VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] – Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar inter-ilhas

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

Viajar para os Açores é uma das melhores opções para se viajar em Portugal. Contudo, o ano de 2020 mudou completamente o panorama das viagens e os procedimentos de entrada e saída de países e lugares. Assim, viajar para os Açores não foi excepção. Com a abertura do arquipélago ao turismo, vieram novas regras, novos procedimentos e novos desafios. Agora é preciso organizar-se melhor (e atempadamente) para poder viajar para os Açores em segurança e sem problemas, evitando qualquer quarentena no território.

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

Assim, se quiser evitar fazer o teste à entrada no arquipélago (possível mas terá que esperar pelos resultados no hotel sem sair) a sua melhor opção é aproveitar a fazer o teste do Covi-19 no continente e viajar depois. Este teste é pago pelo Governo Regional dos Açores nos laboratórios com os quais tem acordos.

NOTA – Todos aqueles que não fizerem o teste antes ou se recusarem a fazer o teste à entrada no arquipélago, terão que regressar ao continente e custear a viagem de regresso.

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

REGRAS PARA VIAJAR PARA OS AÇORES EM 2020


Para não lhe falhar nada siga os passos seguintes e viaje sem problemas para os Açores.

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

1º Marcar os voos para viajar para os Açores

Como qualquer viagem vai começar por marcar os seus voos. Contudo, logo que tenha os bilhetes deve imprimi-los, juntamente com o recibo de pagamento. Estas folhas serão necessárias para o passo seguinte. Sem bilhetes comprados e pagos não poderá activar os passos seguintes.

2º Marcar o teste Covid 19 no local que melhor lhe convir

Pegue nos seus voos impressos, no cartão de Cidadão (e número de utente) e telefone para o laboratório que melhor lhe convir para fazer o teste. Pode ver quais os laboratórios onde pode efectuar o teste gratuitamente neste documento, contudo, precisa de o marcar antecipadamente. Lembre-se, o teste tem que ser feito apenas 72 horas antes do voo. O teste é pago pelo Governo Regional dos Açores mas para isso tem que provar que tem voo já marcado e pago.

Pode ver aqui quais os laboratórios onde pode realizar o teste Covid-19 pago pelo Governo Regional dos Açores.

3º Fazer o teste a menos de 72 horas do seu voo

Depois de marcar o teste há que o ir fazer. Leve consigo o Cartão de Cidadão, número de utente, bilhetes dos voos impressos e recibo do pagamento dos voos. O teste é rápido e fácil de fazer. Nós demoramos 15 minutos a fazer todo o procedimento dos testes, em sistema drive thru, em Guimarães. O teste não foi nada doloroso, pelo menos não o foi para nenhum de nós. Foi tranquilo. Faz um pouco de impressão mas nada de especial. Vá tranquilo.

4º Informar o governo regional dos resultados do teste Covid-19

Entre 24 e 48 horas depois os resultados do teste serão enviados para o seu email e telemóvel. Deve imprimir estes resultados laboratoriais e levá-los consigo. Se o resultado for positivo, não poderá voar para os Açores. Se o resultado for inconclusivo terá que repetir o teste por isso não marque o teste em cima do dia do voo. Se o teste for negativo pode seguir viagem tranquilo. Com este teste negativo não precisará de fazer quarentena à entrada nem esperar no hotel por qualquer resultado do teste. Evita assim fazer à entrada no arquipélago.

5º Preencher o questionário online 72 horas antes do voo

Logo que tenha os resultados dos testes deve aceder ao portal do Governo Regional dos Açores e preencher o Questionário de Avaliação do Risco e Deteção Precoce online. Este inquérito tem que ser preenchido nas 72 horas antes do voo. Guarde o código do questionário que vai receber por email depois de o submeter.

O site onde tem que preencher o inquérito é este.

6º Imprimir a declaração para preencher à entrada nos Açores

Após preencher o questionário deve imprimir a declaração de entrada nos Açores disponível no site. Tem duas declarações disponíveis, uma para preencher online, outra manual. Contudo o impresso manual é mais fácil de preencher. Foi esse que usámos.

Pode fazer o download da declaração de entrada nos Açores aqui.

7º Imprimir a declaração para viajar inter-ilhas

Se vai fazer voos inter-ilhas nos Açores terá que preencher um novo impresso online disponível no site. Tem também duas declarações disponíveis, uma para preencher online, outra manual. Mais uma vez o impresso manual é mais fácil de preencher. Foi esse que usámos.

Pode fazer o download da declaração para viajar interilhas aqui.

8º Marcar o teste ao 6º dia na Unidade de Saúde do local onde se vai encontrar (para viagens de 7 ou mais dias)

Não se esqueça que se permanecer mais de 7 dias nos Açores terá que repetir o teste ao sexto dia. Se for o seu caso, terá que entrar em contacto com a unidade de saúde da ilha onde se vai encontrar nessa altura e marcar a repetição do teste. Marque este teste logo que tenha a confirmação que o primeiro teste que fez é negativo. Quando fizer este teste também não precisa de aguardar o resultado fechado. A unidade de saúde depois informa-o a si e ao Governo Regional sobre o resultado do seu teste.

Pode saber aqui os contactos das Unidades de Saúde das diferentes ilhas dos Açores

NOTA – O teste do 6ºdia começa a contar a partir da data do primeiro teste que fez.

9º Imprimir todos os documentos necessários para viajar

Antes de sair de casa vai ter que levar impresso vários documentos de viagem, desta vez, mais do que o habitual. São eles:

  • declaração de entrada nos Açores
  • testes laboratoriais de Covid-19
  • bilhetes dos voos que vai efectuar
  • recibo de pagamento dos voos
  • declaração para viajar inter-ilhas (se for o seu caso)
  • aconselhamos a levar consigo o contacto e registo dos alojamentos onde vai ficar (para o caso de lhe ser pedido)

10º Apanhar o seu voo e viajar para os Açores!

No final de ter tudo tratado, está na hora de voar para os Açores e explorar este belo arquipélago.

Se tiver dúvidas, consulte a informação no site oficial do Turismo dos Açores

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue

VIAJAR PARA OS AÇORES [2020] - Tudo o que precisa saber para visitar os Açores e viajar interilhas

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

 câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.