Visitar Mahé é quase incontornável para quem visita as Seychelles, uma vez que aí se encontra o principal ponto de entrada no país. Na realidade, muitos são aqueles que, ao chegar a Mahé, partem logo para outras ilhas, mas Mahé tem atributos suficientes para que mereça fazer parte do seu roteiro quando visitar as Seychelles.
Marque aqui o seu tranfer do aeroporto de Mahé para o seu alojamento.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DAS SEYCHELLES
Se procura um Guia de Viagem das Seychelles, em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. As Seychelles são uma zona maravilhosa para quem procura praias, snorkel, mergulho e até trilhos com baías escondidas e percursos na natureza, e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor destas ilhas. Um Guia das Seychelles com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas de forma independente e em segurança.
Se vai ou pensar viajar nas Seychelles estes artigos do nosso blogue podem interessar-lhe
- VIAJAR NAS SEYCHELLES – Um artigo com um roteiro detalhado para conhecer as ilhas de La Digue, Praslin e Mahé, com dicas de transporte, alojamento e o que ver e fazer nas ilhas Seychelles.
- ILHA DE LA DIGUE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de La Digue nas Seychelles, uma ilha paradisíaca e a mais bela do arquipélago. Ideal para combinar com Mahé.
- ILHA DE PRASLIN – Um artigo com dicas de tudo o que precisa de ver e fazer quando viajar nas Seychelles, nomeadamente na bela ilha de Praslin. Ideal para combinar com Mahé.
- ILHA DE MAHÉ – Um artigo para ajudar a preparar a sua viagem para Mahé nas Seychelles, cheio de dicas e sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Mahé.
Em Mahé, encontrará belíssimas praias, um Parque Nacional de floresta ancestral, alojamento de qualidade, uma capital pequena mas cheia de carisma, e uma gastronomia local e internacional que o deixará a desejar por mais.
Além disso, Mahé é uma óptima base para tours diárias a pontos próximos de snorkelling e mergulho, e o ponto de partida para chegar a outras ilhas como Praslin e La Digue. Quando visitar Mahé, aproveite e fique alguns dias, antes (ou depois) de se deslocar para outras ilhas das Seychelles.
COMO CHEGAR A MAHÉ NAS SEYCHELLES
O aeroporto internacional de Mahé é o principal ponto de entrada nas Seychelles. Companhias como a Emirates, a Turkish Airlines, a Ethiopian Airlines, ou a Etihad Airways têm ligações diárias a Mahé. Não se esqueça de consultar os nossos truques para conseguir voos baratos.
Se está a preparar uma viagem a Mahé e às Seychelles, pode encontrar aqui os melhores preços online e reservar a sua passagem aérea.
Depois de chegar ao aeroporto de Mahé, a forma mais rápida e confortável de se deslocar para o seu alojamento em Mahé é usando um táxi.
Pode reservar aqui um transfer privado do aeroporto de Mahé para o seu alojamento.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR MAHÉ
Quando visitar Mahé, há duas zonas mais indicadas para ficar alojado. Se quer algum sossego e um ambiente mais relaxado, nós recomendamos ficar na costa sul ou oeste da ilha de Mahé. Mas se procura mais movimento (embora nas Seychelles nunca há demasiado pessoas num local) e praias mais concorridas, deve rumar para norte da ilha de Mahé, nomeadamente à praia de Beau Vallon.
A NOSSA EXPERIÊNCIA
Nas nossas primeiras noites em Mahé, ficámos alojados na costa leste de Mahé, a sul do aeroporto, perto da praia Anse Royale. No entanto, decidimos ficar um pouco afastados da praia, pois queríamos experimentar um ambiente de “selva” em Mahé. A verdade é que não é preciso andar muito para o interior para o ambiente da ilha de Mahé se alterar profundamente. Fazendo um desvio da estrada principal, apenas alguns quilómetros de uma subida íngreme nos levavam ao Bois Joli, uma cabana no meio da floresta em Mahé, com todo o conforto no seu interior e, no exterior, uma piscina escavada na rocha natural. A anfitriã é super-simpática e prepara um pequeno-almoço divinal. Um dos sítios mais bonitos onde já ficámos alojados.
