VISITAR O PORTO [2024] O que ver e fazer na Cidade Invicta

VISITAR O PORTO - Sugestões para o que ver e fazer na Cidade Invicta

Visitar o Porto está na moda. E não é por acaso. Nos últimos anos, a cidade tem-se afirmado como destino turístico por excelência, tendo sido galardoado, por exemplo, como “Melhor Destino Urbano Europeu” em 2020. Longe vai o tempo em que o Norte de Portugal era visto como algo distante e pouco interessante (ou pelo menos algo que se podia deixar passar numa primeira oportunidade). Hoje todos concordam que as atracções para visitar o Porto são muitas e variadas, podendo satisfazer viajantes e turistas de diferentes gostos e carteiras, por isso visitar o Porto é algo a não perder em Portugal.

Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares imperdíveis a visitar em Portugal.

Porto, Ponte D. Luís

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Porto, Cidade Invicta

O Porto é uma cidade com alma, uma história longa e rica (desde os tempos de povoado pré-romano “Portus Cale”, que deu nome a Portugal), gentes orgulhosas e uma identidade muito própria, que a distingue das outras cidades de Portugal, demonstrada por exemplo no apoio da cidade à subida ao trono do rei D. João I (na crise de 1383-1385) e no seu projecto de expansão marítima (que começou com a tomada de Ceuta em 1415), e no cerco da cidade durante mais de um ano aquando das Guerras Liberais (1832-1834), algo que lhe granjeou o epíteto de “Cidade Invicta”, ou ainda na revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891, um antecedente da proclamação da República Portuguesa em 1910. Hoje, a cidade afirma-se como uma capital regional, cidade de trabalho mas também de lazer, onde a arquitectura, o desporto e a gastronomia atraem as atenções de todos. O Porto é uma cidade que visitantes e habitantes vivem com paixão e que não deixa ninguém indiferente, por isso visitar o Porto será algo que não esquecerá.


DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR O PORTO


Deixamos aqui as nossas dicas práticas para quando visitar o Porto.

1. Quando visitar o Porto

O clima da cidade do Porto é muito influenciado pela proximidade do mar e as temperaturas são mais amenas, tanto no Verão como no Inverno, do que no interior de Portugal. O Inverno é geralmente chuvoso e húmido, principalmente nos meses de Dezembro e Janeiro. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, e são uma boa altura para visitar a cidade, mas a melhor altura para visitar o Porto é, talvez, a Primavera (Abril a Junho) e o Outono (Setembro a Novembro), quando muitos dias são soalheiros e as temperaturas amenas. Se quiser visitar o Porto numa ocasião especial, não deixe de visitar em Junho, quando decorrem as festas populares de São João.

Porto São João

2. Como chegar quando visitar o Porto

A cidade do Porto encontra-se na foz do rio Douro, a cerca de 300 km a norte de Lisboa (3 horas de viagem de carro).

Se não tem carro próprio para visitar o Porto, procure aqui o aluguer de carro em Portugal, aos melhores preços.

Também pode chegar de autocarro ou de comboio, pois os acessos rodoviário e ferroviários são muito bons. Pode consultar aqui os horários de autocarro ou, se preferir o comboio, pode consultar aqui os horários da CP.

Porto Casa da Música

Também pode chegar ao Porto de avião pois a cidade é servida por um aeroporto internacional (com ligações a Lisboa e Faro).

Pode pesquisar e reservar o seu voo para o Porto aqui.

Marque aqui o seu transfer privado do aeroporto do Porto para o seu hotel.

Porto Estação de São Bento

3. Como deslocar-se quando visitar o Porto

A cidade do Porto deve ser explorada a pé ou usando a rede de transportes públicos do Porto, incluindo o Metro do Porto, mas se quiser explorar os arredores da cidade ou o norte de Portugal, a melhor opção é ter veículo próprio.

Tenha acesso ilimitado ao metro e autocarros, e tenha desconto em entradas em museus, com o seu Porto Card.

Porto Ponte D. Luís

4. Onde ficar no Porto

Quando visitar o Porto, uma das decisões mais importantes da preparação da sua viagem é onde ficar no Porto. Para isso, convém saber quais as melhores áreas para ficar no Porto, juntamente com as melhores sugestões de acordo com o tipo de alojamento e orçamento disponível.

Para tudo isso, consulte o nosso artigo com todas as dicas sobre onde ficar no Porto.

