Os melhores trilhos e percursos pedestres em Tenerife | Espanha

Tenerife é um paraíso para os amantes de trilhos e percursos pedestres. Há imensos trilhos para se fazer, a maioria no Parque Nacional do Teide, mas muitos também nas outras áreas da ilha. Para além de visitar os lugares mais emblemáticos de Tenerife, desfrute da natureza e caminhe. Não se vai arrepender. Estes são alguns […]

• Portugal

Do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, e até à Achada do Teixeira, na Madeira | Portugal

O nosso primeiro dia na Madeira foi extenuante do ponto de vista físico, pois logo que chegámos ao aeroporto, por volta das dez da manhã, falámos com o representante da Driving Madeira, entrámos no carro alugado que seria o fiel companheiro no nosso périplo pelas ilhas da Madeira e Porto Santo, e imediatamente nos dirigimos […]

• Trilho PS PR1 – Vereda do Pico Branco e Terra Chã, em Porto Santo | Portugal

Vereda Pico Branco - Terra Chã, Porto Santo | Portugal

A ilha de Porto Santo é muito diferente da sua irmã maior (mas mais nova), a ilha da Madeira. Não tem a vegetação luxuriante da Madeira, nem a imponência dos seus picos mais elevados, mas tem praias naturais de areia, um conjunto de ilhéus muito perto e muito interessantes, tem uma “capital”, Vila Baleira, com […]

• Trilho PS PR2 – Vereda do Pico Castelo, em Porto Santo | Portugal

PS PR2 Vereda do Pico Castelo, Porto Santo | Portugal

Porto Santo é pequeno paraíso para os amantes da Natureza. Não há muitos trilhos para fazer, mas há alguns e são muito bons para conhecer esta magnífica ilha. Um dos trilhos da ilha do Porto Santo que fizemos foi o trilho PS PR2 – Vereda do Pico Castelo. Fizemo-lo pela tarde. O calor não era muito intenso […]

• Portugal
  • Trilho PR9 – Levada do Caldeirão Verde (e Caldeirão do Inferno), na Madeira | Portugal

Trilho PR9 - Levada do Caldeirão Verde (e Caldeirão do Inferno), na Madeira | Portugal

Quando planificámos a nossa viagem à Madeira, os percursos pedestres eram uma das nossas prioridades. Queríamos conhecer a ilha, e não há melhor forma de explorá-la senão a pé. No entanto, o nosso tempo limitado fazia com que tivéssemos que fazer escolhas. Elaborámos um roteiro muito ambicioso, com alguns percursos, procurando diversificar as zonas da […]

• ROTA DOS TÚNEIS (La Fregeneda a Barca d’Alva) | Portugal e Espanha

ROTA DOS TÚNEIS (de Barca d'Alva a La Fregeneda) | Portugal e Espanha

A Rota dos Túneis corresponde a um trilho que segue a antiga linha de comboio que ligava Barca d’Alva a La Fregeneda, na linha que fazia a ligação entre o Porto e Salamanca. A antiga Linha do Douro terminava em Barca d’Alva mas a linha férrea continuava em direcção a Espanha e à Europa. O troço […]

• Os melhores percursos ou trilhos em Portugal

percursos em Portugal

Portugal é um destino fabuloso para se explorar a pé. Com um clima muito agradável, há excelentes trilhos em Portugal para se explorar no Verão, no Outono e Primavera, mas também no Inverno. Há trilhos que dão agradáveis passeios todo o ano, tal como o do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo, e outros que […]

• CAMINITO DEL REY, dicas e tudo o que precisa de saber | Espanha

Caminito del Rey Espanha El Chorro

O Caminito del Rey é um trilho construído pelos antigos trabalhadores das barragens no desfiladeiro de Gaitanes, em El Chorro, Espanha. O caminho foi construído no início do século XX, entre 1903 e 1905, e servia de acesso aos trabalhadores durante a construção da barragem de El Chorro, mas também para a sua manutenção posterior. Depois […]

