O Parque Nacional Bundala foi criado em 1993 (tendo sido anteriormente um santuário de vida selvagem) e é um dos parques nacionais mais populares do Sri Lanka no que toca à observação de pássaros, principalmente os pássaros aquáticos migratórios, que para ali se deslocam entre Setembro e Março, para escapar ao Inverno. A importância do Parque Nacional Bundala para o ambiente e vida selvagem foi reconhecida em 2005 quando foi classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO.
A abundante presença de água faz com que, apesar de os pássaros serem as estrelas da companhia, o parque tenha também muitas outras espécies, nomeadamente elefantes, crocodilos, aves de rapina, chacais, tartarugas e lagartos. O Parque Nacional Bundala é assim algo a não perder quando viajar no Sri Lanka, e pode ser combinado com uma visita ao vizinho Parque Nacional Yala.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Sri Lanka, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Sri Lanka é um país maravilhoso para quem procura praia, sol e surf, mas também cultura, paisagens, templos e meditação, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Sri Lanka. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar o Sri Lanka e o Parque Nacional Bundala de forma independente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR O PARQUE NACIONAL BUNDALA
Para poder desfrutar de tudo o que o Parque Nacional Uda Bundala tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente quando visitar e onde ficar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar o Parque Nacional Bundala.
1. Onde dormir quando visitar o Parque Nacional Bundala
As cidades mais próximas do Parque Nacional Bundala são Tissamaharama (conhecida também por Tissa), a leste, e Hambantota, a oeste. Tissa tem a vantagem de que, a partir de lá, também é possível organizar a visita ao Parque Nacional Yala. Nós ficámos alojados no Lake Face Cabana, uma excelente opção nas margens do lago Debarawewa, muito perto de Tissa, numa casa no topo de uma árvore.
O quartos era simples mas confortável (há duas opções, para casal e para família), com casa de banho dentro, com pontos altos as vistas para o lago logo pela manhã, os barulhos dos pássaros e da floresta e a simpatia do casal anfitrião e seus dois filhos, e um jantar tradicional cingalês. Foi a partir do Lake Face Cabana que organizámos as visitas ao Parque Nacional Bundala (3 horas de tarde, das 15 às 18) e ao Parque Nacional Yala (dia inteiro).
Mas na região há outras opções de qualidade. Seguem-se outras sugestões para onde dormir quando visitar o Parque Nacional Bundala.
- Em Tissamaharama, há excelentes opções como a Moon Light Guest House ou o Ariya Tissa.
- Nas margens do lago Tissa, experimente o Lake View Cottage.
- Em Hambantota, há excelentes opções como o Shangri-La Hambantota ou o The Oasis Beach Resort.
- Se quiser ficar alojado mesmo perto da entrada do Parque Nacional Bundala, então experimente o Bundala Flamingo Cotteges.
2. Como visitar o Parque Nacional Bundala
Os safaris no Parque Nacional Bundala podem ser organizados nos alojamentos na região do parque, mas também podem ser reservados online, não tendo de se preocupar mais com isso. Tem basicamente a opção de fazer um safari de meio dia, de manhã ou de tarde, ou então um safari de dia completo.
Marque aqui o seu safari de meio dia (manhã ou tarde) no Parque Nacional Bundala.
Marque aqui o seu safari de dia completo no Parque Nacional Bundala.
3. Seguro de viagem para viajar no Sri Lanka
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para o Sri Lanka. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Sri Lanka. Este novo seguro cobre também actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar no Sri Lanka e visitar o Parque Nacional Bundala.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER NO PARQUE NACIONAL BUNDALA
Para desfrutar de tudo o que o Parque Nacional Bundala tem para oferecer aconselhamos que dedique 3 dias a visitar a região, um dia inteiro (ou meio dia) para o Parque Nacional Bundala, outro dia para visitar o Parque Nacional Yala, e outro para relaxar no seu alojamento. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar o Parque Nacional Bundala.
1. Deslumbrar-se com a paisagem do Parque Nacional Bundala
O território do Parque Nacional Bundala estende-se por cerca de 20 km de costa no sul do Sri Lanka e é constituído por pântanos, lagoas, dunas e vegetação tipo matagal, sendo a bonita paisagem em si um motivo suficientemente forte para uma visita.
