VIAJAR PARA OS AÇORES [2021] Tudo para visitar e viajar inter-ilhas

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

Viajar para os Açores é uma das melhores opções para se viajar em Portugal. Contudo, o ano de 2020 mudou completamente o panorama das viagens e os procedimentos de entrada e saída de países e lugares. Assim, viajar para os Açores não foi excepção. Com a abertura do arquipélago ao turismo, vieram novas regras, novos procedimentos e novos desafios. Agora para viajar para os Açores é preciso organizar-se melhor (e atempadamente). Para poder viajar para os Açores em segurança e sem problemas, evitando qualquer quarentena no território, basta preparar a viagem.

Ver esta publicação no Instagram

VIAGEM PELA GEOGRAFIA DE PORTUGAL – DIA 76 – PICO ESPERANÇA, SÃO JORGE, AÇORES . . 🇵🇹 Há dias que parecem magia. Há lugares que parecem irreais. Há paisagens que desafiam os limites da imaginação. E depois há os Açores. . . 🇬🇧 There are days that seem like magic. There are places that seem unreal. There are landscapes that challenge our limits of imagination. And then there are the Azores. . . . . . #sataazoresairlines #azoresairlines @azores_airlines_official #visitazores @visitazores #visitportugal #euficoemportugal #portugalcomefeitos #portugal #portugal_a_gramas #portugal_em_fotos #portugalovers #portugaligers #portugalemclicks #portugaldenorteasul #azores #açores #azoresportugal #açoresportugal #sapoviagens #fugasporportugal #forbestravelguide #cntraveller #bbctravel #natgeo #bbcworld #travelphotography #photography #lonelyplanet

Uma publicação partilhada por Carla Mota & Rui Pinto (@viajar_entre_viagens) a

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

Se quiser evitar fazer o teste à entrada no arquipélago quando viajar para os Açores (possível mas terá que esperar pelos resultados no hotel sem sair) a sua melhor opção é aproveitar a fazer o teste do Covi-19 no continente e viajar para os Açores depois. Este teste é pago pelo Governo Regional dos Açores nos laboratórios com os quais tem acordos.

NOTA – Todos aqueles que não fizerem o teste antes de viajar para os Açores ou se recusarem a fazer o teste à entrada no arquipélago dos Açores, terão que regressar ao continente e custear a viagem de regresso.

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

REGRAS PARA VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2021


Para não lhe falhar nada quando viajar para os Açores siga os passos seguintes e viaje sem problemas para os Açores.

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

1º – Marcar os voos para viajar para os Açores

Como qualquer viagem vai começar por marcar os seus voos para viajar para os Açores. Contudo, logo que tenha os bilhetes para viajar para os Açores deve imprimi-los, juntamente com o recibo de pagamento. Estas folhas serão necessárias para o passo seguinte e para poder viajar para os Açores.

NOTA – Sem bilhetes comprados e pagos para viajar para os Açores não poderá activar os passos seguintes.

2º – Marcar o teste Covid 19 no local que melhor lhe convir

Pegue nos seus voos impressos para viajar para os Açores, no cartão de Cidadão (e número de utente) e telefone para o laboratório que melhor lhe convir para fazer o teste para viajar para os Açores. Pode saber quais os laboratórios onde pode efectuar o teste gratuitamente neste documento abaixo, contudo, precisa de o marcar antecipadamente. Lembre-se, o teste tem que ser feito apenas 72 horas antes do voo. Comece a contar da hora do voo para viajar para os Açores para trás. O teste é pago pelo Governo Regional dos Açores mas para isso tem que provar que tem voo para viajar para os Açores já marcado e pago.

Pode ver aqui quais os laboratórios onde pode realizar o teste Covid-19 pago pelo Governo Regional dos Açores.

Os testes são gratuitos (tanto o inicial como o do sexto dia). As crianças até aos 12 anos não precisam de fazer o teste.

