Penela é um vila portuguesa a poucos quilómetros de Coimbra e, ao mesmo tempo, escondida ainda no sopé da Serra do Sicó. Penela esconde alguns lugares maravilhosos para conhecer, como a sua vila medieval, cascatas, trilhos e geoformas calcárias, dominadas por grutas e algares. Visitar Penela é assim visitar um lugar cheio de segredos escondidos, onde o rio Dueça e a erosão a ele associada marca a paisagem na região de Penela.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se gosta de explorar as melhores Serras de Portugal temos alguns artigos que vai gostar de descobrir:
- Serra da Lousã – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para explorar a Serra da Lousã, com roteiro dia-à-dia para um fim de semana prolongado. Excelente para combinar com Penela.
- Serra do Montesinho – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para uma bela escapadinha pelo norte de Portugal bem próximo de Bragança.
- Serras de Aire e Candeeiros – Um artigo com um roteiro maravilhoso para explorar as paisagens calcárias de Portugal. Excelente para combinar com Penela.
- Visitar a Serra do Gerês – Um artigo com as melhores dicas para visitar o Gerês e a serra, com dicas para trilhos, piscinas naturais, restaurantes e alojamentos.
- Serra da Freita – Um artigo com as melhores dicas para visitar e aproveitar a maravilhosa Serra da Freita, no centro de Portugal. Excelente para combinar com Penela.
- Serra do Açor – Um artigo com um roteiro e dicas para visitar a Serra do Açor em 2 ou 4 dias. Excelente para combinar com Penela.
- Serra do Alvão – Um artigo sobre a Serra do Alvão e as maravilhas deste território.
Como chegar a Penela
Chegar a Penela é fácil. Vindo do norte ou do sul, o melhor é apanhar a A1 até Condeixa a Nova e depois a A13 até Penela. A viagem do Porto a Penela demora cerca de 1h30 e de Lisboa cerca de 2h. Pode chegar a Penela de autocarro vindo de Coimbra ou Leiria mas a melhor opção para visitar a região é mesmo ter carro.
Onde dormir em Penela
Não há muitas opções para dormir em Penela mas há opções diversificadas, tentando assim adaptar a sua visita ao seu perfil. Para dormir em Penela as melhores opções são:
- Castel – Creative Living – Este foi o hostel onde nos alojamos em Penela. É um hostel com dormitórios e quartos duplos, com cozinha e super bem localizado, na praça principal da vila de Penela. É limpo e com dormitórios de 4 pessoas bem espaçosos e com wc privado. Os quartos de 4 pessoas são muito bons. Os dormitórios de 8 pessoas são muito pequenos e evite se se alojar ali em Penela.
- HD | Duecitânia Design Hotel – Esta é definitivamente a melhor opção para se alojar em Penela. É um bom hotel, bastante popular em Penela. Não é tão bem localizado, já que se localiza fora da vila de Penela. É ideal para quem tem carro próprio para visitar Penela.
- Casa BelaVista Penela – Charming Guest House – Se procura uma boa casa de férias em Penela, com piscina, num lugar bem tranquilo, não vá mais longe. Fica a 5 km de Penela.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR PENELA
1. Visitar a vila medieval de Penela a pé
Penela é uma vila histórica portuguesa e as suas ruas estão repletas de edifícios históricos que marcam um pouco da história de Portugal. Caminhe um pouco pela vila de Penela, descobrindo os seus encantos. Comece pela Praça da República, pelo arco da rua da Misericórdia, pela igreja Matriz de Penela e contemple as vistas das serranias circundantes, desde a Lousã ao Sicó.
2. Visitar o Castelo de Penela
Nenhuma visita a Penela está completa sem visitar o Castelo de Penela. Vale a pena espreitar a imponente muralha defensiva da vila de Penela, tão importante no tempo da reconquista Cristã. O castelo de Penela é de entrada livre e pode caminhar nas suas muralhas aproveitando as melhores vistas dos vales circundantes. Não perca uma visita à igreja de São Miguel e ao pelourinho da vila de Penela.
3. Comer chanfana de Cabrito em Penela
Em terras de Penela vale a pena provar um dos pratos típicos da gastronomia da região, a chanfana de cabrito. A chanfana é um prato tradicional da região centro e de Penela. É um assado de cabra (tradicionalmente era cabra velha) em vinho e num pote de barro, servido com batata cozida. Há muitos lugares na região para comer chanfana, escolha um em Penela e aproveite. Hoje, os bons restaurantes já não usam a cabra velha e a chanfana passou a ser uma iguaria da região de Penela. É uma delícia.