Ficámos também alojados no norte da ilha de Mahé, na zona de Bel Ombre, perto da maior praia da ilha de Mahé, Beau Vallon, no Marie Laure Suites. Além da boa localização em Mahé, tinha uma boa relação preço-qualidade. Os quartos eram muito confortáveis, com vista para o mar, e uma bela piscina. Se tiver mais dias para explorar o norte de Mahé, esta é uma óptima opção.
Há excelentes e belos alojamentos na ilha de Mahé, mas a sua escolha vai depender de quanto tem disponível para gastar na sua viagem a Mahé e às Seychelles. As nossas outras recomendações de alojamento em Mahé são:
- Um hotel em Mahé com boa relação qualidade – preço: o Marie Laure Suites e o Domaine Desaubin Luxury Villas.
- Se procura um hotel em Mahé com luxo e glamour: Four Seasons Resort Seychelles (o melhor e mais luxuoso resort da ilha), o Banyan Tree Seychelles, o JA Enchanted Island Seychelles e o Hilton Seychelles Northolme Resort & Spa
- Se procura um hostel barato em Mahé e viaja sozinho: Não há hostels na ilha de Mahé. Deve escolher um hotel barato.
- Se procura um hotel barato em Mahé: Villa Bethlehem, o Papaya Guesthouse e o Beau Vallon Residence.
COMO DESLOCAR-SE EM MAHÉ
A melhor forma de se deslocar em Mahé é com carro alugado. A ilha de Mahé é muito grande, por isso o transporte público pode ser uma opção mas não o vai deixar explorar muito em Mahé num único dia. Além disso, as ligações não são muito frequentes e não é fácil saber os horários dos autocarros em Mahé. Sendo assim, nós alugámos carro em Mahé para conseguir explorar o máximo possível, principalmente a costa oeste da ilha de Mahé.
Pode alugar aqui o seu carro para Mahé, escolhendo a companhia e os melhores preços.
SEGURO DE VIAGEM PARA AS SEYCHELLES
Quando viajar nas Seychelles e visitar Mahé é obrigatório seguro de viagem devido ao covid-19, mas também é aconselhável, especialmente se vai fazer actividades de snorkelling ou mergulho. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que usámos na nossa viagem em Mahé.
Pode fazer aqui o seu seguro de viagens IATI e ainda terá direito a 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR MAHÉ
1. Conheça uma das capitais mais pequenas do mundo ao visitar Mahé
Quer seja no início da sua viagem pelas Seychelles, quer seja no fim, dedique um dia para conhecer Vitória, a capital das Seychelles na ilha de Mahé. Com menos de trinta mil habitantes, é uma pequena cidade em Mahé, com um ambiente relaxado e com horas de ponta a coincidir com a chegada e partida de barcos e aviões. Embora não existindo grandes atracções em Vitória, é obrigatório visitar alguns locais nesta pequena mas interessante capital.
Visitar o Mercado de Mahé
Não deixe de visitar o mercado tradicional de Mahé (com mais movimento de manhã, especialmente ao sábado), onde poderá apreciar o bulício de vendedores e compradores.
Torre do Relógio em Mahé
No centro da capital, no cruzamento com mais movimento de carros, encontrará uma bela torre de relógio, na realidade uma réplica do “Little Ben”, em Londres, erigida em Vitória para comemorar o Jubileu da Rainha Vitória.
Templo Hindu em Mahé
O templo hindu Sri Navasakthi Vinyagar é uma recordação da presença de emigrantes indianos e é uma curiosa obra de arte e de arquitectura em Mahé.
Catedral e Museu Nacional de História de Mahé
A Catedral da Imaculada Conceição é a maior igreja da cidade e um sinal de que a religião cristã é aquela com mais fiéis no país. O Museu Nacional de História está localizado num edifício histórico e contém objectos relacionados com a história das Seychelles, desabitadas até que foram descobertas por navegadores portugueses.