3º – Fazer o teste para viajar para os Açores a menos de 72 horas do seu voo

Depois de marcar o teste há que o ir fazer. Leve consigo o Cartão de Cidadão, número de utente, bilhetes dos voos impressos e recibo do pagamento dos voos. O teste é rápido e fácil de fazer. Nós demoramos 15 minutos a fazer todo o procedimento dos testes, em sistema drive thru, em Guimarães.

NOTA – O teste não foi nada doloroso, pelo menos não o foi para nenhum de nós. Foi tranquilo. Faz um pouco de impressão mas nada de especial. Vá tranquilo porque vale a pena para viajar para os Açores.

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar inter-ilhas

4º – Informar o governo regional dos resultados do teste Covid-19

Entre 24 e 48 horas depois os resultados do teste serão enviados para o seu email e telemóvel. Deve imprimir estes resultados laboratoriais e levá-los consigo quando viajar para os Açores.

  • Se o resultado for positivo, não poderá viajar para os Açores.
  • Se o resultado for inconclusivo terá que repetir o teste por isso não marque o teste em cima do dia do voo.
  • Se o teste for negativo pode seguir viagem tranquilo e preparar tudo o resto para viajar para os Açores.

NOTA – Com o teste negativo não precisará de fazer quarentena à entrada nem esperar no hotel por qualquer resultado do teste quando viajar para os Açores. Evita assim perder tempo à entrada no arquipélago e, caso o teste à entrada seja positivo, ter imensas chatices e burocracias para resolver longe de casa.

5º – Preencher o questionário online 72 horas antes de viajar para os Açores

Logo que tenha os resultados dos testes deve aceder ao portal do Governo Regional dos Açores e preencher o Questionário de Avaliação do Risco e Deteção Precoce online. Este procedimento é recomendado para agilizar a sua entrada nos Açores (especialmente na época alta). Este inquérito tem que ser preenchido nas 72 horas antes do voo. Guarde o código do questionário que vai receber por email depois de o submeter.

O site onde tem que preencher o inquérito é este.

NOTA – Em teoria, o preenchimento deste questionário faz com que não precise de preencher as duas declarações seguintes, contudo, a nós pediram-nos também as declarações pelo que aconselhamos a levá-las consigo imprimidas também.

6º – Imprimir a declaração para preencher à entrada quando viajar para os Açores

Após preencher o questionário deve imprimir a declaração de entrada nos Açores disponível no site. Tem duas declarações disponíveis, uma para preencher online, outra manual. Contudo o impresso manual é mais fácil de preencher. Foi esse que usámos para preencher para viajar para os Açores.

Pode fazer o download da declaração de entrada nos Açores aqui.

7º – Imprimir a declaração para viajar inter-ilhas

Se vai fazer voos inter-ilhas quando viajar para os Açores terá que preencher um novo impresso online disponível no site oficial. Tem também duas declarações disponíveis, uma para preencher online, outra manual. Mais uma vez o impresso manual é mais fácil de preencher. Foi esse que usámos.

Pode fazer o download da declaração para viajar interilhas aqui.

8º – Marcar o teste ao 6º dia na Unidade de Saúde do local onde se vai encontrar (para viagens de 7 ou mais dias)

Não se esqueça que se permanecer 7 (inclusive) ou mais dias nos Açores terá que repetir o teste ao sexto dia. Se for o seu caso, terá que entrar em contacto com a unidade de saúde da ilha onde se vai encontrar nessa altura e marcar a repetição do teste. Marque este teste logo que tenha a confirmação que o primeiro teste que fez foi negativo. Quando fizer este teste também não precisa de aguardar pelo resultado isolado. Pode andar à vontade a visitar as ilhas. A unidade de saúde depois informa-o a si e ao Governo Regional sobre o resultado do seu teste. Nós fizemos o nosso em Santa Maria e o resultado demorou 24h a sair.

Pode saber aqui os contactos das Unidades de Saúde das diferentes ilhas dos Açores

NOTA – A data do teste ao sexto dia começa a contar na data em que fez o primeiro teste para viajar para os Açores.

