Visitar o Funchal é, por natureza, uma das primeiras coisas que fazemos quando visitamos a ilha da Madeira. A ilha da Madeira está a afirmar-se como um destino turístico de excelência e, em qualquer viagem pela ilha da Madeira, é obrigatório visitar o Funchal, a capital do arquipélago. Alguns dos que visitam a Madeira são passageiros de grandes cruzeiros, que ali fazem escala, e que por isso passam pouco tempo na ilha e só acabam por visitar o Funchal. No entanto, são cada vez mais aqueles que dedicam o seu tempo a explorar e a descobrir os segredos da ilha da Madeira e do Funchal, e da mais pequena, mas não menos atractiva, ilha de Porto Santo.
Com uma posição estratégica, e com boa acessibilidade, pode explorar muitos dos lugares obrigatórios da Madeira a partir do Funchal. Por exemplo, pode explorar os percursos na natureza, as famosas e belas levadas da Madeira, e descansar no Funchal. Assim, visitar o Funchal é incontornável.
Mas o Funchal tem também os seus próprios encantos e serão muitas as razões que o farão usufruir da sua estadia na cidade. Há museus para conhecer quando visitar o Funchal, cultura para desfrutar, história para aprender, e compras para fazer quando visitar o Funchal. Além disso, os melhores restaurantes e hotéis da ilha estão no Funchal. Por tudo isto, visitar o Funchal e viajar na Madeira é algo que não deve perder. Deixamos a seguir uma sugestão dos lugares a não perder quando visitar o Funchal. Não deixe também de ver as nossas dicas de viagem para visitar a Madeira.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Quando visitar o Funchal
A Madeira e o Funchal apresentam um clima mediterrânico, com temperaturas amenas durante todo o ano, tendo duas estações distintas, sem grandes variações térmicas, de Outubro a Abril, com precipitação regular, e de Maio a Setembro, com pouca precipitação. A cidade do Funchal encontra-se numa baía, rodeada por montanhas e picos vulcânicos. A malha urbana estende-se desde o nível do mar até à cota dos 800 metros. A humidade é sempre alta, o que se traduz por uma sensação real de calor superior às temperaturas registadas.
Como chegar ao Funchal
Chegar à ilha da Madeira e ao Funchal é cada vez mais económico. Para além dos voos regulares da TAP, há voos Low Cost e é possível arranjar bons negócios pesquisando na internet. É possível chegar à Madeira por cerca de 50€/ida e volta, a partir de Lisboa. Chegará ao Aeroporto Internacional da Madeira “Cristiano Ronaldo” e dali poderá apanhar um transfer para o hotel.
Compre aqui o seu transfer do aeroporto do Funchal para o hotel.
Também pode chegar ao Funchal de barco. O porto do Funchal é uma escala obrigatória para os cruzeiros europeus, que depois se dirigem para Marrocos, as ilhas Canárias, as Caraíbas ou o Brasil.
Como se deslocar quando visitar o Funchal e viajar na Madeira
A melhor forma de explorar a Madeira é alugar carro (veja aqui os melhores preços). Há várias agências de aluguer de viaturas no aeroporto e nas diferentes cidades da ilha. É possível usar transportes públicos entre as cidades para visitar o Funchal, mas será difícil arranjar transporte para as levadas ou para determinados lugares mais pequenos mesmo do Funchal. Sem transporte próprio, a alternativa será fixar-se no Funchal e efectuar tours diários para conhecer as principais atracções da ilha.
LUGARES E EXPERIÊNCIAS A NÃO PERDER QUANDO VISITAR O FUNCHAL
1. Passear na Praça do Município do Funchal
Na Praça do Município do Funchal, visite a Igreja do Colégio dos Jesuítas, e suba à torre, com uma vista única. Nos Paços do Concelho (edifício da Câmara Municipal do Funchal) pode visitar os salões da Ala Nobre e o pátio interior. Deve também visitar o Museu de Arte Sacra do Funchal, localizado no antigo Paço Episcopal do Funchal, onde pode admirar um grande espólio de Arte Flamenga (fundado no comércio de açúcar entre a Madeira e a Flandres).
