São Tomé é a ilha maior de um pequeno arquipélago no Golfo da Guiné que desde 1975 (em conjunto com a ilha do Príncipe) é um país independente, mas que durante séculos foi território português (assim como as ilhas próximas de Ano Bom e Fernão de Pó, mais tarde Bioco, que durante 300 anos foram portuguesas mas foram cedidas a Espanha e hoje pertencem à Guiné Equatorial). São Tomé e Príncipe teve uma história atribulada durante estes séculos, mas hoje é um país que luta para se libertar ainda das últimas ligações ao passado, rumo ao desenvolvimento e a um futuro melhor. Parte desse futuro passará com certeza pela manutenção de uma ligação especial a Portugal, mais que não seja pela língua em comum (apesar de muitos são-tomenses falarem crioulo ou forro), sendo São Tomé um destino turístico privilegiado para os portugueses.
Atravessado pelo Equador, com paisagens e clima tropicais, visitar São Tomé e Príncipe é uma oportunidade de conhecer um pedacinho de África acessível aos portugueses, mas sem muitos dos problemas que afectam o continente africano (pelo menos na sua dimensão e gravidade) como a insegurança e pobreza, desfrutar do seu mar, praias e floresta, conviver com a sua população afável e genuína, e ainda descobrir uma parte da nossa história e da nossa relação com África, com bons e maus momentos. Por tudo isto, visitar São Tomé e Príncipe deve ser algo a não perder para todos os portugueses que o possam fazer.
Para informações mais detalhadas e um roteiro completo para visitar São Tomé, compre o nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Se procura um Guia de viagem de São Tomé e Príncipe em pdf, prático e sintético, sobre viajar em São Tomé e Príncipe este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. São Tomé é uma ilha maravilhosa para viajar, e se juntar o Príncipe, ainda será melhor, e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor deste país. Um Guia de viagem de São Tomé e Príncipe com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar em São Tomé e Príncipe de forma independente e em segurança.
PODE COMPRAR AQUI O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR SÃO TOMÉ
Aqui ficam algumas dicas práticas para o ajudar na planificação da viagem e no terreno quando visitar São Tomé.
1. Como chegar a São Tomé
1.1. Viajar de avião para São Tomé
A única forma de chegar a São Tomé é voar. São Tomé é servido por um aeroporto internacional, com voos directos a partir de Lisboa (ou com uma escala técnica em Acra, Gana).
Compre aqui o seu voo para São Tomé aos melhores preços.
1.2. Onde deixar o carro quando visitar São Tomé
Para visitar São Tomé deixámos o carro estacionado no parque do aeroporto do Porto. Pode fazê-lo em qualquer aeroporto. Reservado online e com antecedência, fica mais barato.
Reserve aqui o seu lugar de estacionamento num parque de aeroporto para quando visitar São Tomé
2. Onde ficar em São Tomé
No nosso périplo pela ilha de São Tomé, nós ficámos alojados em diferentes zonas da ilha, incluindo na capital, na costa norte e na costa sul.
- Consulte o nosso artigo com todas as opções para onde ficar em São Tomé, com as melhores zonas e alojamentos.
3. Seguro de viagem para visitar São Tomé
É imprescindível viajar para São Tomé com um bom seguro de viagem. A IATI tem um seguro que é ideal para visitar São Tomé, cobrindo actividades na Natureza. Para além disso, todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta do certificado da apólice. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.
Faça aqui o seu seguro IATI com 5% de desconto.
4. Internet em viagem
O acesso à Internet em qualquer lugar, sem estar dependente da rede de wi-fi dos hotéis, é algo que pode ser muito útil. Como São Tomé não é espaço da UE, o seu tarifário nacional não funciona, e isso quer dizer que poderá gastar os seus dados de Internet muito rapidamente. Em alternativa, poderá assim optar por usar um cartão de dados de Internet, em particular um eSIM, um cartão SIM virtual global, que funciona usando redes de comunicações locais com as quais tem parceria. O eSIM tem também a vantagem de que não é necessário substituir o seu cartão no telemóvel, pois não é um cartão físico. Neste momento, o melhor cartão eSIM do mercado é o da Airalo.
Compre aqui o seu cartão eSIM da Airalo.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR SÃO TOMÉ
São Tomé é uma ilha relativamente grande (com 1000 km2 e mais de 200 mil habitantes) e as estradas nem sempre têm boas condições (especialmente a estrada que segue para sul), o que torna as deslocações mais demoradas. Sendo assim, aconselhamos um mínimo de 6-7 dias para explorar as suas principais atracções. De seguida, apresentamos alguns lugares e actividades que não deve perder quando visitar São Tomé. Para uma lista mais exaustiva, e um roteiro completo, compre o nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe.
1. Visitar uma Roça em São Tomé
As roças fazem parte da alma de São Tomé e Príncipe, sendo a base do seu povoamento e do seu modelo económico e de produção em regime de plantações (sendo os produtos mais comuns ao longo da história a cana-de-açúcar, o café e o cacau). Apesar do abandono ocorrido após a independência de São Tomé e Príncipe em 1975, as roças têm vindo a ser recuperadas, umas para alojamentos, outras para produção novamente. Vale a pena visitar todos os tipos de roça, especialmente aquelas que ainda produzem como a Roça Monte Café e a Roça Francisco Cabral, mas também as que continuam abandonadas e que servem de habitação para as populações locais, como a Roça Agostinho Neto e a Roça de Água Izé.
