VISITAR SESIMBRA – O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

Sesimbra é terra de peixe e marisco. É terra de pescadores. Sesimbra é mar. Mas Sesimbra também é serra e natureza. Sesimbra é um destino fabuloso para se visitar nas férias ou num fim de semana prolongado, para aproveitar os trilhos, as praias, a cultura, a história e a gastronomia. Visitar Sesimbra é uma aposta ganha, seja no Verão ou fora dele. Porque Sesimbra é serra e mar.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Se procura dicas para viajar na zona de Lisboa veja estes nossos artigos aqui no blogue

  • Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
  • Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
  • Visitar a Arrábida – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a serra da Arrábida e o Parque Natural da Arrábida. Excelente para combinar com umas férias em Sesimbra.
  • Praia do Ribeiro do Cavalo – Tudo o que precisa de saber para chegar à praia do Robeiro do Cavalo está neste artigo.
  • Visitar Sesimbra – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona de Sesimbra, desde a Arrábida, à serra da Azóia, Cabo Espichel, Lagoa da Albufeira, praia do Ribeiro do Cavalo e povoação de Sesimbra.
  • Visitar a Costa Vicentina – Tudo o que precisa saber para visitar o Algarve mais selvagem, desde Odeceixe a Burgau, passando por toda a costa de Sagres.
  • Visitar a Costa Alentejana – Um artigo com dicas para visitar a Costa Alentejana em Portugal.
  • Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve.
  • Costa de Peniche – Dicas para explorar as praias e actividades na costa de Peniche.
  • VISITAR O ALENTEJO – Um artigo com vários roteiros no Alentejo e tudo o que precisa de saber para explorar as praias, as cidades e o melhor do Alentejo.
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

VISITAR SESIMBRA

Visitar Sesimbra é muito mais do que visitar a povoação de Sesimbra. Sesimbra estende-se desde a Serra da Arrábida e do Risco, à serra da Azóia, ao Cabo Espichel, à Lagoa da Albufeira, à praia do Ribeiro do Cavalo ou às praias do Meco e das Bicas. Sesimbra esconde um maravilhoso destino de férias em Portugal, cheio de aldeias para descobrir, riquezas gastronómicas para provar e natureza e praias para explorar.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

Sesimbra, a terra do peixe e marisco

Sesimbra é terra de pescadores e por isso o peixe, os mariscos e os moluscos são reis por estas terras. De dia e de noite, o aroma a peixe e marisco grelhado inunda os ares de Sesimbra e os restaurantes enchem-se de gente em busca das iguarias da gastronomia portuguesa. Sesimbra é dos melhores lugares do país para comer peixe e marisco, saborear o mar à mesa, à maneira tradicional portuguesa.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR SESIMBRA


Quando visitar Sesimbra

A melhor altura para visitar Sesimbra é de Março a Novembro, desde a Primavera ao Outono, passando pelo Verão. Para quem procura praia, os meses de Junho, Julho e Agosto são os melhores em Sesimbra, quando as temperaturas do ar e da água são mais quentes. As festas populares de Junho marcam o início da época alta em Sesimbra. Contudo, para quem procura natureza nas serras de Sesimbra, combinado a praia com um pouco de aventura e cultura, a Primavera e o Outono serão momentos melhores para explorar a região de Sesimbra, quando os trilhos na natureza se fazem com mais conforto.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

Como deslocar-se e chegar a Sesimbra

Chegar a Sesimbra é fácil. Se vem de norte, dirija-se a Lisboa pela A1, tal como nós fizemos. Depois de Lisboa tem duas opções para chegar a Sesimbra. Se quiser pode atravessar a Ponte 25 de Abril em direcção a Almada e depois seguir pela A2 até Fernão Ferro e depois a EN378 até Sesimbra. Para chegar a Sesimbra pela zona de Setúbal pode ser melhor evitar passar pela cidade de Lisboa e pode optar por cruzar a Ponte Vasco da Gama, e depois apanhar a A12 em direcção a Setúbal e depois a estrada para Sesimbra. É mais longe mas pode compensar. Há autocarros frequentes entre Lisboa e Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

