DORMIR E VIAJAR NA SÍRIA | Dicas de viagem
Atravessamos para a Síria num táxi partilhado com um motorista que não falava inglês mas teve a destreza para “surrupiar” uma t-shirt e uma toalha ao Rui. Dividimos o táxi com um iraquiano bastante simpático embora não conseguíssemos grandes conversas para além do possível pelos gestos e trocas de olhar. Em Damasco, capital da Síria, despedimo-nos e apanhamos um autocarro para Palmira. Depois de esperar duas horas na estação e percorrer o deserto sírio com um motorista cheio de sono e constantemente a adormecer ao volante, lá chegamos a Palmira ao fim de uma viagem de 5 horas. Era a nossa primeira paragem na Síria.
Escolhemos o Hotel Ishtar, embora fosse caro demais. É possível ficar em sítios mais económicos e talvez com os mesmos serviços. O quarto era bom e tinha um ar condicionado maravilhoso. No entanto, faltava-lhe algum carisma. Conseguimos ver o pôr-do-sol (a muito custo) e o nascer do sol nas ruínas e terminamos (em beleza) a jantar “à patrão” num restaurante em frente ao complexo. Um final de dia maravilhoso para comemorar a nossa entrada na Síria e no que seria, provavelmente, o país que mais nos surpreendeu pela positiva nesta viagem.
Depois de deambular pelas ruínas no dia seguinte, voltamos apanhar um autocarro em direcção a Damasco. Os sírios são tão simpáticos que em quatro horas de viagem conhecemos toda a “tripulação”! Vamos com um casal francês e um casal canadiano. Para além disso são mais três sírios, um militar e outros dois. São tão simpáticos e prestativos que o motorista queria-nos deixar na estrada principal da cidade (tipo circular externa) e o militar não deixou e obrigou o motorista a deixar-nos em frente à Porta Al-Jabia, a entrada principal do Souq de Damasco e bem perto do nosso hostel. Só posso dizer bem dos sírios porque são do mais genuíno que já encontrei por todas as viagens que fiz. De mochila às costas procurámos um hostel “budget”. As hipóteses eram reduzidas. O Al Haramain Hostel estava cheio, o Al-Rabie Hostel, onde acabamos por ficar, só tinha um quarto duplo disponível e queria 1800SY por noite. Não tínhamos grande hipótese e víamos o tempo passar. Resolvemos voltar para trás e aproveitar o quarto duplo. Ainda bem que o fizemos. Para além de termos o privilégio de acordar de noite com um gato a roçar-nos nas pernas (acreditem que é horrível) tínhamos um espaço comum maravilhoso. O hostel é fenomenal. É uma casa típica damascena com uma fonte no meio do pátio interior. As paredes têm representações e pinturas… parece uma galeria “borgonhese”. À noite, sentávamo-nos no pátio, bebíamos sumos naturais e fumávamos sheesha de maça. Que maravilha!!! Aquelas noites de Damasco foram inesquecíveis. Tranquilas, relaxadas e genuínas, tal como o país.
De Damasco, na Síria, voltamos de táxi partilhado para Amã, na Jordânia, e de novo ao Cliff Hostel. O Andrew ficou feliz por nos rever e nós por o rever a ele. Outro quarto, mas a mesma simpatia. Só ficamos uma noite porque na manhã seguinte, bem cedo, apanhamos um autocarro para a fronteira com Israel. Com o Andrew, deixamos uma recordação de Portugal – uma t-shirt dos Amigos da Montanha – e muita vontade de voltar, à Jordânia e à Síria. Quem sabe um dia?
Se vai viajar na Síria, estes são alguns artigos que lhe podem interessar para preparar a sua viagem
- POVO SÍRIO – A nossa experiência, cheia de histórias de viagem sobre o povo sírio e aquilo que encontramos e vivemos a viajar na Síria.
- VISITAR DAMASCO – Tudo o que precisa de saber, com base na nossa experiência, a visitar a capital de Damasco, na Síria.
- VISITAR PALMIRA – Um artigo cheio de dicas pessoais e a nossa experiência de viagem a visitar uma das maravilhas do mundo, a cidade romana de Palmira, na Síria.
- VIAJAR NA SÍRIA – Um artigo que é um misto de crónica de viagem com dicas de viagem sobre a nossa experiência a viajar na Síria 3 meses antes da guerra e com dicas de onde dormir e o que fazer.
- ONDE DORMIR
- TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
- VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
- ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
- VIAJAR NO RAMADÃO – A nossa experiência a viajar no Ramadão no Médio Oriente está neste artigo cheio de dicas e que o podem ajudar a preparar a sua viagem.