Visitar o Penedo Furado é um belo programa para um dia de Primavera e Verão. O passadiço do Penedo Furado é pequeno por isso o passeio é curto mas como há muita coisa para fazer no Penedo Furado e nas imediações o dia é muito bem passado.
- Veja este nosso artigo no blogue sobre os Melhores Trilhos do Algarve
- Pode ver aqui o nosso artigo sobre os Melhores Trilhos do Gerês.
- Veja este nosso artigo com os Melhores Trilhos de Portugal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se gosta de Passadiços, estes são alguns que pode fazer em Portugal:
- Os melhores passadiços em Portugal – Um artigo com uma lista de passadiços que já fizemos.
- Passadiço do Penedo Furado – Um trilho pelas piscinas naturais do Penedo Furado.
- Passadiço das Fragas de São Simão – Um artigo sobre um dos trilhos e paisagens mais enigmáticas bem próximo da Serra da Lousã.
- Passadiço da Ribeira de Quelhas – Um artigo cheio de dicas para um passadiço na Serra da Lousã.
- Passadiços do Paiva – Um artigo cheio de dicas para fazer os Passadiços do Paiva.
- Passadiços da Ria do Alvor – Um passadiço para um belo passeio no Algarve.
- Passadiços dos Salgados – Mais um belo passadiço para descobrir a costa do Algarve.
COMO CHEGAR AO PASSADIÇO DO PENEDO FURADO
Localizado em Vila de Rei, bem próximo da Estrada Nacional 2, visitar o Penedo Furado é uma excelente oportunidade para fazer um pequeno trilho pela natureza, contemplando o vale do rio, uma garganta fluvial, aproveitar uma bela praia fluvial com bar e esplanada e dar um mergulho nas piscinas naturais das cascatas do Penedo Furado. Tudo isso num único local, no Penedo Furado! O Penedo Furado fica a cerca de 1h30 de carro de Lisboa e a cerca de 2h do Porto. Na praia fluvial do Penedo Furado há bastantes lugares para estacionar os carros.
O QUE NÃO PODE PERDER QUANDO VISITAR O PENEDO FURADO
1. MIRADOURO DO PENEDO FURADO
O Miradouro do Penedo Furado, no topo do vale é um excelente local para começar a explorar o local. Pode estacionar aí o carro e começar aí o seu percurso no Penedo Furado. Se descer aí em direcção à praia fluvial do Penedo Furado vai encontrar uma gruta com vistas fabulosas sobre o vale. Esta gruta é que é o Penedo Furado que dá nome ao local. Se quiser fazer o percurso circular do Penedo Furado, basta continuar a descer, se não quiser, pode subir novamente ao miradouro do Penedo Furado pois fica só a cerca de 100 metros.
2. PRAIA FLUVIAL DO PENEDO FURADO
A praia fluvial do Penedo Furado é uma bela praia com águas límpidas e transparentes. A Ribeira do Codes tem sempre água porque existe um pequeno açude que permite reter as águas no período estival fazendo as delícias dos veraneantes no Penedo Furado. A praia fluvial do Penedo Furado tem um bar de apoio aberto durante o verão e ao final de semana e um pequeno areal. É óptimo para um mergulho refrescante no Penedo Furado.
3. PASSADIÇO DO PENEDO FURADO
Na realidade o Penedo Furado é bem mais do que o passadiço. O passadiço do Penedo Furado tem apenas cerca de 550 metros e permite ligar a praia fluvial do Penedo Furado à área das cascatas do Penedo Furado. É um belo passeio, adequado a todas as idades e sem subidas ou descidas significativas. O passadiço vai sempre junto ao rio e por isso as vistas sobre o curso de água e o vale são muito bonitas.
4. CASCATAS DO PENEDO FURADO
O passadiço do Penedo Furado permite ligar a praia fluvial à zona das Bufareiras com cascatas que merecem bem uma visita no Penedo Furado. As cascatas do Penedo Furado são encantadoras e excelentes para passar uma bela manhã ou tarde.
Algumas dicas para visitar as Cascatas do Passadiço do Penedo Furado
- O trilho é adequado para crianças pequenas.
- Contudo, quando este acaba, o trilho do Penedo Furado para chegar às cascatas já não é adequado a crianças pequenas pois, embora seja curto, tem passos com alguma dificuldade. Se quiser ir às cascatas com crianças pequenas vá apenas até à primeira cascata (a maior) do Penedo Furado.
- Há várias cascatas e piscinas piscinas naturais no Penedo Furado. As piscinas naturais do Penedo Furado estão quase sempre à sombra porque a vegetação aqui é muito densa. Sendo assim, no Verão, esta zona do Penedo Furado é um lugar fresco.
