Belgrado foi uma das nossas paragens no mítico comboio do Expresso do Oriente. Capital da Sérvia, Belgrado recebeu-nos para lá passarmos apenas um dia, num roteiro pelos lugares mais interessantes para visitar em Belgrado e perceber a alma da cidade. Eram seis da manhã quando chegámos de comboio a Belgrado. Visitar Belgrado ia acontecer mas numa paragem curta. Apenas um dia, durante a passagem do Expresso do Oriente.
Como chegamos e partimos de Belgrado
Bem cedo de manhã fomos tentar comprar os bilhetes para o troço Belgrado-Sofia. Com os bilhetes não houve problema, mas a reserva (que é o que nos permite ter os lugares deitados no Expresso do Oriente assegurados) foi mais complicado… Vínhamos de Budapeste e íamos para Sofia. Nem sequer dormimos na cidade de Belgrado. O comboio chegou de manhã cedo. O outro saia de Belgrado de noite já avançada. Tínhamos só um dia completo em Belgrado.
Onde dormir em Belgrado
Não dormimos em Belgrado mas se pretender fazê-lo há alguns bons alojamentos na cidade de Belgrado. A cidade não é muito grande mas vale a pena ficar no centro de Belgrado para poder visitar toda a parte histórica a pé. As melhores opções qualidade preço em Belgrado são:
- Luxury Rooms Luca and Deluca
- One Luxury Suites
- Five Points Square – City Center
- Male stepenice
- Veneti Suites
- Dominic Smart & Luxury Suites – Terazije
- Boutique Rooms
- Hostel Home Sweet Home
- Balkan Soul Hostel
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NOS BALCÃS (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro da Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR BELGRADO
1. Visitar o Mercado de Belgrado
Lá fora, o frio era intenso e sentia-se a humidade a bater-nos na cara. Era Dezembro quando ali chegamos para visitar Belgrado. Ainda esperamos um pouco na estação para que o dia clareasse, rumando depois ao mercado da cidade de Belgrado. Porquê? Porque as sete da manhã era provavelmente a única coisa aberta na cidade de Belgrado! Mas quando lá chegamos, até os vendedores ainda estavam a montar o estaminé… Há tudo ali à venda e a bom preço. É a vida rural dentro da cidade de Belgrado.
2. Visitar o Parlamento de Belgrado
Depois de visitar o mercado de Belgrado seguimos para a zona do Parlamento, onde se congregam os edifícios governamentais mas onde também estão localizadas duas igrejas que merecem uma visita em Belgrado.
3. Visitar a Igreja Sveti Marko
A igreja Sveti Marko de Belgrado (que foi feita tendo como modelo um mosteiro no Kosovo) abriga os restos mortais de um imperador do séc. XIV e a pequena Igreja Russa foi erigida pelos refugiados russos que fugiram a revolução de 1917. Além do interesse religioso e artístico em Belgrado, devo confessar que estas duas igrejas serviram também um propósito bastante mais profano… Ambas nos permitiram escapar ao gelo que se sentia na rua e, assim, permitiram algum descanso temporário também a estes peregrinos em Belgrado!
4. Visitar a Igreja Sveti Sava em Belgrado
De seguida fomos em direcção a maior igreja ortodoxa de Belgrado, a Igreja de Sveti Sava, Actualmente em reconstrução, é interessante ver a devoção de muitas pessoas que por lá passavam e veneravam as poucas figuras religiosas dispersas no meio de andaimes e taipais. Antes de lá chegarmos, não aguentamos e paramos num “Costa” para um chocolate quente… Uma bebida quente e fundamental para quem decide visitar Belgrado no Inverno!
5. Visitar a Cidadela de Belgrado
Depois de mais uma passagem pela estação e de termos estado à espera, o que pareceu uma eternidade, pelo tram que nos levaria a zona da cidadela de Belgrado, decidimos que iríamos a pé. Pelo menos aquecíamos, enquanto fazíamos exercício! Sendo assim, é exequível, até no Inverno! Mas também nos permitiu abordar a fortaleza de Belgrado pela zona ribeirinha, de onde se tem uma noção da grandeza do seu conjunto e da sua localização estratégica em Belgrado, algo que não se consegue pelo lado da cidade.
Com as suas origens desde os tempos pré-ocupação romana de Belgrado, o que hoje se pode ver e o que resta de reconstruções no período turco e do império austro-húngaro. O labirinto de túneis e portas, ladeados por ruínas romanas e pequenas igrejas ortodoxas perfazem um cenário que merece o esforço de muitos locais e turistas que sobem a fortaleza pelo lado do rio em Belgrado.
