ILHA DE SANTA MARIA – AÇORES [2023] Dicas e roteiro para visitar

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Visitar a ilha de Santa Maria, a ilha mais a sul e mais a oriente dos Açores, é descobrir um dos segredos mais bem guardados do arquipélago, distinta de todas as outras ilhas, sem sinais de vulcanismo activo, com um clima mais quente e seco, menos verde, mas desfrutando de mais horas de sol e exibindo praias de areia branca e águas azul-turquesa, e um lugar onde todos os habitantes se conhecem e se cumprimentam na rua, e onde a cultura tradicional ainda dita as regras. A ilha de Santa Maria é maravilhosa. A ilha de Santa Maria cheia de segredos para descobrir. A ilha de Santa Maria é um tesouro no Atlântico.

Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares a visitar em Portugal.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Os Açores e a ilha de Santa Maria, uma Pérola no Atlântico

O arquipélago dos Açores é uma região autónoma de Portugal e é constituído por nove ilhas principais, que são divididas em três grupos, o Grupo Ocidental (Corvo e Flores), Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) e o Grupo Oriental (ilha de Santa Maria e São Miguel). A ilha de Santa Maria é a que se encontra mais perto de Portugal continental, a cerca de 1500 km (sendo que a ilha do Corvo, a mais afastada, fica a 600 km da ilha de Santa Maria), com menor influência oceânica, e a ilha de Santa Maria é conhecida como a “Ilha do Sol”, sendo mais ensolarada do que as restantes.

Se viajar para os Açores, não perca o nosso artigo sobre Lugares obrigatórios para visitar em SÃO MIGUEL.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Os Açores terão sido visitados por povos antigos marinheiros, tais como os cartagineses, mas não há registos, e apareciam já em mapas de marinheiros portugueses no século XIV. Terra de vulcanismo activo e vegetação luxuriante, os Açores foram tema de mitos e lendas, sendo identificados com as “Ilhas Afortunadas” dos gregos, lugar onde as almas eram recebidas pelos deuses, ou com a mítica “Atlântida” de Platão. A esse respeito, vingou actualmente a designação geográfica de “Macaronésia” para essa região (englobando Madeira, Canárias e Cabo Verde), cujo nome deriva do grego. Certo é que, em 1439, foi ordenado o povoamento das ilhas pelo regente de Portugal, Infante Pedro, filho de D. João I.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

O carácter paradísiaco das ilhas dos Açores não tornava o seu povoamento mais fácil, e eram dadas benesses a quem lá se fixasse. O cultivo de trigo, criação de gado e produção de lacticínios foram as primeiras actividades a prosperar, mas hoje, passados 600 anos, é o turismo a dar cartas, com cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros a querer descobrir estas ilhas abençoadas pela natureza, um verdadeiro jardim plantado no meio do Oceano Atlântico.

Se vai viajar para o grupo ocidental dos Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue:

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Os encantos da ilha de Santa Maria

A ilha de Santa Maria terá sido a primeira ilha dos Açores a ser descoberta, e também foi aquela onde o esforço de povoamento se iniciou, liderado por Gonçalo Velho, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Comendador dos Açores. Vila do Porto na ilha de Santa Maria foi a primeira vila açoriana a receber Carta de Foral, em 1470, constituindo o primeiro município dos Açores (e ainda hoje o único da ilha de Santa Maria). Ao longo dos séculos, a população da ilha de Santa Maria teve de lidar com os ataques de corsários e piratas, mas a perseverança e a fé acabaram por levar a melhor, e hoje Santa Maria exibe tradições vivas e uma economia a crescer, com base no Controlo Aéreo do Atlântico, e um papel emergente no panorama turístico dos Açores.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Com um comprimento máximo de pouco mais de 15 km, largura de 10 km, e uma área que não chega aos 100 quilómetros quadrados, esta pequena ilha de Santa Maria tem uma variedade de paisagens invejável, que pode explorar a pé e de carro, desde as alturas das crateras dos antigos vulcões, até às suas resguardadas baías. A ilha de Santa Maria tem duas áreas com relevos distintos, uma zona mais plana, a ocidente, onde se encontram a maior povoação da ilha de Santa Maria, Vila do Porto, e o aeroporto, assim como a Baía dos Anjos, local do primeiro povoamento da ilha de Santa Maria, e uma zona mais acidentada a oriente, com mais vegetação, onde se encontram o Pico Alto, o ponto mais elevado (590 m), e falésias abruptas que terminam nas belas baías de São Lourenço e da Maia.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Em termos geológicos, a ilha de Santa Maria também é a ilha mais antiga dos Açores, ultrapassando os 8 milhões de anos de idade (compare-se com o Pico, a ilha mais jovem do arquipélago, com cerca de 300.000 anos de idade), explicando o facto de o vulcanismo estar inactivo, assim como a presença de formações rochosas calcárias, de origem sedimentar, onde se pode encontrar fósseis marinhos, algo impossível nas outras ilhas, onde as rochas são todas de origem vulcânica. Os mesmos calcários são responsáveis por a ilha de Santa Maria exibir as únicas praias de areia de tonalidade branca do arquipélago, destacando-se a Praia Formosa, considerada por muitos uma das mais bonitas de Portugal, e a Baía de São Lourenço, uma antiga cratera que colapsou e que deu origem a uma paisagem única, embelezada ainda mais pelas vinhas plantadas em currais, divididos por muros de pedra basáltica, vertiginosamente posicionados nas inclinadas falésias.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR A ILHA DE SANTA MARIA