• Omã
  • Os melhores treks em Omã | Trilhos e percursos pedestres

Os melhores treks de Omã | Trilhos e percursos pedestres

Omã é um destino privilegiado para realizar trekking, alguns dos mais belos que já fizemos. Embora não tivessemos muito tempo, conseguimos fazer três treks em Omã que muito recomendamos e que devem ser incluídos numa viagem pelo país. BALCONY WALK em Jebel Shams (W6) O percurso W6, conhecido pelo nome “balcony walk”, é um dos treks mais […]

• DICAS do Trilho das Fisgas de Ermelo (Serra do Alvão) | Portugal

fisgas de ermelo

O Trilho das Fisgas, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, permite conhecer um pouco da bonita Serra do Alvão e uma das suas paisagens emblemáticas, as Quedas de Água de Fisgas de Ermelo.  A aldeia de Ermelo, onde tem início o trek, é facilmente acessível a partir da vila de Mondim de […]

• Trilho S. Cristóvão do Douro | Portugal

Caminhada Douro

Uma das actividades mais interessantes para fazer no Douro é o trekking entre Provesende e o Pinhão, o chamado Trilho S. Cristóvão do Douro. Pode-se combinar este pequeno trekking com uma visita à aldeia vinícola de Provesende, o local onde se inicia o trek. O trek tem pouco mais de 4 quilómetros e demora entre […]

• Malawi
  • Lago Malawi: Trekking de Nkhata Bay a Lusungwi | Malawi

nkhata bay malawi

O nosso primeiro dia no Lago Malawi foi escolhido para conhecer as pessoas e a cultura das aldeias que circundam a povoação de Nkhata Bay. Depois do pequeno-almoço, saímos de Nkhata Bay para o trekking até à praia Lusungwi. O caminho não está marcado mas no Mayokas Village havia um esboço, desenhado numa folha de papel e […]

• DICAS de viagem nos Passadiços do Paiva | Portugal

passadiços do paiva dicas roteiro viajar

Uma semana depois da inauguração dos Passadiços do Paiva, o Viajar entre Viagens preparou a mochila com o pic nic, juntou um grupo de amigos e foi percorrer o famoso vale do rio Paiva. Outrora um local só acessível aos mais aventureiros, aqueles que desafiavam as fortes correntes e rápidos em barcos de rafting ou kayaks, o vale é agora acessível a todos.

Drave

Uma das nossas prioridades no nosso périplo pela Serra da Freita era explorar alguns dos percursos pedestres emblemáticos desta região, e um deles é o percurso que nos leva à aldeia “mágica” de Drave. Englobado nos percursos do Geoparque de Arouca, tem a designação de PR14, “A aldeia mágica”, e é uma caminhada obrigatória para […]

• Trilho da Frecha da Mizarela (PR7) | Portugal

Frecha da Mizarela

Se tivéssemos que escolher apenas um percurso pedestre que simbolize a essência da Serra da Freita, esse percurso seria o da Frecha da Mizarela, uma cascata alimentada pelas águas do rio Caima, apresentando uma altura que ronda os 75 metros, e que é a queda de água mais alta da Europa, fora da Escandinávia e […]

• Cabo Verde

Trek de Chã das Caldeiras a Mosteiros | Cabo Verde

Para o nosso último dia na ilha do Fogo, iríamos dizer adeus à ilha do Fogo, fazendo o trek de descida de Chã das Caldeiras a Mosteiros, uma cidade junto ao mar, perfazendo um desnível de 1700 m. Teríamos de começar cedo, pois queríamos estar em Mosteiros por volta do meio-dia, de modo a termos tempo de almoçar […]

Ascensão ao cume do vulcão Fogo | Cabo Verde

No nosso segundo dia na Chã das Caldeiras, o nosso objectivo era a ascensão ao cume do vulcão Fogo, a 2829m de altitude, o chamado Pico de Fogo. A história do vulcão confunde-se com a história da ilha, tanto nos seus primórdios, como nos seus tempos de ocupação humana, e percebê-la é compreender a própria […]

• Cabo Verde

Trekking da Ribeira do Paúl, Santo Antão | Cabo Verde

Para o nosso segundo dia em Santo Antão, tínhamos reservado um dos treks mais emblemáticos da ilha, a descida da Ribeira de Paúl a partir da Cova, formada pela cratera de um vulcão extinto, até à Vila das Pombas. Mas não só. No final do trek, iríamos de aluguer de volta para Porto Novo, de […]

