Os bloggers de viagem portugueses já têm uma associação – ABVP – e o Viajar entre Viagens também lá está

Os bloggers de viagem portugueses já têm uma associação - ABVP - e o Viajar entre Viagens também lá está

Há muito que os bloggers de viagem portugueses pensavam em constituir uma associação. Há muito que esta ideia era falada entre um grupo de bloggers amigos que, preocupados com a falta de ética e de regulamentação a que se assiste na internet, resolveram meter mãos à obra.

Há muitos e bons projectos de viagem em Portugal, aliás, como costumamos dizer e acreditamos, ao nível do que de melhor se faz no mundo. No entanto, hoje em dia, os blogues aparecem e desaparecem como cogumelos e também no mundo das viagens isso acontece. Há muitos blogues bons mas também há alguns que não se preocupam em usar material original, copiando textos e usando fotografias e vídeos de outros sem autorização. A falta de regulamentação em Portugal e na União Europeia permite a criação de “um buraco” que faz com que a internet, por vezes, pareça uma autêntica selva.

Veja aqui tudo sobre nós e o trabalho que fazemos enquanto bloggers.

São raras as semanas em que não encontramos textos nossos plagiados em blogues, sites de empresas e até em sites de Embaixadas (imaginem só!). A maioria, para além de plagiar os nossos conteúdos escritos, ainda utiliza as nossas fotografias, muitas das quais connosco, sem qualquer tipo de autorização. Frequentemente perdemos horas a tratar de queixas legais, a conversar com infractores e a fazer coisas que não fazem parte da produção de conteúdos.

A não existência de uma Associação de Bloggers de Viagem Portugueses fazia com que não houvesse um selo de qualidade no trabalho e que os bloggers que usam conteúdo plagiado (de outros sites, blogues, wikipédia, etc.) pudessem passar despercebidos no meio deste mundo internauta. É isso que se pretende mudar. A criação de uma Associação de Bloggers de Viagem Portugueses – ABVP – vem tentar, entre muitas outras coisas, colmatar esta situação. Vai ser um selo de qualidade. Um selo em que se poderá confiar. Um selo que valida um trabalho bem feito, com ética e respeitando o trabalho dos outros.

E é por tudo isto que eu e o Rui, em nome do Viajar entre Viagens, nos juntamos a esta iniciativa e embarcamos na constituição da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. Nestes primeiros quatro anos vou assumir o cargo de Presidente da Assembleia Geral, lugar que muito me honra. Ao meu lado tenho grandes nomes, uns com projectos maiores, outros menores, mas todos muito bons e cheios de autenticidade, qualidade e ética. São estes valores que a ABVP pretende promover e fomentar.

Mas a ABVP pretende ser muito mais do que isso. Os bloggers de viagem têm um papel cada vez mais importante no mercado das viagens e na promoção de novos destinos. É importante valorizar esta componente, junto das entidades externas, mas também no mercado interno. O trabalho de um blogger é muito exaustivo. Um blogger passa horas a escrever artigos, editar fotografias e produzir vídeos. É comparável a um trabalho de jornalista numa redacção, mas em que o blogger tem que “tocar todos os instrumentos”. É urgente a valorização deste trabalho.

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses foi criada por:

Direcção

Bloggers fundadores

Associação de Bloggers de Viagem Portugueses - Os bloggers de viagem portugueses já têm uma associação - ABVP - e o Viajar entre Viagens também lá está

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

8 Comentários

  1. É um desafio enorme mas vamos conseguir! Faziamesmo muita falta 🙂
    Orgulho em estar ao teu lado.
    Grande beijinho

    1. Carla Mota diz: Responder

      Uma honra! bjinhs

  2. Vamos em frente! Trabalhar para um maior reconhecimento em Portugal do papel do blogger de viagens, mas também por um trabalho mais isento e rigoroso. Vai ser uma viagem DAQUELAS, mas não teria graça se assim não fosse. 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai ser mesmo. Vamos lá embarcar nesta aventura!

  3. Estava mais que na hora de nos unirmos, caminharmos e crescermos juntos. A união faz a força. Orgulhosa por fazer parte desta equipa.
    Beijinho

    1. Carla Mota diz: Responder

      Verdade. Bjinhos. 😀

  4. Fantástico 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. 😀

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.