VILA VIÇOSA – ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | Visitar as terras da Casa Real Portuguesa

Vila Viçosa é uma vila cheia de história e com um património arquitectónico e cultural invejável. Apesar de ter tido ocupação romana e muçulmana, foi com o estabelecimento da nacionalidade que Vila Viçosa desempenhou um papel importante. Foi sede do ducado de Bragança, que seria a última casa reinante em Portugal, sendo o palácio do Paço Ducal o símbolo maior desse legado.

Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares imperdíveis a visitar em Portugal.

Vila Viçosa na História de Portugal

Vila Viçosa tornou-se sede do Ducado de Bragança quando D. Fernando, neto de D. Nuno Álvares Pereira, sucedeu ao pai, tornando-se o 2º Duque de Bragança, em 1461. Sinal do poder da família, vista como rival pela família real, o 3º Duque de Bragança viria a ser executado em 1483, por ordem de D. João II, acusado de traição. Reabilitado o Ducado por D. Manuel I, e findo o exílio em Castela, o 4º Duque de Bragança, D. Jaime I, manda construir um palácio novo, começando a época de ouro de Vila Viçosa, a qual produziu alguns dos mais belos exemplares arquitectónicos portugueses e que podemos hoje visitar.

Se quiser conhecer melhor a época da construção da nacionalidade não pode deixar de percorrer a Rota do Românico no norte de Portugal com as nossas dicas.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real
VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

Visitar Vila Viçosa nos dias de hoje

Visitar Vila Viçosa é conhecer in loco a história de Portugal, percorrer os corredores outrora habitados por reis e rainhas, e descobrir uma encantadora vila no Alentejo profundo. Hoje, os monumentos e a história da bela vila deixam encantados os visitantes, e a pequena vila alentejana começa a recuperar algum do seu prestígio passado.

Se quer conhecer melhor o Alentejo, combine uma visita a Mértola com a cidade de Évora. É um excelente programa para conhecer esta região de Portugal.


DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR VILA VIÇOSA


Quando visitar Vila Viçosa, convém ter algumas ideias básicas que o ajudarão a ganhar tempo no terreno e facilitar a sua viagem. Ficam então aqui algumas dicas práticas para quando visitar Vila Viçosa.

Quando visitar Vila Viçosa

Vila Viçosa tem um clima mediterrânico, com Verões quentes e secos, e Invernos moderadamente frios e com alguma precipitação. Julho e Agosto são os meses mais quentes, com temperaturas máximas médias superiores a 30 graus, por isso, se visitar Vila Viçosa nestes meses, deve tomar algumas precauções, nomeadamente mantendo-se hidratado e colocando protector solar. Sendo assim, a melhor altura para visitar Vila Viçosa é nos meses de Maio e Junho, ou Setembro, quando o calor não se faz sentir tanto.

É, no entanto, em Agosto que decorrem as festas populares da região, como a Festa de Bencatel em Honra de Santa Ana, e a Festa em Honra de S. Romão (tradicionalmente com largadas de toiros). Em Vila Viçosa, realiza-se também uma grande peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira Principal de Portugal, a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

Como chegar a Vila Viçosa

Vila Viçosa encontra-se no distrito de Évora, junto à fronteira com Espanha, a cerca de 370 km do Porto (4 horas de viagem), e 200 km de Lisboa (2 horas de viagem). Pode também chegar a Vila Viçosa de autocarro, a partir de Porto ou Lisboa, sendo que a viagem a partir de Lisboa demora entre 2 e 3 horas. (pode consultar horários de autocarro para Vila Viçosa aqui).

Vila Viçosa é facilmente explorada a pé, mas se quiser conhecer melhor as redondezas, ou ter mais autonomia para explorar outras vilas e cidades perto, terá de ter veículo próprio.

Se não tem carro próprio, procure aqui o aluguer de carro em Portugal, aos melhores preços.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

Onde dormir em Vila Viçosa

Em Vila Viçosa, terra de Reis e nobres, encontrará opções de alojamento excelente qualidade, mas com preços um pouco elevados. Perto, por exemplo, na vila de Borba, poderá encontrar opções de preço mais razoável.