Trekking da Ponta do Sol à Cruzinha da Garça, Santo Antão | Cabo Verde

Santo Antão é a segunda maior ilha do arquipélago e é um paraíso para treks em paisagem montanhosa. Os ventos secos e húmidos que varrem a ilha dividem-na em diferentes zonas climáticas. O norte da ilha tem vales verdejantes percorridos por linhas de água temporárias ou permanentes, que são designados pelo nome dessas linhas, ou […]

• Noruega
  • Trekking invernal e viagem ao interior do glaciar Lars em Svalbard | Noruega

Domingo de Páscoa. 8.30 h da manhã. Esperamos a boleia da carrinha da Svalbard Wildlife Expeditions para um tour que aguardamos com expectativa, um trekking invernal. O nosso guia, Mirko, chega e, sorridente, apresenta-se. A coincidência da data religiosa (mais de festa nocturna por estes lados) faz com que sejamos os únicos a fazer a […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 6º dia: Silisit – Narsaq

No nosso último dia de circuito pela região, o nosso destino era a cidade de Narsaq, a 2ª maior cidade do sul da Gronelândia, com cerca de 1700 habitantes. Acordamos em Silisit, e após tomado o pequeno-almoço e organizadas as mochilas, estávamos prontos para apanhar o barco que nos levaria a Narsaq. Seria também o […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 5º dia: Nunataaq – Silissit

Caminhar na Gronelândia pode ser um verdadeiro deleite para a vista, mas não é para qualquer um. Hoje, depois de tomarmos o pequeno-almoço e desmontarmos a tenda, iniciamos o trek do dia. Tinhamos como objectivo a quinta de Silissit, nas margens do fiorde oposto, Eriksfjord. Começamos a caminhar às 9.00h e à partida sabíamos que […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 4º dia: Tasiusaq – Nunataaq

Encontro-me a escrever esta crónica junto à nossa tenda, montada ao lado de um lago, no meio de montes verdejantes, ovelhas que pastam, mosquitos que esvoaçam, e ribeiros de água que correm em direcção ao lago mais próximo. O sol, fiel companheiro durante o dia, está quase a esconder-se atrás de uma montanha. Não há […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 3º dia: Do Blue Ice Camp a Qassiarsuk e Tasiusaq

gg

Choveu durante toda a noite e houve momentos em que o vento soprou bastante forte. Quando acordamos a chuva não cessou e por isso resolvemos arrumar tudo o que tínhamos dentro da tenda e colocar as coisas no abrigo. Durante a manhã passamos o tempo a colocar a bagagem em sacos-plásticos, prevendo que o dia […]

• Gronelândia
  • TREKKING NA GRONELÂNDIA – 2º dia: Convivendo com os gelos flutuantes no Blue Ice Camp

Qooqot Fiord (4)

Embora a bonita povoação de Igaliku convidasse a que ficássemos por alguns dias, o nosso itinerário estava delineado e tínhamos de seguir caminho. À nossa frente, estava uma caminhada, ligando Igaliku ao Blue Ice Camp (nas margens do fiorde), de duração previsível de 4-5 horas, e menos exigente do que o do dia anterior. No […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 1º dia de trek: Narsarsuaq – Itilleq – Igaliku

Com as mochilas grandes guardadas no Blue Ice Café, tivemos que nos restringir a duas mochilas que levam tudo aquilo que iremos precisar para 6 dias de trek em autonomia. Essa tarefa seria simples não fossem os sacos-cama snow-leopard da TheNorth Face, com isolamento Climashield, ocuparem mais de metade de cada mochila. Assim, com tenda, tachos, gás […]

• O paraíso do trekking em Narsarsuaq | Gronelândia

A povoação de Narsarsuaq é um bom local para estar um ou dois dias e desfrutar de alguns treks nas proximidades. O Trekking em Narsarsuaq que são verdadeiros rumos ao paraíso. Nós fizemos 3 treks.  1º Trekking em Narsarsuaq: Signal Hill Este é um trek rápido, embora com um declive acentuado num curto espaço de […]