Para poder visitar a ilha de Santa Maria sem dores de cabeça, deverá planificar a sua viagem atempadamente e por isso deixamos aqui as nossas dicas práticas para visitar a ilha de Santa Maria, nomeadamente quando visitar a ilha de Santa Maria, como chegar à ilha de Santa Maria, incluindo os novos procedimentos devido à pandemia Covid-19, como se deslocar na ilha de Santa Maria, e onde ficar alojado na ilha de Santa Maria.

Pode fazer aqui o download do mapa da ilha de Santa Maria.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Quando visitar a ilha de Santa Maria

O facto de os Açores e a ilha de Santa Maria estarem localizados no meio do Oceano Atlântico, sujeitos à circulação global atmosférica e oceânica, condiciona o seu clima, resultando em elevados índices de humidade do ar, chuvas regulares, ventos por vezes fortes, temperaturas amenas e baixa taxa de insolação. Os Invernos não são rigorosos na ilha de Santa Maria, mas são chuvosos, sendo que pode ocorrer queda de neve nas terras altas, enquanto no Verão os dias são mais quentes e ensolarados, sendo que ainda assim são raros os dias de céu completamente limpo na ilha de Santa Maria.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Sendo assim, a melhor altura do ano para visitar os Açores e a ilha de Santa Maria é no Verão, entre os meses de Junho e Setembro. Os meses de Verão são também aqueles em que decorrem as festividades mais importantes da ilha de Santa Maria, tais como as festas dos Santos Populares, em particular a festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da ilha de Santa Maria, com procissão a 15 de Agosto, as festas do Espírito Santo, em todas as freguesias desde o sétimo Domingo após a Páscoa até Setembro, e o Festival Maré de Agosto, que decorre no penúltimo fim de semana de Agosto (este ano, excepcionalmente, na forma online).

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Como chegar à ilha de Santa Maria

Pode chegar à ilha de Santa Maria em voo directo a partir de Lisboa, ou do Porto, com escala em Ponta Delgada (São Miguel). A melhor opção é a companhia SATA Azores Airlines e, se viajar da Alemanha e Estados Unidos, também existem ligações directas entre Ponta Delgada e Frankfurt e Boston.

Pode pesquisar e reservar o seu voo para a ilha de Santa Maria aqui.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Em condições normais, também poderia chegar à ilha de Santa Maria por mar, numa ligação de ferry entre Ponta Delgada e Vila do Porto na ilha de Santa Maria. No entanto, devido à pandemia, esta ligação marítima esteve encerrada.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem
Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Seguro de viagem para os Açores e ilha de Santa Maria (com cobertura de tratamento de Covid-19)

A IATI Seguros tem um seguro que é especialmente indicado para viagens para os Açores e óptimo para a ilha de Santa Maria. Este novo seguro oferece cobertura em caso de contágio por Covid-19 (exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação), assim como o Seguro de Cancelamento permite o cancelamento da viagem em caso de resultado positivo para Covid-19 (do próprio segurado, pais ou filhos), se isso impedir a viagem na data prevista. Além disso, tem também coberturas específicas para cicloturistas, autocaravanas, campers e campistas, e ainda para animais de estimação.

Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Como deslocar-se na ilha de Santa Maria

É verdade que, para se deslocar entre algumas localidades da ilha de Santa Maria pode usar os serviços de autocarros “Transportes de Santa Maria”, mas as ligações são limitadas pois não cobrem a maior parte dos locais que quererá visitar na ilha de Santa Maria. Sendo assim, a melhor opção para se deslocar quando visitar a ilha de Santa Maria é alugar carro, dando-lhe a autonomia necessária para desfrutar de tudo o que Santa Maria lhe tem para oferecer.

Pesquise e reserve aqui o seu carro nos Açores, aos melhores preços.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Onde ficar alojado na ilha de Santa Maria

A ilha de Santa Maria não tem muitas opções de alojamento, uma vez que é uma ilha pequena, mas o seu povoamento disperso faz com que poderá optar por ficar alojado em várias zonas da ilha. No entanto, a capital, Vila do Porto, concentra a maioria das opções.

Nós ficámos alojados no Hotel Colombo, um hotel que é uma referência na ilha da Santa Maria, pela sua qualidade e pela sua localização. Localizado entre a Vila do Porto e o aeroporto, este hotel tem quartos confortáveis com casa de banho privada, TV e ar-condicionado, e um bom pequeno-almoço, que pode tomar com vista para a piscina.

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

Mas há outras excelentes opções de alojamento na ilha de Santa Maria:

Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem
Visitar a ILHA DE SANTA MARIA nos Açores | Dicas e roteiro de viagem

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR A ILHA DE SANTA MARIA


A ilha de Santa Maria é uma das ilhas mais pequenas dos Açores, mas oferece imenso a quem a visita, por isso recomendamos que dedique pelo menos 3 dias a explorar a ilha de Santa Maria, conhecendo lugares fantásticos, percorrendo belos trilhos e relaxando na praia, com um dia extra para actividades aquáticas.

1. Visitar Vila do Porto na ilha de Santa Maria

O concelho de Vila do Porto engloba toda a ilha de Santa Maria, e a localidade é a maior e mais importante da ilha. Quando visitar a ilha de Santa Maria, é inevitável passar em Vila do Porto e conheça a vila mais antiga dos Açores e suas atracções.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

2. Admirar a Igreja de Nossa Senhora da Assunção

É a Igreja Matriz de Vila do Porto, sendo a original do século XV e reconstruída no séc. XVI. Divide a vila (que se situa numa colina entre duas ribeiras, inclinada para o mar) em duas partes, sendo que para baixo da igreja se situa a parte mais antiga da vila, com ainda o traçado medieval.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

3. Conhecer a história de Vila do Porto no Forte de São Brás

Sendo a primeira vila dos Açores, a sua defesa foi sempre uma necessidade e uma prioridade para o reino. O Forte de São Brás foi construído no século XVI, ainda no período Filipino, para defesa da vila, com uma posição sobranceira sobre o porto natural. No interior, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a primeira igreja paroquial da ilha e local de devoção dos seus habitantes.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

4. Fazer o trilho da Costa Sul (PR 05 SMA) na ilha de Santa Maria

Com a extensão de 7 km (3 horas de duração) e grau de dificuldade médio, este belo percurso vai desde a Vila do Porto até à Praia Formosa, seguindo pela costa, sendo a última parte do percurso mesmo junto ao mar. É algo que não deve perder quando visitar a ilha Santa Maria.

Pode fazer o download aqui do mapa e folheto deste trilho.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

5. Visitar a Pedreira do Campo na ilha de Santa Maria

A Pedreira do Campo situa-se na parte inicial do trilho PR 05, e é um geossítio, classificado como Monumento Natural na ilha de Santa Maria, onde se pode ver fósseis marinhos, provas da história geológica da ilha, de cerca de 8 milhões de anos, ilustrada por camadas de rochas sedimentares intercaladas nas rochas vulcânicas, algo único no arquipélago.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

6. Visitar a Gruta do Figueiral na ilha de Santa Maria

A gruta artificial do Figueiral na ilha de Santa Maria, localizada um pouco à frente da Pedreira do Campo, no trilho PR 05, era onde a população de Santa Maria ia extrair argila para o fabrico de telhas e calcário para produção de cal, usada nas típicas casas marienses.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

7. Ter uma praia só para si na ilha de Santa Maria

O trilho PR 05 da ilha de Santa Maria desce até ao mar, onde irá encontrar a Prainha, uma praia selvagem sem ninguém (o único acesso é o trilho) onde poderá nadar e relaxar.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

8. Caminhar junto ao mar na ilha de Santa Maria

Numa ilha pode caminhar junto ao mar em muitos sítios, mas o PR 05 da ilha de Santa Maria entre a Prainha e a Praia Formosa é um troço delicioso, onde andará entre rochas e mar e poderá desfrutar do cheiro a maresia e da cor das águas marienses.