Nós ficámos alojados em Vila Viçosa, na Casa do Colegio Velho, uma antiga casa senhorial do século XVI, e que constitui uma excelente opção no centro de Vila Viçosa. Ali, poderá usufruir de uma bela piscina exterior e jardins, assim como desfrutar da bela arquitectura clássica do edifício. O nosso quarto tinha uma luxuosa casa de banho, com mármore em abundância, e que tinha a particularidade da entrada ser, à primeira vista, uma porta de um armário embutido!

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

Outras excelentes opções de alojamento de qualidade são a Pousada Convento de Vila Viçosa, o Hotel Solar Dos Mascarenhas, e ainda o Alentejo Marmòris Hotel & Spa, este último sendo um dos poucos hotéis em Portugal que fazem parte da designação de “small luxury hotel of the world”.

Boas opções de alojamento em Borba, com um preço mais em conta, são a Casa De Borba, o Alojamento L&R, ambas no centro de Borba, e ainda a Quinta do Barreiro, uma excelente opção de qualidade, e bem perto do centro da vila.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR VILA VIÇOSA


Sugerimos que dedique pelo menos dois dias a visitar Vila Viçosa e arredores, cujo centro histórico se concentra em duas zonas, a do Terreiro do Paço e a do Castelo e, apesar de ter sido alvo de variadas construções durante os séculos XVIII e XIX, manteve a sua identidade, tornando Vila Viçosa uma das vilas mais interessantes de Portugal do ponto de vista histórico e arquitectónico. Seguem-se as nossas sugestões para o que ver e fazer quando visitar Vila Viçosa.

1. Admirar o Terreiro do Paço de Vila Viçosa

O Terreiro do Paço é uma praça com cerca de dezasseis mil metros quadrados e uma grande riqueza arquitectónica, em torno do qual se reúnem alguns dos principais monumentos de Vila Viçosa, como a Igreja e Convento dos Agostinhos, o Real Convento das Chagas de Cristo e, claro, o Paço Ducal de Vila Viçosa. No centro do Terreiro do Paço, encontra-se a Estátua Equestre de D. João IV, o Rei Restaurador, que é representado a cavalo, tal como terá feito o percurso em Lisboa no dia da sua aclamação.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real
VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

2. Deslumbrar-se com o Paço Ducal

Começado a ser construído em 1501, mas cuja conclusão se prolongou pelos séculos XVI e XVII, o Paço Ducal de Vila Viçosa é um dos edifícios mais emblemáticos de Portugal. Os 110 metros de comprimento da sua fachada, totalmente revestida a mármore da região, e o seu interior faustoso, tornam-no num símbolo do poder da Casa Ducal, e depois Real, de Bragança.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

Com o assassinato de D. Carlos I e seu filho, D. Luís Filipe I (20º e 21º Duques de Bragança, respetivamente), em 1908, e a implantação da República, em 1910, o Paço Ducal de Vila Viçosa foi encerrado, mas reabriu as portas nos anos 40, por vontade expressa em testamento de D. Manuel II, último rei de Portugal, sendo criada a Fundação da Casa de Bragança, que gere o Paço Ducal ainda hoje.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

3. Fazer uma visita guiada ao Paço Ducal

A visita guiada ao Paço Ducal permite conhecer os aposentos reais, as colecções de pintura e tapeçaria, com destaque para o tecto pintado da Sala dos Duques, e a enorme cozinha, com uma grande colecção de utensílios em bronze reluzente. O Palácio Ducal possui ainda núcleos museológicos que podem ser visitados, como a Armaria, o Tesouro do Paço, a Porcelana Azul e Branca da China e a Colecção de Carruagens.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

4. Conhecer a Colecção de Carruagens do Paço Ducal

Quando visitar o Paço Ducal, não deixe de conhecer a bela Colecção de Carruagens, exibida na antiga Cocheira Real, e onde agora estão expostas carruagens do Museu Nacional dos Coches, do Palácio Nacional da Ajuda, do Museu Nacional Machado de Castro, da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, para além de alguns exemplares privados.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

5. Admirar a Porta dos Nós

Se fizer a visita guiada ao Paço Ducal e à Colecção de Carruagens, sairá para a estrada principal pela belíssima Porta dos Nós, com duas colunas atadas às ombreiras por nós em mármore, um símbolo do poder da Casa de Bragança. Em frente à Porta dos Nós, não deixe de admirar a Porta do Nó, antiga porta de entrada na vila.