2. Visitar a Sé do Funchal
Construída em 1514, é um local obrigatório quando visitar o Funchal, sendo ainda hoje um dos mais belos edifícios da cidade do Funchal. O tecto e a talha dourada, do período manuelino, destacam-se no seu interior.
3. Conhecer o Mercado dos Lavradores do Funchal
Num edifício de 1940, de três pisos em torno de um pátio, ali poderá provar algumas das melhores frutas e produtos frescos da Madeira, ou adquirir a pesca do dia na Praça do Peixe quando visitar o Funchal.
4. Passear na Zona Velha do Funchal
Perca-se na Zona Velha da cidade do Funchal e as suas estreitas ruas de calçada. Ali terá nascido a primeira povoação, sendo que o povoamento da cidade começou em 1424, quando João Gonçalves Zarco reclamou a ilha da Madeira para a Coroa Portuguesa. É ali onde poderá encontrar a maior oferta de bares e animação nocturna da cidade do Funchal.
5. Fazer compras quando visitar o Funchal
Explore as típicas ruas da baixa da cidade, onde a tradição e o comércio andam de mãos dadas. E se gosta de conhecer de perto as curiosidades locais, porque não optar por uma excursão de uma hora a pé no Funchal (marque aqui no link)?
Outra opção para visitar o Funchal é usar o autocarro hop on – hop off, uma óptima forma de conhecer a cidade.
Pode comprar aqui o bilhete de bus hop on – hop off.
6. Provar a comida típica da ilha da Madeira
Percorra a Rua de Santa Maria, uma das mais antigas da cidade, e é só escolher entre os muitos restaurantes para desfrutar da excelente gastronomia regional. Não deixe de experimentar as lapas grelhadas e o bolo do caco com manteiga, e as espetadas de peixe e marisco quando visitar o Funchal.
7. Provar o Vinho da Madeira na Blandy’s Wine Lodge
Uma das mais antigas caves de Vinho Madeira do Funchal, aí poderá conhecer melhor a história da produção, armazenagem, comercialização e exportação do Vinho da Madeira, mundialmente conhecido. E, claro, não se esqueça de provar o néctar dos deuses quando visitar a ilha da Madeira!
8. Subir no Teleférico do Funchal
Tenha uma perspectiva única sobre a cidade, conhecida como Cidade Jardim, fazendo uma viagem entre a baixa da cidade até ao alto da freguesia do Monte. O percurso tem pouco mais de 3 km de comprimento, com um desnível de 580 m, demorando 15 minutos. À medida que vai subindo, a malha urbana vai dando lugar a encostas verdejantes, tendo-se uma visão privilegiada da baía, do mar e da cidade. Imperdível quando visitar o Funchal.
9. Experimentar os Carros de Cestos do Monte
Depois da viagem de Teleférico, deixe-se deslumbrar com a vista dos miradouros quando visitar o Funchal. Ou entre na Igreja da Nossa Senhora do Monte, dedicada à padroeira da Madeira. Mas, mais cedo ou mais tarde, será hora de voltar ao Funchal. O regresso pode ser feito novamente de teleférico, mas há uma alternativa muito mais divertida e diferente: os famosos Carros de Cestos. Desde 1850 que os turistas descem até ao Funchal numa espécie de trenó de verga, por ruas inclinadas, e a alta velocidade, mas sempre em segurança, e guiados por condutores experientes cujas botas servem como travões. Uma experiência única quando visitar a ilha da Madeira!
10. Visitar o Jardim Botânico do Funchal
Outra opção depois dos carros dos Cestos é regressar no Teleférico do Jardim Botânico, com partida no Largo das Babosas, que o levará a um dos mais belos jardins da Madeira, localizado na Quinta do Bom Sucesso e com soberbas vistas sobre a cidade. Ali poderá admirar uma fascinante e variada coleção de espécies de plantas, fruto das óptimas condições que a Madeira oferece para o seu crescimento. Um lugar que vale a pena visitar na Madeira.