NOTA: Este troço é por vezes vertiginoso, sendo que, numa pequena secção, existe um cabo de aço para auxiliar a travessia. Se tiver vertigens, pode optar pelo trilho alternativo que não desce à Prainha e que segue até à Praia Formosa por cima das falésias.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

9. Tomar um banho na Praia Formosa

A praia Formosa é a mais famosa da ilha de Santa Maria e única praia de areia branca dos Açores. É o fim do trilho PR 05 e ali poderá descansar e refrescar-se nas águas do Atlântico.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

10. Beber um drink no Café “O Paquete”

A paisagem que rodeia a Praia Formosa da ilha de Santa Maria é de uma beleza singular, com uma grande baía rodeada de falésias que se elevam centenas de metros. Aprecie a montanha e o mar e aproveite para tomar uma bebida fresca no snack-bar da praia.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

11. Admirar a “Calçada dos Gigantes” da Ribeira de Maloás

A Ribeira do Maloás, no lugar de Malbusca, apresenta uma queda de água com colunas basálticas com cerca de 20 m de altura e uma extensão de cerca de 200 m. Estas formações de prismas basálticos estão associadas a uma escoada lávica basáltica do Complexo Vulcânico do Pico Alto e é semelhante à famosa “Calçada de Gigantes” irlandesa. É um local belíssimo e obrigatório quando visitar a ilha de Santa Maria.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

12. Visitar Santo Espírito

Santo Espírito é uma das freguesias de Vila do Porto, localizada no sudeste da ilha de Santa Maria, e onde poderá visitar vários locais de interesse, admirar a fabulosa natureza e percorrer trilhos pedestres.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

13. Apreciar as vistas do miradouro da Ponta do Castelo

A Ponta do Castelo era o centro da actividade da caça à baleia na ilha de Santa Maria. No topo do promontório, existia uma vigia, e junto ao mar uma fábrica de processamento da baleia (hoje em ruínas, às quais se pode aceder descendo um vertiginoso caminho). As vistas sobre a costa, e em particular o Farol de Gonçalo Velho, são espectaculares.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

14. Visitar o Centro de Interpretação da Caça à Baleia

Na Ponta do Castelo, existe um Centro de Interpretação da Caça à Baleia dentro do edifício da antiga vigia, complementado por alguns painéis no exterior. É um óptimo local para conhecer a história da baleação na ilha de Santa Maria, que decorreu entre 1896 e 1966.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

15. Visitar o Farol de Gonçalo Velho

Este farol da ilha de Santa Maria começou a funcionar em 1927 e é, provavelmente, aquele com a localização mais espectacular dos Açores, num promontório a cerca de 115 m de altura do mar. É guarnecido por três faroleiros e o seu exterior pode ser visitado, com acesso de carro até à base e depois fazendo uma rampa a pé.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

16. Apreciar as vistas do miradouro da Pedreira da Tia Raulinha

A estrada entre a Maia e Santo Espírito é obrigatória quando visitar a ilha de Santa Maria, e não deixe de parar no Miradouro da Pedreira da Tia Raulinha, com vistas fantásticas sobre a costa e o mar.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

17. Provar biscoitos de orelha na Cooperativa de Santo Espírito

Os biscoitos de orelha são doces típicos da ilha de Santa Maria, tradicionalmente consumidos em ocasiões festivas, e que têm uma forma característica, que ainda hoje é feita manualmente.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

18. Admirar a Igreja de Nossa Senhora da Purificação

É, provavelmente, a igreja mais bela da ilha de Santa Maria (e uma das mais belas dos Açores), sendo a original do século XVI, com obras de remodelação no século XVIII. A sua fachada é decorada em pedra basáltica com motivos em “S” e conchas, e no seu interior pode admirar uma pia baptismal feita também em pedra basáltica.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

19. Fazer o trilho do Santo Espírito à Maia (PR 04 SMA)

Com a extensão de 4 km (2 horas de duração), este espectacular percurso na ilha de Santa Maria vai desde a aldeia de Santo Espírito até à Baía da Maia, descendo pela falésia, sendo a última parte do percurso feita entre as vinhas da Maia. Se não tiver vertigens, é algo que não deve perder quando visitar a ilha de Santa Maria.

