O Parque Nacional Udawalawe, criado em 1972 em torno da albufeira homónima, é um dos parques nacionais mais populares do Sri Lanka e é mais conhecido pela observação de elevado número de elefantes, muitas vezes em grandes manadas, estimando-se que tenha uma população de cerca de 600 animais. A abundante presença de água faz com que, apesar de os elefantes serem as estrelas da companhia, o parque Nacional Udawalawe seja lar de muitas outras espécies, nomeadamente búfalos de água, crocodilos, veados, pássaros aquáticos e aves de rapina. O Parque Nacional Udawalawe é assim algo a não perder quando viajar no Sri Lanka.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sri Lanka, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Sri Lanka é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e surf, mas também cultura, paisagens, templos e meditação, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sri Lanka. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar o Sri Lanka e o Parque Nacional Udawalawe de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR O PARQUE NACIONAL UDAWALAWE
Para poder desfrutar de tudo o que o Parque Nacional Udawalawe tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente quando visitar e onde ficar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar o Parque Nacional Udawalawe.
1. Onde dormir quando visitar o Parque Nacional Udawalawe
Apesar de a cidade mais próxima do Parque Nacional Udawalawe ser Embilipitiya, a maior parte dos alojamentos concentram-se nos arredores da povoação de Udawalawe, a poucos quilómetros da entrada do Parque Nacional Udawalawe. Nós ficámos alojados no Birds Paradise Inn, uma excelente opção, ao lado da represa, com casas espalhadas em torno de um jardim central com uma piscina.
Os quartos são simples mas confortáveis, com um pequeno frigorífico e televisão. A casa de banho tinha chuveiro com água bem quente. Foi a partir do Birds Paradise Inn que organizámos a visita ao Parque Nacional Udawalawe (6 horas de tarde, das 12 às 18) e a visita ao Orfanato de Elefantes, na manhã seguinte.
Mas na região há outras opções de qualidade. Seguem-se outras sugestões para onde dormir quando visitar o Parque Nacional Udawalawe.
- Na zona junto à represa, há outras excelentes opções como o Nil Bawana Nature Resort.
- Se quiser ficar alojado mesmo ao lado da entrada do Parque Nacional Udawalawe, então experimente o Hotel Gayan’s.
- Na povoação de Udawalawe, experimente o Lizard Safari Lodge.
- Um pouco mais afastado do Parque Nacional Udawalawe (mas ainda junto à povoação homónima), pode escolher ficar com mais conforto no Kottawatta River Bank Resort ou no Royal Reach Safari Resort.
2. Como visitar o Parque Nacional Udawalawe
Os safaris no Parque Nacional Udawalawe podem ser organizados nos alojamentos na região do parque, mas também podem ser reservados online, não tendo de se preocupar mais com isso. Tem basicamente a opção de fazer um safari de meio dia ou então um safari de dia completo.
Marque aqui o seu safari de meio dia no Parque Nacional Udawalawe.
Marque aqui o seu safari de dia completo no Parque Nacional Udawalawe.
Se tiver mesmo pouco tempo no Sri lanka e não se quiser preocupar com a organização das viagens, uma boa opção é visitar o Parque Nacional Udawalawe em excursão organizada a partir de Colombo.
Marque aqui o seu Safari no Parque Nacional Udawalawe a partir de Colombo.
É também possível visitar o Parque Nacional Udawalawe a partir de Bentota, incluindo uma visita ao Orfanato dos Elefantes, ao Forte de Galle e à paraia de Unawatuna.
Marque aqui a sua excursão ao Parque Nacional Udawalawe a partir de Bentota.
3. Seguro de viagem para viajar no Sri Lanka
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para o Sri Lanka. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Sri Lanka. Este novo seguro cobre também actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar no Sri Lanka.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER NO PARQUE NACIONAL UDAWALAWE
Para desfrutar de tudo o que o Parque Nacional Udawalawe tem para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos 2 dias a visitar a região, um dia inteiro para o parque e outro dia para visitar o Orfanato de Elefantes e também para relaxar no seu alojamento. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar o Parque Nacional Udawalawe.
1. Ver elefantes no Parque Nacional Udawalawe
Não há dúvidas que os elefantes são a maior atracção do Parque Nacional Udawalawe. Com uma população a exceder as seis centenas, irá com certeza ter o prazer de estar perto (em alguns casos muito perto) desses magníficos animais.
Os elefantes andam normalmente em pequenos grupos (fêmeas com crias), ou isoladamente ou a pares (machos), mas às vezes é possível observar grandes manadas (não foi o nosso caso). Os elefantes caminham durante grande parte do dia (entre 20 a 25 km) e consomem grandes quantidades de erva, flores e ramos de arbustos e árvores.