4. Comer Javali no Dom Sesnando em Penela
O melhor restaurante em Penela é o Dom Sesnando. Pode ser um excelente local para comer chanfana, contudo nós experimentamos o javali, outro dos pratos tradicionais portugueses da região das serras da zona centro do país. O javali com castanhas e migas estava delicioso. O restaurante tem uma carta de vinhos impressionante ali em Penela.
5. Visitar a Cascata da Pedra da Ferida
Bem perto de Penela fica a Cascata da Pedra da Ferida, em plena Serra do Espinhal. Aproveite um dia de sol e vá fazer o trilho da cascata, aproveitando para um belo mergulho em Penela.
Para preparar a sua visita à Cascata da Pedra da Ferida veja este nosso artigo.
6. Explorar a Serra do Espinhal em Penela
A Serra do Espinhal é uma pequena serraria a sudeste de Penela. A cascata da Pedra da Ferida fica no coração da serra, assim como a praia fluvial de Louçarinha. É um belo local para se fazer um piquenique.
7. Relaxar na praia fluvial de Louçarinha
Em terras de Penela toda a gente conhece a praia fluvial de Louçarinha. Este é um dos destinos preferidos das populações quando começa o calor e as férias escolares. É uma praia fluvial procurada essencialmente pelas populações de Penela e da região.
8. Comer na Taberna do Cristo
Se gosta de comida tradicional portuguesa acompanhada de boas historias e muita conversa deve ir à Taberna do Cristo quando visitar Penela. Esta é uma bela taberna, muito tradicional, mas a par com a boa comida, tem as maravilhosas histórias do Cristo, um sexagenário que já foi ator e que o vai deslumbrar com as memórias de um Portugal esquecido.
9. Visitar a aldeia do Rabaçal
Se quer sentir um pouco da vida tradicional e rural do concelho de Penela visite a aldeia do Rabaçal. Ali a vida parece que parou no tempo. Sente-se numa esplanada e veja os peregrinos passar. O Rabaçal fica em pleno caminho de Santiago e a aldeia hoje continua a ver os forasteiros passar por estas bandas.
10. Comer e comprar queijo do Rabaçal
Na aldeia do Rabaçal ainda se faz o queijo e azeite tradicional. O cheirinho a azeite domina a aldeia e os arredores daquela zona de Penela. Pode comprar queijo directamente na fábrica ou no café Bonito. Nós fomos ao café Bonito (ao fim de semana só dá para comprar lá) e comprámos dois maravilhosos queijos do Rabaçal, um clássico e um com colorau, e um paio recheado de orelheira. Tanto os queijos como o paio eram deliciosos.
11. Visitar o Vale das Buracas desde Penela
Fora de Penela mas em plena Serra do Sicó fica um dos monumentos naturais mais belos de Portugal, o Vale das Buracas, ou como lhe chamam os locais, as Buracas de Casmilo. Este é um belo vale calcário, com cavidades na rocha, muitas provenientes da erosão cársica, mas também com evidências de erosão periglaciar.
12. Explorar a Serra do Sicó em Penela
Não pense que a Serra do Sicó é apenas o vale das Buracas! A Serra do Sicó está cheia de lugares incríveis para conhecer. Há vales secos, canhões fluviais, grutas, algares e dolinas. A Serra do Sicó é um lugar excelente para fazer um piquenique num dia de Primavera e para dar umas caminhadas.
13. Fazer espeleologia nas cavidades do rio Dueça em Penela
Um pouco por toda a serra do Sicó na zona de Penela há várias cavidades que podem ser visitadas. As mais populares são as cavidades do rio Dueça, onde podes experimentar e fazer espeleologia. A espeleologia é um desporto radical que permite explorar o interior das grutas, recorrendo a progressão, uso de cordas e escalada, e ocasionalmente até atravessando cursos de água subterrâneos. Pode visitar e explorar as grutas do rio Dueça (também conhecido na região como rio Corvo) e descobrir um mundo subterrâneo na serra do Sicó e na zona de Penela. Para fazer espeleologia em Penela deve contactar o CISED, o Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça e marcar uma visita com eles.