Visitar Sesimbra com tempo e explorando a região implica ter carro. Se tiver o seu próprio carro, visitar a Sesimbra é fácil, basta organizar os seus dias. Se não tiver carro, o ideal é alugar um carro para poder desfrutar dos seus dias na zona de Sesimbra. Lembre-se que se se fixar numa localidade como Sesimbra também pode visitar a Arrábida em tour ou de táxi, contudo terá menos flexibilidade de itinerários e pode ficar mais caro visitar a zona dos arredores de Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

Onde ficar a dormir quando visitar Sesimbra

Para visitar Sesimbra pode optar por diferentes locais para se alojar. Se preferir lugares mais pequenos, a aldeia do Meco ou Alfarim são óptimas opções. Nós alojámo-nos em Alfarim quando visitámos Sesimbra e não nos arrependemos. Se preferir lugares mais centrais para visitar Sesimbra, com mais infraestruturas de alojamento, restauração e transportes, Sesimbra será a melhor opção.

1. Onde dormir em Sesimbra

Sesimbra é a melhor opção para se alojar na região pois dá para explorar a parte ocidental e a parte oriental do parque Natural da Arrábida sem envolver grandes deslocações. Para além disso, Sesimbra tem boas opções e ofertas de alojamento, para todas as bolsas, restaurantes e é óptimo para quem não tem carro próprio. Isto faz de Sesimbra uma área muito procurada no que toca aos alojamentos, esgotando-se tudo muito rápido para os fins de semana de Primavera e Outono, assim como para o Verão. Se pretende alojar-se aqui quando visitar Sesimbra, reserve com meses de antecedência.

2. Onde dormir na Aldeia do Meco

A Aldeia do Meco é o lugar ideal para se alojar na zona de Sesimbra se procura tranquilidade, juventude e boas energias. Ali há bons alojamentos e também opções mais económicas para explorar Sesimbra. É um lugar pequeno mas com tudo o que vai precisar.

3. Onde dormir em Alfarim

Nós decidimos alojar-nos na aldeia de Alfarim quando fomos visitar Sesimbra. Esta é uma povoação que permite explorar bem a região de Sesimbra, sendo que a sua localização é perfeita para combinar as duas zonas da Arrábida. Esta foi a principal razão que nos levou a optar por Alfarim. Outra razão foi o facto de na aldeia haver boas opções de alojamento a preços mais económicos do que nas outras regiões e com tudo o que vai precisar como supermercados, padarias, restaurantes, etc.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e adequado para Sesimbra. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice.  Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS para a Sesimbra aqui com 5% de desconto!

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

VISITAR SESIMBRA E A ARRÁBIDA EM EXCURSÃO


É possível visitar Sesimbra e a Serra da Arrábida em excursão ou tour desde Lisboa, Setúbal ou Sesimbra. Sesimbra é a melhor opção mas de Lisboa também há muitas opções para visitar Sesimbra e a Arrábida. Se não tiver carro, está será a melhor opção para visitar Sesimbra.

Se quiser visitar Sesimbra e a Arrábida vindo de Lisboa estas são boas opções

Se estiver em Sesimbra e quiser visitar a Arrábida estes são tours que lhe podem interessar

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

ROTEIRO PARA VISITAR SESIMBRA


Visitar Sesimbra exige-lhe pelo menos 3 a 4 dias, de forma a conseguir aproveitar alguma praia e poder desfrutar dos lugares. Se for passar férias a Sesimbra não precisa de seguir este roteiro em Sesimbra, pode montar o seu, sabendo o que pode ver e fazer na zona de Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

PRIMEIRO DIA – O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR SESIMBRA


Dedique um dos seus dias de roteiro na zona de Sesimbra para explorar a povoação de Sesimbra e tudo o que ela tem para oferecer.

1. Visitar a povoação de Sesimbra

A povoação de Sesimbra tem imenso para conhecer, nomeadamente na marginal mas um pouco por toda a parte velha da vila. Em Sesimbra estacione o carro e explore a povoação a pé. Num dia em Sesimbra não pode perder:

  • Igreja de São Tiago
  • Arte de rua
  • Mercado Municipal de Sesimbra
  • Museu Marítimo
  • Porto de pesca
  • Ruas estreitas da cidade velha
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
Sesimbra

2. Visitar o Castelo de Sesimbra

Em Sesimbra, mas fora do centro urbano, vale a pena visitar o Castelo de Sesimbra, com a sua imponente muralha sobranceira à vila e à costa, defendendo a região há mais de 4 séculos. O Castelo de Sesimbra só está aberto das 7h da manhã às 20h pelo que deve articular a sua visita. No Inverno, o castelo de Sesimbra fecha às 19h.

