Visitar BELGRADO, um roteiro para um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

Eram seis da manhã quando chegámos de comboio a Belgrado. Visitar Belgrado ia acontecer mas numa paragem curta. Apenas um dia, durante a passagem do Expresso do Oriente.

Como chegamos e partimos

Ainda de noite, fomos tentar comprar os bilhetes para o troço Belgrado-Sofia. Com os bilhetes não houve problema, mas a reserva (que é o que nos permite ter os lugares deitados assegurados) foi mais complicado… Vínhamos de Budapeste e íamos para Sofia. Nem sequer dormimos na cidade. O comboio chegou de manhã cedo. O outro saia de noite já avançada.

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

ONDE DORMIR EM BELGRADO


Não dormimos em Belgrado mas se pretender fazê-lo há alguns bons alojamentos na cidade. A cidade não é muito grande mas vale a pena ficar no centro para poder visitar toda a parte histórica a pé. As melhores opções qualidade preço são:


O QUE VER QUANDO VISITAR BELGRADO


1. Mercado de Belgrado

Lá fora, o frio era intenso e sentia-se a humidade a bater-nos na cara. Era Dezembro quando ali chegamos para visitar Belgrado. Ainda esperamos um pouco na estação para que o dia clareasse, rumando depois ao mercado da cidade. Porquê? Porque as sete da manhã era provavelmente a única coisa aberta na cidade! Mas quando lá chegamos, até os vendedores ainda estavam a montar o estaminé…

2. Parlamento de Belgrado

Depois de visitar o mercado seguimos para a zona do Parlamento, onde se congregam os edifícios governamentais mas onde também estão localizadas duas igrejas que merecem uma visita.

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

3. Igreja Sveti Marko

A igreja Sveti Marko (que foi feita tendo como modelo um mosteiro no Kosovo) abriga os restos mortais de um imperador do séc. XIV e a pequena Igreja Russa foi erigida pelos refugiados russos que fugiram a revolução de 1917. Além do interesse religioso e artístico, devo confessar que estas duas igrejas serviram também um propósito bastante mais profano… Ambas nos permitiram escapar ao gelo que se sentia na rua e, assim, permitiram algum descanso temporário também a estes peregrinos!

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

4. Igreja Sveti Sava

De seguida fomos em direcção a maior igreja ortodoxa de Belgrado, a Igreja de Sveti Sava, Actualmente em reconstrução, é interessante ver a devoção de muitas pessoas que por lá passavam e veneravam as poucas figuras religiosas dispersas no meio de andaimes e taipais. Antes de lá chegarmos, não aguentamos e paramos num “Costa” para um chocolate quente… Uma bebida quente e fundamental para quem decide visitar Belgrado no Inverno!
Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

5. Cidadela

Depois de mais uma passagem pela estação e de termos estado à espera, o que pareceu uma eternidade, pelo tram que nos levaria a zona da cidadela, decidimos que iríamos a pé. Pelo menos aquecíamos, enquanto fazíamos exercício! Sendo assim, é exequível, até no Inverno! Mas também nos permitiu abordar a fortaleza pela zona ribeirinha, de onde se tem uma noção da grandeza do seu conjunto e da sua localização estratégica, algo que não se consegue pelo lado da cidade.

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

Com as suas origens desde os tempos pré-ocupação romana, o que hoje se pode ver e o que resta de reconstruções no período turco e do império austro-húngaro. O labirinto de túneis e portas, ladeados por ruínas romanas e pequenas igrejas ortodoxas perfazem um cenário que merece o esforço de muitos locais e turistas que sobem a fortaleza pelo lado do rio.

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

6. Provar testículos de touro na estalagem mais antiga de Belgrado

Estava na hora de almoço quando entramos na parte da cidade antiga, a sul da cidadela, e junto a catedral ortodoxa almoçamos no restaurante da mais antiga estalagem da cidade, com o sugestivo nome “?”. Esta designação tem uma história curiosa, pois aquando da sua construção, a estalagem era conhecida por Café Catedral, mas um coro imensos de protestos que achavam que este nome era desrespeitoso para com Deus levou o dono a passar o nome do seu estabelecimento para o tal ponto de interrogação, algo talvez de carácter temporário mas que se tornou definitivo. O que é certo é que a comida era deliciosa, incluindo as glândulas sexuais de touro grelhadas!

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

7. Passear na Baixa Comercial

Reconfortados com a refeição, e depois de mais uma passagem pela estação, passeamos pela zona comercial da cidade, onde existem alguns murais de street art interessantes. 

8. Skadarlija

Seguimos depois para o bairro Skadarlija, local de artistas e poetas, conhecido pelo seu charme, mas que durante o rigoroso inverno vê a sua actividade consideravelmente diminuída!

Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia
Visitar BELGRADO, uma paragem de um dia no Expresso do Oriente | Sérvia

Bebemos mais um chocolate quente (e um Portugalia Night!) no bar dos viajantes Globetrotters, fizemos umas compras pelo caminho e descemos novamente para a estação onde, estafados, aguardamos num café pela hora do comboio. Estava na altura de partir para o segundo troco do Expresso do Oriente: Belgrado – Sofia.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

5 Comentários

  1. rogerio arruda diz: Responder

    Boa tarde
    Por favor estou indo agora em Maio e vou fazer Sofia -Belgrado existe algum trem direto ou companhia de ônibus que faça o percurso?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, há. Nós apanhamos o comboio. Basta comprar bilhetes na estação.

  2. Olá!
    Só estiveram em Belgrado?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, foi durante uma viagem no Expresso do Oriente.

  3. Muito bem. Gostei.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.