A segunda parte da nossa aventura de comboio iniciou-se na cidade onde tínhamos parado, Irkutsk, na Rússia, e consistia em pouco mais de 24 horas de viagem até à capital da Mongólia, Ulaan Baatar, agora já no comboio chinês “Transmongoliano” com paragem final em Pequim (Beijing). A primeira coisa que notamos (além dos responsáveis pelas carruagens serem agora homens chineses!) foi que as condições deste comboio não tinham nada a ver com o transiberiano “Rossiya” em que tínhamos viajado até ali. Além de não termos direito a comida nenhuma (ao contrário do comboio russo onde tínhamos direito a um pequeno-almoço e a um almoço bastante razoáveis), os compartimentos eram mais pequenos, as carruagens mais velhas (imagino o que será viajar nestas durante o Inverno…) e só tínhamos uma casa-de-banho, muito mais modesta, e em condições mais precárias. Mas isto, como é só um dia de viagem, não importa muito. Como companheiros de compartimento, tínhamos um casal de jovens suíços pouco faladores (mas simpáticos) com o mesmo destino que nós.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Tudo o que precisa de saber para começar a preparar uma viagem no comboio transiberiano.
Pouco tempo depois de partirmos, o comboio acercou-se do lago Baikal e, a partir dai, a linha acompanha durante largos quilómetros, mesmo junto à água, a margem sul deste lago grandioso (cuja área é equivalente a um terço de Portugal!). Este troco incluía originalmente um percurso ainda maior junto ao lago, mas com a construção de uma barragem no rio Angara, junto a Irkutsk, o nível das águas do lago (que alimenta o rio) subiu 1 metro, inundando parte da linha.
Depois de deixarmos o Baikal para trás, começamos a acompanhar o rio Selenga, com uma paisagem muito bonita dominada pelos tons de verde e pelas povoações nas margens do rio. Paramos então na cidade de Ulan Ude, a última paragem antes de entrarmos na Mongólia, e poucos quilómetros a seguir que nos despedimos da linha transiberiana e entramos na linha transmongoliana. Continuamos a seguir o rio durante bastante tempo, pois este nasce já do outro lado da fronteira.
A fronteira é um teste a nossa paciência de mochileiros! Quase 4 horas parados no lado russo e 3 do lado mongol. Quando finalmente partimos da estação , já nos tínhamos deitado. Como o comboio ia algo atrasado em relação ao tabelado, quando acordamos ainda faltava uma hora de viagem. Aproveitamos para apreciar a paisagem… Estávamos definitivamente na Mongólia!
Quando chegamos a capital, apanhamos um banho de multidão de estrangeiros (ok, cerca de 20)! Foi um primeiro sinal que este país é já um destino turístico popular (pelo menos entre mochileiros!)
Se vai viajar para a Rússia, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DA RÚSSIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto para a Rússia, visto de turismo ou visto para conduzir na Rússia.
- VISITAR MOSCOVO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar uns dias na cidade de Moscovo, a capital da Rússia.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para começar a preparar a sua viagem no Transiberiano.
- VISITAR SÃO PETERSBURGO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a bela cidade de São Petersburgo na Rússia.
- VISITAR VLADIMIR – Tudo o que precisa de saber para visitar Vladimir, uma paragem no Transiberiano.
- VISITAR SUZDAL – Um artigo cheio de dicas para visitar a magnífica povoação de Suzdal, desde Vladimir, na Rússia.
- VISITAR SERGIEV POSAD – Um artigo com tudo o que é precisa saber para visitar uma das antigas capitais imperiais da Rússia, Sergiev Posad, desde Moscovo.
- VISITAR O LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o lago Baikal, desde Irkutsk até Lystvianka.
- VISITAR A ILHA OLKHON NO LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha e as praias maravilhosas do lago Baikal, na Rússia.
- VIAJAR NO TRANSMONGOLIANO – Um artigo sobre a viagem do Transmongoliano desde Irkutsk, na Rússia, até Ulan Batar, na Mongólia.