Gaia

5. Seguro de viagem para visitar o Porto

A IATI Seguros tem um seguro que é especialmente indicado para viagens em Portugal. Este novo seguro oferece cobertura em caso de contágio por Covid-19 (exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação), assim como o Seguro de Cancelamento permite o cancelamento da viagem em caso de resultado positivo para Covid-19 (do próprio segurado, pais ou filhos), se isso impedir a viagem na data prevista. Além disso, tem também coberturas específicas para cicloturistas, autocaravanas, campers e campistas, e ainda para animais de estimação quando visitar o Porto.

Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.


O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O PORTO


O centro histórico do Porto é de pequena dimensão, podendo ser percorrido a pé. Num (longo) dia conseguirá visitar os principais monumentos da cidade. No entanto, para explorar melhor as potencialidades da cidade, aconselhamos um mínimo de 4 dias para visitar o Porto.

1. Visitar a Sé Catedral do Porto e Paço Episcopal

Dominando a paisagem do centro histórico do Porto, a Sé Catedral e o Paço Episcopal são visitas obrigatórias. A Sé Catedral tem origem romano-gótica (séculos XII e XIII), mas sofreu remodelações no período barroco (séculos XVII-XVIII) com contribuições de Nicolau Nasoni.

Porto Sé

Logo ao lado, o Paço Episcopal, antiga residência dos bispos do Porto e onde se celebraram as bodas de D. João I com D. Filipa de Lencastre, em 1386, foi remodelado no século XVIII por Nasoni.

Porto Sé

2. Visitar a Estação de São Bento

Ela própria o local possível de chegada ao visitar o Porto, a Estação de São Bento é um dos símbolos da cidade e uma das mais belas do mundo. Foi oficialmente inaugurada em 5 de Outubro de 1916, 6 anos depois da Implantação da República (embora já estivesse em funcionamento desde 1896) e, embora a Estação de Campanhã seja o principal estação ferroviária da cidade, São Bento destaca-se pela sua beleza arquitectural e os seus monumentais azulejos. Um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Porto Estação de São Bento

3. Visitar a Torre dos Clérigos

Junto à Avenida dos Aliados, encontra-se a Igreja dos Clérigos, construída por Nicolau Nasoni, mas é a Torre da igreja, a Torre dos Clérigos, que domina a área, com os seus 75 m de altura e aspecto robusto, mas bela e frágil ao mesmo tempo. É uma das imagens de marca da cidade.

Compre aqui o seu ingresso sem fila para a Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos, Porto

Pode subir os 225 degraus até ao cimo da Torre dos Clérigos para ter uma das melhores vistas sobre a cidade, em particular sobre o Centro Histórico. Este é mesmo um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Visitar o PORTO - Sugestões, lugares e dicas para conhecer a cidade do Porto | Portugal

4. Visitar o Palácio da Bolsa do Porto

Sede da Associação Comercial do Porto, o Palácio da Bolsa data de meados do século XIX, e é o edifício mais rico da cidade e um lugar obrigatório quando visitar o Porto. Destacam-se o Salão Árabe, onde decorrem os mais importantes actos oficiais da cidade do Porto, e o Pátio das Nações, onde funcionou a Bolsa de Valores do Porto até ao fim do século XX.

Porto

5. Cruzar a Ponte D. Luís I

É provavelmente o monumento cuja imagem é mais associada à cidade e um lugar obrigatório quando visitar o Porto. A Ponte D. Luís I foi construída entre 1881 e 1888, substituindo uma antiga ponte pênsil que existia no mesmo local. Actualmente o tabuleiro inferior continua a servir o tráfego rodoviário, enquanto o superior é percorrido pelo Metro do Porto. Foi projectada por um engenheiro belga que já tinha trabalhado com Gustave Eiffel na construção da Ponte de D. Maria Pia. Desça à Ribeira, o bairro histórico junto ao rio Douro, e desfrute da vista do rio e desta magnífica ponte quando visitar o Porto.

Visitar o PORTO - Sugestões, lugares e dicas para conhecer a cidade do Porto | Portugal

6. Visitar a Ribeira do Porto

Visitar o Porto, e não ir à Ribeira, é como ir a Roma e não ver o Papa! Apesar do crescimento exponencial dos turistas que calcorreiam as ruas empedradas, e das casas tradicionais transformadas em alojamentos dedicados a recebê-los, a Ribeira continua a ser a zona mais tradicional e típica do Porto.

