VIAJAR DEPOIS DO COVID-19 – O que já sabemos para começar a preparar novas viagens

VIAJAR DEPOIS DO COVID-19 - O que já sabemos para começar a preparar novas viagens

Nunca a nossa forma de viajar esteve tão desactualizada, ou seja, preparar novas viagens com muita antecedência! Preparar novas viagens vai ser um desafio e exigir bastante pesquisa, embora ainda exista muita incerteza. Na situação actual, face às restrições impostas pela Covid-19, as viagens deste ano têm de ser preparadas quase em cima do joelho, ou seja, à última da hora, especialmente para este verão. Face à imprevisibilidade e mudanças constantes, preparar novas viagens para este ano terá de ser assim! Sendo assim, se pretende viajar para o estrangeiro, tem de estar atento ao evoluir da situação por país mas conheça as suas opções. É isso que nós temos estado a fazer.


COMO PREPARAR NOVAS VIAGENS


1. CONHEÇA AS RESTRIÇÕES DE ENTRADA POR PAÍS

Para saber quais as restrições de entrada e saída nos diferentes países do mundo, com informação detalhada por país, pode consultar essa informação no site da IATA, num mapa interactivo, onde pode clicar e ver como se encontra a situação no momento. Esta informação é actualizada diariamente por isso convém estar atento quando começar a preparar a viagem mas também antes de viajar.

2. CONHEÇA O CALENDÁRIO DE ABERTURA DAS FRONTEIRAS

A União Europeia já tem um calendário preparado para a reabertura das suas fronteiras internas e externas. O calendário ainda não está completo mas vai sendo actualizado. Possivelmente a abertura ao exterior não será uma decisão unilateral dos países, mas sim concertada ao nível da União Europeia. Para já sabe-se que, por exemplo, o Reino Unido já permite a entrada de estrangeiros (com 14 dias de quarentena), a Croácia, Itália e a Grécia preparam-se para abrir ao turismo em Junho, e o Chipre, por exemplo, em Julho. A Turquia prepara-se para abrir também em Junho. Podem ver um artigo da Forbes, onde se discute esta abertura com informação por país na Europa. Já o jornal inglês The Sun partilha num artigo desta semana, o calendário de abertura de alguns países da Europa para os turistas ingleses, realçando que se trata de informações oficiais.

Jornal The Sun

3. CONHEÇA O NOVO PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE VISTOS

Quando preparar a sua viagem deve certificar-se muito bem sobre o novo regime de entrada e obtenção de vistos. A maioria dos países do mundo, se não todos, têm neste momento o procedimento de vistos suspensos. Pelo que, para viajar para fora do seu país, o mais fácil será para países que, até aqui, não exigiam visto de entrada. No entanto, mesmo estes podem passar a exigir, por isso vai ter de ir com calma. A melhor opção para viajar para fora será, para cidadãos da União Europeia, viajar para os 27 países da União Europeia, mais os 3 países que fazem parte do Espaço Schengen, que são Noruega, Suiça e Islândia. Apesar de o Reino Unido não fazer parte do Espaço Schengen nem, desde Janeiro de 2020, da União Europeia, também continua a permitir a entrada de portugueses no seu território sem visto.

4. CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DE ENTRADA NOS TERRITÓRIOS

Muitos dos países e regiões autónomas para onde se poderá viajar neste Verão vão exigir novas regras de entrada. Por exemplo, os Açores vão passar a exigir um teste ao Covid-19 negativo ou quarentena de 14 dias, entre outras opções. Quando marcar a sua viagem confirme bem as regras praticadas no país e na região que vai visitar.

5. CONHEÇA AS NOVAS POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS DO AEROPORTOS

Muitos aeroportos já têm procedimentos e aeroportos preparados para abrir para as viagens depois do Covid-19. Para tal, já determinaram um conjunto de conjunto de políticas e procedimentos que os passageiros terão de adoptar para entrar e sair do aeroporto. Para saber quais as políticas e procedimentos do aeroporto para onde onde quer viajar, veja este artigo.

