Visitar o Piódão está cada vez mais na moda e ainda bem. A aldeia do Piódão é seguramente uma das mais belas aldeias de Portugal e, apesar de longe de tudo e todos, vale a pena explorar a aldeia do Piódão, a região circundante e toda a Serra do Açor. Sendo assim, se decidir visitar o Piódão aproveite e tire uns dias para descobrir as belezas esquecidas da Serra do Açor. Se quiser um roteiro para o Piódão e para a Serra do Açor veja o nosso artigo no link aqui abaixo.
Pode ver aqui as nossas dicas para visitar a Serra do Açor com um roteiro para 2 a 4 dias.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
ONDE DORMIR NO PIÓDÃO
O Piódão é a aldeia mais procurada para alojamento na zona do Piódão. O Piódão é aldeia mais turística da Serra do Açor e é de uma beleza fabulosa. No entanto, os preços dos alojamentos no Piódão estão muito inflacionados e, face à procura, é necessário fazer reservas com muita antecedência. A aldeia do Piódão é maravilhosa, de dia e de noite, mas está cheia de turistas e já não encontrará ali a autenticidade e modos de vida tradicionais da Serra do Açor. No Piódão não encontrará melhores vistas do que no Inatel do Piódão. No entanto, ali encontrará conforto mas não autenticidade. Outra opção é na Casa da Padaria, mesmo no interior da aldeia do Piódão.
Pode alojar-se no Piódão sem ser no Piódão, ou seja, numa aldeia logo ao lado, chamada Chãs d’Égua. É uma bela opção, mais autêntica e longe das multidões do Piódão. As melhores opções são o InXisto Lodges e as Casas da Quelha.
OUTRAS OPÇÕES DE ALOJAMENTO PERTO DO PIÓDÃO
1. Onde dormir em Coja
- Coja é uma vila com boas infraestruturas montadas, restaurantes, cafés e bares e fica perto do Piódão. Um ambiente relaxado, intimista e sossegado. Tem boas opções de restaurantes e de alojamentos. A vila é uma óptima opção para quem viaja no Verão e procura praias porque está próxima das melhores praias fluviais da serra do Açor e do Piódão. É óptima para visitar as aldeias, quedas de água e a mata da Margaraça. É uma aposta ganha já que ali pode encontrar aquilo que caracteriza esta zona rural portuguesa: autenticidade e simpatia das suas gentes. Esta foi a nossa opção para visitar a Serra do Açor e o Piódão. A melhor opção de alojamento em Coja é nas Casas da Coutada.
2. Onde dormir na aldeia de Pardieiros
- Pardieiros – A aldeia de Pardieiros uma boa opção entre Coja e o Piódão, ali tem a Casa da Alta ou a Casa do Rosmaninho. Se preferir uma casa grande também tem a Casa do Terreiro.
3. Onde dormir na aldeia da Cerdeira
- Cerdeira (não confundir com a Cerdeira na Lousã). – Na aldeia da Cerdeira pode alojar-se no lindíssimo 12 Meses Naturalmente ou a Quinta da Palmeira.
4. Onde dormir na Aldeia dos Dez
- Aldeia das Dez – Outra das aldeias da Serra do Açor onde pode encontrar bom alojamento, como por exemplo o Plano 5 – Industrial Look.
5. Onde dormir na aldeia de Avô
- Avô – Nesta bela aldeia do Açor poderá alojar-se na Casa do Rio ou Look into the River.
6. Onde dormir na aldeia de Alvoco das Várzeas
- Alvoco das Várzeas – Nesta aldeia poderá alojar-se na Casa de Baixo, uma casa com piscina.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O PIÓDÃO
1. Visitar a aldeia do Piódão perdendo-se nas suas ruas
Se vai visitar o Piódão perca-se nas ruas da aldeia do Piódão, espreitando as ruas e ruelas do Piódão e o que resta da vida rural da serra.
2. Visitar a igreja do Piódão
A Igreja do Piódão, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, é a matriz da aldeia do Piódão. Completamente distinta na paisagem, é um dos poucos edifícios que não é em xisto na aldeia, faz um contraste muito interessante.
