VIAJAR NO SENEGAL | Como sobrevivemos e andamos nas estradas e trânsito do Senegal

VIAJAR NO SENEGAL | Como sobrevivemos e andamos nas estradas e trânsito do Senegal
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Sabíamos que as deslocações no terreno por terras africanas iam ser um desafio e seriam determinantes no sucesso do nosso itinerário no Senegal. Os transportes públicos no Senegal não têm horários estabelecidos, e as estradas têm as suas limitações, por isso existiam razões suficientes para termos alguma flexibilidade nos nossos planos. No entanto, resolvemos ser ambiciosos!
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As opções no terreno são variadas. Os autocarros de longo curso no Senegal chamam-se cars mourides (propriedade da irmandade islâmica de Touba) e ligam Dakar às principais cidades do país. São uma opção barata, mas lenta, penosa e imprevisível. Todos os veículos de transporte público de tamanho menor do que estes autocarros são denominados por taxi-brousse (táxi do mato). Saem quando completos, sendo que o tempo de espera depende da zona onde nos encontramos e da hora do dia. Regra geral, o melhor momento é entre as 6.00 e as 9.00h.
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Dentro desta categoria, existem os ‘Ndiaga Ndiaye (também conhecidos por grand cars), mini-autocarros Mercedes de 32 lugares que ligam localidades próximas, parando frequentemente, uma vez que em algumas regiões são o único meio de transporte público. Distinguem-se pela sua cor branca e a palavra Alhamdoulihali (graças a Deus) escrita na parte da frente. Um pouco mais pequenos, e operando sobretudo em zonas rurais, os petits cars cumprem a mesma função.
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Finalmente, o táxi sept-place, um Peugeot 504 de 7 lugares (como o nome indica), normalmente em condições decrepitas, mas que constitui a opção mais fiável e rápida (ainda que mais cara) para deslocações longas por todo o país. Quem chega primeiro senta-se ao lado do condutor e os restantes vão preenchendo os lugares das restantes duas filas. Esta seria a opção em que iríamos basear o nosso ambicioso itinerário, e até agora não nos desiludiu.
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Como é então um dia normal de trânsito pelo Senegal? Esqueçam o descanso e preparem-se para levantar cedo. Desde que cá estamos a hora a que o despertador toca não ultrapassou as 7.00h! E a viagem de regresso de Tambacounda não foi excepção. Às 6.00h, lavar a cara e os dentes e arrumar as mochilas. Um pequeno-almoço rápido no hotel, e sair com a primeira luz da alvorada. Apanhamos um táxi na avenida principal até à gare routière, a estação local. Não sem antes pararmos para meter gasóleo (para um percurso de 3 km!) pois os tanques dos táxis andam sempre na reserva!
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Apanhamos um sept-place em direcção a Kaolack, saindo às 7.30h. Neste troço a estrada está em boas condições e, apesar do lugar apertado, a viagem de 4h faz-se bem. Os senegaleses que rondam a gare (adultos e crianças) não têm uma abordagem agressiva e os motoristas cobram-nos o mesmo preço dos locais, puxando um bocadinho no preço da bagagem.
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Resolvemos fazer uma pausa na viagem em Kaolack para visitar o seu mercado coberto, diz-se um dos maiores de África, tendo sido interessante ver os costureiros partilhar quase o mesmo espaço com os vendedores de carne. Mas o calor começava a apertar e ainda não sabíamos o que o nosso percurso para o dia nos reservava, por isso continuamos, apanhando outro táxi, novamente até à gare routière nord. Dali seguimos em sept-place em direcção a Mbour, mas saindo num cruzamento numa localidade chamada Ndiosomone. Mais 1 hora e meia numa estrada em muito más condições, de tal forma que os veículos por vezes saem da estrada e seguem ao lado por terra batida. Era o Senegal.
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Quando saímos no cruzamento, eram cerca das duas da tarde, com um calor intenso. A única opção no local era um grand car que estava quase cheio. Tínhamos 2 lugares junto à porta traseira, pela qual entram os passageiros depois de serem colocadas as suas bagagens no tejadilho. Este último também acabou por carregar vinte enormes sacos de amendoins. O percurso de 30 km que nos separava do nosso destino, a vila no delta de Ndangane, demorou 2 horas. O autocarro parava por  vezes de 100 em 100 m para deixar entrar e sair pessoas e mercadorias, tudo isto condimentado por um cheiro intenso a peixe seco transportado pelos locais e um calor abrasador. Por companhia tivemos uma anciã muito simpática, a quem a Carla chamou carinhosamente mãe Senegal.
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Mas ainda não era o fim. O autocarro finalizou a sua marcha em Fimla, a cerca de 5 km de Ndangane, onde tivemos de apanhar um novo táxi partilhado (o último do dia!) para percorrer estes quilómetros finais, mais uma vez na companhia da nossa mãe Senegal.
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Chegamos ao nosso destino cerca das 17.00h. Um longo dia de trânsito no Senegal, quase de sol a sol, por terras senegalesas. Isto é África!
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Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

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