3. Visitar o Forte Santiago de Sesimbra

O Forte de Santiago em Sesimbra é a imagem de marca da vila de Sesimbra. Construído por D. Manuel I terá tido um papel importante na defesa do território aquando da Dinastia Filipina. Hoje, virado para as principais praias de Sesimbra, recebe todos aqueles que visitam a povoação para contemplar da sua muralha algumas das mais belas vistas da costa de Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

4. Aproveitar a praia do Ouro em Sesimbra

Dizem que em Sesimbra as praias valem ouro e valem mesmo! A praia do Ouro é prova disso. Esta é uma das praias em frente à povoação de Sesimbra. Com areias douradas fica da cor do ouro ao final do dia. Por ali não há ondas e é um destino ideal em Sesimbra para famílias com crianças pequenas.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

5. Aproveitar a praia da Califórnia em Sesimbra

De um dos lados do Forte de Santiago fica a praia do Ouro, do outro lado, a praia da Califórnia. Esta praia fica em frente à parte velha de Sesimbra e é um dos lugares preferidos dos veraneantes. É também uma praia excelente em Sesimbra para famílias com crianças porque o acesso à praia é fácil.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

6. Almoçar no restaurante Portofino em Sesimbra

Há muitos e bons restaurantes para comer em Sesimbra por isso o difícil vai ser mesmo escolher. O restaurante que mais gostámos em Sesimbra foi o Portofino, na extremidade ocidental da praia do Ouro. É um restaurante mesmo na praia de Sesimbra mas que serve almoços e jantares. Nós fomos lá almoçar e deliciamo-nos com a cozinha maravilhosa e todo o espaço. Comemos ceviche de atum, salmão fumado com maracujá e mexilhões com molho de tomatada. Estava tudo divinal, acompanhado de uma sangria de maracujá deliciosa. De sobremesa comemos Lava Cake com dulce de leite! Se quiser comer ali o melhor é marcar mesa através do telefone 919480282.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

7. Comer marisco no Restaurante Casa Mateus em Sesimbra

Noutra das refeições em Sesimbra fomos jantar ao Restaurante Casa Mateus. Este restaurante fica mesmo na parte antiga de Sesimbra e tem uma cozinha fantástica e um atendimento muito acolhedor. A primeira vez que tentamos ir lá jantar não conseguimos porque não tínhamos feito reserva. Reservamos para o almoço seguinte e foi uma aposta ganha em Sesimbra. Comemos ostras, ameijoas à bulhão pato, camarões com alho e mexilhões com caril. Acompanhámos com um bom vinho branco e de sobremesa, uma deliciosa mousse de Manjericão com Morangos e Pudim Abade de Priscos. Estava tudo delicioso! Mais uma vez, reserve mesa. Pode fazê-lo através do telefone 963650939.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

8. Comer uma mariscada na Petisqueira Remo em Sesimbra

Outros dos restaurantes que experimentámos em Sesimbra foi a Petisqueira o Remo. Especializado em mariscos e petiscos, aqui experimentámos Mariscada de Sapateira com bivalves e gambas. Os bivalves estavam maravilhosos mas a sapateira era muito seca (penso que era congelada) e as gambas só cozidas. Comemos também açorda de gambas. Estava razoável mas não encantou. Bebemos sangria de frutos vermelhos mas confesso que os frutos e a hortelã pareciam “reciclados” de outras sangrias. Apesar da comida ser boa, claramente, não nos encantou, especialmente comparado com os outros que comemos em Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

9. Comer peixe grelhado na Tasca do Isaías em Sesimbra

Se procura um lugar tradicional e económico para comer peixe grelhado e choco grelhado em Sesimbra, vá à Tasca do Isaías. Este é um lugar tradicional em Sesimbra, com os pescadores a grelhar o peixe do dia e o chocos na estrada. Só tem meia dúzia de mesas mas colhe boas recomendações.