3. Visitar o museu do Piódão
O Núcleo Museológico do Piódão serve de base a quem que visitar o Piódão. Há que aprender sobre artesanato, modos de vida e costumes da população da aldeia. Mas serve também para se informar sobre percursos pedestres no Piódão, locais a visitar ou para comprar artesanato.
4. Sentar-se numa esplanada e provar um licor de frutos vermelhos quando visitar o Piódão
Os lícores de frutos são um dos ex-libris da Serra do Açor e da região do Piódão. Assim, não perca oportunidade de provar um dos licores do Piódão. O nosso preferido é o de frutos vermelhos mas há muito mais. Há amora, castanha, mirtilos, etc. Não faltam opções. Escolha uma esplanada e experimente.
5. Provar o bucho, prato típico do Piódão e da serra do Açor
O bucho é um prato típico da região do Piódão e marca claramente a gastronomia da Serra do Açor, em geral, e do Piódão, em particular. O bucho é o estômago do porco que depois recheado com arroz e carne. Pode ser servido em tapa, como se fosse um enchido, ou cozinhado. Vale a pena provar. É muito bom.
6. Fazer o trilho PR2 – Piódão – Chãs d’Égua – Foz d’Égua – Piódão
Este é o melhor trilho para se fazer para conhecer a região do Piódão. O trilho tem cerca de 10 km e passa por três belas aldeias da Serra do Açor. Quando estiver no Piódão vai encontrar várias tabuletas. Deve seguir a que diz Chãs d’Égua (4 km) – PR2. Não se assuste quando vir a placa que diz 7 km. A verdadeira distância são cerca de 4 km.
O início desta etapa é feito de forma suave e bem plana até chegar à estrada CM1354, onde começará a subir. Em Pés Descalços não se engane, o PR2 segue a estrada sempre a subir cerca de 500 metros. Depois de uma curva à direita, entrará novamente no trilho e chega à aldeia de Chás d’Égua por baixo. Aproveite para parar na praça principal com casas todas em xisto e um fontanário em granito. Esta parte do trilho demora cerca de 1h30.
Siga depois o trilho até Eira da Bocha, um lugar lindo, que parece empoleirado literalmente nas vertentes. Dali o trilho é sempre a descer até Foz d’Égua, atravessando pontes sobre os ribeiros, casas de xisto floridas e eucaliptais. Passada cerca de 1h chega-se a Foz d’Égua. Esta aldeia é linda. Ali deve seguir a seta do PR2 (margem esquerda, cerca de 3,5 km até ao Piódão). Demorámos cerca de 1h30 a percorrer este trajecto. Os primeiros metros são sempre a subir e bem puxados. Chegamos à estrada todos rotos!
O trilho depois segue cerca de 300 metros na estrada e volta a descer para a vertente. Esteja atento porque nós falhamos este corte e fizemos quase todo o percurso seguinte pela estrada. Evite isso. Chega-se ao Piódão pela praia fluvial do Piódão que no Verão dá para dar um bom mergulho. A opção do PR2-1 pareceu-nos que sobe menos e pode ser também uma boa opção. No total demorámos cerca de 4h a percorrer o trilho completo.
7. Fazer uma caminhada curta até Foz d’Égua (6 km ida e volta)
Este trilho no Piódão consiste em juntar a primeira parte do PR2-1 com o PR2. Deve seguir o sinal que diz 2,8 km para Foz d’Égua. O percurso é sempre a descer, pela margem direita da ribeira. Passado cerca de 1h chega-se a Foz d’Égua. Esta aldeia é linda demais. Depois há que seguir o PR2 com destino ao Piódão novamente. Agora o trilho é sempre a subir, pelo mesmo percurso que lhe contamos acima. No total, deve demorar cerca de 3 horas a fazer o trilho já que vai precisar de usufruir um bocadinho da aldeia.
8. Visitar Foz d’Égua, uma aldeia extraordinária a visitar no Piódão
É pequenina mas tem um conjunto arquitectónico com pontes de xisto que parecem tiradas de um cenário de contos de fadas. Não perca o presépio no topo da povoação, assim como um pequeno altar.
