SEGURO DE VIAGEM IATI e o CORONAVÍRUS (Covid-19) | As respostas às suas dúvidas

SEGURO DE VIAGEM IATI e o CORONAVÍRUS (Covid-19) | As respostas às suas dúvidas

Estamos a viajar há 8 meses na nossa viagem de Volta ao Mundo e o maior desafio que encontramos até agora foi lidar com esta nova realidade que está a assolar o mundo, o Coronavírus. Na qualidade de viajantes, estamos preocupados com o facto de isto poder afectar a nossa viagem, claro, mas especialmente as nossas vidas e as daqueles que amamos. Para além disso, também estamos com muitas dúvidas em relação aquilo com que nos vamos deparar pela frente. É por isso que resolvemos fazer este artigo sobre o Seguro de viagem IATI e o Coronavírus.

Não nos vamos debruçar sobre o vírus em si e as medidas de precaução que devem ser tomadas pois quem de direito já se pronunciou sobre isso, mas sim lembrar apenas que é muito importante estar atento ao evoluir da situação e às recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para saberem mais sobre o vírus podem ler este artigo da Sciense News que é muito directo.

Como viajantes, achamos que este não é um vírus normal e que não deve ser encarado com a ligeireza com que se encara uma gripe, mas apesar de tudo, é importante não sucumbir ao medo. Devemos sim manter-nos atentos, evitar as zonas de risco e, acima de tudo, pensar em nós mas especialmente nos outros. Numa altura como esta é muito importante apelar ao sentimento de comunidade e não ser leviano nas nossas opções de viagem, colocando em perigo de contágio grupos de risco e pessoas que gostamos (ou até que nem conhecemos), como os mais idosos e debilitados.

Estamos neste momento de saída da Austrália, país com apenas uma centena de casos, e vamos hoje a caminho da Nova Zelândia, onde só estão registados três casos. Para já vamos continuar a viagem, pois estaremos na Nova Zelândia durante um mês e meio e todos os dias vamos reavaliar a situação e as nossas opções. É assim que todos devemos agir, em viagem e na vida.

Para quem viaja, há que estar atento à evolução da situação a todo o momento e é isso que tentamos fazer, tentando também manter a sanidade mental e não sucumbir ao medo. Podem aceder a este site para se manterem actualizados sobre a política de entrada e saída dos países.

Dito isto, e para dar resposta a muitas das perguntas que temos recebido nos últimos dias, entramos em contacto com a agência de Seguros de Viagem IATI (o seguro de viagem com que estamos a viajar) e colocamos-lhes algumas das nossas (e vossas dúvidas). A IATI prontamente nos respondeu a algumas das nossas dúvidas e, de forma sucinta, aqui ficam algumas dúvidas esclarecidas.


1. A ameaça do Coronavírus é bem real e há imensa gente com dúvidas sobre se as viagens que comprou até agora podem sofrer alterações. Se uma pessoa tiver comprado um voo e esse voo for cancelado pela companhia, o seguro IATI cobre os custos dos cancelamentos das reservas que decorreram dessa viagem, por exemplo hotéis ou tours?

Segundo a IATI, o seguro de viagem não cobre os custos do cancelamento por parte da companhia aérea, mas cobre sim os custos de manutenção do segurado enquanto ele aguarda resolução da companhia como a troca para outro voo, caso o voo seja cancelado de forma inesperada no momento do embarque,  até o limite descrito nas condições particulares de cada seguro. Os custos de cancelamento por parte da companhia aérea devem ser sempre reclamados à própria companhia aérea.


2. No caso de a pessoa não ter a viagem cancelada pela companhia aérea mas decidir não viajar por medo de ser contagiada, o Seguro IATI cobre essa situação?

Segundo a informação que apuramos, o seguro não cobre a desistência da viagem. Para ter a cobertura de cancelamento activada é necessário que um dos motivos para a anulação da viagem esteja indicado nas condições gerais e a desistência por motivos pessoais não é uma das cláusulas.

