Visitar o LAGO SONG KOL – Nómadas por um dia nas margens do lago | Quirguistão

Visitar o LAGO SONG KOL - Nómadas por um dia nas margens do lago | Quirguistão

Logo a seguir a termos terminado o trek de 4 dias, pegamos na mochila que tinha ficado no escritório do CBT e dirigimo-nos para a estação de autocarros de Karakol, de onde partimos em direcção a Balitchky, uma cidade no extremo oeste do lago Issyk-Kol e ao lago Song Kol. Aí estaríamos já perto do nosso próximo destino, Kochkor, e poderíamos apanhar um táxi partilhado. Voltamos a fazer a estrada norte do lago, mas com melhor tempo e a visão das montanhas a sul do lago, com os cumes cobertos de neve, acompanhou-nos o caminho todo. A qualidade do piso (ou melhor, a falta dela!) é que se repetiu…

Chegados a Kochkor, instalamo-nos numa guesthouse e saímos para tratar daquilo que nos tinha trazido até lá: uma viagem ao lago Song Kol, com pernoita numa yurt e a possibilidade de andar a cavalo. Mais uma vez, acertamos as coisas com o CBT local, fazendo parte do “negócio” para a cidade de Naryn, o transporte do lago, de onde sairíamos para atravessar a fronteira para a China. E mais uma vez, largamos os cordões à bolsa: 80 USD/ pessoa! Esperemos que uma parte significativa deste dinheiro vá mesmo parar à comunidade local…

Ainda tivemos tempo de visitar o bazar local e ir jantar a um restaurante recomendado, mas a comida não era grande coisa… No dia seguinte, partimos para o lago Song Kol.

Inicialmente seguimos pela estrada asfaltada que liga Kochkor a Naryn (e que está a ser reconstruida por companhias chinesas), mas depois viramos para uma estrada em terra batida que nos levaria até ao lago Song Kol. Conforme a estrada sobe, a paisagem montanhosa vai-se revelando. O lago Song Kol situa-se a 3400 m de altitude, rodeado de montanhas, e quando nos aproximamos começa a ver-se yurts e muitos cavalos.

O planalto é bastante extenso (o lago tem uma área de 270 km2) e as yurts encontram-se por vezes muito afastadas entre si. Algumas famílias quirguizes acampam junto ao lago, durante o verão, vivendo essencialmente de turistas que aqui pernoitam. É numa yurt de uma dessas famílias que ficamos alojados, muito perto da margem do lago Song Kol. O tempo está frio e ameaça chover. Decidimos não andar a cavalo, mas um pouco a pé, tentando absorver alguma da serenidade emanada pela paisagem e pela ocupação humana minimalista.

As refeições (almoço, jantar e pequeno-almoço do dia seguinte) estão incluídas no preço e são as ocasiões em que partilhamos do mesmo espaço das 2 senhoras que gerem o sítio, do filho de uma delas e da sua avó. As refeições são todas muito simples, sendo a carne um luxo presente em quantidades diminutas, mas servidas com generosidade e hospitalidade. O nosso motorista serve de intérprete em curtas conversas, mas mesmo ele pouco fala inglês…

O miúdo parece que está com febre e não têm medicamentos para lhe dar; ofereço uma embalagem de Benuron e penso como é sofrida a vida destes resistentes nómadas do século XXI… Não será por acaso que os quirguizes têm um trato superficial algo bruto (digo à Carla, meio a brincar, que os quirguizes se dividem em 2 grupos: as pessoas rudes, do campo, e as pessoas rudes, da cidade!), mas é o calo de uma vida dura e por dentro revelam-se muito boas pessoas.

Depois de uma breve chuva, o céu descobre e o sol do fim da tarde brilha, dando tons fantásticos à paisagem. A Carla delicia-se a tirar fotos… À noite, o recolher à yurt é cedo e temos direito a uma cama de casal (no chão, entenda-se) com 2 edredões quirguizes e aquecimento à base de bosta de cavalo que arde num fogão.

De manhã, o tempo está melhor e a luz rasante do sol intensifica a beleza do que nos rodeia. Depois do pequeno-almoço e de um passeio pelo lago, era tempo de partir.

A estrada para Naryn começa por ser sinuosa e inclinada, altura em que paramos para tirar umas fotos e encontramos 1 casal suíço, montanha acima com um cavalo carregado. Estão a percorrer o Quirguistão e o Tajiquistão… a pé! Há malucos para tudo… Até chegarmos ao entroncamento com a estrada asfaltada, a paisagem é magnífica. Depois, é relativamente rápido chegar a Naryn, não sem antes termos passado por 3 ocidentais de bicicleta, em sentido contrário. Deviam vir da China… Mais uns malucos!

Em Naryn, quase não tivemos tempo para respirar. O CBT local já tinha as nossas permissões de fronteira (tratado previamente por mail) e foi só ultimar os pormenores e pagar. Partiríamos logo a seguir, pela estrada de piso a estrear (graças ao empreendedorismo chinês), ao longo da cordilheira At-Bashy, com destino à fronteira com a China, mas com uma pernoita ainda num campo de yurts junto a um antigo caravancerai de pedra da Rota da Seda. Prometia…

Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se vai viajar para o Quirguistão, estes são os artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • PASSO DE TORUGART – Um artigo cheio de dicas para atravessar o passo de Torugart, a fronteira entre a China e o Quirguistão, e uma das passagens mais míticas da Rota da Seda.
  • TREKKING DE ALTYN ARASHAN – QUIRGUISTÃO – Tudo o que precisa de saber para fazer um trilho de vários dias em Altyn Arashan no Quirguistão.
  • VISITAR O GLACIAR INYLCHEK – QUIRGUISTÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar o glaciar Inylchek de helicóptero e em trilhos nos campos base está aqui.
  • VISITAR KARAKOL – Um artigo com dicas para visitar Karakol, no Quirguistão, cheio de dicas para preparar a sua viagem aos arredores e montanhas à volta da povoação.
  • ESTRADA ENTRE OSH E BISHKEK – A nossa aventura a viajar entre Osh e Bishkek, a capital do Quirguistão.
  • VISITAR TASH RABAT – Tudo o que precisa de saber para visitar Tash Rabat, um dos caravancerais mais antigos e míticos da Rota da Seda.
  • VISITAR DO LAGO SONG KOL – Um artigo cheio de dicas para visitar o Lago Song Kol no Quirguistão.
  • VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.

Os artigos no nosso blogue sobre o Quirguistão ao longo da nossa viagem do Rally Mongol pode consultar aqui

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.