2. Explore a praia de Beau Vallon e a costa norte de Mahé
A costa norte de Mahé é a que atrai mais visitantes, e onde existe a praia mais popular da ilha, Beau Vallon. Ou seja, há muitos turistas, hotéis, infraestruturas, restaurantes, mas tudo numa escala comedida, uma vez que nas Seychelles não chega a haver turismo de massas. É a melhor zona de Mahé para encontrar restaurantes e bares a preços mais competitivos e também de qualidade, e é também onde existem mais opções de transporte.
Praia de Beau Vallon de Mahé
Beau Vallon é a maior praia da ilha de Mahé e atrai as atenções de locais e visitantes. Mesmo junto à areia existem vários restaurantes, e barraquinhas onde se pode comer de forma mais económica.
Praia e zona de Bel Ombre em Mahé
Logo ao lado de Beau Vallon fica Bel Ombre, uma zona de resorts e alojamentos locais a preços competitivos e também com boas praias. Nós decidimos alojar-nos ali uma das noites, pois constitui uma óptima base para explorar o norte da ilha de Mahé.
Fazer o Trilho de Anse Major em Mahé
Uma das principais atracções de Mahé é o Trilho de Anse Major. O trilho começa na extremidade de Bel Ombre em Mahé. Apesar de o cartaz do trilho estar Junto à paragem de autocarro perto do restaurante La Scala, encontra-se um cartaz do trilho, mas não é aí que ele começa (nós enganámo-nos e perdemos quase uma hora). O trilho começa mais de 1 km acima, mesmo no final da estrada. Pode levar o carro mais para a frente, mas a estrada é muito estreita e não há quase lugar para estacionar nem para fazer inversão de marcha. No entanto, a pé custa um pouco pois é bastante a subir.
O trilho de Anse Major demora cerca de 1 h para cada lado (desde a paragem do autocarro) e a praia de Anse Major em Mahé é realmente muito bonita. É um trilho costeiro em Mahé, com belas vistas sobre o mar e a ilha Silhouette, passando ao lado de imponente lajes graníticas. No final do trilho, descanse e aproveite a bonita praia Anse Major em Mahé. Se seguir o trilho até ao fim, que leva a outra porção de areia, terá a praia só para si.
3. Visitar o Parque Nacional Morne Seychellois
Não deixe de reservar pelo menos uma tarde da sua estadia em Mahé para explorar o magnífico Parque Nacional de Morne, onde existem vários trilhos para se fazer a pé. Tradicionalmente, não era uma das principais atracções da ilha de Mahé, mas recentemente tem vindo a afirmar-se a são cada vez mais aqueles que deixam a praia para percorrer a selva do interior da ilha. O parque ocupa cerca de 20% da área de Mahé, e tem um perfil montanhoso, com o ponto mais alto a atingir 905 m.
Grande parte do parque de Mahé é apenas acessível a pé, e é desabitado. Existem vários trilhos e provavelmente terá de escolher qual ou quais deseja fazer, se estiver limitado de tempo.
Trilho de Copolia
O trilho mais popular no parque é o Trilho de Copolia, onde poderá ver plantas carnívoras, floresta autóctone e miradouros incríveis sobre a ilha de Mahé. Demora cerca de 2 horas a fazer (ida e volta). No final do trilho tem-se acesso a um promontório rochoso e a uma vista privilegiada sobre a costa leste e Vitória.
Trilho de Morne Blanc
Outro dos trilhos de Mahé é o Trilho Morne Blanc (que parte da fábrica de chá), com vistas fantásticas sobre a costa oeste. Demora cerca de 3 a 4 horas (ida e volta).
Visitar as ruínas de missões cristãs
Não perca também a oportunidade de conhecer os testemunhos históricos do passado esclavagista das ilhas Seychelles nas ruínas e túmulos espalhados pelo parque. O local arqueológico de Mission Lodge tem um miradouro com vistas fantásticas e ruínas de uma escola construída ali, no século XIX, para albergar filhos de escravos libertados pela abolição da escravatura.