6. APOSTE NO TURISMO DE BOLHAS

A maioria das fronteiras internacionais externas parece que vai permanecer fechada por algum tempo e ainda não há data prevista para a sua abertura, sendo assim, o melhor, neste momento, é apostar no Turismo de Bolhas. O Turismo de Bolhas é um conceito que começa a aparecer associado à abertura de grupos de países que permitem as viagens entre si. Estas bolhas estão a ser criadas entre a Nova Zelândia, Austrália e Fiji. A ideia é testar a abertura das fronteiras entre países que tenham a situação da Covid-19, mais ou menos, na mesma fase, e depois de reavaliar, reabrir as fronteiras progressivamente a outros países. O mesmo está a ser feito na União Europeia, criando “mini-bolhas”, por exemplo entre a Áustria, República Checa e a Alemanha ou entre a Estónia, Letónia e Lituânia. A Grécia e o Chipre são outro exemplo. Portugal, que se saiba, ainda não está integrado em nenhuma “bolha” mas o facto de estar inserido na União Europeia, pode posicioná-lo neste tipo de turismo que parece que vai passar a funcionar em corredores. O jornal The Guardian tem um artigo muito interessante sobre estes corredores ou Turismo de Bolhas.

Jornal The Guardian

7. APOSTE EM VIAJAR EM PORTUGAL

As viagens internacionais são a maior incerteza neste momento. Nós acreditamos que o mês de Junho vai ser determinante para a definição de uma estratégia para dar resposta à Industria do Turismo mas isso significa que até ao final de Maio não pode preparar as suas viagens para fora. O nosso conselho é jogar pelo seguro. Ou seja, se não quer ficar demasiado vulnerável, espere mais algumas semanas antes de tomar uma decisão. Prepare viajar em Portugal até ao final de Maio e primeiras semanas de Junho e então reavalie a situação. Se não quer ficar dependente do evoluir da situação, a melhor opção é mesmo ficar e viajar em Portugal durante este Verão. Para já esta é a melhor opção para começar a preparar novas viagens.

E O QUE VAMOS NÓS FAZER? VAMOS DESISTIR DAS NOSSAS VIAGENS? COMO ESTAMOS A PREPARAR NOVAS VIAGENS?

O que nós vamos fazer até Setembro ainda não sabemos bem, mas sabemos o que vamos fazendo e como vamos agir. Sendo assim, até meados de Junho vamos ficar em Portugal. Vamos participar numa campanha da ABVP que se chama #euficoemportugal para apoiar o Turismo Nacional. Vamos, juntamente com 46 bloggers portugueses, dividir-nos pelo nosso país e tentar relançar o turismo interno. Nós iremos para o Gerês trabalhar nos trilhos para fazer em montanha. Felizmente, já conhecemos o nosso país muito bem. Nos cinco anos de faculdade, em que tirei o curso de Geografia, viajei pelo país todo de mochila às costas, à boleia, a pé, de carro, de autocarro, de comboio. Nunca sai de Portugal sem conhecer bem o nosso território, país que adoro. Já conhecemos as ilhas todas da Madeira e dos Açores, com excepção de Santa Maria. No entanto, estamos sempre com vontade de voltar.

De seguida, vamos avaliar a situação e ver se é possível viajar e apanhar a nossa viagem no local onde deveríamos estar. A nossa maior esperança reside na viagem à Polinésia Francesa já que é território pertencente à França e os voos entre Paris e a Polinésia Francesa podem ser considerados internos. Estamos a pensar que chegar lá ainda poderá ser possível para este Verão. Não vamos desistir. Dentro desta lógica estamos também a apostar na Ilha Reunião, que está na mesma situação. Vamos ver o que será possível fazer.

Se a nossa viagem não puder prosseguir para o Pacífico, vamos explorar as ilhas da Europa. Há muitas ilhas e há muitas opções. Faltam-nos conhecer muitas ilhas italianas, todas as ilhas gregas, muitas ilhas da Noruega, etc. Felizmente já conhecemos todos os países da União Europeia pelo que conhecer destinos novos dentro das chamadas bolhas não é uma opção. Mas há ainda muitas ilhas que não conhecemos. Por isso podemos dedicar-nos às ilhas, não no Pacífico, mas da Europa.

Não se esqueça, se for viajar este ano, para dentro ou para fora de Portugal, não dispense o seguro de viagem.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

 câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

22 Comentários

  1. ana diz: Responder

    Tudo está muito incerto, mas acho que toda informação sobre viagens depois do covid-19 são importantes. Porque não vamos parar de viajar, só não sei quando vão acontecer rs

    1. Carla Mota diz: Responder

      É isso, mas a gente volta e voltará a viajar ainda com mais vontade depois disto tudo passar.