Pode fazer aqui o download do mapa e folheto deste trilho.

NOTA: Apesar de, no folheto, este trilho estar classificado com um grau de dificuldade fácil, isso não é bem assim. É verdade que é um percurso curto e sempre a descer, mas o piso é irregular e tem troços verdadeiramente vertiginosos, não sendo indicado para aqueles que não lidam bem com alturas.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

20. Contemplar a Cascata do Aveiro

É o ponto alto do trilho PR 04 (literalmente e figurativamente!) de ilha de Santa Maria, sendo uma das maiores cascatas de Portugal, com dois patamares e mais de 100 m de queda e, provavelmente, aquela com a localização mais espectacular. No Verão o fluxo de água é bastante reduzido, mas não deixa de ser uma visão fabulosa.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

21. Apreciar a vista da Baía da Maia

Na parte final do trilho PR 04 da ilha de Santa Maria, terá vistas fabulosas sobre a Área de Paisagem Protegida da Baía da Maia, com a sua paisagem vinícola (passará inclusive pelo meio dos muros que ladeiam as vinhas), assim como as piscinas naturais do Aveiro e a Ponta do Cedro.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

22. Tomar banho na Cascata do Aveiro

A partir do trilho PR 04 não é fácil ter uma ideia da grandeza da Cascata do Aveiro, mas pode aceder à sua base numa das extremidades da aldeia da Maia. Ali, poderá nadar na pequena lagoa que se encontra na sua base e desfrutar do parque de merendas na ilha de Santa Maria.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

23. Tomar banho nas piscinas naturais do Aveiro

Na base da Baía da Maia, junto à Cascata do Aveiro, encontram-se belíssimas piscinas naturais, em pequenas reentrâncias nas rochas vulcânicas. O fundo marinho e as águas de tonalidade azul-turquesa tornam estes um dos locais mais bonitos da ilha e algo obrigatório quando visitar a ilha de Santa Maria.

NOTA: o mar ali é normalmente agitado e o local não é vigiado, por isso deve tomar todas as precauções necessárias.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

24. Dar um mergulho nas piscinas da Maia

As piscinas da Maia na ilha de Santa Maria são recintos construídos usando o enquadramento natural, mas que permitem um ambiente mais controlado e seguro (tem inclusive nadador-salvador), sendo ideais para crianças.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

25. Apaixonar-se pela Baía de São Lourenço

Dito de uma maneira simples e directa, a Baía de São Lourenço é, provavelmente, o local mais bonito da ilha de Santa Maria. Esta baía está classificada, desde 1987, como Reserva Natural, desde a Ponta dos Matos até à Ponta Negra e já foi uma enorme cratera vulcânica, cuja borda voltada para o mar abateu, dando origem à configuração actual da ilha de Santa Maria.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

As grandes atracções da Baía de São Lourenço são as vinhas nas encostas inclinadas, a praia de areia de tonalidade mista e o ilhéu de São Lourenço, que pode observar de perto se der um passeio de barco na baía. É também um local privilegiado para o mergulho na ilha de Santa Maria.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

26. Tomar banho na praia de São Lourenço na ilha de Santa Maria

A Baía de São Lourenço apresenta geralmente um mar calmo e bom para um banho (a baía serviu durante muitos tempo como porto alternativo de abrigo ao de Vila do Porto), mas também pode desfrutar das piscinas. De qualquer forma, estar na água rodeado de uma paisagem tão magnífica é um privilégio que não deve perder.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

27. Deslumbrar-se no Poço da Pedreira

O Poço da Pedreira é uma antiga zona de extracção de inertes, cortada num antigo cone vulcânico, o Pico Vermelho. A rocha é de coloração avermelhada, exibe paredes verticais e, na base, há uma pequena depressão onde se formou um charco de água.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

28. Subir ao miradouro do Pico Vermelho

Localizado perto do Poço da Pedreira, este miradouro permite ter vistas fantásticas sobre a costa mas também o interior da ilha, incluindo a montanha do Pico Alto.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

29. Visitar o “Deserto Vermelho” do Barreiro da Faneca

O Barreiro da Faneca é um local onde a rocha basáltica sofreu um grande processo de erosão e alteração química, sendo que deu origem a argila, sendo um testemunho da antiguidade da ilha de Santa Maria. Hoje, para além de ser um local de extracção de barro, é um lugar fotogénico e invulgar, atraindo os visitantes pela sua singularidade.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

30. Subir ao Pico Alto da ilha de Santa Maria

Santa Maria, apesar de exibir um relevo heterogéneo, não apresenta as elevações da maioria das outras ilhas dos Açores. O seu ponto mais alto é o Pico Alto, com 590 m de altitude, e pode chegar lá de carro. Subindo alguns degraus, estará no ponto mais alto da ilha, com vistas fabulosas de 360 graus (se o estado do tempo cooperar).

