Visitar a ilha do Príncipe é descobrir uma das ilhas vulcânicas do Golfo da Guiné (aquela que é geologicamente a mais antiga do grupo, formada há 31 milhões de anos), um pequeno paraíso cuja Natureza foi pouco alterada, apesar da história atribulada desde a sua descoberta pelos navegadores portugueses no século XV. A sua biodiversidade e importância na conservação de espécies vegetais e animais levou à sua classificação como Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2012. Apesar de ser uma ilha mais remota e mais pequena (com pouco mais de 100 quilómetros quadrados), a sua densa floresta tropical, com picos vigorosos e numerosas cascatas, as suas praias idílicas, e a sua população simpática e acolhedora (de pouco mais de 6.000 habitantes) fazem com que visitar o Príncipe seja algo a não perder se viajar para São Tomé. Vale a pena ir à ilha do Príncipe, nem que seja por apenas dois ou três dias, e assim conhecer um lado ainda mais belo, cru e genuíno do país São Tomé e Príncipe, onde a agricultura e a pesca continuam a ser as principais actividades de subsistência, e onde o turismo ainda é residual.
Para informações mais detalhadas e um roteiro completo para visitar o Príncipe, compre o nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Se procura um Guia de viagem de São Tomé e Príncipe em pdf, prático e sintético, sobre viajar em São Tomé e Príncipe este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem à ilha do Príncipe. São Tomé é uma ilha maravilhosa para viajar, e se juntar o Príncipe, ainda será melhor, e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor deste país. Um Guia de viagem de São Tomé e Príncipe com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar em São Tomé e na ilha do Príncipe de forma independente e em segurança.
PODE COMPRAR AQUI O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR A ILHA DO PRÍNCIPE
Aqui ficam algumas dicas práticas para o ajudar na planificação da viagem e no terreno quando visitar o Príncipe.
1. Como chegar ao Príncipe
1.1. Viajar de avião para a ilha do Príncipe
A forma mais rápida e eficiente de chegar à ilha do Príncipe é voar. Há voos directos, todos os dias, a partir do aeroporto de São Tomé.
Compre aqui o seu voo para a ilha do Príncipe aos melhores preços.
1.2. Onde deixar o carro quando visitar o Príncipe
Para visitar o Príncipe deixámos o carro estacionado no parque do aeroporto do Porto. Pode fazê-lo em qualquer aeroporto. Reservado online e com antecedência, fica mais barato.
2. Onde ficar na ilha do Príncipe
Na ilha do Príncipe ficámos alojados apenas na capital, mas é preferível também experimentar um alojamento numa roça ou perto de uma praia.
- Consulte o nosso artigo com todas as opções para onde ficar na ilha do Príncipe, com as melhores zonas e alojamentos.
3. Seguro de viagem para visitar o Príncipe
É imprescindível viajar para o Príncipe com um bom seguor de viagem. A IATI tem um seguro que é ideal para visitar o Príncipe, cobrindo actividades na Natureza. Para além disso, todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta do certificado da apólice. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para visitar o Príncipe.
Faça aqui o seu seguro IATI com 5% de desconto para visitar a ilha do Príncipe.
4. Internet em viagem na ilha do Príncipe
Quando visitar o Príncipe, o acesso à Internet em qualquer lugar, sem estar dependente da rede de wi-fi dos hotéis, é algo que pode ser muito útil. Como a ilha do Príncipe não é espaço da UE, o seu tarifário nacional não funciona, e isso quer dizer que poderá gastar os seus dados de Internet muito rapidamente. Em alternativa, poderá assim optar por usar um cartão de dados de Internet na ilha do Príncipe, em particular um eSIM, um cartão SIM virtual global, que funciona usando redes de comunicações locais com as quais tem parceria. O eSIM tem também a vantagem de que não é necessário substituir o seu cartão no telemóvel, pois não é um cartão físico. Neste momento, o melhor cartão eSIM do mercado é o da Airalo.
