VIAJAR NA SÍRIA | Uma experiência antes do conflito

VIAJAR NA SÍRIA | Uma experiência antes do conflito
VIAJAR NA SÍRIA | Uma experiência antes do conflito
A Síria, país árabe do Médio Oriente, faz fronteira com o Líbano (país cuja entrada por terra só é possível pela Síria), Israel (nos controversos Colinas de Gola, Jordânia, Iraque e Turquia. Outrora a Síria compreendia toda a região do Levante, cuja capital , Damasco, foi a capital do Império Omiada e a capital provincial do Império Mameluco.
 
A Síria apresenta uma área relativamente grande, cerca de 185.000 km2, dos quais a maioria pertencem a deserto ou estepe. No entanto, alguns oásis, como o de Palmira, permitiram a fixação de população no interior e florescimento de cidades graças a possibilidade de cultivo de cereais, algodão, leguminosas, legumes e frutas, etc. Por terras desérticas os beduínos, tal como na Jordânia, são quem dita as leis. Este povo continua a viver essencialmente da criação de gado.
 
A Republica Árabe da Síria obteve a independência 1946 e desde essa altura as suas fronteiras tem sido polémicas e instáveis. Um elevado numero de golpes militares e tentativas de golpe de estado tornaram o pais caótico entre 1949-1970. Em Estado de Sítio desde 1962, o país é governado por um partido único desde 1963 e, embora seja (teoricamente) uma república, só foi governado por Bashar al-Assad, o actual presidente que sucedeu a seu pai.
 
Uma das controversa maiores sobre este país até 2010 era a questão associada aos Montes Golã, que Israel ocupou em 1967, aquando da Guerra dos Seis Dias. Do ponto de vista étnico, cerca de 90% da população a árabe muçulmana e 10% pertencem a minoria curda. Esta razão faz com que o país seja governado de acordo com as Leis Islâmicas. Viajar na Síria antes da guerra que rebentou no final de 2010 foi visitar este país. Foi visitar algo que hoje já não existe…
Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)
Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)

DORMIR E VIAJAR NA SÍRIA | Dicas de viagem

Atravessamos para a Síria num táxi partilhado com um motorista que não falava inglês mas teve a destreza para “surrupiar” uma t-shirt e uma toalha ao Rui. Dividimos o táxi com um iraquiano bastante simpático embora não conseguíssemos grandes conversas para além do possível pelos gestos e trocas de olhar. Em Damasco, capital da Síria, despedimo-nos e apanhamos um autocarro para Palmira. Depois de esperar duas horas na estação e percorrer o deserto sírio com um motorista cheio de sono e constantemente a adormecer ao volante, lá chegamos a Palmira ao fim de uma viagem de 5 horas. Era a nossa primeira paragem na Síria.

Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)

  Escolhemos o Hotel Ishtar, embora fosse caro demais. É possível ficar em sítios mais económicos e talvez com os mesmos serviços. O quarto era bom e tinha um ar condicionado maravilhoso. No entanto, faltava-lhe algum carisma. Conseguimos ver o pôr-do-sol (a muito custo) e o nascer do sol nas ruínas e terminamos (em beleza) a jantar “à patrão” num restaurante em frente ao complexo. Um final de dia maravilhoso para comemorar a nossa entrada na Síria e no que seria, provavelmente, o país que mais nos surpreendeu pela positiva nesta viagem.  

Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)

  Depois de deambular pelas ruínas no dia seguinte, voltamos apanhar um autocarro em direcção a Damasco. Os sírios são tão simpáticos que em quatro horas de viagem conhecemos toda a “tripulação”! Vamos com um casal francês e um casal canadiano. Para além disso são mais três sírios, um militar e outros dois. São tão simpáticos e prestativos que o motorista queria-nos deixar na estrada principal da cidade (tipo circular externa) e o militar não deixou e obrigou o motorista a deixar-nos em frente à Porta Al-Jabia, a entrada principal do Souq de Damasco e bem perto do nosso hostel. Só posso dizer bem dos sírios porque são do mais genuíno que já encontrei por todas as viagens que fiz. De mochila às costas procurámos um hostel “budget”. As hipóteses eram reduzidas. O Al Haramain Hostel estava cheio, o Al-Rabie Hostel, onde acabamos por ficar, só tinha um quarto duplo disponível e queria 1800SY por noite. Não tínhamos grande hipótese e víamos o tempo passar. Resolvemos voltar para trás e aproveitar o quarto duplo. Ainda bem que o fizemos. Para além de termos o privilégio de acordar de noite com um gato a roçar-nos nas pernas (acreditem que é horrível) tínhamos um espaço comum maravilhoso. O hostel é fenomenal. É uma casa típica damascena com uma fonte no meio do pátio interior. As paredes têm representações e pinturas… parece uma galeria “borgonhese”. À noite, sentávamo-nos no pátio, bebíamos sumos naturais e fumávamos sheesha de maça. Que maravilha!!! Aquelas noites de Damasco foram inesquecíveis. Tranquilas, relaxadas e genuínas, tal como o país.  

Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)

  De Damasco, na Síria, voltamos de táxi partilhado para Amã, na Jordânia, e de novo ao Cliff Hostel. O Andrew ficou feliz por nos rever e nós por o rever a ele. Outro quarto, mas a mesma simpatia. Só ficamos uma noite porque na manhã seguinte, bem cedo, apanhamos um autocarro para a fronteira com Israel. Com o Andrew, deixamos uma recordação de Portugal – uma t-shirt dos Amigos da Montanha – e muita vontade de voltar, à Jordânia e à Síria. Quem sabe um dia?

Se vai viajar na Síria, estes são alguns artigos que lhe podem interessar para preparar a sua viagem

  • POVO SÍRIO – A nossa experiência, cheia de histórias de viagem sobre o povo sírio e aquilo que encontramos e vivemos a viajar na Síria.
  • VISITAR DAMASCO – Tudo o que precisa de saber, com base na nossa experiência, a visitar a capital de Damasco, na Síria.
  • VISITAR PALMIRA – Um artigo cheio de dicas pessoais e a nossa experiência de viagem a visitar uma das maravilhas do mundo, a cidade romana de Palmira, na Síria.
  • VIAJAR NA SÍRIA – Um artigo que é um misto de crónica de viagem com dicas de viagem sobre a nossa experiência a viajar na Síria 3 meses antes da guerra e com dicas de onde dormir e o que fazer.
  • ONDE DORMIR
  • TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
  • VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
  • ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
  • VIAJAR NO RAMADÃO – A nossa experiência a viajar no Ramadão no Médio Oriente está neste artigo cheio de dicas e que o podem ajudar a preparar a sua viagem.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.