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

31. Fazer o trilho do Pico Alto (PRC 02 SMA)

Com a extensão de 6 km (2 horas e meia de duração) e grau de dificuldade médio, este percurso circular desce desde o Pico Alto até à localidade do Alto Nascente e dali volta a subir. A maior parte do percurso é feito totalmente rodeado pela floresta luxuriante da ilha, com espécies de árvores magníficas, como a portentosa criptoméria (Cryptomeria
japonica
).

Pode fazer aqui o download do mapa e folheto deste trilho.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores
VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

32. Apreciar as vistas do miradouro da Caldeira

No trilho PRC 02, irá passar pelo miradouro da Caldeira, com vistas fabulosas sobre a costa oeste da ilha de Santa Maria.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

33. Recordar o maior acidente de aviação em Portugal

O Pico Alto pode não ser a montanha mais alta dos Açores, mas foi suficientemente alta para ser palco do maior acidente de viação em Portugal, em 1989. O avião partiu de Bergamo, em Itália, e tinha como destino a República Dominicana, e iria fazer uma escala técnica na ilha de Santa Maria, mas antes de aterrar, despenhou-se no Pico Alto, levando à morte dos seus 144 ocupantes. Hoje, perto do final do trilho PRC 02, pode admirar um monumento erguido em honra das vítimas.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

34. Contemplar a Baía do Raposo

A costa norte da ilha da Santa Maria é caracterizada por várias baías recortadas, com altas arribas, locais de nidificação de várias espécies protegidas e com presença de fósseis marinhos. A Baía do Raposo é uma das mais bonitas da zona.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

35. Visitar a Ermida dos Anjos

É, provavelmente, o templo mais antigo dos Açores e é o local onde Cristóvão Colombo mandou rezar uma missa aquando do regresso da América. Está rodeada de lendas sobre milagres relacionados com os ataques de corsários e piratas.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

36. Conhecer a história de Cristovão Colombo na ilha de Santa Maria

Na primeira viagem de descoberta do Novo Mundo, a armada de Cristovão Colombo passou pela ilha de Santa Maria, mas os espanhóis não eram bem vistos na ilha e esteve quase para acontecer um confronto. Pode aprender mais sobre esta história na Ermida de Nossa Senhora dos Anjos. Numa rotunda, encontra-se uma estátua do grande navegador.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

37. Conhecer a história da escravatura em Santa Maria

A ilha de Santa Maria foi fustigada por ataques de corsários e piratas, oriundos da Europa mas também do Norte de África. Muitos marienses foram escravizados e levados para África, tendo sido criada uma associação para honrar a sua história. O já mítico festival de blues Santa Maria Blues é organizado pela Associação Escravos da Cadeínha e é uma óptima altura para conhecer um lado mais festivo de Santa Maria.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

38. Ver o pôr-do-sol na Baía dos Anjos

A Baía dos Anjos foi a primeira área a ser povoada na ilha e hoje é o local obrigatório para assistir a um belíssimo pôr-do-sol quando visitar a ilha de Santa Maria.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

39. Comer marisco no Bar dos Anjos

Quando visitar a ilha de Santa Maria, não deixe passar a oportunidade de experimentar o marisco da costa açoriana, e o Bar dos Anjos é um óptimo local para experimentar lapas e ameijoas.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

40. Tomar banho nas piscinas dos Anjos

A Baía dos Anjos é uma excelente área para desfrutar das águas do mar quando visitar a ilha de Santa Maria. Existe um conjunto de piscinas construídas usando as reentrâncias naturais da rocha. É um local muito popular entre os marienses, principalmente no mês de Agosto.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

41. Sociabilizar no Central Pub da ilha de Santa Maria

O restaurante Central Pub é uma referência gastronómica, mas também social, de Vila do Porto. Ali, poderá experimentar carne açoriana com tempero americano e encontrar muita da vida nocturna da ilha.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

