PARQUE NACIONAL YALA – Ver leopardos no Sri Lanka

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

O Parque Nacional Yala, criado em 1938, foi um dos primeiros parques de vida selvagem do Sri Lanka, e é o parque nacional mais visitado do Sri Lanka (e o segundo maior do país), sendo mais conhecido pela observação frequente de leopardos. Apesar de os leopardos serem as estrelas da companhia, o Parque Nacional Yala exibe muitas outras espécies, nomeadamente elefantes, búfalos-d´água, crocodilos, veados, pássaros aquáticos e aves de rapina. O Parque Nacional Yala é assim algo a não perder quando viajar no Sri Lanka, e pode ser combinado com uma visita ao vizinho Parque Nacional Bundala.

Ao longo dos anos (1938 – 1973) foram sendo acrescentadas zonas ao parque (designados blocos), sendo que actualmente o Parque Nacional Yala é constituído por 5 blocos (I ao V), com uma área total de quase 1000 km2 , sendo que apenas os blocos I e II estão abertos ao público. O bloco I, também conhecido como Parque Nacional Yala Oeste, é a zona mais visitada do parque, já que é ali que se concentram os leopardos. O bloco II constitui o Parque Nacional Yala Leste, também conhecido como Parque Nacional Kumana. Passada a guerra civil e ultrapassado o impacto do tsunami de 2004, o Parque Nacional Yala continua a ser uma das grandes atracções do sul do Sri Lanka, atraindo não só aqueles que são fãs de vida selvagem, mas também muitos daqueles que viajam em procura de praia ou cultura, mas que não resistem a visitar uma área tão importante em termos naturais e de conservação de fauna e flora.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sri Lanka, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Sri Lanka é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e surf, mas também cultura, paisagens, templos e meditação, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sri Lanka. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar o Sri Lanka e o Parque Nacional Yala de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA AQUI


DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR O PARQUE NACIONAL YALA


Para poder desfrutar de tudo o que o Parque Nacional Yala tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente onde dormir e como visitar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar o Parque Nacional Yala.

1. Onde dormir quando visitar o Parque Nacional Yala

A cidade mais próxima do Parque Nacional Yala é Tissamaharama (conhecida também por Tissa), sendo que as opções de alojamentos se concentram aí e nos arredores da povoação, assim como na estrada que liga à entrada principal do parque. Nós ficámos alojados no Lake Face Cabana, uma excelente opção nas margens do lago Debarawewa, muito perto de Tissamaharama, numa casa no topo de uma árvore.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

O quartos era simples mas confortável (há duas opções, para casal e para família), com casa de banho dentro. Mas o conforto ali não é a prioridade; as vistas para o lago logo pela manhã, os barulhos dos pássaros e da floresta e a simpatia do casal anfitrião mais os seus dois filhos) são os pontos altos de uma estadia no Sri Lanka rural. Foi a partir do Lake Face Cabana que organizámos as visitas ao Parque Nacional Yala (dia inteiro) e ao Parque Nacional Bundala (3 horas de tarde, das 15 às 18).

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

Mas na região há outras opções de qualidade. Seguem-se outras sugestões para onde dormir quando visitar o Parque Nacional Yala.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

2. Como visitar o Parque Nacional Yala

Os safaris no Parque Nacional Yala podem ser organizados nos alojamentos na região do parque, mas também podem ser reservados online, não tendo de se preocupar mais com isso. Tem basicamente a opção de fazer um safari de meio dia, de manhã ou de tarde, ou então um safari de dia completo.

Marque aqui o seu safari de meio dia (manhã ou tarde) no Parque Nacional Yala.

Marque aqui o seu safari de dia completo no Parque Nacional Yala.

Há outra opção, mais cara, mas também com um contacto mais próximo e prolongado com o parque, que é fazer um safari de 2 dias com tudo incluído, com pernoita dentro do parque.

Marque aqui o seu safari de 2 dias no Parque Nacional Yala com tudo incluído.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

3. Seguro de viagem para viajar no Sri Lanka

A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para o Sri Lanka. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Sri Lanka. Este novo seguro cobre também actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar no Sri Lanka e visitar o Parque Nacional Yala.

Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

O QUE VER NO PARQUE NACIONAL YALA


Para desfrutar de tudo o que o Parque Nacional Yala tem para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos 2 dias a visitar a região, um dia inteiro (ou meio dia) para o parque e outro dia para relaxar no seu alojamento. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar o Parque Nacional Yala.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

1. Ver leopardos no Parque Nacional Yala

Os leopardos são o cartão de visita do Parque Nacional Yala, estimando-se que tenha uma das densidades populacionais de leopardos mais elevadas do mundo, albergando uma população de 25 a 30 animais.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

Os leopardos do Sri lanka são uma subespécie de leopardo (Panthera pardus kotiya), com um tamanho e peso superior ao comum, e são considerados uma espécie vulnerável devido aos seus números em diminuição.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

Os leopardos são conhecidos por serem animais furtivos, que não são fáceis de observar, pois durante o dia escondem-se do sol e do calor por baixo de árvores ou arbustos ou debaixo de blocos de rochas. As melhores hipóteses de os observar é de manhã muito cedo (de preferência logo após a abertura do parque às 06.00h), quando ainda se espreguiçam aos primeiros raios de sol, ou ao final do dia. Nós tivemos a sorte de observar um destes magníficos espécimes precisamente numa dessas situações, logo no início da nossa visita ao Parque Nacional Yala.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

2. Ver elefantes no Parque Nacional Yala

A seguir aos leopardos, os elefantes são a maior atracção do Parque Nacional Yala, sendo sempre impressionante estar perto (em alguns casos muito perto) desses magníficos animais.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

3. Ver aves de rapina

As aves de rapina são também uma presença comum no Parque Nacional Yala, sendo que as águias-de-barriga-branca e a águia-serpente-de-crista são as espécies mais impressionantes.

4. Ver pavões

Na época de acasalamento, os pavões são das mais extraordinárias criaturas que se pode ver no Parque Nacional Yala, com a penugem exuberante dos machos e a sua dança ritual para atrair as fêmeas. O seu chamamento é um dos sons mais ouvidos nas florestas.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

5. Ver veados

Os sambars e os veados manchados (ou chital) são espécies de cervídeos muito presentes no Parque Nacional Yala, sendo que os segundos ser observados em grandes grupos. Para se poder ver com atenção, é fulcral fazer pouco barulho pois são muito fugidios e receosos, fugindo à mais leve percepção de aparente perigo.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

6. Ver crocodilos

Os crocodilos são animais bastante comuns no Parque Nacional Yala, embora muitas vezes se encontrem submersos, acrescentando uma carga psicológica à presença destes animais e à sua perigosidade para com os outros animais.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

7. Ver búfalos-d´água

O animal de grande porte mais presente nas águas do Parque Nacional Yala é o búfalo-d’água (ou búfalo-asiático), um animal imponente e que se comporta muitas vezes como o rei da selva, desafiando mesmo os grandes predadores como os leopardos.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

8. Ver lagartos gigantes

Os lagartos-monitores são uma presença constante no Parque Nacional Yala, com um ritmo lento e pausado mas apressando o passo sempre que sentem uma perturbação perto. São uma espécie de aspecto “pré-histórico”, e que se disfarçam muito bem na paisagem, requerendo alguma atenção para os observar.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

9. Ver mangustos

Os mangustos são outro dos animais de pequeno porte que podem ser observados no Parque Nacional Yala, mas quase sempre em movimentos rápidos que fazem com que não seja fácil observar nem registar em fotografia o momento.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

10. Ver um urso-preguiça

Um dos animais que povoam o Parque Nacional Yala e que são extremamente difíceis de ser observados é o urso-preguiça (Melursus ursinus, também conhecido como urso-beiçudo). Não tivemos essa sorte, mas quem visita o Parque Nacional Yala está sujeito a cruzar-se com este magnífico animal, embora seja pouco provável uma vez que é um animal noctívago.

PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

Se vai viajar para o Sri Lanka, estes são os nossos artigos que não pode perder

  • GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA – Todas as dicas para viajar no Sri Lanka; onde ficar, como se deslocar e o que não perder.
  • SRI LANKA – Roteiro e dicas para viajar – O nosso roteiro para viajar no Sri Lanka.
  • VISITAR COLOMBO – Todas as dicas para visitar a capital do Sri Lanka.
  • VISITAR NEGOMBO – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR JAFFNA – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR ANURADHAPURA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR POLONNARUVA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR SIGIRIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR DAMBULLA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR KANDY – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR ELLA, Haputale, Nuwara Eliya e Haton – Todas as dicas para conhecer uma das zonas mais bonitas do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR A PRAIA DE ARUGAM BAY – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR A PRAIA DE NILAVELI – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR A PRAIA DE HIRIKETIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR A PRAIA DE WELIGAMA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR A PRAIA DE UNAWATUNA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR A PRAIA DE MIRISSA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR BENTOTA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka e com alguns templos em redor; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • VISITAR GALLE – Todas as dicas para conhecer a histórica cidade colonial do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • Visitar o PARQUE NACIONAL BUNDALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Bundala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com uma visita ao Parque Nacional Yala.
  • Visitar o PARQUE NACIONAL YALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Yala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
  • Visitar o PARQUE NACIONAL UDA WALAWE – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Uda Walawe no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com uma visita ao Parque Nacional Yala.
PARQUE NACIONAL YALA - Ver leopardos no Sri Lanka

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.