- A primeira cascata do Penedo Furado é mais segura e de fácil acesso à piscina natural. Esta cascata fica na ribeira de Milreu, logo a seguir à confluência com a ribeira de Pisão.
- As cascatas seguintes ficam na ribeira do Pisão e são mais pequenas e algumas só com piscinas naturais. Se na primeira cascata (a da ribeira do Milreu) continuar a subir vai encontrar piscinas naturais um pouco acima e outras ao lado. A piscina natural e cascata que fica ao fundo do trilho do Penedo Furado é de acesso mais difícil e com rochas escorregadias. Redobre o cuidado ali no Penedo Furado.
- Estas cascatas do Penedo Furado com mais de 10 pessoas já estão cheias. Felizmente, a maioria das pessoas só visita as cascatas do Penedo Furado para tirar fotografias, dar um mergulho e depois vai embora.
- A primeira cascata é a mais concorrida, onde tem gente mais tempo. Se quiser passar o dia nessa cascata tem que ir cedo. É a única que apanha sol pois tem menos vegetação. É óptima para ir a banhos ali no Penedo Furado.
- Se gosta de trilhos pode fazer o Trilho das Bufareiras que liga Vila de Rei ao Penedo Furado num percurso de 9 km (imagem que se segue).
5. MIRADOURO FRAGAS DE RABADÃO
Se nas cascatas do Penedo Furado não quiser regressar para trás pode subir em direcção ao miradouro das Fragas do Rabadão, com vistas fabulosas sobre o vale, as cascatas e as fragas onde a ribeira de Pisão e a ribeira de Milreu talharam um vale brutal em garganta. Pelo caminho vai passar por algumas imagens de santos numa espécie de Via Sacra criada pelos populares. Quando chegar ao topo, dirija-se para a estrada e desça a pé até onde deixou o carro, cerca de 200 metros abaixo, perto da gruta do Penedo Furado.
DICAS PARA VISITAR A REGIÃO DE VILA DE REI
- Se vai visitar o Passadiço do Penedo Furado aproveite e visite também Vila de Rei, nomeadamente o Centro Geodésico de Portugal, na Melriça e o Museu da Geodesia. Outra opção é também espreitar a praia fluvial de Fernandaires, próximo do Penedo Furado.
- Nós fomos visitar o Penedo Furado quando fizemos a Estrada Nacional 2 (veja o nosso artigo cheio de dicas). Foi um pequeno desvio que valeu a pena.
- Leve calçado confortável e bom para caminhada, o trilho não é longo mas fazer de chinelos é má ideia porque o piso nas cascatas pode estar escorregadio e acidentado.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR O PENEDO FURADO
Para visitar o Passadiço do Penedo Furado pode alojar-se em Vila de Rei, Abrantes, Pedrogão Grande ou Sertã. Todas estas são boas opções.
Onde dormir em Vila de Rei
- O Ninho do Rei (excelente opção a 6 km de Vila de Rei)
- A Velha Casa (no centro da povoação)
- Casa Nascente – Água Formosa (casa de férias a 6 km de Vila de Rei)
- Villa Boutique (no centro de Vila de Rei)
Onde dormir na zona de Pedrogão Grande e Pedrogão Pequeno
- House Of The Three Marias
- Quinta dos Sarilhos
- Casa Dos Graças
- Hotel Da Montanha
- A casa do Moinho (nós ficamos aqui e gostámos muito)
Onde dormir na Sertã e proximidades
- Porta 10 (alojamento local mesmo no centro da cidade)
- Quinta Casal Maio (casa particular a cerca de 4 km da Sertã)
- Hotel Larverde (hotel com bela piscina na Sertã)
- Convento Da Serta Hotel (alojamento maravilhoso e histórico no centro da Sertã)
- Hostel SQUARE (hostel com dormitórios e quartos duplos mesmo no centro da Sertã)
Onde dormir em Abrantes
- Casa do Centro (nós já ficamos aqui e gostámos)
- Luna Hotel Turismo
- Vdf – Vale De Ferreiros
- HI Abrantes – Pousada de Juventude
- Casa da Barca
SEGURO DE VIAGEM PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e Espanha, mas e também viagens pela Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui!
Se procura trilhos em Portugal, pode ter interesse nos vários trilhos que nós temos explicados aqui no blogue:
- Regras nos trilhos – Um artigo obrigatório sobre uma conduta e comportamento adequados durante as actividades na natureza.
- Os melhores trilhos de Portugal – Uma lista com uma pequena selecção de trilhos para fazer em Portugal.
- Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve.
- Trilhos de Pitões das Júnias – Trilho curto na Serra do Gerês.
- Trilho do Poço Azul – Trilho para chegar ao Poço Azul, no Gerês.