6. Admirar o Convento dos Agostinhos

Em frente ao Palácio Ducal, o Convento dos Agostinhos é uma instituição fundada em 1267, pertencente à Ordem dos Eremitas Calçados, e a primeira casa religiosa a ser instituída em Vila Viçosa. Aquando do início da construção do Palácio Ducal, o convento foi reestruturado por ordem de D. Jaime I, e a sua fachada passou a ficar virada para o Terreiro do Paço. A partir de 1677, a Igreja dos Agostinhos passou a albergar o Panteão dos Duques de Bragança.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real
VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

7. Conhecer a Pousada Convento de Vila Viçosa

Ao lado do Palácio Ducal, o Convento das Chagas de Cristo foi uma casa religiosa, fundada em 1514 por D. Jaime I, com o objectivo de ser o Panteão das Duquesas da Casa de Bragança. Posteriormente, o convento foi entregue às monjas da ordem feminina de Santa Clara. Hoje, o espaço é ocupado pela Pousada Convento de Vila Viçosa, que integra a rede Pousadas de Portugal, por isso se quiser ficar alojado num espaço da realeza, esta é a sua oportunidade.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

8. Explorar o Castelo de Vila Viçosa

O Castelo de Vila Viçosa é um dos castelos mais invulgares de Portugal, mandado edificar por D. Dinis no século XIII. Foi ali a residência oficial do Ducado de Bragança, de 1461 até à inauguração do Palácio Ducal. Aquando da Guerra de Restauração, o castelo foi remodelado, com uma planta quadrada, com dois torreões em ângulos opostos, e com um aspecto inexpugnável. No seu interior, pode visitar os Museus da Arqueologia e da Caça e subir às muralhas, com vistas privilegiadas sobre Vila Viçosa e arredores.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real
VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

9. Conhecer as Colecções de Caça e Arqueologia do Castelo de Vila Viçosa

Quando visitar o Castelo de Vila Viçosa, não deixe de conhecer o seu importante acervo, particularmente a Colecção de Arqueologia, onde poderá admirar peças que pertenceram às colecções arqueológicas reunidas por vários membros da Família Real, e e a Colecção de Caça, onde se exibem armas cerimoniais das antigas colónias ultramarinas e ainda aves europeias e troféus de caça de origem africana.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real
VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

10. Admirar o Pelourinho de Vila Viçosa

No espaço muralhado do castelo, pode admirar o Pelourinho de Vila Viçosa, construído em estilo gótico-manuelino em 1512, após atribuição do foral por D. Manuel I.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

11. Visitar a Igreja Matriz de Vila Viçosa e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Dentro do espaço muralhado do castelo, não deixe de visitar a Igreja Matriz de Vila Viçosa e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, no local onde o Condestável Nuno Álvares Pereira mandou construir uma ermida, após a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, em 1385. Em 1646, após a Restauração da Independência, D. João IV dedicou o reino a Nossa Senhora da Conceição, proclamando-a rainha e padroeira de Portugal. Na capela-mor, venera-se ainda hoje a imagem original de Nossa Senhora, oferecida por D. Nuno Álvares Pereira, atraindo muitos visitantes e crentes.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

12. Conhecer as explorações de mármore entre Borba e Vila Viçosa

A mármore é a pedra natural da região e são muitas as explorações que extraem, a céu aberto, o material que, depois de cortado, é exportado para todo o mundo, sendo que existe mármore da região em edifícios emblemáticos como a Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

A antiga Estrada Municipal (M255), que ligava Vila Viçosa a Borba, e que passava literalmente pelo meio de dois grandes poços de pedreira, colapsou em Novembro de 2018 e ainda hoje está fechada ao trânsito. No entanto, ainda pode circular por várias pedreiras e admirar a escala hercúlea da extracção de pedra nesses locais.