Compre aqui o seu cartão eSIM da Airalo para usar na ilha do Príncipe.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR A ILHA DO PRÍNCIPE
Apesar do Príncipe ser uma ilha pequena (com pouco mais de 100 km2), o mau estado das estradas e o relevo acidentado faz com que as deslocações sejam morosas. Se quiser explorar as principais atracções da ilha do Príncipe, aconselhamos um mínimo de 4 dias (incluindo os dias de ida e volta para São Tomé). De seguida, apresentamos alguns lugares e actividades que não deve perder quando visitar o Príncipe. Para uma lista mais exaustiva, e um roteiro completo para visitar a ilha do Príncipe, compre o nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe.
1. Visitar uma roça na ilha do Príncipe
As roças fazem parte da história de São Tomé e Príncipe, tendo sido a base do seu povoamento e da estrutura produtiva durante séculos. Muitas roças, principalmente em São Tomé, eram verdadeiras mini-cidades auto-suficientes, e, embora na ilha do Príncipe as roças sejam de menor dimensão, não deixam de ser locais com muita interesse histórico e arquitectónico. Algumas delas, como a Roça Belo Monte e a Roça Sundy foram transformadas em alojamentos, mas há também outras que não foram restauradas e que ainda são ocupadas pela população local e que merecem ser visitadas.
No nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe, apresentamos-lhe as melhores roças da ilha do Príncipe. Para se alojar evite as empresas multinacionais e estrangeiras e opte por fazer um turismo muito mais sustentável e responsável. Temos tudo no nosso guia de viagem de São Tomé e Príncipe. E acredite, é muito mais económico e justo para todos.
2. Fazer um passeio de barco à volta da ilha do Príncipe
Fazer um passeio de barco à volta da ilha do Príncipe é a actividade verdadeiramente a não perder quando visitar o Príncipe. Normalmente, os passeios de barco não dão a volta completa pois as melhores praias da ilha do Príncipe estão situadas na costa norte e oeste, começando na ponta da baía de Santo António até à Baía das Agulhas. É um programa de dia inteiro (com almoço incluído numa praia) a não perder quando visitar o Príncipe.
3. Admirar a Baía das Agulhas
A Baía das Agulhas, a meio da costa oeste da ilha do Príncipe, é um dos lugares mais bonitos da ilha e a não perder quando visitar o Príncipe. A única acessibilidade é de barco, podendo desfrutar da magnífica paisagem, com picos imponentes a destacar-se do manto verde, como o Pico Papagaio, e atracar em praias pequenas e “secretas” verdadeiramente maravilhosas para relaxar e absorver a paisagem.
4. Desfrutar de uma praia só para si na ilha do Príncipe
Não há como contornar este facto; as praias da ilha do Príncipe são a grande atracção da pequena ilha. Praias de areia branca, ladeadas de palmeiras, com águas transparentes e azuis-turquesa e embelezadas por rochas vulcânicas, são várias as praias que se espalham pela costa norte e oeste do Príncipe, e todas elas, ou completamente desertas, ou quase sem ninguém! Haverá muito poucos lugares no mundo que possa visitar e que tenha as praias com a beleza da ilha do Príncipe mas quase sem nenhum turismo. É aproveitar! No nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe, apresentamos-lhe as melhores praias da ilha do Príncipe.
5. Dar a volta à ilha do Príncipe de moto-táxi
Uma das actividades também a não perder quando visitar o Príncipe é aproveitar a boleia de uma moto-táxi e percorrer as estradas da ilha. Ascondições da esmagadora maioria das estradas da ilha do Príncipe são bastante más (piorando quando chove muito), e as motas acabam por ser um meio de transporte mais adequado para ultrapassar essas dificuldades, chegando muito mais depressa do que carros ou jipes. A população sabe disso e por isso é que se podem encontrar várias moto-táxis na cidade de Santo António que, por um preço muito acessível, podem servir de guias numa verdadeira excursão pela ilha do Príncipe.
