No dia anterior, tínhamos terminado o Rally Mongol. No entanto, estávamos ainda com o ritmo de estrada e queríamos dar uma última volta na Burra. E, uma vez que Ulan Ude se encontra convenientemente localizada perto do Lago Baikal, estava naturalmente escolhido o destino do dia.
O Lago Baikal é uma imensa reserva de água doce, sendo estimado que contenha cerca de um quinto da água doce do planeta em estado líquido. As suas dimensões falam por si: o seu comprimento máximo ultrapassa 600km, e a sua profundidade máxima ultrapassa 1600m. É um marco geográfico da Ásia e um local de visita obrigatória para nós e para todos aqueles que visitam esta região, por exemplo a bordo do mítico Transiberiano.
A partir de Ulan Ude é possível visitar as margens do Lago Baikal em diferentes zonas. Uma delas seria o delta do rio Selenga, que passa em Ulan Ude. Mas, com base em conversas que tivemos, decidimos visitar uma zona mais a norte, na margem oriental do lago, junto às localidades de Turka e Goryachinsk, estâncias balneares para os russos.
Desde o início do dia que o tempo estava muito nublado e, conforme nos aproximávamos do Lago Naikal, o nevoeiro intensificava-se. A estrada era de boa qualidade e fizemos rapidamente os cerca de 200km que nos separavam do nosso destino. A Burra continuava a portar-se muito bem, e em tom de brincadeira até propusemos a ideia de continuar com a Burra até ao estreito de Bering!
Quando chegámos ao lago, as duas localidades estavam quase desertas. Se houve uma época balnear, já tinha acabado. O tempo frio e húmido também não ajudava. Ainda estivemos junto às águas do lago, onde três miúdos russos se banhavam, mas não nos aventuramos, ainda que a temperatura da água fosse claramente superior à do ar circundante.
A paisagem é muito bonita, com floresta abundante e a ilha de Olkhon visível no horizonte, na margem oposta. Decidimos almoçar por ali mesmo, num dos poucos restaurantes que permaneciam abertos. O serviço era de buffet e acabámos por experimentar um puré de batata com carne estufada. Uma comida que nos soube a casa, agora que falta pouco para regressarmos a Portugal.
Regressámos a Ulan Ude fazendo o mesmo percurso em sentido inverso. Queríamos chegar ainda cedo de tarde, para podermos fazer a lavagem da Burra. Este era uma das condições que a organização do Rally Mongol tinha para a entrega dos veículos. A Burra teria de ser lavada, por dentro e por fora, e teria de ser entregue sem nada lá dentro, excepto peças e acessórios.
À entrada de Ulan Ude, encontrámos um centro de lavagem e foi ali mesmo que a Burra teve o merecido duche. A quantidade de lixo e terra que saiu dela! Mas no final ficou como nova. Até nos custa pensar que no dia seguinte teremos de lhe dizer adeus.
À noite, e como em equipa vencedora não se mexe, jantámos no mesmo restaurante do dia anterior, desta vez experimentando umas deliciosas pizas.
Era tempo de regressar ao hostel, um pouco cabisbaixos pela sensação de estarmos perto do fim de uma grande aventura.
Se vai viajar para a Rússia, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DA RÚSSIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto para a Rússia, visto de turismo ou visto para conduzir na Rússia.
- VISITAR MOSCOVO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar uns dias na cidade de Moscovo, a capital da Rússia.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para começar a preparar a sua viagem no Transiberiano.
- VISITAR SÃO PETERSBURGO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a bela cidade de São Petersburgo na Rússia.
- VISITAR VLADIMIR – Tudo o que precisa de saber para visitar Vladimir, uma paragem no Transiberiano.
- VISITAR SUZDAL – Um artigo cheio de dicas para visitar a magnífica povoação de Suzdal, desde Vladimir, na Rússia.
- VISITAR SERGIEV POSAD – Um artigo com tudo o que é precisa saber para visitar uma das antigas capitais imperiais da Rússia, Sergiev Posad, desde Moscovo.
- VISITAR O LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o lago Baikal, desde Irkutsk até Lystvianka.
- VISITAR A ILHA OLKHON NO LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha e as praias maravilhosas do lago Baikal, na Rússia.
- VIAJAR NO TRANSMONGOLIANO – Um artigo sobre a viagem do Transmongoliano desde Irkutsk, na Rússia, até Ulan Batar, na Mongólia.