No entanto, se essa pessoa decidir viajar e contratar um seguro IATI estará protegido em caso de qualquer doença, incluindo contágio por coronavírus, e isso é muito importante, esclareceu a IATI.


3. Num cenário semelhante ao anterior, no caso de a pessoa ter comprado uma viagem ou um voo e não puder viajar porque entretanto foi contagiado pelo coronavírus, o seguro da IATI cobre essa situação? 

Se o segurado tiver um seguro de cancelamento e tiver recomendação médica para não viajar ele estará coberto, pois o motivo da anulação está indicado nas condições gerais ” Devido ao falecimento ou à hospitalização, pelo menos de uma noite, doença grave ou acidente corporal grave do: Segurado, o seu cônjuge, ou de alguns dos ascendentes ou descendentes em primeiro ou segundo grau (pais, filhos, avós, netos), de uma irmã ou irmão, cunhado ou cunhada, genro, nora ou sogros.


4. Vamos pensar no futuro. As férias de Verão estão aí à porta e se quisermos ser optimistas, podemos esperar que o vírus já esteja controlado nessa altura. No entanto, para jogar pelo seguro, que tipo de seguro de viagem da IATI seria aconselhado fazer para evitar ter problemas se a situação se mantiver?

Segundo o que conseguimos apurar com a IATI, todos os seguros cobrem a assistência médica no caso de contágio pelo coronavírus e cobrem também os gastos com o teste de contágio do vírus. Isso quer dizer que todas as pessoas que vão seguir com suas viagens e contratem qualquer um dos seguros estão protegidas caso sejam contagiadas pelo vírus. O seguro IATI Estrela e IATI Estrela Premium são os seguros com as coberturas de assistência médica mais altas e tem uma cobertura de “Prolongamento de estadia por catástrofe natural” que cobre os gastos de alojamento até um máximo de 10 dias frente à impossibilidade de deixar o país em caso de quarentena.

Com relação à anulação da viagem, como o nível de alerta da OMS foi elevado a pandemia já não será possível anular nenhuma viagem com os seguros de cancelamento.


5. Que conselhos darias a quem tem viagem marcada para o Verão e não fez o seguro de Cancelamento da IATI? 

Primeiro conselho – O nosso contacto na IATI aconselha que como a declaração de pandemia é uma exclusão para a cobertura de cancelamento, sendo assim não recomendam a contratação do seguro de anulação de viagem se a ideia é proteger a viagem em caso de epidemia de coronavírus, outras várias causas permanecerão cobertas.

Segundo conselho – Convém no entanto lembrar que há muitas outras causas para anulação da viagem que o seguro de cancelamento cobre, se o viajante deseja proteger a sua viagem de verão recomenda-se que ele contrate um seguro de cancelamento, mas se a ideia é proteger a viagem por conta da epidemia não deve contratar agora porque a pandemia já está declarada.

NOTA – Caso tenha alguma dúvida relativa ao seguro de viagem IATI pode colocá-las aqui, nós tentaremos esclarecer junto com a IATI.

SEGURO DE VIAGEM IATI e o CORONAVÍRUS (Covid-19) | As respostas às suas dúvidas
SEGURO DE VIAGEM IATI e o CORONAVÍRUS (Covid-19) | As respostas às suas dúvidas

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Carla, somos um casal de meia idade e seguimos com muita atenção e admiração a vossa aventura. Somos vossos fãs.
    Temos uma viagem adquirida à Tailândia, por nossa conta, para 21 de Junho. O que nos aconselha a fazer em termos de SEGUROS IATI.
    Desde já agradeço e boas viagens, Eduardo & Sílvia

    1. Carla Mota diz: Responder

      Segundo a Iati aconselho a fazerem o seguro Estrela, tal como eles dizem. Vão jogando com a parte do cancelamento e vão vendo o evoluir da situação. Para já Bangkok é um destino de risco, razão pela qual também não podemos regressar a Portugal. E o aeroporto deve ser fechado nos próximos dias. Há que ver como as coisas evoluem. Força. Mas façam seguro sim.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.