- Trilho da Fajã de Santo Cristo – Trilho na ilha de São Jorge, nos Açores
- Subida da Montanha do Pico – Trilho para subir ao Pico e Piquinho, com pernoita ou num dia
- Rota dos Túneis – Trilho longo de Fregeneda a Barca d’Álva, na antiga linha do Douro.
- Trilho da Aldeia de Drave – Trilho curto na Serra da Freita
- Trilho da Georota do Orvalho – Um trilho misto com passadiço e trilho no distrito de Castelo Branco.
- Trilho dos Sete Vales Suspensos – Trilho curto de elevada beleza no Algarve.
- Os melhores Trilhos do Algarve – Um artigo cheio de dicas sobre os melhores trilhos do Algarve
- Trilho da Cascata da Pedra Ferida – Um trilho no distrito de Coimbra bem próximo da serra da Lousã.
- Trilho dos Dolmens – Um trilho para descobrir a serra da Aboboreira no concelho de Baião.
- Trilho do Sobreiral da Ermida – Um trilho longo na Serra do Gerês
- Os melhores trilhos da Serra do Gerês – Um artigo com uma lista de trilhos imperdíveis na Serra do Gerês.
- Trilho da Fenda da Calcedónia – Um trilho para amantes da aventura na Serra do Gerês.
- Trilho dos Miradouros do Gerês – Um trilho longo para quem gosta de aventuras e ver paisagens deslumbrantes.
- Trilho da Preguiça – Um trilho curto e fácil na Serra do Gerês.
- Trilho das 7 Lagoas dos Xertelo – Um trilho fácil e outro longo para chegar às 7 lagoas do Xertelo, no Gerês.
- Trilho da Praia do Barril – Um trilho curto para aproveitar uma praia no Algarve
- Trilho da Ilha da Culatra ao Farol – Um trilho curto para descobrir a Ria Formosa, no Algarve.
- Trilho da Praia da Falésia – Um trilho curto para aproveitar as vistas fabulosas das falésias no Algarve
- Trilho das Varandas sobre o Mar – Um dos trilhos mais bonitos do Algarve.
- Trilho da Praia da Luz a Lagos – Um trilho maravilhoso, o melhor na nossa opinião, para fazer no Algarve.
- Trilho do Pontal da Carrapateira – Um trilho curto, circular, para explorar a Costa Vicentina.
- Trilho de Sagres a Salema – Um trilho pela Rota Vicentina no Algarve.
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres – Um trilho curto pelo mais belo da Rota Vicentina ao pôr do sol.
- Trilho dos Pescadores entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe – Um dos troços mais belos da Rota Vicentina no Alentejo.
- Trilho da Levada do Caldeirão Verde e do Caldeirão do Inferno – Uma das mais belas levadas da ilha da Madeira.
- Trilho do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo – Um belo trilho para descobrir as praias de Viana do Castelo.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um dos mais belos trilhos para fazer em Portugal e que permite estender até à Achada do Teixeira.
- Trilho das Fisgas de Ermelo – Um belo trilho para descobrir a Serra do Alvão, em Trás-os-Montes.
- Trilho do Pico Branco e Terra Chã – Um belo trilho para explorar a ilha de Porto Santo, na Madeira.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Trilho da Vereda do Pico Castelo – Um trilho para explorar na Ilha do Porto Santo, na Madeira.
- Trilho dos Pescadores entre Vila Nova de Milfontes e Almograve – Um trilho para explorar na Rota Vicentina.
- Trilho da Frecha da Mizarela – Um trilho para aventureiros que pretendem descobrir a Serra da Freita, no distrito de Aveiro.
- Trilho do Vale das Buracas de Casmilo – Um trilho para descobrir a paisagem incrível da Serra do Sicó, no distrito de Coimbra. Excelente para combinar com uma visita ao Penedo Furado.
- Trilho da Ribeira dos Amiais – Um trilho curto e super interessante para descobrir as Serras de Aire e Candeeiros.
- Trilho pela Linha do Tua – Um trilho maravilhoso que, na actualidade, só se consegue fazer meio percurso.
- Trilho de Ponta Delgada à Fajã Grande – Um trilho maravilhoso para explorar a ilha das Flores, nos Açores.
hoje 23-07-2021 fomos visitar os passadiços do penedo furado e verificamos a falta de conservação de algumas passagens, degraus partidos, alguns soltos e vários guarda corpos soltos e alguns derrubados, tornando assim algumas zonas perigosas dando uma sensação de falsa segurança.
fora disso gostamos mas será necessário antes de avançar para os novos passadiços que estão a ser construídos conservar os anteriores.
Obrigada pela informação actual.