Quando andava na Universidade de Coimbra fiz espeleologia na Gruta Talismã duas vezes, em aulas de campo. Já cheguei a levar uma turma de 10º ano, numa visita de estudo, para fazer espeleologia lá também. Sendo assim, se quiser conhecer o carso e as grutas de forma radical, esta é a sua melhor opção. Neste momento o CISED faz visitas à Gruta do Algarinho e ao Soprador do Carvalho (que é a gruta Talismã). Deve marcar com antecedência.
Pode marcar a sua visita em Penela através deste email: reservas@sopradordocarvalho.com ou destes dois telefones (+351) 961 178 466 e (+351) 239 561 132 (Posto de Turismo de Penela).
14. Visitar a Villa Romana do Rabaçal
Uma das mais belas experiências que pode ter em Penela é visitar a Villa Romana do Rabaçal. Comece a sua visita pelo museu do Rabaçal, onde pode comprar o bilhete (2.40€/pessoa) para visitar o museu e fazer visita guiada nas ruínas. Não vá para as ruínas antes de passar pelo museu porque as ruínas estão fechadas. Só pode entrar com o arqueólogo do museu.
A visita ao museu é super interessante porque lhe permite ver objectos recuperados das ruínas romanas, bem como ter uma explicação sobre o Império Romano na Península Ibérica. Depois da visita rume às ruínas. Terá que levar o seu carro mas fica a cerca de 1km de distância do museu.
As ruínas romanas do Rabaçal correspondem a uma villa romana residencial, de uma família abastada e importante no império. Há vários mosaicos romanos no chão da habitação principal mas estão cobertos por areia de forma a evitar a erosão. Os arqueólogos que o acompanham na visita vão mostrar-lhe alguns desses mosaicos e contar-lhe a história da casa, uma propriedade agrícola onde se produziam cereais e alimentos para abastecer Conímbriga e Aeminium, a cidade romana de Coimbra.
15. Visitar o castelo de Germanelo em Penela
Um dos lugares mais extraordinários para terminar a sua visita a Penela é no castelo de Germanelo, bem próximo da aldeia do Rabaçal. Este é um lugar extraordinário para visitar ao pôr do sol em Penela. O carro não vai lá acima, é preciso caminhar cerca de 15 minutos. Pelo caminho tem um baloiço e alguns miradouros para contemplar o vale do Rabaçal. Contudo, o mais imponente é mesmo a fortaleza de Germanelo, uma reconstrução do século XX, de um castelo mandado contruir por D. Afonso Henriques como fazendo parte da linha defensiva do Mondego.
Lá em cima existe um miradouro com vistas maravilhosas para o vale do Rabaçal, um vale seco, onde as ribeiras e rios desaparecem nos calcários, dando origem a escorrência subterrânea com grutas e algares, que caracterizam a geomorfologia do carso e desta região de Penela.
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha. Excelente para combinar com Penela.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa. Excelente para combinar com Penela.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal. Excelente para combinar com Penela.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão. Excelente para combinar com Penela.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave. Excelente para combinar com Penela.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas. Excelente para combinar com Penela.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
- Visitar Borba – Um artigo sobre uma das vilas mais belas do Alentejo em Portugal.
- Visitar Vila Viçosa – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal no Alentejo.
Ola Carla e Rui,
Será que dava para por o link ou foto do google maps nas vossa visitas ? Como por exemplo no vosso blog da praia do ribeiro do cavalo. Pois assim é um pouco mais fácil encontrar os sitios
Olá Luís, não percebi. Quer explicar melhor.
Bom dia,
Agradecendo a vossa reportagem, gostava de fazer duas sugestões, a saber,
– Correcção do nome da Praia Fluvial, aqui referida como Louceirinha, e que, na realidade, se chama Louçainha, conforme se pode verificar nas diversas placas que indicam o caminho que leva até lá, e ainda nos painéis informativos da própria praia.
Obrigada pela informação, mas o que consta no Google maps e no site da CM de Penela é mesmo Praia Fluvial da Louçainha. Será que a Câmara também está equivocada? Peço desculpa mas não consegui encontrar informação mais credível do que a Câmara Municipal de Penela. Isto porque nós não temos escrito Louceirinha em lado nenhum e como tal não vejo onde é que o nome possa estar errado.