O Centro Histórico do Porto é uma área classificada como Património Mundial da UNESCO, e a Ribeira  é o seu expoente. Perca-se nas ruas estreitas, e descubra os recantos escondidos e seus encantos. À beira rio, desfrute dos inúmeros restaurantes e bares, e da magnífica vista. É um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Porto Ribeira

7. Visitar o Cais de Gaia, em frente ao Porto

Como o próprio nome indica, o cais de Gaia não é na cidade do Porto, mas sim em Vila Nova de Gaia, na margem oposta do rio Douro. No entanto, é imprescindível passar a pé para a outra margem e, para além de desfrutar da vista clássica da Ribeira do Porto, visitar as Caves do Vinho do Porto, onde é armazenado o precioso líquido para envelhecer e depois ser exportado.

Caves de Gaia

Ali, pode juntar-se a uma visita guiada e provar o que é, ainda hoje, um dos produtos portugueses mais reconhecidos no mundo, o famoso Vinho do Porto.

Se quiser combinar uma visita de autocarro turístico, visita a uma adega e cruzeiro este tour é o ideal.

Caves de Gaia

8. Visitar a Serra do Pilar e o Teleférico de Gaia

O Porto é uma cidade com um conjunto arquitectónico harmonioso que ainda parece mais bonito quando visto de fora. O Mosteiro da Serra do Pilar, do lado de Gaia, sobranceiro à Ponte D. Luís I, é provavelmente o melhor miradouro para o rio Douro e zonas históricas do Porto e Vila Nova de Gaia. Logo ao lado, pode apanhar o Teleférico de Gaia, e desfrute de uma viagem curta, mas inesquecível, com vistas únicas sobre o Porto e o Cais de Gaia, onde acaba a viagem. Mais um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Cais de Gaia

9. Fazer a viagem de comboio São Bento – Campanhã

Apanhe qualquer comboio urbano (direcção Aveiro, Braga ou Guimarães) na Estação de São Bento (não deixe de admirar os belíssimos azulejos azuis), e faça o pequeno troço até à Estação de Campanhã. Passará por túneis centenários e, nas entreabertas, terá vistas surpreendentes sobre o Rio Douro e Gaia, e a Ponte D. Maria Pia. Uma actividade a não perder quando visitar o Porto.

10. Admirar a Muralha Fernandina

Junto à Igreja de Santa Clara, aceda a um troço da Muralha Fernandina (século XIV), caminhe no topo e, por entre as ameias, tenha vistas fabulosas sobre o Rio Douro, o casario dos Guindais, a Ponte D. Luís I, e também o Cais de Gaia.

Porto Muralha

11. Descer a pé pelo bairro dos Guindais até ao Rio Douro

Embora o Funicular dos Guindais esteja mesmo ao lado, desça a pé as ruelas sinuosas do bairro dos Guindais, admire a Muralha Fernandina, e experiencie de perto a vida quotidiana dos habitantes locais. Não deixe de experimentar a esplanada do Guindalense Futebol Clube, com vistas magníficas. Mais cedo ou mais tarde este bairro será reconvertido em alojamento para turistas, por isso vá enquanto é tempo! Mais um um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Porto Guindais

12. Visitar o Mercado do Bolhão

Num local onde já existia um mercado desde o século XIX, em 1914 surgia o edifício que ainda hoje se mantém. No entanto, o emblemático Mercado do Bolhão fechou durante anos para obras de remodelação para dar lugar a um novo projecto que foi inaugurado recentemente. A traça exterior do edifício foi mantida e mantém-se também o mercado de frescos no piso térreo. As restantes lojas e restaurantes estão agora a começar a abrir. Um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

13. Admirar os azulejos azuis da cidade do Porto

Pelo seu magnífico exterior de azulejos, a Igreja do Carmo, perto da Torre dos Clérigos, a Capela das Almas, perto do Mercado do Bolhão, e a Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha, são de deixar de queixo caído o mais viajado turista.

Porto Igreja do Carmo

14. Conhecer as mais belas igrejas do Porto

Se gosta de apreciar arte religiosa, não perca a oportunidade de visitar as igrejas mais bonitas do Porto. Pelo seu interior faustoso e deslumbrante, não deixe de visitar a Igreja de Santa Clara, perto da Sé, e a Igreja de São Francisco, perto do Palácio da Bolsa. 