10. Jantar com estilo na esplanada do Tap House em Sesimbra

Se procura um lugar distinto e singular para comer quando visitar Sesimbra experimente o Tap House no forte de Sesimbra. Tem uma esplanada fabulosa sobre a praia do Ouro, com vistas privilegiadas sobre Sesimbra durante o dia e durante a noite.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

DICA EXTRA DE RESTAURANTES EM SESIMBRA – Nos dias que passamos em Sesimbra não pudemos experimentar os restaurantes todos mas levávamos dicas de alguns muito bons. Para além daqueles restaurantes de Sesimbra que recomendamos em cima, a Marisqueira Modesto e o Rodinhas têm fama de ser os melhores locais para comer marisco na vila. Na Marisqueira Modesto deve marcar. Nós não o fizemos e não conseguimos comer lá. No Rodinhas pode chegar, dar o nome e esperar. Nós fizemos isso mas esperamos mais de 1 hora e ainda tínhamos 10 mesas à nossa frente. Acabámos por desistir e ir para outro. Para petiscar dizem que o Formiga também é muito bom. Para quem procura peixe fresco, os melhores dizem ser o Batel e o Lobo do Mar (este fica mesmo no porto de Sesimbra).

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

SEGUNDO DIA DE ROTEIRO EM SESIMBRA COM O QUE VER E FAZER


Num dos dias que vai passar em Sesimbra explore a zona da Serra da Azóia e que vai até ao Cabo Espichel. Termine o dia na costa ocidental de Sesimbra, na praia das Bicas com um maravilhoso pôr do sol.

1. Visitar a Praia da Ribeira do Cavalo em Sesimbra

A poucos quilómetros de Sesimbra fica a praia mais bonita da Costa da Arrábida, a praia do Ribeiro do Cavalo. A praia é de acesso difícil mas vale a pena o esforço, quer de encontrar o trilho, como de o percorrer para aceder à praia. Esta praia de Sesimbra faz lembrar as praias da ilhas Baleares!

Para saber como pode chegar à Praia do Ribeiro do Cavalo na Arrábida veja este nosso artigo com dicas detalhadas.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

2. Explorar as praias da Serra da Azóia em Sesimbra

A Serra da Azóia, na parte ocidental do Parque Natural da Arrábida, é uma zona cheia de praias selvagens e de difícil acesso. Para aceder a estas praias de Sesimbra é necessário caminhar, descer as encostas e arribas, geralmente cerca de 15 minutos a 30 minutos. A vantagem é que as praias têm sempre pouca gente, até no Verão, e é um excelente local para desfrutar da costa de Sesimbra. As desvantagens são que os trilhos de acesso são muitos expostos ao sol e que na maré alta as praias têm muito pouca areia. A maior destas praias é a Praia da Mijona. Escolha uma das praias selvagens da Serra da Azóia e aproveite a beleza da região de Sesimbra.

  • Praia da Mijona
  • Praia do Inferno
  • Praia de Vale Covo
  • Praia de Cramesines
  • Praia da Baleeira
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

3. Visitar o Farol do Cabo Espichel em Sesimbra

Depois de explorar a Serra da Azóia está na hora de rumar ao Cabo Espichel, o ponto sudoeste de Sesimbra. Vale a pena dar uma volta pela zona, depois de ver o farol, explorando as vista para as arribas junto ao mar. Estas arribas sofreram basculamentos e é possível ver pegadas de dinossauros saurópodes agora em lajes de calcários inclinadas. Procure com atenção pois é fácil de ver ao final da tarde.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

4. Visitar o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

Logo ao lado do Cabo Espichel está o Santuário da Nossa Senhora do Cabo Espichel. Esta conjunto edificado inclui a Igreja, a Casa dos Círios e o terreiro. Este terreiro era um bazar onde se comercializavam vários produtos entre os pequenos abrigos que bordeiam o terreiro. Estas pequenas casas chegaram a albergar muitos peregrinos e romeiros a Sesimbra e são conhecidas como as Casas dos Círios. Hoje todo este local está fechado e apenas a igreja pode ser visitada. Contudo não deixa de impressionar ver aquele terreiro e imaginá-lo a fervilhar de gente e vida ali em Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

5. Visitar a Praia dos Lagosteiros em Sesimbra

Logo ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel está a praia dos Lagosteiros, uma praia selvagem em Sesimbra e onde as ondas já começam a fazer-se sentir. Esta zona de Sesimbra é especialmente bonita e mágica ao pôr do sol.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