4. Percorrer a Costa Leste de Mahé
A costa leste, a sul do aeroporto, está mais sob pressão dos empreendimentos turísticos e da habitação local, mas continua a ter algumas belas praias, das quais se destacam Anse Royale e Anse Forbans.
Em Anse Baleine, também conhecida como Surfers’ Beach, pode relaxar no bar com o mesmo nome ou, se for adepto, surfar uma onda.
5. Explorar a Costa Oeste de Mahé
A costa oeste de Mahé está ligada à costa leste por estradas que atravessam o interior montanhoso da ilha. A costa oeste é menos desenvolvida, mais sossegada, com pequenas vilas, mas também com menos opções de alojamento.
Police Bay em Mahé
Comece por explorar a ponta sul da ilha de Mahé, onde se encontram a praia Anse Petite Police e a Police Bay.
Baía de Takamaka em Mahé
Voltando para norte, Anse Intendance e Anse Takamaka são belas praias em Mahé, sendo que a segunda tem um bar-restaurante mesmo na praia. A Pointe Lazare tem vários resorts e algumas praias são quase propriedade privada dos empreendimentos.
Praia de Grande Anse em Mahé
Mais a norte, chegará a Grande Anse, uma longa faixa de areia onde poderá fazer um piquenique entre dois banhos.
Praia de Port Launay
Percorrendo a estrada até à ponta norte da ilha, terá belas vistas das ilhas de Thérese e de Conception, e chegará a Port Launay, sendo que a estrada acaba passados alguns quilómetros.
De volta a Vitória ou à costa leste
Não há estrada para dar a volta e chegar a Beau Vallon, por isso é necessário voltar para trás e cruzar a ilha numa das estradas secundárias. A estrada mais bonita é a que passa pelo Parque Morne Seychellois. Estas voltas pela ilha são uma excelente forma de visitar as Seychelles.
TOURS A PARTIR DE MAHÉ
- Pode fazer um tour a Curieuse desde Mahé, visitando a ilha das tartarugas e fazendo snorkel em Saint Pierre. Pode marcar o seu tour neste link. Nós fizemos este passeio e é muito bonito. Foi um dia fantástico.
- Se procura uma experiência mais “fora da caixa”, faça um passeio de barco a Anse Major e Therese, cabo Ternay. Pode marcar o seu tour aqui.
- Se o seu orçamento permitir e procura algo romântico, experimente um passeio ao pôr-do-sol a partir de Eden Island, em Mahé. Marque aqui.
- Tour de um dia para conhecer a ilha de Mahé. Marque aqui.
NOTA – A nossa viagem às Seychelles foi realizada em Fevereiro de 2018.
Se gosta de praia e está a pensar viajar para as Maldivas, estes são alguns artigos que temos no nosso blogue e que lhe poderão interessar
- VIAJAR NAS MALDIVAS – Dicas de viagem, roteiro, lugares a visitar, transportes, voos, visto, alimentação e alojamento para viajar nas Maldivas.
- ROTEIRO NAS MALDIVAS – O nosso artigo com o roteiro de 10 dias que fizemos a viajar nas Maldivas de forma independente, desde ilhas habitadas até ilhas resort.
- MAAFUSHI – Um roteiro com dicas de viagem para aproveitar as Maldivas com orçamentos reduzidos.
- RESORTS DAS MALDIVAS – Este é um artigo com uma selecção dos melhores alojamentos e resorts de várias ilhas das Maldivas. É possível viajar para as Maldivas com diferentes orçamentos, tem é que escolher as ilhas adequadas.
- NADAR COM MANTAS NAS MALDIVAS – Esta é uma das melhores experiências que pode fazer nas Maldivas, nadar com mantas gigantes (e nós contamos-lhe tudo).
- KURUMBA MALDIVES – A nossa experiência do resort Kurumba Maldives nas Maldivas.
- ATOL MALÉ SUL – MALDIVAS – Um artigo sobre os tours que se podem fazer e como explorar o Atol Malé Sul das Maldivas.