Porto Igreja de São Francisco

Se prefere a simplicidade, a Igreja de Cedofeita é a mais antiga da cidade e tem quase 1000 anos de idade.

Porto Igreja de Cedofeita

15. Experimentar a gastronomia portuense

Se é fã de comida, há iguarias que não pode perder quando visitar o Porto. A cidade é conhecida por pratos tradicionais como a “francesinha” e as “Tripas à Moda do Porto“, sendo a Rua Passos Manuel um bom lugar para começar o “estudo do terreno”. Mas a gastronomia gourmet é também cada vez mais um símbolo da Cidade Invicta, com alguns dos melhores restaurantes do país.

Comer no Porto

16. Percorrer a Rua de Santa Catarina e Rua 31 de Janeiro

A cidade do Porto tem alguns lugares que não pode perder se for adepto de compras no comércio local. A Rua de Santa Catarina cruza o centro do Porto, na direcção Norte-Sul, desde o Marquês até à Praça da Batalha, mas é o troço entre a Batalha e a Rua Fernandes Tomás que constituiu a principal artéria comercial da cidade do Porto. Lojas internacionais e locais, cafés e restaurantes, fazem as delícias daqueles que querem levar uma recordação da Cidade Invicta. A Rua 31 de Janeiro desce da Praça da Batalha para a Estação de São Bento e é também algo a não perder quando visitar o Porto.

Porto Rua 31 de Janeiro

17. Visitar o Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso é, realmente, uma história de sucesso na recuperação de um local comercial. Hoje é um mercado de cidade onde pode experimentar a gastronomia portuense em restaurantes onde a frescura e qualidade vêm em primeiro lugar. Eventos culturais e musicais vão acontecendo regularmente no recinto. Mais um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Porto Mercado do Bom Sucesso

18. Assistir a um espectáculo na Casa da Música quando visitar o Porto

A Casa da Música é uma das obras arquitectónicas mais emblemáticas da cidade, decorrente do Porto ter sido “Capital Europeia da Cultura” em 2001. O edifício tem uma arquitectura arrojada e premiada, que sobressai na paisagem urbana circundante, e tornou-se um ícone da cidade do Porto. Faça uma visita guiada para descobrir mais, e não perca um espectáculo na sala Suggia. Um lugar a conhecer quando visitar o Porto.

Porto Casa da Música

19. Comprar um livro na Livraria Lello

A Livraria Lello, construída em 1906, é reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo, e tornou-se uma atracção turística. Tente abstrair-se das multidões, e concentre-se na belíssima arquitectura do seu interior, onde sobressaem a impressionante escadaria vermelha e o magnífico tecto, e na diversidade e qualidade dos livros expostos. Este é um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Porto Livraria lello

20. Admirar arte moderna na Casa de Serralves

Inaugurado em 1999, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves tem-se afirmado internacionalmente e exibe regularmente exposições de artistas conceituados. Situado nos espaços da Fundação de Serralves, que incluem um Parque e a Casa de Serralves, a arquitectura dos edifícios, a singularidade da arte e a beleza dos espaços exteriores aliam-se para tornar uma visita ao Museu de Serralves um dos pontos altos quando visitar o Porto.

Compre aqui o seu bilhete para a Fundação de Serralves.

21. Andar de carro eléctrico quando visitar o Porto

Em 1872, era inaugurada a primeira linha de “carros americanos” da cidade do Porto. Actualmente existem 3 linhas distintas da Porto Tram City Tour que percorrem zonas emblemáticas da cidade: Linha 1, ou Linha da Marginal, Linha 18, ou Linha da Restauração, e Linha 22, ou Linha da Baixa. Se tiver interesse pela história deste meio de transporte, visite também o Museu do Carro Eléctrico, que tem em exposição belos exemplares de carros eléctricos que circularam nas ruas do Porto. Mais uma experiência fantástica para quando visitar o Porto.

Porto Reitoria Universidade

22. Tomar um cimbalino no Café Majestic, no Porto

Situado na rua de Santa Catarina, o Café Majestic abriu as portas a 17 de Dezembro de 1921 e cedo se afirmou como local de tertúlias políticas e debate de ideias. Símbolo do Porto da “Bélle Époque” e da Arte Nova, sofreu obras de remodelação nos anos noventa e hoje é um dos locais mais turísticos do Porto, mas continua a ser um ponto de encontro de escritores e artistas. Outra opção poderá ser assistir a um fado e beber um vinho do Porto. Um lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Marque aqui um Show de Fado com Vinho do Porto.

