Consulta PÓS VIAGEM no SNS? Sim, existe e é para quando regressa de viagem com problemas de saúde

Consulta PÓS VIAGEM no SNS? Sim, existe e é para quando regressa de viagem com problemas de saúde

Nas últimas semanas na Índia apareceu-me vários abcessos infecciosos na axila esquerda. Foi a primeira vez que tive que lidar com uma situação de saúde especialmente grave fora do meu país. Tive muitas duvidas e não sabia bem o que fazer. Passei por momentos muito difíceis, na Índia e em Portugal, que partilhei aqui no blogue. Foi neste contexto que descobri a Consulta Pós Viagem.

A Consulta pós viagem do SNS, no Hospital Santo António do Porto, foi uma ajuda preciosa para resolver a situação. Se um dia tiver problemas depois de regressar de viagem não hesite, contacte-os. Só temos informação sobre o funcionamento da Consulta pós viagem no Porto mas acreditamos que também exista em Lisboa  noutras regiões do país. Se souber, informe-nos, adoraríamos completar este nosso artigo para que possa ajudar o maior número de pessoas possível.

Dicas para a Consulta pós viagem

  • Se for urgente pode dirigir-se directamente à Consulta pós viagem sem marcação.
  • Vá especialmente de manhã porque é nesse horário que fazem a maioria nas análises, especialmente ao sangue e o teste de malária.
  • Ao final de semana, a Consulta pós viagem está encerrada, mas pode dirigir-se à urgência geral do hospital, explicando a sua situação. Na generalidade, se for algo grave, o seu processo passa para o serviço de infeciologia.
  • Pode marcar consulta pós viagem antecipadamente por telefone. No entanto, pode também aparecer para serviço de urgência.
  • No Hospital Santo António, no Porto, o único que usamos, funciona no edifício do CICAP, em frente ao Museu Soares dos Réis.

CONTACTOS

Centro de Vacinação Internacional do Centro Hospitalar do Porto – Unidade Joaquim Urbano

Câmara Pestana, 348, 4369-004 – Porto

consultaexterna@hjurbano.min-saude.pt

Telefone: 225 899 550     Fax. 225 194 460

 

A Helena Abreu, uma boa amiga, partilhou connosco a sua experiência na Consulta Pós Viagem. 

mordidela de macaco

Nos últimos dias de uma viagem pela Indonésia visitei um santuário de macacos, em Ubud, Bali. O meu gosto por animais fez com que me aproximasse de um para uma fotografia. O macaco não achou muita graça à brincadeira e mordeu-me um braço, enquanto uma amiga fotografava. Fui imediatamente socorrida no local. Quando regressei procurei os serviços da consulta pós viagem, no Porto. O meu ferimento foi observado, reviram a medicação e continuaram o protocolo de vacinação anti-rábica iniciado minutos após a mordida. Nas semanas seguintes recorri com regularidade àquele serviço, para que o enfermeiro que acompanhou a primeira consulta pudesse avaliar a evolução do ferimento. Não tenho palavras para descrever a dedicação e a segurança transmitida pelo pessoal com quem contactei. Tanto as pessoas que me trataram como aquelas com quem eventualmente me cruzei foram extremamente simpáticas e atenciosas. Sinto-me muito grata por todo o acompanhamento que tive.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Para o sul da tailândia não é necessário, certo?

    Muitos beijinhos
    MUAH*

    1. Carla Mota diz: Responder

      só se correr mal a viagem. Não é consulta do viajante, é pós-viagem. 😉

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.