Sergiev Posad é uma cidade situada a 60 km de Moscovo e pertence ao chamado anel dourado da capital russa. A cidade cresceu em torno de um mosteiro fundado em 1340 por um monge eremita com fama de milagreiro, chamado Sérgio (de Radonezh). O mosteiro rapidamente se tornou o centro espiritual da igreja ortodoxa russa da época e, após a morte do monge fundador, este foi nomeado santo patrono da Rússia. Assim, desde o século XIV que Sergiev Posad é um centro de peregrinação para os russos, que vêm aqui prestar tributo junto ao túmulo de São Sérgio.
Resolvemos dar uma espreitadela, numa visita rápida de um só dia a Sergiev Posad, uma vez que a ligação de comboio demora apenas 1 hora e meia. Sabíamos que os comboios suburbanos que fazem esta ligação saem da estação de Yaroslavsky (a mesma de onde partiremos no Transiberiano) e para lá nos dirigimos de manhã, usando o metro. Quando lá chegamos, não foi fácil saber onde comprar os bilhetes certos mas, com alguma perseverança e paciência (pois ainda tivemos de esperar mais de uma hora pelo comboio), lá conseguimos embarcar. Sabíamos que tínhamos de regressar a Moscovo a tempo de ir ao teatro Bolshoi, por isso tínhamos de ser rápidos.
Quando chegamos a Sergiev Posad dirigimo-nos logo à zona do mosteiro. À volta encontram-se jardins salpicados de bancas a vender souvenirs para turistas e peregrinos (provavelmente a preços diferentes conforme o caso!). A catedral com cúpulas azuis (que estava fechada ao público) domina o espaço interior do mosteiro. Padres ortodoxos residentes no mosteiro são alvo dos olhares dos visitantes. Alguns deles são bastante novos e a Carla questionou-se se a igreja ortodoxa exige o celibato dos seus padres! Ao lado da catedral encontra-se a torre dos sinos e uma fonte supostamente milagrosa, na qual os peregrinos enchiam as suas garrafas. Mais abaixo encontra-se a igreja onde está o túmulo de São Sérgio, onde os peregrinos faziam fila.
Depois de comermos qualquer coisa em Sergiev Posad, resolvemos vir embora pois ja se fazia tarde para o nosso regresso. Tive pena de não subir à torre dos sinos (em obras) pois suspeito que foi lá filmada uma cena de um dos meus filmes preferidos, A Casa da Rússia, com Sean Connery e Michelle Pfeiffer. Tenho de o rever para confirmar…
Se vai viajar para a Rússia, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DA RÚSSIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto para a Rússia, visto de turismo ou visto para conduzir na Rússia.
- VISITAR MOSCOVO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar uns dias na cidade de Moscovo, a capital da Rússia.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para começar a preparar a sua viagem no Transiberiano.
- VISITAR SÃO PETERSBURGO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a bela cidade de São Petersburgo na Rússia.
- VISITAR VLADIMIR – Tudo o que precisa de saber para visitar Vladimir, uma paragem no Transiberiano.
- VISITAR SUZDAL – Um artigo cheio de dicas para visitar a magnífica povoação de Suzdal, desde Vladimir, na Rússia.
- VISITAR SERGIEV POSAD – Um artigo com tudo o que é precisa saber para visitar uma das antigas capitais imperiais da Rússia, Sergiev Posad, desde Moscovo.
- VISITAR O LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o lago Baikal, desde Irkutsk até Lystvianka.
- VISITAR A ILHA OLKHON NO LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha e as praias maravilhosas do lago Baikal, na Rússia.
- VIAJAR NO TRANSMONGOLIANO – Um artigo sobre a viagem do Transmongoliano desde Irkutsk, na Rússia, até Ulan Batar, na Mongólia.