6. Visitar o Monumento Natural das pegadas de dinossauros da Pedra da Mua

Se é amante de dinossauros não pode perder a oportunidade de visitar as pegadas de dinossauros da Pedra da Mua ali em Sesimbra. Ali as pegadas podem ser alcançadas e pode estar mesmo ao seu lado. Desde o estacionamento do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel são cerca de 10 a 15 minutos a caminhar até lá. O trilho está sinalizado. É mais um lugar maravilhoso para se ver o pôr do sol na Costa de Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

7. Ver o pôr do sol na Praia das Bicas em Sesimbra

Já no limite superior do Parque Natural da Arrábida fica a Praia das Bicas, uma praia cheia de ondas e onde se sente bem a deriva atlântica com belas ondas e spots de surf. Esta praia é uma das mais belas para assistir ao pôr do sol na região de Sesimbra e o final do dia ali enche-se de uma cor completamente mágica.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

8. Jantar no Hangar do Peixe na praia das Bicas

Para terminar em beleza a exploração de Sesimbra é altamente recomendado ir jantar ao Hangar do Peixe. Este é um belo local para aproveitar o final do dia, ver o sol encontrar-se com o Atlântico e provar peixe e marisco da costa portuguesa. Nós comemos lapas, ameijoas à bolhão pato e espetada de peixe e marisco. Estava tudo delicioso. Acompanhamos com uma bela sangria de vinho rosé que também estava óptima.

Restaurante Hangar do Peixe - Praia das Bicas
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

TERCEIRO DIA DE ROTEIRO A VISITAR O NOROESTE DE SESIMBRA


1. Tomar o pequeno almoço no Espigas na aldeia de Azóia

Comece este dia em Sesimbra por ir tomar um excelente pequeno almoço a Azóia. Azóia é uma pequena aldeia a meio do caminho entre Sesimbra e o Cabo Espichel e ali faz-se um pão regional e um queijo maravilhoso. Deixe o queijo para outras andanças e vá até à padaria Espigas comer torrada de pão regional com queijo fresco tradicional. Beba um maravilhoso sumo de laranja natural e prepare-se para o dia. Não se vai arrepender! Depois, conte-nos como foi!

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

2. Comprar queijo e pão de Azóia em Sesimbra

Se vai a Azóia tem de comprar queijo de Azóia (um parente menos popular do queijo de Azeitão mas igualmente delicioso). O queijo da Azóia é um queijo pequenino, especialmente bom para tapas e entradas. É delicioso. Tem a versão amanteigado (uma maravilha) e a versão mais curado. Procure a queijaria Sabino ou uma pequena mercearia e abasteça de queijo e pão regional para levar para casa.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

3. Visitar a Lagoa da Albufeira em Sesimbra

A Lagoa da Albufeira é uma lagoa flúvio-marinha em Sesimbra composta por água salobra, junção de água doce das ribeiras com a entrada de água salgada do mar. A lagoa fecha frequentemente no Inverno porque o cordão dunar une-se mas depois na Primavera é novamente aberta artificialmente. Na realidade existem tês lagoas, a Lagoa Grande (a que é conhecida por Lagoa da Albufeira), a Lagoa Pequena e a Lagoa Estacada. Se for visitar a lagoa da Albufeira vá para dentro da povoação e depois vá até à parte de trás do parque de campismo. Estacione o carro ao pé do Café Beira Mar e aproveite a zona da Lagoa menos congestionada de gente. Esta é uma boa zona para fazer piqueniques pois tem um bosque de Pinheiro Manso maravilhoso.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

4. Fazer praia em Albufeira Mar ou na Lagoa da Albufeira

A Lagoa da Albufeira é um dos lugares preferidos das populações de Sesimbra para ir a banhos. Aqui tem praia de Albufeira e praia de Mar. A praia da Albufeira Mar geralmente tem ondas fortes e é preferida pelos surfistas de Sesimbra. Já a praia da Lagoa da Albufeira é ideal para famílias com crianças por que a água é mais quente, não tem ondas e na maré baixa é fantástica para apanhar conquilha.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

5. Fazer observação de aves na Lagoa Pequena de Sesimbra

Se vai visitar a Lagoa da Albufeira não perca a oportunidade de visitar os trilhos e passadiços para fazer observação de aves na Lagoa Pequena de Sesimbra. Esta é uma zona super relaxada e tranquila para se desfrutar da natureza.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

