Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal

Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal
Saímos das dunas do deserto de Lompoul e apanhamos uma boleia de um rapaz senegalês que nos deixou na cidade de Kebémér. Aí ainda tentamos apanhar boleia do seu pai mas depois de esperar uma hora no cruzamento da estrada desistimos e arranjamos um sept-place para Thiés, onde apanhamos um táxi particular para nos levar a Dakar com passagem pelo lago Rosa.
Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal

Quando chegamos a Thiés eram 13 horas e nós sabíamos que para visitar o lago Rosa e o ver “rosa” teríamos que chegar ao nosso destino até às 14 h. Ainda estávamos a cerca de 40 km pelo que a opção do transporte público já não se punha. Nunca chegaríamos a tempo. Como o nosso objectivo era visitar o lago Rosa a caminho da capital senegalesa optamos por pagar um táxi particular (25 000 XOF) para o tramo restante da viagem.

Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal
O lago Retba ou lago Rosa é bastante popular na internet devido à cor das suas águas que se tornam rosáceas na estação seca. A coloração das suas águas deve-se à acção combinada de uma elevada salinidade, com mais 40% de sal do que os outros mares do globo, e de uma micro-alga – Dunaliella salinaque sobrevive nestas águas e que liberta um pigmento avermelhado.
Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal
Não tínhamos grandes expectativas em ver o lago com a coloração que lhe dá nome pois sabíamos que era muito difícil. Apesar de sabermos que a sua cor rosa só é visível na estação seca (que corresponde exactamente a esta época do ano, entre Dezembro e Fevereiro) e nas horas em que o sol incide a sua radiação na vertical, achamos que este seria mais um lugar de “publicidade enganosa”. A verdade é que já lá chegamos um bocado tarde (já eram 14.30 h) e apesar de estarmos na estação seca, o lago ainda tem muita água pelo que a cor não está bem apurada. No entanto, com algum esforço por parte da máquina fotográfica é possível captar alguma cor nas fotografias, embora no terreno a cor não seja bem visível.
Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal
O lago Rosa não atrai só os turistas pela cor das suas águas. O alto teor de sal das águas permite flutuar facilmente tal como acontece no mar Morto. Apesar de termos declinado a oferta de tomar banho no lago ou de um passeio de barco, aproveitamos para conhecer o local onde trabalham os recolectores de sal. Tivemos azar, era sexta-feira e os recolectores de sal não estavam a trabalhar (no Senegal a maioria da população é muçulmana) mas vimos os barcos atracados nas margens e os montes de sal extraídos do lago. Os recolectores de sal do lago podem chegar a passar mais de 6 horas dentro desta água e para evitarem a desidratação e a destruição dos tecidos da pele, cobrem-na com manteiga de castanha de carité.   
Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal
Apesar do mítico rally Paris – Dakar terminar aqui (pelo menos até 2009), o lugar deixou-nos pouco entusiasmados. As viagens também têm destas coisas. Sendo assim, seguimos viagem em direcção a Dakar e aproveitamos o facto de estarmos num táxi particular para evitar andar perdidos na capital senegalesa e ir directamente para o hotel. Na realidade não ficamos num verdadeiro hotel, mas num aparthotel mesmo no centro de Dakar, no Plateau. Estávamos prontos agora para explorar Dakar e as ilhas nas suas imediações, mas isso, é outra história.   
 
Visitar o LAGO ROSA no deserto do Senegal e ver os pescadores tradicionais | Senegal

Se vai viajar para o Senegal, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • ROTEIRO PARA VIAJAR NO SENEGAL – Partilhamos neste artigo o roteiro que fizemos para viajar do Senegal cerca de duas semanas.
  • VISITAR DAKAR – Tudo o que precisa de saber para para visitar a capital do Senegal, a cidade de Dakar, com as nossas dicas de viagem.
  • ONDE DORMIR DO SENEGAL – Este é um artigo onde partilhamos todos os alojamentos que usamos para dormir no Senegal e com fizemos a sua marcação antecipada.
  • AGRICULTURA ITINERANTE DE QUEIMADA – Um artigo mais teórico sobre o modo de vida das populações rurais do Senegal e do tipo de agricultura que praticam.
  • VISITAR A ILHA DE NGOR – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ngor, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
  • VISITAR A ILHA GORÉE – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Gorée, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
  • VISITAR O LAGO ROSA DO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para chegar e visitar o lago rosa no Senegal está neste artigo.
  • VISITAR O DESERTO DE LOMPOUL – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto de Lompoul, no Senegal, com pernoita num desert camp maravilhoso.
  • VISITAR O PARQUE NACIONAL DJOUDJ – Um artigo sobre o maravilhoso parque de Djoudj, um lugar extraordinário para observação de aves.
  • TALIBES NO SENEGAL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre as crianças Talibes, no Senegal.
  • VISITAR SAINT LOUIS NO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para visitar e explorar a belíssima cidade colonial de Saint Louis no Senegal.
  • VISITAR O DELTA DE SINE SALOUM – Um artigo sobre a nossa experiência a explorar um dos lugares mais maravilhosos do Senegal, o delta de Sine Saloum, cheio de dicas e sugestões para aproveitar a região.
  • VIAJAR NO SENEGAL – Um artigo com a nossa experiência a explorar o Senegal em transportes públicos, autocarros e “sete place”, típico no Senegal.
  • VISITAR O PARQUE NIAKOLO KOBA – A nossa experiência para visitar o parque Niakolo Koba, no Senegal, de forma independente.
  • VISITAR TABACOUNDA – Um artigo com a nossa experiência no sul do Senegal, na povoação de Tabacounda, a caminho do parque de Niakolo Koba.
  • VISITAR DJIFER E JOAL-FADIOUTH – Tudo o que precisa de saber para explorar a costa do Senegal na região de Djifer e Joal-Fadiouth.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

4 Comentários

  1. Impressionante a cloração dessas aguas, lugar magnifico

    1. Carla Mota diz: Responder

      É mesmo. É incrível. Se não fossem as fotos uma pessoa nem conseguia perdurar as memórias.

  2. Nossa que lugar incrível, estão de parabéns pelo ótimo trabalho.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.