Em visita à magnífica cidade de Sergiev Posad (desde Moscovo) | Rússia

Sergiev Posad é uma cidade situada a 60 km de Moscovo e pertence ao chamado anel dourado da capital russa. A cidade cresceu em torno de um mosteiro fundado em 1340 por um monge eremita com fama de milagreiro, chamado Sérgio (de Radonezh). O mosteiro rapidamente se tornou o centro espiritual da igreja ortodoxa russa da época e, após a morte do monge fundador, este foi nomeado santo patrono da Rússia. Assim, desde o século XIV que Sergiev Posad é um centro de peregrinação para os russos, que vêm aqui prestar tributo junto ao túmulo de São Sérgio.

Resolvemos dar uma espreitadela, numa visita rápida de um só dia a Sergiev Posad, uma vez que a ligação de comboio demora apenas 1 hora e meia. Sabíamos que os comboios suburbanos que fazem esta ligação saem da estação de Yaroslavsky (a mesma de onde partiremos no Transiberiano) e para lá nos dirigimos de manhã, usando o metro. Quando lá chegamos, não foi fácil saber onde comprar os bilhetes certos mas, com alguma perseverança e paciência (pois ainda tivemos de esperar mais de uma hora pelo comboio), lá conseguimos embarcar. Sabíamos que tínhamos de regressar a Moscovo a tempo de ir ao teatro Bolshoi, por isso tínhamos de ser rápidos.

Quando chegamos a Sergiev Posad dirigimo-nos logo à zona do mosteiro. À volta encontram-se jardins salpicados de bancas a vender souvenirs para turistas e peregrinos (provavelmente a preços diferentes conforme o caso!). A catedral com cúpulas azuis (que estava fechada ao público) domina o espaço interior do mosteiro. Padres ortodoxos residentes no mosteiro são alvo dos olhares dos visitantes. Alguns deles são bastante novos e a Carla questionou-se se a igreja ortodoxa exige o celibato dos seus padres! Ao lado da catedral encontra-se a torre dos sinos e uma fonte supostamente milagrosa, na qual os peregrinos enchiam as suas garrafas. Mais abaixo encontra-se a igreja onde está o túmulo de São Sérgio, onde os peregrinos faziam fila.

Depois de comermos qualquer coisa em Sergiev Posad, resolvemos vir embora pois ja se fazia tarde para o nosso regresso. Tive pena de não subir à torre dos sinos (em obras) pois suspeito que foi lá filmada uma cena de um dos meus filmes preferidos, A Casa da Rússia, com Sean Connery e Michelle Pfeiffer. Tenho de o rever para confirmar…

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.