9º – Imprimir todos os documentos necessários para viajar para os Açores

Antes de sair de casa vai ter que levar impresso vários documentos de viagem, desta vez, mais do que o habitual. Os documentos para viajar para os Açores são:

  • declaração de entrada nos Açores
  • testes laboratoriais de Covid-19
  • bilhetes dos voos que vai efectuar
  • recibo de pagamento dos voos
  • declaração para viajar inter-ilhas (se for o seu caso)
  • aconselhamos a levar consigo o contacto e registo dos alojamentos onde vai ficar (para o caso de lhe ser pedido)
  • seguro de viagem (não é obrigatório para viajar para os Açores mas é recomendado) – Se usar o link terá 5% de desconto no seguro Iati.
VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar inter-ilhas

10º – Apanhar o seu voo e viajar para os Açores!

No final de ter tudo tratado para viajar para os Açores, está na hora de voar para os Açores e explorar este belo arquipélago. Quando chegar aos Açores vai ter que apresentar o teste e os documentos à entrada mas, depois disso, nunca mais nos foi pedido nada.

Se tiver dúvidas, consulte a informação no site oficial do Turismo dos Açores

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

SEGURO DE VIAGEM IATI PARA VIAJAR PARA OS AÇORES (cobre Covid-19)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e óptimo para viajar para os Açores. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

50 Comentários

  1. Rosa Araújo diz: Responder

    Olá Carla
    Parabéns pelo blog, muito bom mesmo e bastante útil.
    Eu vou passar 9 dias de férias aos Açores e, além da viagem de ida e volta, tenho 2 voos entre ilhas no quarto e sexto dia da viagem. Preciso de fazer um teste PCR para cada um dos voos? Porque o primeiro teste feito aqui 72h antes já não é válido para os voos inter-ilhas….ou só é preciso o primeiro teste e depois ao sexto dia?
    É que não consigo perceber….
    Obrigada 😀

    1. Carla Mota diz: Responder

      Só precisas de repetir o teste ao sexto dia, na ilha onde estiveres. Só fazes lá um teste. Não te preocupes que à chegada no aeroporto estará lá alguém para te ajudar a marcar.

  2. José Carlos Bastos diz: Responder

    Boa tarde Carla,
    Em primeiro lugar, gostei muito do seu blog, parabéns!
    Gostaria de lhe apresentar várias questões, e talvez seja a pessoa indicada para me esclarecer:
    1ª. Sei que tenho de fazer o teste do covid para entrar nos Açores. Irei no proximo dia 21 (2ª feira), à noite para S. Miguel pela Ryannair e dão-me o teste na manhã desse mesmo dia. Mas em relação ao tal questionário é mesmo obrigatório? Ou poderei preenchê-lo na manhã desse mesmo dia?
    2ª. A declaração para entrada nos Açores, que já imprimi, é para ser entregue no aeroporto de Lisboa ou à chegada a S. Miguel? Surge-me entretanto uma dúvida, é que no fim do mesmo, necessita da assinatura do Delegado de Saúde, mas de onde?
    3ª. Na viagem de regresso ao continente, e como vou pela Ryannair, o check-up é feito 24h00 antes online. Como é que posso recolher o bilhete de embarque se irei recebê-lo por email e o dia do regresso é uma 2ª feira logo de manhã cedo?
    Obrigado pela sua atenção, e vou continuar ler os seus blogues que são muito elucidativos e interessantes.
    José Carlos Bastos

    1. Carla Mota diz: Responder

      1. Pode preencher na manhã desse dia.
      2. É para ser entregue em Ponta Delgada. Eles assinam depois no aeroporto.
      3. Nós costumamos pedir no hotel para nos imprimirem o pdf. Não sei se ajuda.

  3. Lou diz: Responder

    Olá,
    Não falo português e é difícil compreender todo o seu blog. Eu falo francês/inglês/espanhol. Estou a pensar em ir aos Açores este Verão.
    Tenho várias perguntas:
    – pode fazer um teste PCR facilmente em todas as ilhas? (por exemplo, a ilha Flores que é mais selvagem)
    – É necessário reservar num laboratório com muito tempo de antecedência para o teste PCR ou posso fazê-lo no local? Pode enviar-me a lista de laboratórios, por favor?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, pode fazer o teste em todas as ilhas sem problema. Não precisa reservar laboratório, quando lá chegar pergunta no seu hotel e marca. Não há problema.