Porto Café Majestic

23. Assistir a um espectáculo no Coliseu quando visitar o Porto

Inaugurado a 19 de dezembro de 1941, o Coliseu do Porto é uma das instituições que os portuenses mais reconhecem e amam. Em 1995, a população do Porto saiu à rua, manifestando-se para manter o Coliseu do Porto como património da cidade. E é isso que ele é hoje, mais do que nunca. Não perca um espectáculo de ballet, ópera ou de música portuguesa. Outro lugar obrigatório quando visitar o Porto.

Porto Coliseu

24. Assistir a um jogo de futebol no Estádio do Dragão quando visitar o Porto

O Estádio do Dragão é a casa do maior clube da cidade, o Futebol Clube do Porto, dominador na Liga Portuguesa e vencedor de vários títulos europeus. Não perca um jogo neste fabuloso estádio, se possível um da Liga dos campeões, na casa da nona equipa com mais triunfos em jogos na história da prova e com dois títulos (1986-87 e 2003-4).

Marque aqui a sua visita ao estádio do Dragão e ao museu.

25. Fazer o Cruzeiro das Seis Pontes quando visitar o Porto

Tenha uma perspectiva única da cidade do Porto e das suas pontes e faça uma pequena viagem de barco pelo rio Douro entre as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia. Experimente um barco rabelo e passe pelas pontes rodoviárias de D. Luís I, da Arrábida, do Infante e do Freixo, e pelas pontes ferroviárias de D. Maria Pia (encerrada desde 1991), e de São João. Mais uma experiência obrigatória quando visitar o Porto.

Marque aqui o seu cruzeiro das seis pontes no Porto.

Porto Rio Douro

26. Festejar o São João no Porto

Os festejos do Dia de São João (24 de Junho) são os mais aguardados pelos portuenses, trazendo para as ruas do Porto dezenas de milhares de pessoas. Festa popular por natureza, junta todas as classes sociais nas ruas da cidade. Não perca a sardinha assada, faça voar um balão de São João e deixe-se encantar pelo fogo de artifício à meia-noite. Uma experiência obrigatória quando visitar o Porto.

Visitar o PORTO - Sugestões, lugares e dicas para conhecer a cidade do Porto | Portugal

27. Comer comida de rua numa tasca tradicional quando visitar o Porto

Aproveite as pequenas ruelas e becos ribeirinhos ou os bairros tradicionais tripeiros para entrar numa tasca, sentar-se e comer um chouriço assado, broa, azeitonas e umas pataniscas de bacalhau. Não se vai arrepender. Mais uma experiência obrigatória quando visitar o Porto.

Marque aqui a sua excursão gastronómica e de vinho na cidade do Porto.

Porto São João

28. Visitar a Cooperativa dos Pedreiros

Criada em 1914, a Cooperativa dos Pedreiros construiu o seu edifício-sede sobre a pedreira de onde extraía material de construção, perto da zona mais alta da cidade, o Marquês. No 14º andar da torre, poderá almoçar no Restaurante Panorâmico Portucale e desfrutar de uma magnífica vista sobre toda a cidade, o mar e as montanhas. Um almoço (ou jantar) com vista inesquecível.

Porto Cooperativa dos Pedreiros

29. Aproveitar a diversão nocturna quando visitar o Porto

Se gosta de aproveitar a noite e sair para beber um copo, a zona de diversão nocturna mais popular do Porto é a Ribeira, em particular a Praça do Cubo.

Mas há novos espaços a afirmar-se como local de encontro de portuenses e turistas. Em particular, a zona entre os Aliados e os Clérigos está a tornar-se numa das áreas mais in da cidade do Porto. Pode também assistir a um espectáculo no Hard Club, alojado no edifício do antigo Mercado Ferreira Borges.

Porto

30. Desfrutar da Natureza quando visitar o Porto

Visitar o Porto também pode ser sinónimo de exercício físico ou contacto com a natureza. Se prefere lugares tranquilos, para relaxar e apreciar a vida de forma descontraída, a cidade do Porto oferece vários espaços verdes e tranquilos, onde pode caminhar, correr, fazer ginástica ou, pura e simplesmente, sentar-se num banco de jardim.