As fêmeas com crias são protectoras e normalmente não deixam as crias aproximar-se dos jipes. Os machos normalmente caminham sozinhos e podem ser vistos por vezes a partir ramos de árvores com a sua poderosa tromba, enquanto que as fêmeas e crias comem mais vegetação rasteira que escavam com as suas enormes patas e levam à boca com a tromba.
2. Ver pássaros aquáticos
Dada a abundância de água no Parque Nacional Udawalawe, especialmente após o final da época das chuvas, os pássaros aquáticos marcam a sua presença, nomeadamente a cegonha-pintada, o pelicano-de-bico-pintado e o cormorão (ou corvo-marinho). O número de pássaros engrossa entre Dezembro a Abril quando as espécies migrantes chegam ao Parque Nacional Udawalawe, juntando-se à população residente.
3. Ver aves de rapina
As aves de rapina são também uma presença comum no Parque Nacional Udawalawe, sendo que as águias-de-barriga-branca e as falcão-águias mutáveis (que mudam de cor) são as espécies mais impressionantes.
4. Ver pavões
Embora os pavões não atinjam ali os números de outros parques, pode observar estes animais exibicionistas, quer no solo, quer no cimo das árvores, e admirar a sua penugem e dança ritual na época de acasalamento.
5. Ver veados
Os sambars e os veados manchados (ou chital) são espécies de cervídeos muito presentes no Parque Nacional Udawalawe, podendo os segundos ser observados em grandes grupos. Normalmente são muito fugidios e receosos, por isso não é fácil observá-los de muito perto.
6. Ver crocodilos
A água é o seu habitat natural, e observar crocodilos no Parque Nacional Udawalawe é bastante comum, embora muitas vezes encontram-se submersos (já que não aguentam muito tempo fora de água devido ao calor), sendo apenas visível parte das costas e cabeça.
7. Ver búfalos-d´água
O animal de grande porte mais presente nas águas do Parque Nacional Udawalawe é o búfalo-d’água (ou búfalo-asiático), sempre impressionante quer pelo seu corpo, mas também pela sua postura, muitas vezes desafiadora (excepto quando está num banho de lama e se abstrai do que o rodeia!).
8. Ver lagartos gigantes
Os lagartos-monitores são uma presença constante no Parque Nacional Udawalawe, quer a atravessar as estradas, quer no meio da vegetação. São uma espécie bem “pré-histórica”, fazendo lembrar os dragões de Komodo em ponto pequeno (dos quais são um parente próximo).
9. Ver mangustos
Os mangustos são outro dos animais de pequeno porte que podem ser observados no Parque Nacional Udawalawe, sempre em movimento e por isso de observação não muito fácil.
10. Sair a sorte grande no Parque Nacional Udawalawe
Se tiver muita sorte, poderá ainda observar ursos-preguiça ou leopardos que, apesar de viverem no Parque Nacional Udawalawe em números reduzidos, ainda podem fazer uma aparição surpresa.
11. Visitar o Orfanato de Elefantes
Perto do Parque Nacional, encontra-se o Orfanato de Elefantes (conhecido como Elephant Transit Home) que, desde 1995, recebe elefantes feridos ou órfãos, trata deles (até aos 5 anos de idade) e depois devolve-os ao estado selvagem. Apesar de não ser possível aproximar-se muito dos elefantes, a hora de alimentação (10.30, 14.30 e 18.00) congrega os elefantes num pátio com direito a assistência. Quando visitar o Parque Nacional, não deixe de visitar esta instituição, a qual poderá ajudar com donativos e até adoptar um elefante.
Se vai viajar para o Sri Lanka, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA – Todas as dicas para viajar no Sri Lanka; onde ficar, como se deslocar e o que não perder.
- SRI LANKA – Roteiro e dicas para viajar – O nosso roteiro para viajar no Sri Lanka.
- VISITAR COLOMBO – Todas as dicas para visitar a capital do Sri Lanka.
- VISITAR NEGOMBO – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR JAFFNA – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR ANURADHAPURA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR POLONNARUVA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR SIGIRIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR DAMBULLA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR KANDY – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR ELLA, Haputale, Nuwara Eliya e Haton – Todas as dicas para conhecer uma das zonas mais bonitas do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE ARUGAM BAY – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE NILAVELI – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE HIRIKETIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE WELIGAMA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE UNAWATUNA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE MIRISSA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR BENTOTA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka e com alguns templos em redor; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR GALLE – Todas as dicas para conhecer a histórica cidade colonial do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- Visitar o PARQUE NACIONAL BUNDALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Bundala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com uma visita ao Parque Nacional Udawalawe.
- Visitar o PARQUE NACIONAL YALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Yala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder. Ideal para combinar com uma visita ao Parque Nacional Udawalawe.
- Visitar o PARQUE NACIONAL UDAWALAWE – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Udawalawe no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.