2. Ver pássaros aquáticos no Parque Nacional Bundala
Dada a abundância de água no Parque Nacional Bundala e o seu ecossistema único no Sri Lanka, os pássaros aquáticos marcam a sua presença, nomeadamente a cegonha-pintada, o pelicano-de-bico-pintado e o cormorão (ou corvo-marinho).
O número de pássaros aquáticos engrossa entre Setembro e Março quando as espécies migrantes chegam ao Parque Nacional Bundala, como os fabulosamente coloridos abelharucos (por exemplo, o abelharuco-de-cauda-azul), juntando-se à população residente, onde se destacam os periquitos, os tordos e os guarda-rios.
3. Ver aves de rapina
As aves de rapina são também uma presença comum no Parque Nacional Bundala, sendo que a águia-de-barriga-branca e a águia-serpente-de-crista são as espécies mais impressionantes.
4. Ver pavões
Os pavões são animais exibicionistas e multicoloridos, e é um privilégio admirar a sua penugem e dança ritual na época de acasalamento (Dezembro a Março) no Parque Nacional Bundala.
5. Ver galos da selva
O galo da selva é uma ave muito parecida com o galo lusitano mas mais colorida e é a ave nacional do Sri Lanka. No Parque Nacional Bundala é comum vê-lo a espreitar por entre a vegetação.
6. Ver elefantes
Apesar de os elefantes não serem a maior atracção do Parque Nacional Bundala, a verdade é que é sempre uma experiência inesquecível ter um encontro próximo com estes gigantes das florestas do Sri Lanka.
7. Ver macacos
Os macacos são presença assídua nas florestas do Sri Lanka, e em particular no Parque Nacional Bundala, sendo que existe uma espécie endémica, o Toque Macaque (Macaca Sinica, conhecido no Sri Lanka por rilawa), de cor castanho-avermelhado, e o langur-cinzento-empenachado (Semnopithecus priam), que só é encontrado no sudeste da Índia e no Sri Lanka.
8. Ver crocodilos
Observar crocodilos no Parque Nacional Bundala é muito comum, uma vez que a água é o seu habitat natural, embora muitas vezes se encontrem submersos, sendo apenas visível parte das costas e cabeça.
9. Ver lagartos gigantes
Os lagartos-monitores são mais uma das espécies que podem ser observadas no Parque Nacional Bundala, quer a atravessar as estradas, quer no meio da vegetação, com um aspecto “pré-histórico”.
10. Ver chacais
Os chacais são animais curiosos, parentes do cão doméstico e podem ser observados no Parque Nacional Bundala, sendo que pode ser encontrados em grupos, mas normalmente sozinhos ou a dois, pois formam casais que são territoriais.
11. Ver tartarugas
As tartarugas terrestres são presença constante no parque Nacional Bundala e são uma das espécies mais curiosas de se observar dada a sua lentidão.
Se vai viajar para o Sri Lanka, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DO SRI LANKA – Todas as dicas para viajar no Sri Lanka; onde ficar, como se deslocar e o que não perder.
- SRI LANKA – Roteiro e dicas para viajar – O nosso roteiro para viajar no Sri Lanka.
- VISITAR COLOMBO – Todas as dicas para visitar a capital do Sri Lanka.
- VISITAR NEGOMBO – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR JAFFNA – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR ANURADHAPURA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR POLONNARUVA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR SIGIRIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR DAMBULLA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores atracções culturais do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR KANDY – Todas as dicas para conhecer uma das cidades mais interessantes do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR ELLA, Haputale, Nuwara Eliya e Haton – Todas as dicas para conhecer uma das zonas mais bonitas do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE ARUGAM BAY – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE NILAVELI – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE HIRIKETIYA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE WELIGAMA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE UNAWATUNA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR A PRAIA DE MIRISSA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR BENTOTA – Todas as dicas para conhecer uma das melhores praias do Sri Lanka e com alguns templos em redor; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- VISITAR GALLE – Todas as dicas para conhecer a histórica cidade colonial do Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- Visitar o PARQUE NACIONAL BUNDALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Bundala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- Visitar o PARQUE NACIONAL YALA – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Yala no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.
- Visitar o PARQUE NACIONAL UDA WALAWE – Todas as dicas para visitar o Parque Nacional Uda Walawe no Sri Lanka; onde ficar, como visitar e o que não perder.