42. Fazer um piquenique na Reserva Florestal do Recreio das Fontinhas

A Reserva Florestal do Recreio das Fontinhas é uma área de lazer florestada, muito popular entre os habitantes e visitantes da ilha de Santa Maria. Ali, poderá desfrutar de percursos pedestres, um parque infantil e parque de merendas.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

43. Comer com os locais no restaurante “Os Marienses”

Se quer comer com os locais e ter dois dedos de conversa sobre Santa Maria, o local a escolher é o restaurante “Os Marienses”, em Vila do Porto.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

44. Visitar a Ermida de Nossa Senhora de Fátima

Foi a primeira ermida a ser construída, em 1925, depois da capela das aparições da Cova de Iria. Para chegar ao topo, terá de subir 150 degraus, igual ao número de contas do rosário.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

45. Comer meloa da ilha de Santa Maria

A meloa de Santa Maria é uma das imagens de marca dos produtos agrícolas produzidos na ilha e é simplesmente deliciosa!

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

46. Dar a volta à ilha de Santa Maria de carro

A ilha de Santa Maria tem cerca de 100 quilómetros quadrados e é relativamente rápido dar a volta à ilha de carro. É muito interessante explorar as diferenças no relevo e na paisagem numa área tão pequena e o carro permite a necessária autonomia.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

47. Participar num “Império” na ilha de Santa Maria

As festas do Espírito Santo baseiam-se em promessas religiosas pagas com a oferta de um “império”, num culto que remonta ao século XVI, que se estende por todo o arquipélago mas que, em Santa Maria, se mantém perto das origens. Estas são marcadas por um conjunto de ritos e festejos como procissões e cortejos, destacando-se a coroação, imposição solene da Coroa ao imperador (aquele que faz a promessa), e as refeições, constituindo-se como dádivas, com distribuição de alimentos, com destaque para as “sopas do Espírito Santo”. Se tiver oportunidade, não deixe de viver estes momentos especiais e tão cheios de significado para os marienses.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

48. Mergulhar com jamantas

O mergulho é uma das actividades aquáticas mais populares nos Açores, um dos melhores lugares para essa prática no Mundo. As maravilhosas jamantas (ou mantas) são uma das espécies que poderá observar ao largo da ilha.

Veja o nosso artigo sobre nadar com mantas nas Maldivas.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

49. Visitar as Ilhas Formigas

Se tiver tempo, não deixe de visitar as Ilhas Formigas, situadas a 37 Km a noroeste da costa da ilha de Santa Maria, um conjunto de oito ilhéus isolados, local privilegiado para poiso e nidificação de aves marinhas, tendo o estatuto de Reserva Natural.

50. Fazer da ilha de Santa Maria o ponto inicial de uma viagem pelos Açores

Não fique apenas por visitar Santa Maria. Existe um fabuloso arquipélago para descobrir e uma das melhores formas de o fazer é de barco. Parta de Santa Maria para São Miguel e dali para os grupos central e ocidental.

Não perca o nosso artigo com todas as dicas e roteiro sobre viajar no grupo central dos Açores, pelas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

ROTEIRO PARA VISITAR A ILHA DE SANTA MARIA EM QUATRO DIAS


PRIMEIRO DIA – Visitar a ilha de Santa Maria

No primeiro dia em Santa Maria comece por visitar a Praia Formosa e depois vá até ao Pico Alto (onde pode aproveitar para fazer o trilho). Siga para o Pico Vermelho e Poço da Pedreira. Depois vá até à Baía de São Lourenço e aproveite depois a praia e as piscinas. No final do dia visite a cascata da Ribeira de Maloás e a área florestal das Fontainhas.

SEGUNDO DIA – Visitar a ilha de Santa Maria

No segundo dia na ilha comece por explorar Vila do Bispo em direcção ao Forte de São Brás. Aí comece o trilho que o leva até à Praia Formosa. No final do trilho aproveite a praia Formosa e suba ao miradouro da Macela. Depois vá até ao Barreiro da Faneca e termine o dia na Baía dos Anjos.

TERCEIRO DIA – Visitar a ilha de Santa Maria

Comece o dia por se dirigir para o Santo Espírito e faça o trilho que leva até à Maia. No final do trilho, aproveite as piscinas naturais e a cascata. De seguida, visite a zona da Ponta do Castelo e farol Gonçalo Velho. Aproveite o resto do dia para dar a volta pela parte norte da ilha e terminar na Baía dos Anjos.