6. Ver o pôr-do-sol na Ponta do Sol
A Ponta do Sol é o lugar mais privilegiado na ilha do Príncipe para assistir ao pôr-do-sol, com vistas fantásticas para o mar e para a costa oeste da ilha, e admirar o verdadeiro manto verde que é a mancha florestal que cobre quase todo o seu território.
7. Relaxar em Santo António
Se vai viajar para a ilha do Príncipe e vai ficar numa roça ou junto à praia, mesmo assim não deixe de ficar alojado pelo menos uma noite na cidade de Santo António, para poder desfrutar da cultura local, apreciar o ritmo e modo de vida tradicional, e relaxar com vista para a bela baía ou para as montanhas imponentes e verdejantes que formam o pano de fundo para a pequena localidade com pouco mais de 2.000 habitantes que é a capital da ilha do Príncipe.
8. Saborear comida tradicional na ilha do Príncipe
Uma das vantagens de ficar alojado em Santo António é a facilidade co que se desloca para ir almoçar ou jantar a um dos restaurantes locais. A especialidade local é o peixe grelhado e a banana frita, mas existem pratos típicos de São Tomé e Príncipe que não deve perder. No nosso Guia de Viagem de São Tomé e Príncipe, apresentamos-lhe aqueles que nós consideramos os melhores restaurantes locais na cidade de Santo António na ilha do Príncipe.
9. Fazer o trilho da cascata “O Quê Pipi”
Quando visitar o Príncipe, não deixe de fazer o trilho da cascata “O Quê Pipi”, uma das principais cascatas da ilha do Príncipe. É um percurso curto, mas por vezes exigente, num cenário de floresta tropical, com terreno por vezes escorregadio. A recompensa no final de cerca de uma hora de caminhada é uma das cascatas mais bonitas da ilha e onde se poderá refrescar do calor e humidade.
10. Conhecer a história de Maria Correia nas ruínas da praia
De mota ou jipe não deixe de visitar Ribeira Ize e as ruínas da antiga capital do Príncipe, onde poderá conhecer melhor a história de Maria Correia (1788-1861), a lendária “princesa negra” do Príncipe, na altura a pessoa mais rica da ilha (dona de centenas de escravos) e cujo primeiro marido foi José Ferreira Gomes, nascido no Brasil, proprietário de navios negreiros e que terá introduzido o cacaueiro na ilha. A história negra da ilha que nunca deve ser esquecida, num lugar especial onde a vegetação e as raízes das árvores tomaram conta dos vestígios do passado.
Se vai viajar para São Tomé e Príncipe consulte estes artigos
- GUIA DE VIAGEM DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Guia de viagem completo com todas as informações que necessita para viajar de forma independente em São Tomé e Príncipe.
- SÃO TOMÉ – Lugares a visitar e o que ver e fazer na ilha – Um artigo com dicas para viajar para São Tomé e explorar a bela ilha de São Tomé, com lugares a visitar e o que ver e fazer.
- PRÍNCIPE – Lugares a visitar e o que ver e fazer na ilha – Um artigo com dicas para viajar para o Príncipe e explorar a bela ilha do Príncipe, com lugares a visitar e o que ver e fazer.
- ONDE FICAR EM SÃO TOMÉ – Todas as dicas sobre as melhores zonas e alojamentos para ficar na ilha de São Tomé.
- ONDE FICAR NO PRÍNCIPE – Todas as dicas sobre as melhores zonas e alojamentos para ficar na ilha do Príncipe.
- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Roteiro para viajar em São Tomé – Roteiro da nossa viagem na ilha de São Tomé e no ilhéu das Rolas.
- ROTEIRO NA ILHA DO PRÍNCIPE – Entre roças e praias – Roteiro da nossa viagem na ilha do Príncipe.