Tadmur é um oásis no deserto sírio, a três horas de distância de Damasco. Aparentemente, nada faria alguém vir aqui, mas a verdade é que esta pequena cidade com 50 000 habitantes está ao lado de um complexo de ruínas que constituem a maior atracção turística da Síria. A cidade já era habitada desde o segundo milénio antes de Cristo, tendo por aqui passado os Assírios, os Persas e os Seljúcidas, um império fundado por um dos generais de Alexandre, o Grande. O seu grande trunfo foi ter sido sempre uma encruzilhada de rotas antigas (entre as quais a Rota da Seda), um ponto nevrálgico ligando o Mediterrâneo com a Arábia, a Mesopotâmia e o Extremo Oriente.
Com o crescimento do Império Romano, Palmira (Cidade das Palmeiras, assim chamada pelos Romanos) floresceu e ganhou o estatuto de “cidade livre” e, posteriormente, de colónia do império, ou seja, os seus habitantes não tinham de pagar impostos imperiais e a cidade podia recolher e usar os seus próprios impostos. Com o enfraquecimento de Roma, o estatuto de independência foi aumentando e esta questão acabou por ser a causa da destruição da cidade. No século III, Roma respondeu às insurreições constantes dos governantes de Palmira e invadiu a cidade, transformando-a num posto fortificado avançado do Império. Gradualmente, conforme o tráfego de caravanas se ia afastando, as pessoas foram abandonando a cidade e, apesar de no século VII os Árabes terem fortificado o maior templo e construído um castelo, os dias de glória da cidade já haviam passado há muito. Nos séculos XVIII e XIX, Palmira foi redescoberta por viajantes intrépidos e começaram as primeiras escavações arqueológicas.
Hoje, apesar da presença mais ou menos permanente no local de equipas de arqueólogos, ainda falta muito para escavar, limpar e reconstituir. Ainda assim, Palmira é sem duvida um dos sítios arqueológicos mais fascinantes do Mundo e o pensamento que me ocorreu, quando cheguei as ruínas à luz do sol poente, foi que se este lugar fosse na Europa, isto seria uma das Maravilhas do Mundo! Mas não é… é na Síria! O ser um local remoto levou talvez a sua conservação, também poderá causar a sua não preservação dos perigos modernos.
Como é possível as ruínas não estarem circunscritas de alguma forma? O recinto é aberto; qualquer pessoa pode deambular pelas ruínas, a qualquer hora, dia e noite (para o turista isto é uma vantagem, mas para a conservação do local não o será…). Uma estrada local passa pelo meio e os vendedores de bebidas para turistas andam de mota por entre as colunas! Penso que algo terá de ser feito rapidamente pela comunidade internacional de modo a valorizar este local extraordinário, a preserva-lo para as futuras gerações e permitir que possa ser estudado e compreendido.
No dia seguinte levantamo-nos cedo e dirigimo-nos novamente ao local. Devido à hora, percorremos sós grande parte do recinto. Foi uma experiência excepcional aproximarmo-nos do recinto descendo do castelo na luz da manhã, ver os túmulos ao longe, percorrer as ruínas daquela cidade, passar pela rua colunada, espreitar o teatro, visitar o imenso templo de Bel-Jupiter. Gradualmente, os autocarros foram chegando e fomos perdendo o silêncio eloquente das ruínas. No entanto, e apesar das agressões do passado e do presente, as construções destruídas, roubadas, tombadas, semi-enterradas de Palmira ainda falam ao nosso coração…
Se vai viajar na Síria, estes são alguns artigos que lhe podem interessar para preparar a sua viagem
POVO SÍRIO – A nossa experiência, cheia de histórias de viagem sobre o povo sírio e aquilo que encontramos e vivemos a viajar na Síria.
VISITAR DAMASCO – Tudo o que precisa de saber, com base na nossa experiência, a visitar a capital de Damasco, na Síria.
VISITAR PALMIRA – Um artigo cheio de dicas pessoais e a nossa experiência de viagem a visitar uma das maravilhas do mundo, a cidade romana de Palmira, na Síria.
VIAJAR NA SÍRIA – Um artigo que é um misto de crónica de viagem com dicas de viagem sobre a nossa experiência a viajar na Síria 3 meses antes da guerra e com dicas de onde dormir e o que fazer.
ONDE DORMIR
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
VIAJAR NO RAMADÃO – A nossa experiência a viajar no Ramadão no Médio Oriente está neste artigo cheio de dicas e que o podem ajudar a preparar a sua viagem.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.