• Islândia
  • Glacier Guides, uma experiência inesquecível no Vatnajokull | Islândia

Apesar de nos termos aventurado na frente do Sólhimajokull, o glaciar mais acessível do campo de gelo Vatnajokull, a verdade é que, sem o material apropriado e sem a orientação de um guia com experiência no terreno, ninguém se deve aventurar mais do que alguns metros na superfície gelada de um glaciar. Estando acampados no […]

• Portugal
  • No Trilho dos Pescadores, a Rota Vicentina desde Vila Nova de Milfontes até Almograve | Portugal

Da Zambujeira do Mar, partimos de armas (fotográficas!) e bagagens para Vila Nova de Milfontes, a nossa próxima base para a exploração do Trilho dos Pescadores, na Rota Vicentina. Para tal decidimos mimar-nos um pouco e escolhemos a Quinta do Moinho de Vento, um alojamento de qualidade e conforto um pouco superior aquele a que […]

• Na Rota Vicentina, o Trilho dos Pescadores entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe | Portugal

A Rota Vicentina é uma grande rota pedestre, inaugurada em 2012, que cruza o Sudoeste de Portugal e a chamada Costa Vicentina, totalizando 350 km, e estando dividida em dois grandes percursos denominados Caminho Histórico e Trilho dos Pescadores. O primeiro percorre as principais vilas e aldeias entre a cidade de Santiago do Cacém e […]

• Quirguistão
  • Trekking Altyn Arashan | Quirguistão

SAM_3660

Com a minha cara ainda parcialmente inchada, saímos do nosso alojamento de Karakol com os nossos quatro novos amigos quirguizes: um caucasiano e os outros três mongóis. Vamos passar 4 dias juntos nas montanhas por isso vamos funcionar como uma equipa. Resolvemos fazer um trekking de 4 dias desde o vale de Karakol até ao […]

• Turquia
  • Trekking na Capadócia | Turquia

SAM_5733

Há várias maneiras de explorar a Capadócia. A primeira decisão a tomar é escolher o local onde ficar alojado. A nossa escolha recaiu sobre Goreme, uma pequena aldeia turística da região. Goreme tem pouca população local, a maioria das infraestruturas foram transformadas em hóteis, hostels, restaurantes, bares, lojas, etc. Apesar de ser um lugar turístico […]

• Guatemala

Pacaya e o fim de uma grande viagem | Guatemala

Se nos tivéssemos de definir como viajantes, provavelmente diríamos que somos viajantes que queremos ver o máximo possível nos países que visitamos. E essa vontade sobrepõe-se a tudo o resto. Por isso é que fazemos uma planificação rigorosa e detalhada dos locais que queremos visitar, quanto tempo vamos precisar, que transportes usar. Por isso é […]

No cume do Vulcão Acatenango (3975 m) | Guatemala

“Quando escalas uma montanha, mantém-te harmoniosamente em consonância com o seu poder, com o seu espírito, e dá-lhe graças pela ajuda que ela te concede, pois o que te eleva ao cume é tanto a montanha como as pernas do teu corpo.” Ditado índio norte-americano Todo o verdadeiro montanhista ou alpinista sabe que, na alta […]

• Guatemala

Santiaguito, o vulcão mais jovem da Guatemala

“Deus quer, o Homem sonho e a obra nasce”, dizia-nos Fernando Pessoa. Eu e o Rui também tínhamos um sonho há muito tempo. Esse sonho era ver um vulcão activo e a “obra de Deus nasceu” na Guatemala. Sabíamos o quanto era arriscado aproximar-nos de um vulcão activo. Estávamos perfeitamente conscientes dos perigos que enfrentávamos, […]

Vulcão Tajumulco (4220m), topo da América Central | Guatemala

A América Central é a região do mundo limitada a norte pela Península do Iucatão, a sul pelo canal do Panamá, e a oeste a leste pelos oceanos Pacífico e Atlântico, respectivamente. A região é vulcânica porque situa-se na orla do Anel de Fogo do Pacífico, e as montanhas são todas vulcões, muitos extintos, outros […]