Pode comprar aqui o bilhete de teleférico para o Jardim Botânico.
11. Explorar a beira-mar do Funchal
Quando visitar o Funchal percorra a Estrada Monumental e a Avenida do Mar, desfrutando da magnífica frente de mar. Neste passeio, aprecie a baía do Funchal no miradouro do Parque de Santa Catarina, visite o Museu da Electricidade (instalado onde funcionava a antiga Central Térmica do Funchal), e não deixe de conhecer a restaurada Fortaleza de São Tiago, de 1614, que protegia a cidade dos ataques de corsários.
12. Conhecer o Museu CR7
Ao lado da Marina do Funchal, não deixe de visitar o Museu CR7, espaço dedicado a Cristiano Ronaldo, natural da Madeira, e fique a conhecer a história do melhor jogador de futebol do mundo, desde as suas origens humildes até à fortuna e glória nos grandes clubes europeus. Mais um lugar a conhecer quando visitar a Madeira.
13. Visitar o Design Center Nini
No porto marítimo, visite o Design Centre Nini Andrade Silva (designer madeirense), localizado no edifício da Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição (outrora a casa de Gonçalves Zarco) e desfrute de uma deslumbrante vista sobre a baía do Funchal. Aí poderá também experimentar um dos melhores restaurantes da cidade. Siga a sugestão do chefe, e opte por um menu com vinho a copo adequado a cada um dos pratos. Vai gostar desta experiência quando visitar a Madeira.
14. Desfrutar do mar e ver baleias e golfinhos na Madeira
Visitar o Funchal e não desfrutar do mar é um grande erro. Descanse e apanhe um pouco de sol na Praia Formosa. Ou usufrua de uma actividade ligada ao mar, como a observação de baleias ou passeios de barco.
Pode marcar aqui um passeio para observação de baleias e golfinhos.
15. Relaxar no Palheiro Gardens no Funchal
Fora do Funchal, não deixe de visitar a Quinta do Palheiro, adquirida pela família Blandy, famosa pelo fabrico do Vinho da Madeira, em 1885. Aí poderá passear no melhor jardim da Madeira, com árvores e plantas de todo o mundo e, claro, da própria ilha. Também pode ficar hospedado na Casa Velha do Palheiro, restaurada e inaugurada em 1997, e, quem sabe, ficar na suite Rei Dom Carlos (rei de Portugal), que ali ficou hospedado em 1901.
16. Passar a Passagem de Ano no Funchal
Passar a passagem de ano no Funchal é uma experiência memorável que atrai cada vez mais pessoas. Nós nunca estivemos no Funchal nesta altura, mas recomendamos que experimente visitar o Funchal na passagem do ano.
Marque aqui a passagem de ano a bordo de um catamarã para ver o fogo de artifício.
17. Visitar as Ilhas Desertas a partir do Funchal
As Ilhas Desertas são Reserva Natural e localizam-se a sudeste da Ilha da Madeira e do Funchal. São constituídas por três ilhas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) e ilhéus adjacentes, dispostas no prolongamento da Ponta de São Lourenço (extremo este da Ilha da Madeira). Distam do Funchal 22 milhas náuticas, por isso é possível visitar as ilhas Desertas a partir do Funchal.
18. Provar todos os tipos de maracujás da Madeira
Maracujá-banana, maracujá-limão, maracujá-laranja, maracujá-tomate, banana-ananás… e as bananas da Madeira. Prove todos os frutos tropicais da Madeira. Vai adorar esta experiência quando visitar o Funchal.
19. Mimar-se e ficar alojado num bom hotel quando visitar o Funchal
Na nossa visita à ilha da Madeira ficámos hospedados em dois lugares distintos no Funchal. No primeiro, para vários dias seguidos, optámos por nos alojar numa casa, condomínio fechado. Ficámos no Palheiro Village é um complexo de apartamentos e moradias (villas) de luxo, que podem ser arrendados no Funchal. Depois de ir ao Porto Santo, voltámos à Madeira mas só precisávamos de alojamento para uma noite. Assim, decidimos “oferecer” a nós próprios um miminho: uma noite na Casa Velha do Palheiro , um hotel clássico e deluxe no Funchal. A escolha do alojamento também foi uma bela forma de visitar a Madeira.
