Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal

Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal
Costumamos dizer, em tom de brincadeira, que África só começa a sul do Sahara. Embora geograficamente falando isto seja mentira, a verdade é que a África negra nada tem que ver com o Magrebe ou sequer com o nordeste africano. Chegar a esta África negra não foi difícil, mas entrar, teve claramente os seus momentos.
Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal
Quando o avião aterrou no aeroporto de Dakar pouco passava das 21 horas e a noite já estava bem cerrada. Entramos numa espécie de hangar onde centenas de estrangeiros, negros e brancos, esperavam por um carimbo no passaporte e um visto de entrada. Pusemos logo as mãos à cabeça e preparamo-nos para um autêntico combate de boxe. Eu esquecera-se do boletim de vacinas internacional (dahhhh) e os nossos vistos biométricos (tirados dias antes online) não tinham sido confirmados pela embaixada. Assim, a nossa entrada estava em aberto. Após uma hora de fila, em que descobrimos que os negros “papam” os brancos na arte de “dar o golpe”, chegamos ao primeiro guiché. Sem grandes problemas e depois de um sorriso rasgado para a webcam saiu um carimbo de entrada. Mas não se ficou por aqui. No segundo round, quase meia hora de fila depois, novo sorriso para outra webcam e sai um visto de entrada com fotografia personalizada. Lindo, a justificar os 50€ que pagamos pelo visto!
Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal
Mas, como qualquer combate de boxe que se preze, também nós fomos ao terceiro round. Num outro hangar, havia uma passadeira mecânica onde as bagagens se amontoavam e caíam. Todos os voos que chegaram nessa noite estavam a ser descarregados ao mesmo tempo e alguns funcionários tiravam as malas para o chão de forma a poderem colocar outras. Mais uma hora de volta das bagagens e eis que surgem as nossas mochilas, como que aparecidas de entre as brumas.
Munidos de tudo, saímos do aeroporto para nos encontrarmos com o rapaz do hostel que nos ficou de apanhar aqui. Lá estava ele, super simpático no meio da multidão. Esperamos alguns minutos por uma rapariga italiana que trabalha numa ONG e que vai connosco para o hostel. Entre o levantar dinheiro no multibanco do aeroporto (que não funciona) e um cambio, a mochila do Rui “abriu-se” para África e presenteamos algum senegalês com um frontal da Petzl e um telemóvel e carregador comprado na Turquia. Pelo menos, o larápio foi bem servido.
Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal
A nossa passagem por Dakar foi bastante efémera. Chegamos ao hostel na praia N’Gor já passava da meia-noite e saímos de manhã pelas 6.30h. Dakar ficaria para o final desta aventura. Queríamos começar por conhecer o resto do país, as aldeias, a vida fora das grandes cidades e as paisagens naturais.
Sendo assim, apanhamos um sept-place às 7h da manhã para Tambacounda, uma cidade a 500 km a sul de Dakar, e a nossa primeira paragem no Senegal. A viagem por si só já foi uma aventura. Durante 8 horas viajamos numa carrinha de 7 pessoas mas, efectivamente, éramos 10 lá dentro (mais algumas bagagens). Com apenas uma paragem para aliviar a bexiga (por sinal bastante higiénica, dentro dos padrões africanos, claro)  a viagem foi bastante dura. Os músculos das pernas deixaram de se sentir, as costas (meu Deus, será que tenho costas?) pareciam flageladas pelos sacos atrás e os ombros não cabiam no espaço destinado. Tivemos a sorte (estou a ser cínica) de ficar sentados nos bancos traseiros (para duas pessoas, mas onde íamos quatro) e sempre que passávamos por um buraco saltávamos o dobro dos restantes ocupantes da viatura. A tal ponto que senti desenvolver na minha cabeça um hematoma e uma pequena ferida. Nada que o tempo não cure.
Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal
Eram 15.30h quando chegamos a Tambacounda. Sentir os pés a tocar a terra foi uma bênção. O formigueiro nas pernas era tal que foi como se voltasse a aprender a andar, perdendo as forças nos primeiros passos. Alojamo-nos num hotel com algumas cubatas e saímos logo para explorar Tambacounda. Estava nublado e nós queríamos ainda visitar o mercado local de Tambacounda e tratar do tour para o parque Niokolo Koba, no dia seguinte.
Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal
Apesar do pouco tempo que passamos em Tamba (nome carinhoso que os habitantes locais atribuem a Tambacounda), gostamos bastante da cidade. Tambacounda é uma cidade com algum dinamismo porque fica na estrada que faz a ligação ao Mali e à Guiné Konacri. É por aqui que passa o comboio que liga Dakar a Bamako (embora não esteja a funcionar normalmente)  e também é por aqui que entram e saem os camiões carregados de víveres para o Mali. Ao contrário da pequena experiência que tivemos em Dakar, sentimo-nos bastante seguros em Tambacounda, quer no mercado, quer nas ruas dos bairros residenciais e poeirentos da cidade ou nas avenidas mais largas. A população é afável e sorridente. Mas a sua principal característica é a beleza. Os senegaleses, quer homens quer mulheres, são belos e esculturais. Parecem desenhados numa forma e moldados por medida. Exibem um sorriso completamente branco e límpido que contrasta com a sua pela negra, extremamente escura, mas luzidia.
Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal
Só estávamos há 24 horas no Senegal, mas, quando fizemos o balanço do nosso primeiro dia em Tambacounda, concluímos que tinha sido um bom baptismo na África negra.
Visitar TAMBACOUNDA, isto é África e estamos mesmo na África negra | Senegal

Se vai viajar para o Senegal, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • ROTEIRO PARA VIAJAR NO SENEGAL – Partilhamos neste artigo o roteiro que fizemos para viajar do Senegal cerca de duas semanas.
  • VISITAR DAKAR – Tudo o que precisa de saber para para visitar a capital do Senegal, a cidade de Dakar, com as nossas dicas de viagem.
  • ONDE DORMIR DO SENEGAL – Este é um artigo onde partilhamos todos os alojamentos que usamos para dormir no Senegal e com fizemos a sua marcação antecipada.
  • AGRICULTURA ITINERANTE DE QUEIMADA – Um artigo mais teórico sobre o modo de vida das populações rurais do Senegal e do tipo de agricultura que praticam.
  • VISITAR A ILHA DE NGOR – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ngor, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
  • VISITAR A ILHA GORÉE – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha Gorée, ao largo de Dakar, na costa do Senegal, num único dia.
  • VISITAR O LAGO ROSA DO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para chegar e visitar o lago rosa no Senegal está neste artigo.
  • VISITAR O DESERTO DE LOMPOUL – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto de Lompoul, no Senegal, com pernoita num desert camp maravilhoso.
  • VISITAR O PARQUE NACIONAL DJOUDJ – Um artigo sobre o maravilhoso parque de Djoudj, um lugar extraordinário para observação de aves.
  • TALIBES NO SENEGAL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre as crianças Talibes, no Senegal.
  • VISITAR SAINT LOUIS NO SENEGAL – Tudo o que precisa de saber para visitar e explorar a belíssima cidade colonial de Saint Louis no Senegal.
  • VISITAR O DELTA DE SINE SALOUM – Um artigo sobre a nossa experiência a explorar um dos lugares mais maravilhosos do Senegal, o delta de Sine Saloum, cheio de dicas e sugestões para aproveitar a região.
  • VIAJAR NO SENEGAL – Um artigo com a nossa experiência a explorar o Senegal em transportes públicos, autocarros e “sete place”, típico no Senegal.
  • VISITAR O PARQUE NIAKOLO KOBA – A nossa experiência para visitar o parque Niakolo Koba, no Senegal, de forma independente.
  • VISITAR TABACOUNDA – Um artigo com a nossa experiência no sul do Senegal, na povoação de Tabacounda, a caminho do parque de Niakolo Koba.
  • VISITAR DJIFER E JOAL-FADIOUTH – Tudo o que precisa de saber para explorar a costa do Senegal na região de Djifer e Joal-Fadiouth.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.