Nas últimas semanas na Índia apareceu-me vários abcessos infecciosos na axila esquerda. Foi a primeira vez que tive que lidar com uma situação de saúde especialmente grave fora do meu país. Tive muitas duvidas e não sabia bem o que fazer. Passei por momentos muito difíceis, na Índia e em Portugal, que partilhei aqui no blogue. Foi neste contexto que descobri a Consulta Pós Viagem.
A Consulta pós viagem do SNS, no Hospital Santo António do Porto, foi uma ajuda preciosa para resolver a situação. Se um dia tiver problemas depois de regressar de viagem não hesite, contacte-os. Só temos informação sobre o funcionamento da Consulta pós viagem no Porto mas acreditamos que também exista em Lisboa noutras regiões do país. Se souber, informe-nos, adoraríamos completar este nosso artigo para que possa ajudar o maior número de pessoas possível.
Dicas para a Consulta pós viagem
-
- Se for urgente pode dirigir-se directamente à Consulta pós viagem sem marcação.
-
- Vá especialmente de manhã porque é nesse horário que fazem a maioria nas análises, especialmente ao sangue e o teste de malária.
-
- Ao final de semana, a Consulta pós viagem está encerrada, mas pode dirigir-se à urgência geral do hospital, explicando a sua situação. Na generalidade, se for algo grave, o seu processo passa para o serviço de infeciologia.
-
- Pode marcar consulta pós viagem antecipadamente por telefone. No entanto, pode também aparecer para serviço de urgência.
- No Hospital Santo António, no Porto, o único que usamos, funciona no edifício do CICAP, em frente ao Museu Soares dos Réis.
CONTACTOS
Centro de Vacinação Internacional do Centro Hospitalar do Porto – Unidade Joaquim Urbano
Câmara Pestana, 348, 4369-004 – Porto
consultaexterna@hjurbano.min-saude.pt
Telefone: 225 899 550 Fax. 225 194 460
A Helena Abreu, uma boa amiga, partilhou connosco a sua experiência na Consulta Pós Viagem.
Nos últimos dias de uma viagem pela Indonésia visitei um santuário de macacos, em Ubud, Bali. O meu gosto por animais fez com que me aproximasse de um para uma fotografia. O macaco não achou muita graça à brincadeira e mordeu-me um braço, enquanto uma amiga fotografava. Fui imediatamente socorrida no local. Quando regressei procurei os serviços da consulta pós viagem, no Porto. O meu ferimento foi observado, reviram a medicação e continuaram o protocolo de vacinação anti-rábica iniciado minutos após a mordida. Nas semanas seguintes recorri com regularidade àquele serviço, para que o enfermeiro que acompanhou a primeira consulta pudesse avaliar a evolução do ferimento. Não tenho palavras para descrever a dedicação e a segurança transmitida pelo pessoal com quem contactei. Tanto as pessoas que me trataram como aquelas com quem eventualmente me cruzei foram extremamente simpáticas e atenciosas. Sinto-me muito grata por todo o acompanhamento que tive.
Para o sul da tailândia não é necessário, certo?
Muitos beijinhos
MUAH*
só se correr mal a viagem. Não é consulta do viajante, é pós-viagem. 😉