Visitar o DESERTO DE LOMPOUL e dormir num acampamento debaixo do céu estrelado | Senegal
Colocado em
Depois de passar a passagem do ano em Saint Louis e de descansar algumas horas, saímos de manhã da cidade num sept-place com destino a Thiés e a Lompoul. O nosso destino não era a segunda cidade senegalesa, mas sim uma povoação de dimensão média, Kebérmér, onde paramos passado duas horas de viagem. Aí arranjamos um táxi para nos levar até à aldeia de Lompoul, a povoação mais próxima das dunas de areia do deserto homónimo no norte do Senegal. Em Lompoul, uma boleia de 4×4 levou-nos até ao nosso acampamento no meio das dunas. Estava uma tarde bem quente e abafada e só umas horas de descanso deitados debaixo de um eucalipto nos protegeu.
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery, a determinada altura dizia:
Eu sempre amei o deserto. A gente senta-se numa duna de areia. Não se vê nada. Não se escuta nada. E no entanto, no silêncio, alguma coisa irradia…
O deserto de Lompoul é um deserto bastante modesto (tem menos de 20 quilómetros quadrados) mas é a continuidade geográfica do deserto do Sahara e dos grandes ergs da Mauritânia que ficaram esquecidos junto ao Atlântico. Como qualquer deserto é dominado por paisagens monótonas, grãos de areias em número infinito e tons monocromáticos. No entanto, são estes locais que nos fazem viajar, quer no tempo, quer no espaço.
Tal como o pequeno príncipe sentei-me numa duna em Lompoul. Fechei os olhos e não vi, nem senti nada. Porém, no silêncio do deserto há sempre alguma coisa coisa que irradia. Senti-me viajar no tempo e no espaço. De olhos bem fechados voei no meu mundo. Escutei o som do silêncio do deserto do Thar na Índia, do Sahara no Egipto e Marrocos, do deserto de Atacama no Chile e no Peru, do deserto do Gobi na Mongólia, do deserto de Taklamakan na China ou do deserto iraniano no Irão. Escutei o som e senti os cheiros. O som é igual mas o cheiro da areia é bem diferente. As cores, bem, as cores das areias do deserto são todas diferentes. Esta é laranja, o mesmo tom das areias do deserto de Marrocos.
Todos nós temos os nossos desertos, todos nós temos que os superar e atravessar, mesmo quando não sabemos o que vamos encontrar depois. Para não me esquecer dos desertos que vou ultrapassando na vida recolho areias dos meus desertos geográficos. Guardo-as em casa, dentro de um pequeno recipiente. Esta recordação não me deixa esquecer que o mundo também é feito de lugares estéreis. Mas, nesses mesmos lugares estéreis, há um horizonte que nos faz caminhar na sua direcção. Esse horizonte é a esperança. Esperança de encontrar vida. E, como disse o pequeno príncipe
O que torna belo o deserto, é que ele esconde um poço nalgum lugar.
As passagens pelos meus desertos têm sido efémeras e recheadas de vida e alegria depois de os cruzar. Estas passagens tornam-me forte e atenta, talvez porque gosto especialmente de dedicar o meu tempo olhando o horizonte. Em busca daquele momento em que o sol se põe e a noite cai. Em busca do momento em que o horizonte tem algo novo para me mostrar.
Em busca do momento em que o deserto se converte num lago. Mas para isso, é preciso ter esperança e viajar. Viajar na esperança de encontrar mais um deserto a ser atravessado e sentir que, de alguma forma, na terra seca por onde caminho diariamente também encontrarei uma fonte de água.
Se vai viajar para o Senegal, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
ROTEIRO PARA VIAJAR NO SENEGAL – Partilhamos neste artigo o roteiro que fizemos para viajar do Senegal cerca de duas semanas.
VISITAR DAKAR – Tudo o que precisa de saber para para visitar a capital do Senegal, a cidade de Dakar, com as nossas dicas de viagem.
ONDE DORMIR DO SENEGAL – Este é um artigo onde partilhamos todos os alojamentos que usamos para dormir no Senegal e com fizemos a sua marcação antecipada.
AGRICULTURA ITINERANTE DE QUEIMADA – Um artigo mais teórico sobre o modo de vida das populações rurais do Senegal e do tipo de agricultura que praticam.
VISITAR A ILHA DE NGOR – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ngor, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
VISITAR A ILHA GORÉE – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Gorée, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
VISITAR O LAGO ROSA DO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para chegar e visitar o lago rosa no Senegal está neste artigo.
VISITAR O DESERTO DE LOMPOUL – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto de Lompoul, no Senegal, com pernoita num desert camp maravilhoso.
VISITAR O PARQUE NACIONAL DJOUDJ – Um artigo sobre o maravilhoso parque de Djoudj, um lugar extraordinário para observação de aves.
TALIBES NO SENEGAL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre as crianças Talibes, no Senegal.
VISITAR SAINT LOUIS NO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para visitar e explorar a belíssima cidade colonial de Saint Louis no Senegal.
VISITAR O DELTA DE SINE SALOUM – Um artigo sobre a nossa experiência a explorar um dos lugares mais maravilhosos do Senegal, o delta de Sine Saloum, cheio de dicas e sugestões para aproveitar a região.
VIAJAR NO SENEGAL – Um artigo com a nossa experiência a explorar o Senegal em transportes públicos, autocarros e “sete place”, típico no Senegal.
VISITAR O PARQUE NIAKOLO KOBA – A nossa experiência para visitar o parque Niakolo Koba, no Senegal, de forma independente.
VISITAR TABACOUNDA – Um artigo com a nossa experiência no sul do Senegal, na povoação de Tabacounda, a caminho do parque de Niakolo Koba.
VISITAR DJIFER E JOAL-FADIOUTH – Tudo o que precisa de saber para explorar a costa do Senegal na região de Djifer e Joal-Fadiouth.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Os humanos movidos, ainda que provisórios, pela CUIÉS, que significa o silêncio mais interior que exterior, se adaptam melhor ao mundo moderno, que cerceia silêncios de um planeta outrora “desabitado”. Os anciões dos tuaregues foram testemunhas deste silêncio até início da década de 60. De lá pra cá as turbinas dos jatos imitam surdos trovões longínquos à distância. E aquele humano habitante do deserto contemplado pela CUIÉS tem nestes novos trovejados como que sinais acalentadores dos irmãos tecnológicos agraciados por forças que também vem de Deus. Fiquem com Deus…:)
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Os humanos movidos, ainda que provisórios, pela CUIÉS, que significa o silêncio mais interior que exterior, se adaptam melhor ao mundo moderno, que cerceia silêncios de um planeta outrora “desabitado”. Os anciões dos tuaregues foram testemunhas deste silêncio até início da década de 60. De lá pra cá as turbinas dos jatos imitam surdos trovões longínquos à distância. E aquele humano habitante do deserto contemplado pela CUIÉS tem nestes novos trovejados como que sinais acalentadores dos irmãos tecnológicos agraciados por forças que também vem de Deus. Fiquem com Deus…:)