  2. Adorei o texto, muitas informações importantes de recursos para os viajantes. Tirou algumas dúvidas minhas também. Obrigada por compartilhar.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pela atenção, Alessandra.

  3. Pra falar a verdade, não estamos nem pensando em viagem esse ano, acho inviável, mas concordo que incentivar o turismo dentro do país é uma forma de começar a preparar novas viagens. Interessante esse conceito de turismo de bolhas, também uma possibilidade para a retomada do setor.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Estamos em fases muito diferentes da pandemia. Aqui na Europa as viagens já são uma possibilidade e as pessoas começam a achar que tudo está terminando e que podemos começar a retomar à normalidade, seja o que isso for. Aí no Brasil, acredito que ainda seja muito cedo para isso porque a situação começou bem mais tarde e o combate ao vírus é ainda bem polémico. Força aí.

  4. Eu estava justamente aproveitando o tempo livre para preparar novas viagens. Seu texto me deu novas perspectivas para coisas que não estava reparando bem. Vamos voltar a viajar depois do covid19, mas da mesma forma não sera tao cedo, né?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, para viajar da mesma forma vai demorar algum tempo, mas num passo de cada vez, a gente chega lá. 😀

  5. Nossa, não vejo a hora desse pesadelo acabar, para voltar nossas vidas ao normal. Queria ir para Italia em Novembro, será que vai estar tudo normal. Digo aberto para turismo?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Amélia, eu conto ir a Itália ainda em Julho ou Agosto. Depois te conto. 😀

  6. Um dos posts mais sensatos a respeito de viagem pós COVID-19. Com certeza muitas mudanças acontecerão e é ótimo que já está nos preparando para o novo futuro do Turismo.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai mudar muita coisa, pelos menos nos próximos meses. Convém saber bem com o que podemos ir contando.

  7. Muito bacana seu blog, gostei das dicas!!!

  8. Vera diz: Responder

    Percebo o que diz relativamente ao ” amarguinho de boca ” por não poder viver uma aventura fora da Europa ou no outro lado do mundo. Também já o senti.
    No ano passado, por razões pessoais, não pude afastar-me muito de Portugal. Escolhemos a Roménia, por onde andamos 20 dias de agosto. Diverti-me e desfrutei muito. Por ventura mais do que estava à espera. Por isso, e devido tbm ao covid, o meu plano B será voltar a viajar pela Europa. Já fico contente se puder sair de casa :). Aposto que nos vamos todos divertir neste verão. Pensamento positivo…

    1. André Vinhas diz: Responder

      Cara Vera, penso que partilhamos do mesmo gosto e pensamento, mas para quem tem o bichinho de viajar custa deveras ter que limitar todos os nossos planos, mas em primeiro lugar segurança.
      Se não forem possíveis grandes aventuras, então que sejam mais comedidas, quem sabem descobrir Portugal ou ir á descoberta dessa Europa não sejam boas opções.
      Que tal começar por um belo peixe grelhado e um belo choco frito em Setúbal, acompanhados de um belo vinho:)
      Às vezes as coisas mais simples são as melhores 🙂

      1. André Vinhas diz: Responder

        Isto às vezes do corretor ortográfico é uma treta:)
        Ir à descoberta e descobrir Portugal:)

      2. Carla Mota diz: Responder

        Qualquer pratinho tradicional português acompanhado por um copo de vinho é um bom programa. 😀

    2. Carla Mota diz: Responder

      Sim, eu também acho que isso vai acontecer. Mas nesta luta contra o tempo sei que vou ter que deixar coisas para trás que nunca mais vou fazer.

  9. Susana Taveira diz: Responder

    Se não for possível saírem da União Europeia, também será fantástico acompanhar-vos pelas ilhas europeias 😉

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Susana. Será o plano B. Vai ser bom na mesma mas fica aquele amarguinho de boca que não sabemos explicar. Mas faz parte da vida. 😀

  10. Rui Santos diz: Responder

    Bom dia, viajar para a Tunísia, sabe de alguma informação? Obrigado

    1. Carla Mota diz: Responder

      Ainda não se sabe nada. Acreditamos que o mês de Junho será determinante para saber. Se já tem viagem marcada, o melhor é aguardar. Se ainda não tem, não vale a pena arriscar a marcar agora, será melhor esperar.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.