Em tempos de quarentena e isolamento social, e tal como escrevemos para o Fugas, do Público, estamos com as viagens em suspenso devido ao coronavírus, mas não estamos desanimados. Estamos e vamos continuar pensar em viajar e em viagens. Vamos Viajar nas Memórias. E porquê? Porque viajar é uma forma incrível de aprendizagem. Porque a viagem é a face mais bela da desconstrução dos preconceitos. Porque a viagem é a nossa ligação ao mundo. Porque a viagem nos faz sentir vivos. Porque a viagem torna-nos mais tolerantes e capazes.
É nesta linha que decidimos que, mesmo em tempo de quarentena e isolamento social, vamos continuar a viajar. Mas desengane-se quem acha que vamos sair de casa. Estamos em quarentena há já 14 dias e por aqui vamos continuar, confinados no nosso maravilhoso T1, capaz de conservar sonhos e memórias por muito tempo. Felizmente temos uma bela biblioteca, de viagem e não só, que nos permite viajar. Temos filmes que nos fazem viajar todos os dias. E temos, fruto de uma paixão pessoal, uma espécie de museu etnográfico cá em casa.
A verdade é que a paixão pela viagem pode tomar várias formas, desde a exploração pelo desconhecido, a aventura, a convivência, o turismo, a aprendizagem, a partilha, etc. Há tantas formas de viajar como viajantes e isso é maravilhoso e aí reside a maravilha das viagens.
É por isso que decidimos abrir a nossa casa e partilhar a nossa forma de viajar, através do artesanato que trazemos da nossa exploração do mundo. Temos consciência que carregamos connosco meio mundo, fruto da nossa paixão pela cultura dos lugares. A nossa casa, à medida que os anos passaram transformou-se num pequeno museu, com armários cheios de artesanato, instrumentos musicais, marionetas, objectos de oração, perucas e chapéus. Os armários estão cheios de roupas tradicionais, desde a Mongólia à Índia, passando por blusas bordadas à mão da Guatemala. As paredes cobertas de fotografias e retratos de rostos do mundo. O chão com tapetes da Tunísia. A cama com mantas da Índia. As janelas com cortinas de Marrocos. As mesas com toalhas do mundo. Tudo nesta casa é viagem. Tudo nesta casa é mundo. Quando abro o armário da cozinha quase caem os chás que trago do mundo. As especiarias do Médio Oriente temperam as nossas comidas diariamente.
É sobre estas e muitas outras coisas que vamos falar nos episódios de “VIAJAR NAS MEMÓRIAS”. Vamos falar destes objectos. Mas vamos partilhar também os filmes e livros que nos inspiram a viajar. Todos os dias vamos escolher dois de três coisas: filme, livro, objecto. Vamos ensinar e partilhar. Vamos aprender. Vamos partilhar este mundo que está dentro de nossa casa, este mundo que agora vai entrar na casa de todos aqueles que nos seguem. Todos os dias, às 9h da manhã, vamos partilhar um episódio novo, para que possamos continuar a viajar, a sonhar com viagens e, especialmente, aprender através da viagem. Contamos com a vossa companhia.
Aqui ficam os primeiros episódios, os outros sairão todos os dias no nosso canal do youtube e facebook.