ESCOLHER HOTEL – O que deve privilegiar na escolha de um alojamento

ESCOLHER HOTEL - O que deve privilegiar na escolha de um alojamento

A escolha de um alojamento é uma das tarefas mais importantes quando se viaja. Frequentemente dedicamos-lhe pouco tempo e, às vezes, fazêmo-lo apenas à ultima da hora sem ter os cuidados necessários. Isto pode ser uma má opção porque os alojamentos são parte integrante de uma viagem e podem frequentemente transformar completamente a ideia com que vamos ficar de um determinado destino.

A escolha de um alojamento depende muito do tempo que vai ficar no local e do que vai fazer. A primeira regra é básica: perca algum tempo a explorar os alojamentos disponíveis. As memórias dos lugares vão estar necessariamente ligadas ao lugar onde pernoitou. Dormir bem pode ser sinónimo de um dia bem disposto. Aqui vão as regras para a escolha de um alojamento:

1. LOCALIZAÇÃO

Nas nossas viagens privilegiamos sempre a localização. Preferimos ficar em locais com menos comodidade e higiene no centro da cidade, do que em lugares mais cómodos, afastados do centro ou nas periferias. A localização é para nós o principal critério para escolher um alojamento. Procuramos locais no centro ou próximo das estações de comboio e metro. Porquê? Porque a maioria das vezes podemos deslocar-nos a pé pela cidade, fazendo percursos de exploração a partir do hotel. Outra vantagem tem a ver com o facto de gostarmos de passear à noite pelos lugares. Se ficar no centro da cidade é mais cómodo e seguro para ir jantar fora a pé, tomar um copo ou até ir a um bar.

2. PEQUENO-ALMOÇO INCLUÍDO

O segundo critério que usamos é o pequeno-almoço. Vemos se o pequeno-almoço está incluído na tarifa do alojamento já que isso nos permite poupar algum dinheiro e, em alguns casos, levar uma peça de fruta ou sandes para o almoço. Às vezes há hotéis com tarifas muito semelhantes mas umas incluem pequeno-almoço e outras não. Esta diferença é importante porque um bom pequeno-almoço é fundamental e se não estiver incluído na tarifa do hotel pode acarretar um custo extra que, dependendo dos países, pode ser caro.

3. ALOJAMENTO COM COZINHA

A utilização da cozinha é também algo que damos bastante importância. Quando ficamos alojados em hostels, algo que usamos frequentemente na Europa, onde o alojamento é bastante caro, optamos por escolher hostels com cozinha. Porquê? Porque o preço das refeições pode encarecer (e muito) o preço da viagem. Assim, optamos por comprar comida no supermercado e cozinhar nos hostels. Cozinhamos frequentemente, essencialmente ao jantar, e optamos por experimentar produtos locais. Normalmente pesquisamos na internet receitas típicas dos países onde estamos, e experimentamos. É uma forma maravilhosa de desfrutar da gastronomia do país.

4. SEGURANÇA

Outro dos critérios que usamos na escolha de um alojamento prende-se com as questões de segurança. Os principais instrumentos de reserva de alojamento têm reviews de outros viajantes. Leia-os com cuidado e veja se há indicações de roubos ou insegurança no alojamento ou nos bairros onde estão localizados. Nunca marcamos um alojamento sem ler as reviews de outros viajantes que lá ficaram. Estas reviews são geralmente isentas e decorrem das experiências dos clientes. São as opiniões mais fidedignas que vai encontrar.

5. COMODIDADE DO QUARTO

Obviamente que se queremos descansar bem e ter uma boa noite de sono devemos escolher um bom quarto, preferencialmente com casa-de-banho. Esta é uma das coisas que também privilegiamos mas que damos mais importância quando estamos em destinos com menor grau de higiene e conforto, como em África. Na Europa, não privilegiamos tanto este critério. Para muita gente ter casa de banho privada é importante, se for o seu caso, tente aliar esta opção às outras anteriores.
 ESCOLHER HOTEL - O que deve privilegiar na escolha de um alojamento

Se quiser mais dicas de “como marcar alojamento através da internet” veja o nosso post aqui


Se quiser ver as nossas melhores (e piores) experiências de alojamento em Portugal e no mundo, espreite aqui.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.