Se quiser conhecer melhor o mundo do mármore em Vila Viçosa e Borba, uma excelente opção é juntar-se a uma excursão organizada, onde visitará uma pedreira e uma oficina de artesanato com a ajuda de um guia local. Reserve aqui o seu lugar num Tour Guiado de Arte e Arqueologia em Mármore em Vila Viçosa.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

13. Visitar o Museu do Mármore Raquel de Castro

Se tiver tempo e interesse, pode ainda visitar o Museu do Mármore Raquel de Castro, onde pode conhecer o riquíssimo património natural e geológico que determina, desde há muito, o desenvolvimento económico da região.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

14. Visitar o Museu Agrícola e Etnográfico

Se tiver quando visitar Vila Viçosa, não deixe de conhecer o Museu Agrícola e Etnográfico, situado na antiga Estação da CP, e onde pode admirar utensílios de campo ligados ao trabalho agrícola, como charruas de madeira e ferro, cangas, e ferramentas manuais, e assim reviver experiências de antigamente.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

15. Passear na Praça da República

Em frente ao Castelo, estende-se a bela Praça da República, antiga Praça Nova de São Bartolomeu, um dos pontos de referência da malha urbana da vila. É, aliás, do topo do castelo que se têm as melhores vistas para esta bela praça.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

16. Admirar a Igreja de São Bartolomeu

Ao fundo da Praça da República, encontrará a imponente Igreja de São Bartolomeu, fundada em 1636, como igreja do Colégio Jesuíta de S. João Evangelista, mas cujas obras ainda decorriam em 1759, quando os jesuítas foram expulsos de Portugal. A fachada da igreja é particularmente impressionante, sendo feita com mármore da região.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

17. Conhecer o Museu do Estanho

Um museu curioso que pode visitar em Vila Viçosa é o Museu do Estanho, baseado na obra, equipamentos e ferramentas de Apeles Coelho, um artífice autodidacta, que tornou o fabrico de artefactos de estanho de qualidade uma das imagens de marca de Vila Viçosa.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real
VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

18. Percorrer as Estações da Via Sacra em Vila Viçosa

Uma das actividades que não deve perder quando visitar Vila Viçosa é percorrer pelo menos menos algumas das Estações da Via Sacra que se encontram no centro da vila, percurso que era seguido por fiéis a meditar sobre a Paixão de Cristo. Cada capelinha deveria ter estado originalmente mais isolada relativamente aos restantes edifícios, mas agora estão enquadradas na malha urbana do centro histórico da vila, exibindo portais de mármore decorados. Actualmente, a Procissão dos Passos continua a realizar-se percorrendo as ruas da vila no segundo domingo da Quaresma.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

19. Admirar a Tapada Real de Vila Viçosa pela Porta de São Bento

A estrada que segue em direção a Borba entra em território que pertenceu à antiga Tapada Real, que era a maior área muralhada do país, com seis quilómetros de comprimento e mais de três de largura, com terrenos nos concelhos de Vila Viçosa, Borba e Elvas. Construída para criação de caça e gado e aproveitamento de mato e lenha, foi um dos primeiros coutos de caça estabelecidos em Portugal. Uma das antigas portas desta área florestal era a Porta de São Bento, à qual se chega por uma estrada em paralelo.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

20. Conhecer a Ermida de São Bento

Vila Viçosa é também conhecida pelas usas inúmeras ermidas, mandadas construir por diferentes Duques de Bragança. Perto da Porta de São Bento, fica uma das mais impressionantes, a Ermida de São Bento, com belas vistas para a vila. Este magnífico monumento tem origens quinhentistas e terá sido fundado pelos Duques de Bragança, proprietários dos terrenos, à semelhança do que sucedeu com as construções vizinhas. Arruinada em finais do século XVII, principalmente desde os confrontos das Guerra da Restauração, quando Vila Viçosa sofreu pesados ataques (em 1659 e 1665), foi reconstruída no início do século XVIII e restaurada em meados do século XX.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