6. Comer caracóis na aldeia do Meco em Sesimbra

A Aldeia do Meco é um lugar especial em Sesimbra. Durante o seu dia passe por lá e vá comer uns caracóis no Caraças Bar. Os caracóis são fantásticos e as caipirinhas também. É excelente para refrescar num dia de Verão.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

7. Ver o pôr do Sol na Praia do Meco (Moinho de Baixo)

Termine o seu dia em Sesimbra com um maravilhoso pôr do sol na praia do Meco. Há duas praias do Meco, uma naturista para nudismo e a praia do Meco de Moinho de Baixo. A praia do Meco do Moinho de Baixo tem um barco lindo na entrada e um dos melhores pôres do sol da Costa de Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
Pôr do sol no Meco

8. Jantar arroz de marisco com lagosta no Dom Ricardo em Alfarim

Depois de um dia cheio de aventuras em Sesimbra é hora de rumar à aldeia de Alfarim para comer num dos melhores restaurantes que conhecemos em Sesimbra, o Dom Ricardo. O restaurante Dom Ricardo fica no centro de Alfarim e é o lugar ideal para quem comer comer peixe e marisco frescos na zona de Sesimbra. Nós comemos lá as melhores ameijoas à bolhão pato que comemos na região. Estavam divinais. Depois comemos arroz de marisco com lagosta (47€/duas pessoas) e entrou para os lugares onde comer o melhor arroz de marisco em Portugal! Ali a comida é caseira e super bem feita. Quando lá fomos não estava cheio mas no Verão deve valer a pena reservar mesa. O telefone é 212684735.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

QUARTO DIA DE ROTEIRO A VISITAR A SERRA DA ARRÁBIDA DESDE SESIMBRA


1. Visitar o Parque Natural da Arrábida desde Sesimbra

O parque Natural da Arrábida é um dos parques naturais mais bonitos do nosso país e vale mesmo a pena explorá-lo quando visitar Sesimbra, com algum tempo para descobrir lugares secretos, paisagens avassaladores e recolher memórias incríveis. Assim sendo, é importante definir um roteiro para explorar a Arrábida na sua viagem a Sesimbra.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

2. Explorar as praias e a costa do Portinha da Arrábida

As praias da Costa da Arrábida são fabulosas mas para as conhecer desde Sesimbra precisa de tempo. Se estiver de férias em Sesimbra divida o seu tempo para uma praia diferente todos os dias. Se não estiver de férias, ou seja só tem um fim de semana em Sesimbra, recomendamos que faça aquelas que são as praias mais belas da Arrábida num dia, e uma delas é sem sombra de dúvida o Portinho da Arrábida. A praia do Portinho da Arrábida estende-se desde o forte até à praia do Creiro. Pode aceder a todas estas praias desde aí.

DICA EXTRA PARA VISITAR A ARRÁBIDA DESDE SESIMBRA – Para chegar ao Portinho da Arrábida tem que estacionar o carro na estrada nacional que vem de Sesimbra. A estrada que desce para o Portinho da Arrábida está fechada de Junho a Setembro pelo que terá que estacionar o carro e ir a pé. Tem de caminhar cerca de 15 minutos para baixo e depois 20 minutos para cima. A caminhada até ao Portinho da Arrábida vale a pena.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

3. Visitar o Forte de Santa Maria da Arrábida

O forte de Santa Maria da Arrábida marca a chegada à praia do Portinho da Arrábida. O forte pode ser visitável. Perto do forte também tem um acesso para a Praia dos Pilotos, uma praia muito pequenina logo ao lado.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

4. Beber uma bebida refrescante no restaurante Galeão

Se apanhar um dia de imenso calor em Sesimbra (tal como nós apanhámos) vai gostar de ir beber uma bebida refrescante no restaurante Galeão no Portinho da Arrábida. É também um belo local para almoçar num dia de praia ou até jantar. Aproveite que o restaurante Galeão tem serviço de transfer e pode dar-lhe boleia até à estrada evitando assim a caminhada ao final do dia. A partir das 19h o acesso ao Portinho da Arrábida está livre a carros pelo que se for lá jantar pode levar o carro até ao restaurante. Se for lá jantaro melhor é reservar mesa. Pode reservar por telefone 931352282.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