Porto Jardim da Praça da República

Passeie pelos jardins do Palácio de Cristal (onde pode visitar a Feira do Livro em Setembro), faça jogging no Parque da Cidade, o maior parque urbano do país, ou caminhe pela marginal do Douro, da Ribeira até à Foz. O Parque de São Roque, ou Quinta da Lameira, perto das Antas, e a Quinta do Covelo, perto do Marquês, são dois amplos espaços verdes onde poderá relaxar do ambiente urbano.

Porto Jardins Palácio de Cristal

31. Fazer praia quando visitar o Porto

Como grande centro urbano que é, o Porto não é famoso pelas suas praias, e muitos são aqueles que se estendem ao sol em pleno centro histórico.

Porto Torre dos Clérigos

No entanto, no Porto e perto da cidade também há praias! As praias da cidade são a Praia do Molhe e a Praia da Luz. Perto do Porto encontrará a Praia de Lavadores (Gaia), e as praias de Matosinhos e de Leça. Pela bela e invulgar Capela do Senhor da Pedra, construída sobre a rocha e rodeada de mar, não perca a praia de Miramar (Gaia).

Porto Praia

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA VISITAR O PORTO


Aqui fica a nossa sugestão de um roteiro para visitar o Porto em 3 dias.

1º Dia – Visitar as grandes atracções do Porto

  • Avenida dos Aliados
  • Câmara Municipal do Porto,
  • Estação de São Bento
  • Comboio entre São Bento e Campanhã (se tiver tempo)
  • Sé Catedral e Paço Episcopal
  • Igreja de Santa Clara
  • Muralha Fernandina
  • Ponte de D. Luís (tabuleiro superior)
  • Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia)
  • Teleférico de Gaia
  • Cais de Gaia
  • Caves do Vinho do Porto
  • Ponte D. Luís (tabuleiro inferior)
  • Ribeira do Porto
  • Casa do Infante
  • Igreja de São Francisco
  • Cruzeiro das Seis Pontes
Porto Ponte D. Luís

2º Dia – Visitar o Porto clássico

  • Mercado do Bolhão
  • Capela das Almas
  • Rua de Santa Catarina
  • Café Majestic
  • Coliseu do Porto
  • Praça da Batalha
  • Igreja de Santo Ildefonso
  • Rua 31 de Janeiro
  • Igreja dos Clérigos
  • Torre dos Clérigos
  • Praça de Lisboa
  • Livraria Lello
  • Praça de Gomes Teixeira (Praça dos Leões)
  • Reitoria da Universidade do Porto
  • Igreja do Carmo
  • Jardins do Palácio de Cristal
Ruas do Porto

3º Dia – Visitar o Porto moderno e os espaços abertos

  • Rotunda da Boavista
  • Casa da Música
  • Mercado do Bom Sucesso
  • Avenida da Boavista
  • Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Parque e Casa de Serralves)
  • Parque da Cidade
  • Carro eléctrico, da Foz até à Ribeira.
  • Palácio da Bolsa
  • Mercado Ferreira Borges.
Porto Casa da Música

O QUE VISITAR A PARTIR DO PORTO


Não é só pela sua importância histórica, cultural e económica que o Porto é conhecido como a “Capital do Norte”. Visitar o Porto também tem vantagens no que toca ao resto de Portugal. A verdade é que, a partir da cidade do Porto, é possível explorar todo o norte de Portugal e fazer incursões de um dia ao centro de Portugal. Ficam aqui algumas das nossas sugestões para lugares a visitar a partir do Porto.

1. Visitar Guimarães a partir do Porto

Visite a cidade-berço de Portugal, a bonita Guimarães. A cidade ganha ainda mais encanto durante as Festas Nicolinas e a famosa Feira Afonsina.

Marque aqui a uma excursão de um dia a Guimarães (e Braga) a partir do Porto.

2. Visitar Santiago de Compostela a partir do Porto

Pode iniciar no Porto os Caminhos de Santiago. Pode fazer o Caminho da Costa ou o Caminho Português. Há uma oficina de apoio ao peregrino em frente à Sé Episcopal. Pode levantar lá a sua credencial e começar o caminho.

Pode também marcar aqui uma excursão de 1 dia a partir do Porto até Santiago de Compostela.

3. Visitar Fátima a partir do Porto

Um pouco mais longe a partir do Porto, é possível ainda visitar Fátima, a capital religiosa de Portugal.