  4. Gonçalo Clara diz: Responder

    Boa tarde Carla,

    Vou ficar 7 dias na Terceira, ou seja pelo que percebi terei que fazer um teste para o regresso. Esse teste é pago pelo Governo, como na ida? ou terá que ser pago por mim?

    Muito obrigado

    1. Carla Mota diz: Responder

      É pago pelo Governo Regional mas pode ver tudo explicado aqui. https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/visitar-viajar-para-os-acores/

  5. Sérgio diz: Responder

    Boa tarde Carla,

    Espero encontra-la bem, assim como todos os Seus. Felicito-vos pelo vosso blogue, onde partilham as vossas aventuras, fornecendo informação muito interessante e útil aos leitores. Em meu nome e em nome da minha família, obrigado.
    Aproveito o ensejo para lhe perguntar como poderei contatar alguèm resposável pela Agência NOMAD. Somos operadores turísticos e gostaríamos, se possível falar com alguém da NOMAD.
    Antecipadamente ,agradeço e felicito vos pelo projecto.
    Att.
    Sérgio Lucena

    1. Carla Mota diz: Responder

      Deve consultar o site da Nomad e entrar em contacto com eles por telefone.

  6. Paulo Simão diz: Responder

    Boa noite Carla,
    O post está muito bom e é uma grande ajuda para quem vai viajar para os Açores como é o meu caso de 30-5 a 04-06.
    Só tenho uma dúvida quando refere que o questionário on-line tem de ser preenchido com 72 horas de antecedência já com o resultado do teste obtido. Se os testes têm de ser feitos com 72 horas de antecedência do voo, como é possível apresentá-los no questionário on-line ?
    Muito obrigado.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tem que preencher o questionário um dia antes de voar porque recebe os resultados 24 horas depois de fazer o teste.

  7. Tea Vukicevic diz: Responder

    Ola Carla,

    Gostei muito as dicas 🙂 O que nao percebi bem e se e preciso fazer teste outra vez para voltar ao continente?

    Tenho uma viagem de 6 dias, 5 noites marcada em Junho. Sera que vmos ter fazer o teste para entrar em Portugal?

    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não é necessário teste para entrar no continente.

  8. Ricardo Perna diz: Responder

    Olá aos dois, e obrigado por estas descrições. Estávamos a pensar ir aos Açores, este Verão, que as passagens, por enquanto, estão simpáticas. Vai ser a primeira viagem com a bebé de 20 meses (o plano é ir em agosto). Considerando a logística do bebé, teremos de abrandar o nosso ritmo, mas não queria visitar apenas uma ilha. Ainda não sei o número de dias, mas talvez 9 a 11 dias. Que “circuito” de ilhas aconselham? E vocês utilizaram o Azores Air pass? já vi que existe, mas não consigo saber muitas informações práticas….

    Obrigado desde já 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Ricardo, ainda não sei se já viste, mas estes dois artigos podem ajudar-te: https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/acores-ilhas-visitar/ Se quiseres já um roteiro para três ilhas, tens este: https://www.viajarentreviagens.pt/portugal/viajar-nas-ilhas-do-triangulo-dos-acores-dicas-roteiro/

  9. Antonio diz: Responder

    Ola Carla,
    Obrigado pelas partilhas e por este artigo tão interessante.
    Pode partilhar como é o processo para voltar para o Continente, ou seja, o Governo dos Açores patrocina o teste que permite a entrada no arquipelago, mas à volta tenho de ter um teste para entrar no Continente? Se sim, e dado que apenas vou estar apenas 4 dias, quem paga este teste? Eu? O Governo dos Açores? Ou o Estado Português?
    Obrigado pela ajuda 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não é preciso fazer teste para voltar ao continente porque estamos em território nacional. O teste é só para entrar nos Açores, não para sair.