QUARTO DIA – Visitar a ilha de Santa Maria

Aproveite um dos dias na ilha para fazer um tour às Formigas e para nadar com jamantas. Nunca mais se irá esquecer desta experiência.

VISITAR SANTA MARIA - O segredo mais bem escondido dos Açores

A nossa visita à ilha de Santa Maria teve o apoio da Azores Airlines e Visit Azores

Se vai viajar para os Açores não perca as nossas dicas aqui no blogue

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

16 Comentários

  1. João diz: Responder

    Boas! Sou um fã assíduo da vossa iniciativa e deste blog. Sempre que vou viajar tento primeiro ver as vossas sugestões e facilita muito mais o processo de planeamento.
    Estou a pensar ir aos Açores em Junho e estou a ter alguns problemas no aluguer de viaturas. Têm alguma sugestão para aluguer de viaturas para quem vá visitar várias ilhas? Qual é a vossa opinião sobre o aluguer de motas nos Açores? Muito obrigado e continuem estas aventuras incríveis. Abraço

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá João. As rent a car diminuíram muito a fota de carro devido à pandemia. Isto quer dizer que como a oferta diminuiu, aumentaram os preços. Os carros nos Açores já eram caros mas agora são ainda mais. Para alugar, o quanto antes melhor. Isto porque podes ficar sem carro ou a preços exorbitantes.

  2. B02201764 diz: Responder

    Caros Carla Mota e Rui Pinto,
    Adoro os vossos extraordinários trabalhos, designadamente o relativo à Ilha de Santa Maria, que considero que corresponde, no essencial,`o que é a Ilha de Santa Maria, com as sua características próprias ( o que acontece com todas as Ilhas dos Açores), vivência das pessoas, história, etc.
    Colaboro num Grupo editado por marienses -” Info:-Santa Maria (Açores)” que, neste momento, tem cerca de 4.ooo membros e gostaria de saber como poderei, se isso for autorizado, de divulgar no mesmo esse trabalho, porque haverá, certamente, pessoas locais e turistas, no exterior, interessadas em consultá-lo!
    Esperado a vossa melhor atenção e esperando uma resposta, agradeço, desde já a vossa atenção e apresento os meus melhores cumprimentos.

    Luís Botelho

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Luís, a divulgação é possível mas só através de links para este blogue. A cópia de texto ou de fotografias está protegido por direitos de autor. Obrigada pelo cuidado.

  3. Pedro diz: Responder

    Que guia completo! Muitos parabéns. Este ano vou lá 4 noites e isto vai-me ajudar imenso. Obrigado!
    PS: ponto 33. É ‘Aviação’ 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Pedro, muito obrigada pelo feedback e pela dica. bjinhos

  4. Alexandre Vieira diz: Responder

    Parabéns pelo guia! Fantástico

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada

  5. Quantas dicas incríveis sobre Santa Maria em Portugal. Adorei saber como chegar e as dicas práticas vão ser realmente essenciais. Ótimo saber que um lugar pequeno tem tanta história e coisa interessante para ver, além da beleza natural.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Victória, a Ilha de Santa Maria, nos Açores é bem pequena sim, mas linda demais. Tem imenso que conhecer e tanta coisa linda para descobrir.

  6. Marcela diz: Responder

    Não vejo a hora de poder visitar Açores e curtir essa paisagem linda de Santa Maria. Vou suar suas dicas para visitar com certeza. Obrigada por compartilhar

    1. Carla Mota diz: Responder

      A ilha de Santa Maria nos Açores é mesmo maravilhosa. Vai adorar visitar e viajar nos Açores.

  7. Ana Carolina diz: Responder

    Nossa que lugar lindo!!! Amei as dicas e já adicionei Santa Maria nos meus planos quando voltarmos para Portugal

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai adorar visitar a ilha de Santa Maria nos Açores. É linda demais.

  8. Murilo Pagani diz: Responder

    Uaaau! Quantos lugares lindos para visitar durante uma viagem a Santa Maria!

    Açores é um dos destinos que mais tenho vontade de conhecer em Portugal! Sem dúvida deve proporcionar umas férias bastante especial!

    Obrigado pelas dicas!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Murilo, quando vier vem com tempo porque vai ser paixão, cara. Você vai amar os Açores.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.