9. Visitar Chãs d’Égua
Chãs d’Égua é uma aldeia de xisto com um centro de interpretação de arte rupestre. O centro está muito bem preservado o o casario é surpreendentemente belo. Aproveite e caminhe um bocadinho até Eira da Bocha, a parte mais bela da povoação.
10. Provar a chanfana de Cabrito quando visitar o Piódão
Não pode vir embora do Piódão sem experimentar o prato nobre da gastronomia da Serra do Açor. Ninguém vai ao Piódão e sai de lá sem comer uma chanfana, pois não? Claro que não!
11. Aproveite a praia fluvial do Piódão
Se visitar o Piódão durante a Primavera ou o Verão não perca a praia fluvial do Piódão. A praia é uma espécie de piscina no rio. Não é muito grande e pode estar cheia de gente, mas vale a pena espreitar e dar um mergulho. Esta região no verão é muito quente e sabe mesmo bem um belo mergulho!
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
Eu gosto muito de ler os v/ relatos e as v/ sugestões.
Quando quero viajar (e quando quero apenas mais umas sugestões de futuras viagens) costumo ver o v/ blogue. É um dos meus blogues de viagens favoritos.
No entanto, acho sempre que falta uma parte importante: como chegar ao(s) destino(s) alguém que não vai de carro e que viaja sozinh@.
Deixo à v/ apreciação: era uma boa se pudessem indicar os transportes públicos (quando existam)
Obrigada e boas viagens! 🙂
Olá Maria, percebo. Mas a verdade é que não sabemos, porque não usamos. E o que partilhamos aqui é apenas aquilo que usamos e experimentamos. Não faz sentido nenhum fazermos nós o trabalho de pesquisa do google apenas para partilhar aqui. O que faz sentido, a nosso ver, é partilhar a nossa experiência. Lamento.
As estradas são tranquilas?
Sim, são sempre asfaltadas.
Boa tarde, muito legal suas dicas, estarei viajando para Portugal e já quero incluir Piódão em minha lista, porém estarei viajando sozinha o percurso da trilha acha tranquilo para fazer sozinha caso não encontre companhia?
Desde já agradeço as dicas
Sim, é tranquilo. Não vai ter problema e vai ver que vai sempre encontrar gente a fazer a trilha. Sem problemas.
Eu também fiz um seguro viagem quando fiz minha viagem de volta ao mundo. Aliás, faço para todas as viagens e já precisei utilizar algumas vezes. Recomendo para todo mundo, pois não podemos prever incidentes durante as viagens.
É verdade. O ideal é não precisar activar o seguro de viagens mas se tiver que ser, é bom ter.
Portugal tem tanto lugar para conhecer que não é de domínio e pontos visitados por brasileiros. Eu nunca tinha ouvido falar de Piodão e já quero ir… rs
É a nossa aldeia presépio. É linda.
Eu adoro o blog de voces porque a cada post que eu leio é mais uma descoberta sobre Portugal! Muito bonita é Piódão, queremos voltar ao país esse ano e vou incluir no roteiro!
Gabi, muito obrigada. Não falha não. E prova as delicias gastronómicas. E, já agora, dá um mergulho bem legal na Fraga da Pena. Vai amar o Piódão.
Adoro visitar cidadezinha medieval de ruas de pedra, pena que não conhecia nada sobre Piódão, poderia ter conhecido no minha rota do ano passado que fiz por Portugal
Tem que pensar em voltar! O Piódão é mesmo encantador e vale a pena percorrer esta e outras aldeias maravilhosas na serra do Açor.
O Piodão é sem dúvida um dos lugares mais tradicionais de Portugal. Boas dicas para quem quer visitar. Parabéns
Obrigada, Vitor. Ainda bem que gostaste. O Piódão é muito bonito e vale mesmo a pena visitar.
Não me canso de andar por essa região, sem dúvida das mais belas de Portugal. A boa notícia é que, pelo post, venho que tenho ainda vários ‘caminhos’ por desbravar 🙂 Vocês tentam-meeeee…
Há sempre tanto para descobrir neste cantinho à beira mar plantado. E visitar o Piódão é mesmo um cantinho maravilhoso.