O lago Baikal constitui um marco para qualquer geógrafo. Este lago encerra um quinto da água doce, no estado líquido, do nosso planeta, sendo um dos maiores reservatórios deste precioso líquido. O lago Baikal apresenta uma profundidade máxima de 1652 m e mais de 600 km de comprimento.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Tudo o que precisa de saber para começar a preparar uma viagem no comboio transiberiano.
Aquando da programação da nossa visita ao lago Baikal estávamos longe de imaginar o paraíso que esta mancha de água ostenta. Resolvemos observar o lago Baikal de várias perspectivas e começámos pela ilha de Olkhon. Pelo caminho encontramos o primeiro português desta nossa viagem. Chama-se Tiago, é de Coimbra, e está a viajar há 8 meses! Já tínhamos saudades da nossa velha língua!
Atravessamos uma extensa área da Sibéria e depois de oito horas de viagem, várias avarias no autocarro, uma travessia de ferry e o uso (brilhante) do nosso russo, chegamos a Khuzhir, a capital da Ilha de Olkhon. No início não sabia precisar se se tratava, aparentemente, de uma cidade abandonada ou bombardeada! Foi isto que pensei quando sai do autocarro.
No entanto, não nos podemos deixar influenciar por uma primeira impressão. Rumamos ao nosso hostel, o mítico lugar onde todos os backpackers se dirigem. Mitologias à parte, o hostel era perfeitamente dispensável porque o paraíso é mesmo a ilha de Olkhon e o lago Baikal. Experimentamos Olmul, o peixe típico do lago e a comida siberiana.
A ilha de Olkhon surpreende pela beleza das suas águas transparentes e cristalinas, dignas das praias tropicais de areia de coral. Os cabos e enseadas sucedem-se em recantos fantásticos e as árvores ostentam bandeiras da cultura shamanica. Este foi um dos pontos altos da nossa viagem a bordo do transmongol.
Se vai viajar para a Rússia, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DA RÚSSIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto para a Rússia, visto de turismo ou visto para conduzir na Rússia.
- VISITAR MOSCOVO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar uns dias na cidade de Moscovo, a capital da Rússia.
- PREPARAR O TRANSIBERIANO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para começar a preparar a sua viagem no Transiberiano.
- VISITAR SÃO PETERSBURGO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a bela cidade de São Petersburgo na Rússia.
- VISITAR VLADIMIR – Tudo o que precisa de saber para visitar Vladimir, uma paragem no Transiberiano.
- VISITAR SUZDAL – Um artigo cheio de dicas para visitar a magnífica povoação de Suzdal, desde Vladimir, na Rússia.
- VISITAR SERGIEV POSAD – Um artigo com tudo o que é precisa saber para visitar uma das antigas capitais imperiais da Rússia, Sergiev Posad, desde Moscovo.
- VISITAR O LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o lago Baikal, desde Irkutsk até Lystvianka.
- VISITAR A ILHA OLKHON NO LAGO BAIKAL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha e as praias maravilhosas do lago Baikal, na Rússia.
- VIAJAR NO TRANSMONGOLIANO – Um artigo sobre a viagem do Transmongoliano desde Irkutsk, na Rússia, até Ulan Batar, na Mongólia.