5. Aproveitar a Praia do Creiro no Portinho da Arrábida

A praia do Portinho da Arrábida e a Praia do Creiro são das mais bonitas da Arrábida. Pode lá chegar desde o estacionamento na estrada que dá acesso ao Portinha da Arrábida, já que basta caminhar um pouco mais para a frente. Se for para a praia do Creiro o acesso pela Rua do Círio da Arrábida é mais ou menos o mesmo mas passa pela estação Arqueológica do Creiro a caminho da praia.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

6. Desfrutar da Praia dos Galapinhos e da Praia dos Galápos

Desde a Praia dos Creiros até à Praia da Figueirinha há um conjunto de praias maravilhosas e fantásticas na Arrábida para se ir a banhos, desfrutando do Verão e em segurança e que pode explorar desde Sesimbra. Estas praias são lindas mas também são muito boas para crianças porque não têm ondulação. A nossa praia preferida na Serra da Arrábida foi a Praia dos Galapinhos, a 5 minutos a pé do estacionamento do Creiro. Um pouco mais à frente tem a praia dos Galápos. A última praia é a Praia da Figueirinha, uma língua de areia maravilhosa de frente para a foz do rio Sado. Para quem procura praias mais selvagens, ainda antes da Praia dos Galapinhos tem a praia dos Coelhos, também muito bonita. As praias da Costa da Serra da Arrábida são:

  • Praia do Portinho da Arrábida
  • Praia do Creiro
  • Praia dos Coelhos
  • Praia dos Galapinhos
  • Praia dos Galápos
  • Praia da Figueirinha

DICA EXTRA PARA AS PRAIAS DA ARRÁBIDA DESDE SESIMBRA – Para chegar à praia dos Galápos, dos Galapinhos, dos Coelhos e praia da Figueirinha durante o Verão terá que deixar o carro na estrada quem vem de Sesimbra. O programa “Arrábida sem carros e em segurança” corta a estrada entre a Praia do Creiro e a Praia da Figueirinha nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, das 7h da manhã até às 20h. Se chegar antes das 7h pode passar, depois não. Há um parque de estacionamento na Arrábida no acesso da Rua do Círio da Arrábida à praia do Creiro mas o parque é muito pequeno e fica lotado de manhã bem cedo. Depois terá que estacionar o carro na berma da estrada, muitas vezes longe do parque. Depois de estacionar o carro, terá que se deslocar a pé até ao parque de estacionamento. Aí pode apanhar um autocarro para as praias da Arrábida. Só se for para a Praia dos Galápos ou Praia da Figueirinha é que vale a pena o autocarro. As outras praias são perto e não vale a pena a despesa de 2.6€/pessoa.

VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

Se procura ideias para visitar o Algarve pode interessar-lhe também estes nossos artigos:

  • Visitar Lagos – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ponta da Piedade, Praia do Camilo, Praia da Dona Ana e Praia dos Estudantes.
  • Visitar Faro – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha Barreira (ou ilha Deserta), Ilha da Culatra, “Ilha” do Farol e Península de Ancão.
  • Visitar Tavira – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como a Cacela Velha, a Praia da Fábrica, Praia do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas de Tavira.
  • Visitar Olhão – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha da Culatra, Ilha de Armona, Ria Formosa, “Ilha do Farol”, etc.
  • Visitar a Ria Formosa – Com imensas sugestões sobre como aproveitar o melhor da Ria Formosa e as suas experiências incríveis.
  • Roteiro para Viajar no Algarve – Um roteiro de 20 dias para explorar o melhor do Algarve numa viagem diferente do conceito habitual de férias.
  • As melhores praias do Algarve – Um artigo com mais de 50 praias maravilhosas para explorar no Algarve com dicas de onde dormir e o que fazer em cada uma delas.
  • Os melhores trilhos do Algarve – Uma lista dos melhores trilhos e passadiços para fazer no Algarve e explorar a região de forma muito mais saudável e sustentável.
  • Visitar a Gruta de Benagil – Tudo o que precisa de saber para visitar a gruta mais popular do Algarve.
  • Visitar a Costa Vicentina – Tudo o que precisa saber para visitar o Algarve mais selvagem, desde Odeceixe a Burgau, passando por toda a costa de Sagres.
VISITAR SESIMBRA - O que ver e fazer das praias ao peixe e marisco

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.