  10. Patrícia diz: Responder

    Olá Carla! Desde já parabéns por este excelente trabalho! Tem óptimas dicas!
    Vou a São Miguel de 23 a 30 de agosto! Se as regras continuarem as mesmas em relação aos testes em que dia devo fazer o teste visto que o meu voo dia 23 será às 22:10 e os laboratórios aqui perto só trabalham no fim de semana até às 18h ?
    E depois pra voltar Em que dia terei de repetir ? Estou um pouco confusa em relação a isso… Se me pudesse esclarecer agradecia! 🙂

    Beijinhos

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tem que contar 72h para trás antes do voo. O teste tem que ser feito nesse intervalo. Sim, tem que repetir o teste do 6 dia se permanecer mais tempo nos Açores.

  11. Vania diz: Responder

    Bom dia 🙂 irei viajar para os Açores no inicio de Março e encontrei aqui informação muito útil, por isso muito obrigada por esta partilha. Na minha viagem irei passar por praticamente todas as ilhas e por isso já comprei alguns voos de ligação entre ilhas. Tenho notado que os voos entre ilhas são mais caros do que os voos de ida e volta, não sei se por causa desta pandemia. Têm alguma dica para comprar estes voos mais baratos?
    Tenho uma segunda questão sobre o seguro IATI, caso não consiga viajar por ter testado positivo à covid-19, o seguro IATI com cancelamento cobre o valor de todos os voos?
    Obrigada e continuação de boas viagens 😉

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, à partida o seguro cobre todos os voos. Os voos estão todos caros mesmo. É a lei da oferta e da procura a funcionar. Há pouca procura a oferta é cara.

  12. Juliana Caus diz: Responder

    Parabéns!
    Há tempos que não me surpreendia com um blog!
    Didático, cheio de informações e conteúdo.
    Obrigada e boas viagens para vocês!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Muito obrigada, Juliana. Bem-vinda e esperamos que nos visite mais vezes. Tudo de bom e excelentes viagens (agora mais difícil mas com a mesma vontade).

  13. Maria Gomes diz: Responder

    Bom dia ☺ Excelentes dicas de viagem😉 Vou viajar para os Açores numa segunda feira à tarde, se realizar o teste no sábadoca de manhã será que os resultados chegam a tempo da viagem? Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não lhe sei dizer, quem poderá responder a isso é o laboratório em que marcar. Eles é que sabem qual o tempo de espera. Depende dos laboratórios.

    2. Tania Pedroso diz: Responder

      No caso de ficar mais 7 dias ou mais, o teste de repetição tem custos? Obrigada
      Fui muito esclarecedora!
      Parabéns

      1. Carla Mota diz: Responder

        Tânia, tal como está indicado no artigo, não. O governo regional suporta o custo.

  14. Bom dia,

    Obrigada pelo artigo! Vi que usaram um drone na viagem, por acaso têm dicas de como se pede autorização para a utilização dos mesmos e para se poder captar imagens? Vou proximamente a São Miguel e gostava de levar o meu, mas ainda não sei bem como funcionam os formulários etc.

    Obrigada!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tem que ver o site da Autoridade da Aeronáutica Nacional, a informação está lá toda.

  15. Carlos diz: Responder

    Mais uma fantástica partilha que nos deixam.
    Parabéns.
    Uma questão:
    Quando alugaram a viatura, subscreveram a cobertura superior da rentalcars?
    Justifica numa ilha como a de São MIguel?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Nunca subscrevemos o seguro da RentalCars mas nos Açores arrependemo-nos. Os seguros feitos lá são muito caros, é melhor fazer no site.

      1. Carlos diz: Responder

        Fazer no site de quem? Rentalcars?
        Pelo que tenho visto e falando com algumas rents, eles próprios dizem que é melhor fazer na Rentalcars, pois sendo brokers, têm preço muito melhor.

  16. Mark Margo diz: Responder

    O post é excelente, felizmente já fui aos Açores são Miguel, só a “trapalhada” que é necessario agora para viajar para os Açores faz pensar duas vezes, maldito covid, no entanto o Post fez-me sentir muitas saudades.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não custa tanto como parece. Visitar para os Açores dá mais algum trabalho a preparar mas vale bem a pena.

