Ilha de Olkhon, uma ilha paradisíaca no lago Baikal | Rússia

O lago Baikal constitui um marco para qualquer geógrafo. Este lago encerra um quinto da água doce, no estado líquido, do nosso planeta, sendo um dos maiores reservatórios deste precioso líquido. O lago Baikal apresenta uma profundidade máxima de 1652 m e mais de 600 km de comprimento.

Aquando da programação da nossa visita ao lago Baikal estávamos longe de imaginar o paraíso que esta mancha de água ostenta. Resolvemos observar o lago Baikal de várias perspectivas e começámos pela ilha de Olkhon. Pelo caminho encontramos o primeiro português desta nossa viagem. Chama-se Tiago, é de Coimbra, e está a viajar há 8 meses! Já tínhamos saudades da nossa velha língua!

lago Baikal

lago Baikal

Atravessamos uma extensa área da Sibéria e depois de oito horas de viagem, várias avarias no autocarro, uma travessia de ferry e o uso (brilhante) do nosso russo, chegamos a Khuzhir, a capital da Ilha de Olkhon. No início não sabia precisar se se tratava, aparentemente, de uma cidade abandonada ou bombardeada! Foi isto que pensei quando sai do autocarro.

lago Baikal

No entanto, não nos podemos deixar influenciar por uma primeira impressão. Rumamos ao nosso hostel, o mítico lugar onde todos os backpackers se dirigem. Mitologias à parte, o hostel era perfeitamente dispensável porque o paraíso é mesmo a ilha de Olkhon e o lago Baikal. Experimentamos Olmul, o peixe típico do lago e a comida siberiana.

lago Baikal

A ilha de Olkhon surpreende pela beleza das suas águas transparentes e cristalinas, dignas das praias tropicais de areia de coral. Os cabos e enseadas sucedem-se em recantos fantásticos e as árvores ostentam bandeiras da cultura shamanica. Este foi um dos pontos altos da nossa viagem a bordo do transmongol.

lago Baikal

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.