• Belize

Cockscomb – Santuário de Vida Selvagem | Belize

A Reserva Natural de Cockscomb está situada no sul do Belize, nas vertentes das Montanhas Maias. Cobrindo uma área de cerca de 400 quilómetros quadrados, é famosa pela diversidade de fauna (cerca de 300 espécies de aves!) e flora que aí pode ser observada e distingue-se por ter sido a primeira reserva do mundo dedicada […]

• El Chaltén, Trekking no Parque Nacional dos Glaciares | Argentina

Introdução Depois de termos visitado o sector Sul do Parque Nacional dos Glaciares e nos termos maravilhado com os glaciares Perito Moreno e companhia, o passo seguinte seria visitar o sector Norte, em El Chaltén. O nosso objectivo era visitar (e andar sobre) o glaciar Viedma, o maior da Argentina, e percorrer alguns dos percursos […]

• Chile
  • Trekking no Parque Nacional Torres del Paine | Chile

Introdução O Parque Nacional Torres del Paine, na Patagónia chilena, é uma das áreas de trekking mais conhecidas do mundo. Abrangendo uma área montanhosa dominada pelas famosas Torres del Paine, gigantescas torres graníticas que se erguem verticalmente do maciço montanhoso atingindo quase 3000 m, apresenta paisagens deslumbrantes que incluem, lagos e lagunas, quedas de água, […]

• Trekking na Tierra del Fuego | Argentina

A Tierra del Fuego está separada da América do Sul continental pelo estreito de Magalhães, tendo este sido navegado pelo explorador português durante 27 dias do mês de Novembro de 1520. Chamou-lhe “Tierra del Fuego” devido aos numerosos fogos que observou ao longo da costa, sinais de aviso de uma tribo indígena para outra […]

• Chile
  • Parque Nacional Vicente Perez Rosales | Chile

Localizado nos Andes Patagónicos, o Parque Nacional Vicente Perez Rosales é a continuação chilena do Parque Nacional Nuapi Huapi, na Argentina. Se quando visitei o parque argentino tive imensa sorte com o tempo, o mesmo não se passou agora. No entanto, não tive chuva, dei-me por isso bastante satisfeita. De manhã bem cedo apanhei um […]

• Ascensão ao vulcão Villarrica em Pucón | Chile

SAM_3312

O vulcão Villarica é um dos vulcões mais activos do Chile e situa-se a poucos quilómetros da cidade de Pucon. Da mesma forma que faz com que a cidade tenha um elevado risco natural, atrai imensos turistas e viajantes aventureiros, que vêem aqui uma oportunidade de ascender ao seu cume. A ascensão não tem dificuldade […]

• Trekking no Parque Nacional de Lanin | Argentina

Situado nas margens do lago Lacar, San Martin de los Andes ostenta o título de “vila mais bonita da Patagónia”. Embora, eu entregasse o título à vizinha Villa la Angostura, a realidade é que a sua localização a torna um grande centro turístico, especialmente para os Argentinos. Depois de ter passado algumas horas relaxada nas […]

• Trekking no Cerro Catedral | Argentina

De manhã bem cedo, preparo-me para sair. Mochila arranjada, alguma comida, bebida e roupa de abrigo. Estou pronta para sair e fazer o trekking do Cerro Catedral. Apanho o autocarro que me leva para Vila Catedral, uma estância de ski a alguns quilómetros de Bariloche. Subo três lanços de teleférico que me levam até ao […]

• Trekking no Aconcágua | Argentina

SAM_5569

O trekking no Parque Natural do Aconcágua é um dos pontos altos para uma visita ao norte da Argentina e aos Andes. É inevitável para quem ama ambientes de montanha. A minha primeira medida em Mendoza foi dirigir-me ao Posto Turístico do Parque Provincial do Aconcágua e solicitar uma permissão. Estava determinada a fazer este […]

• Curso de Alpinismo na Peña Ubina | Espanha

No passado mês de Abril resolvemos tirar um curso de alpinismo. O que nos motivou? Realmente as razões foram várias. Em primeiro lugar está a atracção que a montanha exerce sobre nós. É uma realidade inegável que sempre que empreendemos as nossas viagens elas acabam por ter percursos em montanha e nalguns casos actividades de […]