2. Conhecer a história de São Tomé
A história de São Tomé e Príncipe está intimamente ligada, claro, com a de Portugal, tendo sido território português durante cinco séculos. A expansão do império marítimo português, a exploração da costa ocidental africana, a descoberta do Brasil, o comércio transatlântico de escravos, tudo se interliga nestas pequenas ilhas no Golfo da Guiné. Visitar São Tomé e Príncipe é uma oportunidade única aprender sobre a história deste país e do nosso próprio país, uma história repleta de períodos negros mas também recheada de momentos inspiradores. Um óptimo lugar para começar, quando visitar a cidade de São Tomé, é o Museu Nacional, instalado no Forte de São Sebastião.
3. Explorar as cascatas do interior de São Tomé
O interior de São Tomé é de relevo acidentado e acessos difíceis, em estradas de terra batida que facilmente se tornam intransponíveis quando chove muito. Vale a pena explorar (em veículo próprio com ou sem motorista) essa parte da ilha, e conhecer algumas das principais cascatas de São Tomé tais como a Cascata de São Nicolau (junto à estrada) e a Cascata do Vale do Rio (curto percurso de carro a partir da Roça Monte Café).
4. Admirar a Boca do Inferno
A chamada Boca do Inferno é uma formação rochosa vulcânica na costa a sul da capital e consiste num pequeno vale entre formações que resultaram de antigas escoadas lávicas que arrefeceram em contacto com a água do mar. Hoje, o mar entra furiosamente entre essas formações, explicando o seu nome. Há um miradouro lá perto que permite vistas fantásticas (não desça mais em direcção ao mar pois é perigoso). Um lugar invulgar a não perder quando visitar São Tomé.
5. Desfrutar da Praia das Sete Ondas
A Praia das Sete Ondas é uma das mais bonitas da ilha de São Tomé, com um extenso areal e com um mar que, como o seu próprio nome indica, tem ondas, mas que, para além do surf, também é bom para banhos. É uma excelente praia para relaxar um pouco na sua viagem para sul, com uma bebida na mão e os olhos na paisagem.
6. Ficar a dormir numa roça
Ficar a dormir numa roça em São Tomé é uma das experiências a não perder quando visitar a ilha. Algumas das roças de São Tomé têm vindo a ser transformadas em alojamentos, sendo que constituem uma experiência de imersão na cultura e história de São Tomé. A Roça São João dos Angolares, a caminho do sul, e a Roça Vale dos Prazeres, perto da capital, são duas das melhores opções para ficar em São Tomé.
7. Comer na Roça de São João dos Angolares
No nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe terá uma análise dos melhores restaurantes espalhados pela ilha, mas aqui vale a pena mencionar um caso especial, o restaurante da Roça São João dos Angolares, onde terá uma verdadeira experiência gastronómica gourmet com produtos locais, da autoria do chef João Carlos Silva (que à partida estará presente), responsável pelo programa da RTP “Na Roça com os Tachos”.
8. Ver tartarugas a desovar ou a nascer
As ilhas de São Tomé e Príncipe são conhecidas como destinos para várias espécies de tartarugas, que vão aí desovar, sendo que as pequeninas que sobrevivem à eclosão dos ovos, à corrida para a água e aos primeiros anos de vida, regressam exactamente à praia onde nasceram para pôr os seus ovos. Em São Tomé há várias associações de protecção das tartarugas e sensibilização da população para a sua importância, como o Programa Tatô. Nós fomos assistir à libertação de pequenas tartarugas para o mar e é uma experiência a não perder.
9. Deslumbrar-se com a Praia Piscina
A Praia Piscina é, provavelmente, a mais bonita praia de São Tomé, localizada no extremo sul da ilha. As rochas vulcânicas combinam com as águas azuis-turquesa e areia branca, e ainda a densa vegetação mesmo na orla da praia, para dar origem a uma paisagem magnífica. Devido ao facto de ser remota faz com que quando vá a esta praia a terá provavelmente só para si!
10. Visitar o Ilhéu das Rolas
Visitar o Ilhéu das Rolas é algo absolutamente a não perder quando viajar em São Tomé. Vale a pena o esforço de viagem para o sul que, para além das praias na costa da ilha principal, tem este ilhéu a uma curta distância (facilmente percorrida em pequenos barcos) que exibe praias e enseadas verdadeiramente fabulosas, com as águas mais transparentes do arquipélago. O passeio de barco ao ilhéu pode incluir o almoço (peixe grelhado) numa das praias do ilhéu. A não perder!
Se vai viajar para São Tomé e Príncipe consulte estes artigos
- GUIA DE VIAGEM DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Guia de viagem completo com todas as informações que necessita para viajar de forma independente em São Tomé e Príncipe.
- SÃO TOMÉ – Lugares a visitar e o que ver e fazer na ilha – Um artigo com dicas para viajar para São Tomé e explorar a bela ilha de São Tomé, com lugares a visitar e o que ver e fazer.
- PRÍNCIPE – Lugares a visitar e o que ver e fazer na ilha – Um artigo com dicas para viajar para o Príncipe e explorar a bela ilha do Príncipe, com lugares a visitar e o que ver e fazer.
- ONDE FICAR EM SÃO TOMÉ – Todas as dicas sobre as melhores zonas e alojamentos para ficar na ilha de São Tomé.
- ONDE FICAR NO PRÍNCIPE – Todas as dicas sobre as melhores zonas e alojamentos para ficar na ilha do Príncipe.
- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Roteiro para viajar em São Tomé – Roteiro da nossa viagem na ilha de São Tomé e no ilhéu das Rolas.
- ROTEIRO NA ILHA DO PRÍNCIPE – Entre roças e praias – Roteiro da nossa viagem na ilha do Príncipe.