Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)

Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)
Atravessamos para a Síria num táxi partilhado com um motorista que não falava inglês mas teve a destreza para “surrupiar” uma t-shirt e uma toalha ao Rui. Dividimos o táxi com um iraquiano bastante simpático embora não conseguíssemos grandes conversas para além do possível pelos gestos e trocas de olhar. Em Damasco, capital da Síria, despedimo-nos e apanhamos um autocarro para Palmira. Depois de esperar duas horas na estação e percorrer o deserto sírio com um motorista cheio de sono e constantemente a adormecer ao volante, lá chegamos a Palmira ao fim de uma viagem de 5 horas. Era a nossa primeira paragem na Síria.
 Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)
Escolhemos o Hotel Ishtar, embora fosse caro demais. É possível ficar em sítios mais económicos e talvez com os mesmos serviços. O quarto era bom e tinha um ar condicionado maravilhoso. No entanto, faltava-lhe algum carisma. Conseguimos ver o pôr-do-sol (a muito custo) e o nascer do sol nas ruínas e terminamos (em beleza) a jantar “à patrão” num restaurante em frente ao complexo. Um final de dia maravilhoso para comemorar a nossa entrada na Síria e no que seria, provavelmente, o país que mais nos surpreendeu pela positiva nesta viagem.
Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)
Depois de deambular pelas ruínas no dia seguinte, voltamos apanhar um autocarro em direcção a Damasco. Os sírios são tão simpáticos que em quatro horas de viagem conhecemos toda a “tripulação”! Vamos com um casal francês e um casal canadiano. Para além disso são mais três sírios, um militar e outros dois. São tão simpáticos e prestativos que o motorista queria-nos deixar na estrada principal da cidade (tipo circular externa) e o militar não deixou e obrigou o motorista a deixar-nos em frente à Porta Al-Jabia, a entrada principal do Souq de Damasco e bem perto do nosso hostel. Só posso dizer bem dos sírios porque são do mais genuíno que já encontrei por todas as viagens que fiz.
De mochila às costas procurámos um hostel “budget”. As hipóteses eram reduzidas. O Al Haramain Hostel estava cheio, o Al-Rabie Hostel, onde acabamos por ficar, só tinha um quarto duplo disponível e queria 1800SY por noite. Não tínhamos grande hipótese e víamos o tempo passar. Resolvemos voltar para trás e aproveitar o quarto duplo. Ainda bem que o fizemos. Para além de termos o privilégio de acordar de noite com um gato a roçar-nos nas pernas (acreditem que é horrível) tínhamos um espaço comum maravilhoso. O hostel é fenomenal. É uma casa típica damascena com uma fonte no meio do pátio interior. As paredes têm representações e pinturas… parece uma galeria “borgonhese”. À noite, sentávamo-nos no pátio, bebíamos sumos naturais e fumávamos sheesha de maça. Que maravilha!!! Aquelas noites de Damasco foram inesquecíveis. Tranquilas, relaxadas e genuínas, tal como o país.
Onde DORMIR NA SÍRIA | Dicas de viagem (antes do conflito)
De Damasco, na Síria, voltamos de táxi partilhado para Amã, na Jordânia, e de novo ao Cliff Hostel. O Andrew ficou feliz por nos rever e nós por o rever a ele. Outro quarto, mas a mesma simpatia. Só ficamos uma noite porque na manhã seguinte, bem cedo, apanhamos um autocarro para a fronteira com Israel. Com o Andrew, deixamos uma recordação de Portugal – uma t-shirt dos Amigos da Montanha – e muita vontade de voltar, à Jordânia e à Síria. Quem sabe um dia?

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.