21. Dormir numa casa senhorial

Uma das experiências a não perder quando visitar Vila Viçosa, e desfrutar ao mesmo tempo do passado (e presente) senhorial da vila, é ficar a dormir numa casa senhorial que tenha sido convertido em alojamento de qualidade. Nós recomendamos a Casa do Colegio Velho, onde poderá deliciar-se com o interior requintado dos quartos e das outras divisões da casa, e desfrutar, com privacidade, do exterior muito agradável e da magnífica piscina.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

O QUE VER E FAZER NAS REDONDEZAS QUANDO VISITAR VILA VIÇOSA


A sua posição geográfica junto à fronteira e bem no centro do Alentejo faz com que Vila Viçosa tenha várias atracções numa área acessível a partir da histórica vila. Ao visitar Vila Viçosa, aproveite para conhecer um pouco melhor este cantinho de Portugal e, porque não, também o nosso país vizinho.

1. Visitar Borba

Ao visitar Vila Viçosa, seria um enorme erro não conhecer Borba, uma encantadora vila alentejana, conhecida pelos seus vinhos de excelência e detentora do título de “capital da mármore portuguesa”. Borba fica a menos de 10 km de Vila Viçosa e pode lá chegar no seu carro ou de autocarro.

Não se esqueça de ler o nosso artigo com todas as dicas para visitar Borba.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

2. Visitar Évora

Visitar Évora é conhecer aquela que é designada como “Cidade-Museu”, cuja fundação remonta aos tempos da ocupação romana, mas que mantém um património histórico, arquitectónico e cultural resultante da vivência naquele local de diferentes civilizações ao longo dos séculos. A apenas pouco mais de 60 km de distância de Vila Viçosa (45 min de viagem), Évora é uma opção imperdível quando visitar Vila Viçosa.

Se vai conhecer o Património Mundial da UNESCO de Évora, não perca o nosso artigo.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

3. Visitar a vila do Marvão

Visitar o Marvão é conhecer uma das mais belas vilas de Portugal. Localizada no topo de uma crista quartzítica no Parque Natural da Serra de São Mamede, o Marvão é uma vila fortificada, com o casario e ruelas estreitas aos pés do castelo. Estando o Marvão a apenas cerca de 95 km de distância de Vila Viçosa (1 hora e meia de viagem), não deixe de conhecer esta vila encantada quando visitar Vila Viçosa.

Se vai visitar a vila do Marvão, não deixe de consultar o nosso artigo.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

4. Visitar Monsaraz e explorar o Alqueva

Visitar Monsaraz é conhecer um lugar mágico, uma pequena vila de casas caiadas de branco guardada por um castelo e muralhas medievais, e situada numa imponente crista rochosa de onde se têm vistas para a imensa planície alentejana e para o grande lago da Barragem do Alqueva. Monsaraz fica apenas a pouco mais de 40 km de distância de Vila Viçosa (45 min de viagem), por isso não deixe de conhecer esta vila encantada quando visitar Vila Viçosa.

Se vai visitar Monsaraz e explorar o Alqueva, não deixa de consultar o nosso artigo.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

5. Visitar Mérida, em Espanha

Vila Viçosa fica a poucos quilómetros da fronteira com Espanha, por isso, quando visitar Vila Viçosa, não deixe escapar a oportunidade de dar um saltinho ao nosso país vizinho e descobrir algo de novo do outro lado da fronteira. Em particular, Vila Viçosa fica a cerca de 115 km (1h15min de viagem) de Mérida, capital da Lusitânia romana, uma cidade cheia de história nas margens do rio Guadiana.

Não deixe de consultar o nosso artigo sobre os lugares obrigatórios a visitar em Mérida.

VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:

  • Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
  • Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
  • Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
  • Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
  • Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
  • Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
  • Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
  • Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
  • Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
  • Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
  • Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
  • Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
  • Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
VILA VIÇOSA - ALENTEJO | O que visitar e fazer nas terras da Casa Real

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.