6. Provar testículos de touro na estalagem mais antiga de Belgrado
Estava na hora de almoço quando entramos na parte da cidade antiga de Belgrado, a sul da cidadela, e junto a catedral ortodoxa almoçamos no restaurante da mais antiga estalagem da cidade, com o sugestivo nome “?”. Esta designação tem uma história curiosa, pois aquando da sua construção, a estalagem era conhecida por Café Catedral, mas um coro imensos de protestos que achavam que este nome era desrespeitoso para com Deus levou o dono a passar o nome do seu estabelecimento para o tal “ponto de interrogação”, algo talvez de carácter temporário mas que se tornou definitivo. O que é certo é que a comida era deliciosa, incluindo as glândulas sexuais de touro grelhadas!
7. Passear na Baixa Comercial
Reconfortados com a refeição em Belgrado, e depois de mais uma passagem pela estação, passeamos pela zona comercial da cidade de Belgrado, onde existem alguns murais de street art interessantes.
8. Skadarlija em Belgrado
Seguimos depois para o bairro Skadarlija, local de artistas e poetas, conhecido pelo seu charme, mas que durante o rigoroso inverno vê a sua actividade consideravelmente diminuída!
Bebemos mais um chocolate quente (e um Portugalia Night!) no bar dos viajantes Globetrotters, fizemos umas compras pelo caminho e descemos novamente para a estação onde, estafados, aguardamos num café pela hora do comboio em Belgrado. Estava na altura de partir para o segundo troco do Expresso do Oriente: Belgrado – Sofia.
Se está a pensar viajar nos Balcãs não pode perder estes nossos artigos aqui no blogue
- VIAJAR NOS BALCÃS – Um artigo cheio de dicas para um roteiro de duas semanas nos Balcãs, com dicas detalhadas sobre transportes, cruzamento de fronteiras nos Balcãs, segurança, alojamento, passaporte, vistos, alojamentos, lugares onde comer, o que visitar, ver e fazer e muitas sugestões para aproveitar a sua viagem aos Balcãs.
- VISITAR DUBROVNIK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Dubrovnik, com dicas do que ver e fazer nesta bela cidade que serviu de cenário à série Game of Thrones.
- VISITAR KOTOR – Um artigo cheio de dicas para preparar uma viagem a Kotor, no Montenegro, recheada de sugestões do que ver e fazer nesta pérola dos Balcãs.
- VISITAR SKOPJE – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Macedónia do Norte, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VIAJAR NO KOSOVO – Se procura as melhores dicas para viajar o Kosovo, não perca este nosso artigo. Como chegar, o que ver, o que fazer, cruzamento de fronteiras, segurança, documentos, alojamento, transportes, está tudo aqui!
- GUERRA DA JUGOSLÁVIA – Se vai viajar nos Balcãs este é um artigo que lhe deve ser útil e de leitura obrigatória. É impossível viajar nos Balcãs e perceber como funciona os países sem perceber as feridas das guerras entre estes locais.
- VIAJAR NA MACEDÓNIA DO NORTE – Um artigo com dicas de viagem sobre o que precisa de saber para conhecer a Macedónia, um país dos Balcãs.
- VISITAR TIRANA – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Albânia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VIAJAR NA ALBÂNIA – Um artigo com dicas de viagem sobre o que precisa de saber para conhecer e viajar na Albânia, um país dos Balcãs.
- ROTEIRO PARA FÃS DA GUERRA DOS TRONOS EM DUBROVNIK – Se é fã do Game of Thrones não pode mesmo perder este artigo e este roteiro quando for a Dubrovnik.
- VIAJAR NO MONTENEGRO – Um artigo com dicas práticas de viagem sobre tudo o que precisa de saber para viajar na Albânia, um país dos Balcãs.
- VIAJAR NA BÓSNIA HERZEGOVINA – Um artigo com dicas práticas de viagem sobre tudo o que precisa de saber para viajar na Bósnia Herzegovina, um país dos Balcãs.
- VISITAR SARAJEVO – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Bósnia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
- VISITAR BELGRADO – Um artigo com as nossas melhores dicas para visitar a capital da Sérvia, com tudo o que não pode perder nesta capital dos Balcãs.
Boa tarde
Por favor estou indo agora em Maio e vou fazer Sofia -Belgrado existe algum trem direto ou companhia de ônibus que faça o percurso?
Sim, há. Nós apanhamos o comboio. Basta comprar bilhetes na estação.
Olá!
Só estiveram em Belgrado?
Sim, foi durante uma viagem no Expresso do Oriente.
Muito bem. Gostei.