Consulta PÓS VIAGEM no SNS? Sim, existe e é para quando regressa de viagem com problemas de saúde

Consulta PÓS VIAGEM no SNS? Sim, existe e é para quando regressa de viagem com problemas de saúde

Nas últimas semanas na Índia apareceu-me vários abcessos infecciosos na axila esquerda. Foi a primeira vez que tive que lidar com uma situação de saúde especialmente grave fora do meu país. Tive muitas duvidas e não sabia bem o que fazer. Passei por momentos muito difíceis, na Índia e em Portugal, que partilhei aqui no blogue. Foi neste contexto que descobri a Consulta Pós Viagem.

A Consulta pós viagem do SNS, no Hospital Santo António do Porto, foi uma ajuda preciosa para resolver a situação. Se um dia tiver problemas depois de regressar de viagem não hesite, contacte-os. Só temos informação sobre o funcionamento da Consulta pós viagem no Porto mas acreditamos que também exista em Lisboa  noutras regiões do país. Se souber, informe-nos, adoraríamos completar este nosso artigo para que possa ajudar o maior número de pessoas possível.

Dicas para a Consulta pós viagem

  • Se for urgente pode dirigir-se directamente à Consulta pós viagem sem marcação.
  • Vá especialmente de manhã porque é nesse horário que fazem a maioria nas análises, especialmente ao sangue e o teste de malária.
  • Ao final de semana, a Consulta pós viagem está encerrada, mas pode dirigir-se à urgência geral do hospital, explicando a sua situação. Na generalidade, se for algo grave, o seu processo passa para o serviço de infeciologia.
  • Pode marcar consulta pós viagem antecipadamente por telefone. No entanto, pode também aparecer para serviço de urgência.
  • No Hospital Santo António, no Porto, o único que usamos, funciona no edifício do CICAP, em frente ao Museu Soares dos Réis.

CONTACTOS

Centro de Vacinação Internacional do Centro Hospitalar do Porto – Unidade Joaquim Urbano

Câmara Pestana, 348, 4369-004 – Porto

consultaexterna@hjurbano.min-saude.pt

Telefone: 225 899 550     Fax. 225 194 460

 

A Helena Abreu, uma boa amiga, partilhou connosco a sua experiência na Consulta Pós Viagem. 

mordidela de macaco

Nos últimos dias de uma viagem pela Indonésia visitei um santuário de macacos, em Ubud, Bali. O meu gosto por animais fez com que me aproximasse de um para uma fotografia. O macaco não achou muita graça à brincadeira e mordeu-me um braço, enquanto uma amiga fotografava. Fui imediatamente socorrida no local. Quando regressei procurei os serviços da consulta pós viagem, no Porto. O meu ferimento foi observado, reviram a medicação e continuaram o protocolo de vacinação anti-rábica iniciado minutos após a mordida. Nas semanas seguintes recorri com regularidade àquele serviço, para que o enfermeiro que acompanhou a primeira consulta pudesse avaliar a evolução do ferimento. Não tenho palavras para descrever a dedicação e a segurança transmitida pelo pessoal com quem contactei. Tanto as pessoas que me trataram como aquelas com quem eventualmente me cruzei foram extremamente simpáticas e atenciosas. Sinto-me muito grata por todo o acompanhamento que tive.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

 Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Para o sul da tailândia não é necessário, certo?

    Muitos beijinhos
    MUAH*

    1. Carla Mota diz: Responder

      só se correr mal a viagem. Não é consulta do viajante, é pós-viagem. 😉

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.