNDALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Bundala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- Visitar o PARQUE NACIONAL YALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Yala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.
- Visitar o PARQUE NACIONAL UDAWALAWE – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Udawalawe no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com visitar Dambulla.