  17. Filipa Falcão diz: Responder

    Bom dia,
    Irei para os Açores no dia 1 de Outubro, conto fazer o teste antes da viagem no dia 28 de Setembro, 6 dias depois calha num domingo dia 4, sendo que o dia 5 é feriado. Verifiquei os horários dos locais onde fazem o teste são apenas durante os dias de semana.
    Sabe dizer-me como deverei fazer? uma vez que vou andar em diferentes ilhas.

    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Filipa, sugiro que telefone para o centro e combine com eles. Eu faria provavelmente ao 5º dia mas penso que são os serviços de saúde que a devem aconselhar. Obrigada

  18. Fran diz: Responder

    Olá… Eu estou com dúvida na contagem dos dias… Conta os dias ou as noites de alojamento?
    Por exemplo se for num domingo de manhã , ficar 6 noites alojada, ou seja para regressar no sábado a tarde, (isto é regressar no dia seguinte que é o 7º dia), tenho que fazer o teste no 6º dia à mesma? Ou como regresso precisamente no dia 7º já não faço?
    Sei de um casal que foi de domingo a domingo e não fez o dito teste lá….

    1. Carla Mota diz: Responder

      Conta os dias, Fran. Em Teoria toda a gente que faz 7 ou mais dias tem que repetir o teste. Há pessoas que podem não o fazer, acredito, mas a informação que está no site do Governo Regional é que pode ser impedido depois de embarcar no voo. No seu caso, eu não marcava o teste do 6º dia antes de chegar aos Açores. Quando mostrar o teste no aeroporto, questione o funcionário que lá está.

  19. Sara Durão Soares diz: Responder

    Olá Carla, adoro os vosso conteúdos! Sigo-vos há algum tempo.
    Vou aos Açores em Outubro, para a declaração entre ilhas, temos que preencher uma declaração para cada deslocação entre ilhas?
    Obrigada! Boas Viagens

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Sara, não. Basta preencheres uma declaração. Só tens espaço para três ilhas porque depois, em teoria, como já fizeste o teste do sexto dia deixa de haver controlo.

  20. Liliana Lopes Proença diz: Responder

    Bom dia!
    Optima informação! Muito obrigada.
    Para fazer o teste em Portugal Continental, basta escolher um dos laboratórios e apresentar a viagem comprada que o governo dos Açores custeia? Mesmo na ilha ao 6 dia também será costeado pelo governo?
    Sabe dizer, caso o teste dê positivo nos Açores será necessário fazer quarentena lá? ou é possível voltar a Portugal continental?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, isso mesmo. Mas tem que telefonar para marcar. Não basta aparecer lá. Se fizer o teste e der positivo cá, não pode embarcar. Se o teste der positivo lá penso que terá que fazer isolamento profilático e custear a sua estadia o tempo que demorar a dar teste negativo para poder regressar a casa.

      1. Fátima diz: Responder

        Olá Carla,

        À Chagada ao aeroporto de Ponta Delgada, a saída para o exterior (desde desembarque, até entregar teste covid feito) é demorada?
        Mais o menos quanto tempo?

        1. Carla Mota diz: Responder

          Depende das pessoas que chegam com teste feito (ou não) e com o registo feito online. Se tiver registo online e teste feito é mais rápido. Talvez uns 20 minutos. Caso contrário demorará mais tempo.

  21. Inês diz: Responder

    Bom dia 🙂
    Excelente artigo, com imensas informações úteis e importantes, obrigada 😊
    O segundo teste efetuado já nas ilhas é também suportado pelo governo dos Açores ou é do encargo do turista?
    Beijos e boas viagens *

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Inês, é pago pelo Governo dos Açores também.

  22. Fátima Costa diz: Responder

    Adorei as vossas dicas, está muito bom a maneira como vocês explicam fácil e acessível!!! Parabéns vou andar por aqui mais vezes!!! Beijinhos e divirtam-se que setembro é já amanhã!!!! 😘😘

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Fátima. Esperamos que ajude a programar essa visita aos Açores. Vais adorar, tenho a certeza.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.