- BUNGALOW SOBRE A ÁGUA NAS MALDIVAS – A nossa experiência num bungalow sobre a água no Taj Resort nas Maldivas.
- MALÉ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para aproveitar e visitar Malé, a capital das Maldivas.
- COMER NAS MALDIVAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para escolher os melhores locais para comer nas Maldivas.
- ATÓIS E RECIFES DE CORAL DAS MALDIVAS – Um artigo sobre os melhores atóis e recifes de coral das Maldivas, bem como os problemas que enfrentam.
Olá Carla, foi necessário carta internacional para conduzir em mahe?
Obrigada! Estou precisamente neste momento a escrevo vos no bois Joli, que descobri graças ao vosso blogue!
Que lugar incrível ❤️
Continuação de boas viagens e excelentes dicas
Olá Sandra, a sério? Muito obrigada pelo feedback. É tão bom ver que as nossas dicas ajudam a tornar as viagens de alguém ainda mais especiais. Continuação de tudo de bom. bjinhos e aproveitem bem.
Sandra, manda um beijinho nosso à família. Nós gostamos imenso deles. 😀
Ola Carla. Já falei de vocês e expliquei que eram os responsáveis pela minha estadia. Inclusivamente mostrei o vosso blogue e o que escreveram sobre a propriedade. A Judith ficou super feliz. Amanhã, nosso último dia neste paraíso, o vosso beijo será entregue. Já agora e em tom de novidade estão a construir outra Villa, exatamente igual a esta, um pouco depois da piscina, ficará pronto no final do ano.
Boas viagens 😀
Que maravilha! Bjinhos grandes e continuação da viagem. Saudades desse local que é mesmo único <3
Que colorido incrível deste lugar! Desde uma flor, até o por do sol, passando pelo mar na principal ilha das Seychelles!
As Seychelles e Mahé são assim, um autentico mar de cor. 😀
Adorei este e o outro post das Seychelles. Que lindo paraíso! Mahé alia várias coisas que gosto: natureza, mar azul, cultura, sem estar apinhado de turistas. Ficaria na zona oeste/sul
Ruthia as ilhas Seychelles foram mesmo uma pequena grande descoberta. Viemos de lá encantados.
Uaaau! Mahé é um lugar muito encantador, não? E esse hotel que vocês ficaram é demais!
É lindo demais! Ficamos encantados! E apaixonados!
Muito boa experiência em Mahé..Parece bonita a capital.
Sim, Vitor. Mahé é muito bonita e vale a pena visitar esta ilha das Seychelles. Aposto que um dia vai lá.
que legal ver esse lado de seychelles, normalmente so vemos o luxo e as praias azuis, nada de verde ou comercio local
Sim, verdade. Mas em Mahé tem trilhos maravilhosos e há muito mais do que praia.
Ainda estou de queixo caído pela beleza destas paisagens… não é o meu tipo de férias – não sou amante de praia – mas acho que tem tudo para repensar um pouco as minhas viagens :))) Como conseguiram regressar a Portugal??? Fantástica jornada…
Rui, o regresso é sempre difícil,tu sabes. É uma espécie de tortura! 😀 Mas tem que ser. É por me ter habituado a estes destinos que agora vamos para o Pacífico. 😀
Usar Mahé apenas como ponto de apoio para ir a outros lugares de Seychelles é quase um pecado.
Estou apaixonada nessas praias belíssimas e, ainda com possibilidade de de snorkelling e mergulho, eu ficaria alguns dias me deliciando.
Maria, concordo totalmente. Quem viajar para as Seychelles deve mesmo incluir a três principais ilhas: Mahé, Praslin e La Digue.
Pequena e bonitinha a capital Mahé. Adorei a combinação de lugares e praias para se visitar.
Obrigada, Andrea.
Dicas muito boas do que visitar em Mahé, já fiquei sonhando com essas praias lindas!
Visitar Mahé é mesmo maravilhoso. É lindo demais.
Já pus esse post entre os favoritos para saber o que conhecer quando tiver a oportunidade de ir a Seychelles, que lugar lindo!
Paula, Mahé é maravilhoso. Você ia adorar.