Marque aqui uma excursão a Fátima e Coimbra a partir do Porto.

4. Visitar o Gerês a partir do Porto

Explore a Serra do Gerês com todas as nossas dicas ou junte-se a uma excursão organizada ao Gerês a partir do Porto.

Marque aqui uma excursão de um dia à Serra do Gerês a partir do Porto.

5. Visitar o Douro a partir do Porto

Descubra os encantos da Linha do Douro, suba a bordo do Comboio Histórico do Douro, e delicie-se com a gastronomia duriense. Se tiver pouco tempo, não deixe de fazer uma excursão à região do Douro a partir do Porto.

Reserve aqui o seu lugar numa excursão ao Rio Douro, com passeio de barco, degustação de vinhos e almoço.

Vale do Douro

Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:

  • Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
  • Visitar a Covilhã – Tudo o que precisa de saber para visitar a Covilhã está neste artigo.
  • Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
  • Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
  • Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
  • Visitar Aveiro – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade a veneza portuguesa.
  • Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
  • Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
  • Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
  • Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
  • Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
  • Visitar Guimarães – Um artigo cheio de dicas sobre a cidade que escolhemos para viver nos últimos 12 anos.
  • Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
  • Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

22 Comentários

  1. Infelizmente a única coisa que não consegui fazer foi subir na Torre dos Clérigos, mas prometi que visitarei na próxima ida ao Porto. Cidade que ficou no meu coração.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Visitar o Porto duas vezes é melhor ainda. 😉

  2. Adorei as dicas, principalmente sobre as melhores vistas do alto e sobre como se sentir um local. Portugal é um dos meus destinos de 2019!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Alessandra, aposto que vai adorar visitar o Porto. Monta um roteiro bem bacana mas o Porto não pode faltar.

  3. Que post completão Carla, lindo! 🙂 Eu já fui para o Porto duas vezes apenas, a última para o festival Primavera, mas vejo que ainda tenho muito a explorar da cidade, que adoro.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Visitar o Porto é mesmo maravilhoso. Muito obrigada. Volta mais vezes.

  4. Amilton diz: Responder

    Oba! Estou planejando a minha viagem por Portugal e seu post veio a calhar… Vou usar todas as suas dicas, obrigado por compartilhar. Abs

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai adorar visitar o Porto. É lindo demais.

  5. Eu AMO o Porto, é minha cidade de Portugal favorita e uma das mais incríveis em toda Europa, na minha humilde opinião. 😀 Adorei o seu roteiro, só me deu vontade de voltar novamente ao Porto!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tem que voltar para visitar o Porto outra vez! <3

  6. O Porto é encantador! Fui há mais de 10 anos e desde então pretendo voltar! Adorei o post! Fotos ótimas!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Visitar o Porto é mesmo inesquecível. Tem que voltar.

  7. Nesta nossa ida Portugal estávamos planejando ir a Porto mas, infelizmente, não deu tempo! Na próxima viagem vamos para lá com certeza e vamos usar muito as dicas, obrigada!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Victoria, visitar o Porto vale mesmo a pena. Não perca da próxima vez.

  8. Que lugar especial.. não é a toa que está tão na moda. Já me imaginei naquelas mesinhas dos restaurantes da Ribeira do Porto.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Lais, visitar o Porto é mesmo especial. Vale bem a pena.

  9. Mariana Bueno diz: Responder

    Ah, que saudade. A cidade do Porto é linda demais. Adorei rever tantos lugares aqui nesse texto, certamente é uma viagem que quero fazer com mais tempo (e preferencialmente sem toda a chuva que peguei por lá quando fui rs).

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Mariana. O Porto precisa mesmo de tempo. Há tanta coisa maravilhosa para fazer. Visitar o Porto é obrigatório pelo menos uma vez na vida, mas regressar também é bom.

  10. Abstrair-se das multidões na Lello é um bocado difícil, Rui… 😉 Tenho passado várias vezes à porta e aquilo é assustador.
    Grande abraço e até sábado, em Aveiro.
    Filipe

    1. Rui Pinto diz: Responder

      Mas vale a pena tentar… 😉

  11. Belo post, mais uma vez adorei seu conteúdo estou sempre visitando este blog, continue assim com esses belos assuntos interessantes e essas belas dicas.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada. E não perca a oportunidade de visitar o Porto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.