PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Além dos desertos, o principal obstáculo a ultrapassar na antiga Rota da Seda era atravessar as cordilheiras que separam a Ásia Central do subcontinente indiano e da imensa extensão plana do deserto de Taklamakan (na actual China). Entre elas contam-se as cordilheiras de Tian Shan, Pamir, Hindu Kush e Karakorum, todas elas com picos acima dos 7000 m. Para o conseguir, os antigos viajantes usavam passos de montanha (isto é, zonas de colo entre montanhas, ligando vales adjacentes) para evitar as zonas mais altas, com as suas temperaturas negativas, neve abundante e terreno traiçoeiro e difícil. Era hora de atravessar o PASSO DE TORUGART!

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Ainda hoje estes passos têm uma aura quase mística entre os locais e os aventureiros, continuando a ser essenciais no fluxo de mercadorias e pessoas entre países desta zona. Quem já não ouviu falar no passo de Khyber, entre o Afeganistão e o Paquistão? Na verdade, as estradas que hoje atravessam os passos foram, na sua maioria, construídas seguindo o traçado das antigas rotas de caravanas.

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

São 3 os passos mais importantes que ligam a China aos seus vizinhos: os de Torugart e Irkeshtam (com o Quirguistão) e o de Khunjerab (com o Paquistão). O nosso percurso delineado no Quirguistão apontava como melhor opção o passo de Torugart, que sabíamos caro e moroso, mas a alternativa implicava percorrer de volta a oeste quase todo o Quirguistão.

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Sendo assim, tratamos dos pormenores (por mail) com o CBT de Naryn que, por sua vez, arranjou o transporte do lado chinês com uma agência chinesa. A fronteira do passo de Torugart é oficialmente apenas aberta a tráfego local, logo os turistas têm de pagar (e bem!) para a atravessar, não o podendo fazer por conta própria (por exemplo, apanhando um autocarro de Naryn para Kashgar). Contas feitas, permissões de fronteira, transporte e guias, 100 USD para o lado do Quirguistão e 300 USD para o lado chinês!

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Partimos de manhã bem cedo de Tash Rabat para os últimos 150 km que nos separavam da fronteira. A estrada asfaltada rapidamente se transforma numa em construção a decorrer, com camiões e máquinas em vias alternativas. O tempo estava nublado mas no horizonte viam-se as montanhas que o passo de Torugart nos permitia ultrapassar. Mais perto da cordilheira, a estrada inflecte e segue na mesma direcção das montanhas, como que tentando descobrir um ponto por onde passar, sem ter de subir a cumes com mais de 5000 m.

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Por esta altura, surge do lado esquerdo o lago Chatyr-Kol, com as suas águas azuis, e a paisagem torna-se ainda mais bonita. Conforme progredimos, as montanhas vão perdendo imponência e, quando a estrada começa a subir, a paisagem já não é tão impressionante. Na fronteira do lado quirguiz, as formalidades são rápidas e seguimos pela “terra de ninguém” até chegar ao ponto mais alto da estrada (3752 m) e onde se entra em território chinês. Aqui, a paisagem não é nada de especial e restava-nos esperar o transporte do lado chinês, combinado para as 11.00h.

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão
PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Após quase 4 horas de espera em Torugart (preenchidas pela azáfama da passagem de camiões vazios para a China e o descarregar/carregar de camiões cheios vindos da China), o nosso transporte lá apareceu. “Nosso” é uma forma de dizer, pois não era um veículo todo-o-terreno, como combinado, mas sim um pequeno autocarro que tinha trazido para cima um grupo de turistas alpinistas. Mas o motorista tinha um papel com os nossos nomes, logo…

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Despedimo-nos do nosso motorista quirguiz e um outro chinês mal-encarado (o nosso “guia”?) aponta-nos o autocarro. Pensei “Isto deve ser só o transporte até aos serviços de fronteira chineses, onde o nosso transporte estará à nossa espera.” Às vezes, sou tão ingénuo… Fomos sempre nesse autocarro, às vezes acompanhados por militares, mas quase sempre sozinhos, percorrendo uma longa e sinuosa estrada que acompanha o leito seco de um rio, numa paisagem seca e inóspita.

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

A dada altura, o nosso simpático “guia” pergunta num inglês indecifrável, pelo “paper” (“O papel? Qual papel?”). Ainda me assustei, pois a última cópia das nossas permissões de fronteira tinha ficado com o motorista quirguiz. De repente, o militar mais graduado manda para o autocarro, sai e faz paragem a um camião que vinha em sentido contrário. (“Queres ver que nos vão mandar de volta?”) O motorista do camião dá-lhe uns lenços de papel e ele dirige-se às pedras ao lado. Só aí se fez luz… Ah, esse papel (toilet paper)!

Atravessamos a alfândega chinesa (a 100 km do passo) sem problemas e o nosso motorista e “guia” ainda tiveram tempo para almoçar, enquanto nós esperávamos no autocarro… Finalmente, chegados a Kashgar, o “guia” saiu mais cedo com um “bye” e o motorista levou-nos a um hotel onde se encontrava o escritório da agência, onde desembolsamos os dólares pelo excelente serviço prestado!

PASSO DE TORUGART, a travessia do Quirguistão para a China | Quirguistão

Mas o que importava era que tínhamos atravessado as montanhas e o passo de Torugart, estávamos em território chinês e chegáramos a Kashgar, a cidade famosa pela encruzilhada de culturas chinesa e centro-asiática. O resto é papel!

Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se vai viajar para o Quirguistão, estes são os artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • PASSO DE TORUGART – Um artigo cheio de dicas para atravessar o passo de Torugart, a fronteira entre a China e o Quirguistão, e uma das passagens mais míticas da Rota da Seda.
  • TREKKING DE ALTYN ARASHAN – QUIRGUISTÃO – Tudo o que precisa de saber para fazer um trilho de vários dias em Altyn Arashan no Quirguistão.
  • VISITAR O GLACIAR INYLCHEK – QUIRGUISTÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar o glaciar Inylchek de helicóptero e em trilhos nos campos base está aqui.
  • VISITAR KARAKOL – Um artigo com dicas para visitar Karakol, no Quirguistão, cheio de dicas para preparar a sua viagem aos arredores e montanhas à volta da povoação.
  • ESTRADA ENTRE OSH E BISHKEK – A nossa aventura a viajar entre Osh e Bishkek, a capital do Quirguistão.
  • VISITAR TASH RABAT – Tudo o que precisa de saber para visitar Tash Rabat, um dos caravancerais mais antigos e míticos da Rota da Seda.
  • VISITAR DO LAGO SONG KOL – Um artigo cheio de dicas para visitar o Lago Song Kol no Quirguistão.
  • VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.

Os artigos no nosso blogue sobre o Quirguistão ao longo da nossa viagem do Rally Mongol pode consultar aqui

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.