Se vai visitar o Funchal, um dos pontos mais importantes é o alojamento. Alguns dos melhores hotéis para ficar alojado são:
- Castanheiro Boutique Hotel
- Hotel Porto Santa Maria – PortoBay
- Casa da Praça
- Quinta da Casa Branca
- Hotel Baia Azul
- Belmond Reid’s Palace
- Quinta B.
- Belvedere Boutique
- Babosas Village
TOURS QUE PODE FAZER QUANDO VISITAR O FUNCHAL
- Visitar o Cabo Girão – um dos cabos mais altos da Europa. Se não alugar carro, pode chegar aqui com um tour desde o Funchal, nomeadamente este.
- Visitar o Curral das Freiras – Se não alugar carro, pode chegar aqui com um tour desde o Funchal, nomeadamente este.
- Visitar ou fazer o trilho da Vereda do Pico Areeiro – Se não alugar carro, pode chegar aqui com um tour desde o Funchal, nomeadamente este. Se pretender fazer o trilho a pé pode também fazê-lo em tour. Marque-o aqui.
- Visitar as casas tradicionais de Santana – Se não alugar carro, pode chegar aqui com um tour desde o Funchal, nomeadamente este.
- Visitar as Piscinas Naturais de Porto Moniz – Se não alugar carro, pode chegar aqui com um tour desde o Funchal, nomeadamente este.
- Visitar a Serra do Rabaçal e o Paul da Serra – Se não alugar carro, pode chegar aqui com um tour desde o Funchal, nomeadamente este.
- Visitar a Ponta de São Lourenço – Pode fazer esta zona em tour, inclusive com caminhada. Marque aqui o tour da POnta de São Lourenço aqui.
- Visitar Câmara de Lobos – Se não alugar carro, pode chegar aqui com um tour desde o Funchal, nomeadamente este.
- Fazer caminhadas pelas levadas da Madeira:
GUIA DE VIAGEM DA MADEIRA
Este é o Guia de Viagem da Madeira versão pdf de todos os nossos artigos publicados aqui no blogue sobre a ilha da Madeira e do Porto Santo.
Podes comprar o Guia de Viagem da Madeira aqui
10€
Se vai viajar na ilha da Madeira estes artigos do blogue podem interessar-lhe
- Dicas e lugares a visitar na ilha da Madeira – Todos os lugares que não pode perder quando visitar a ilha da Madeira estão neste artigo, incluindo visitar o Funchal.
- Levada do Caldeirão Verde e Caldeirão do Inferno – Um artigo cheio de dicas para fazer uma das levadas mais belas da ilha da Madeira.
- As melhores levadas da ilha da Madeira – Um artigo sobre as melhores levadas da ilha da Madeira e tudo sobre cada uma delas.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um artigo sobre o trilho da Vereda do Pico Arreiro ao Pico Ruivo e com saída pela Achada da Teixeira.
- Viajar para o Porto Santo – Um artigo cheio de dicas para visitar a ilha do Porto Santo com tudo o que precisa de saber para explorar a ilha.
- Lugares obrigatórios para visitar no Porto Santo – Todos os lugares obrigatórios para visitar no Porto Santo estão neste artigo.
- Trilho da Vereda do Pico Branco à Terra Chã – Um dos trilhos mais belos para fazer na ilha do Porto Santo.
- Trilho da Verde do Pico Castelo – Um trilho para explorar na ilha do Porto Santo.
Gosto de ler o vosso blogue. E como tenciono ir mais uma vez à Madeira (onde já vivi quase um ano e já voltei algumas vezes) resolvi ver as vossas sugestões. Mas deixe que lhe diga que no que concerne à comida típica desiludiu-me. A espetada é de facto o famoso prato madeirense. Mas é de carne de bovino e não de peixe ou marisco (podem servir, mas não é tradicional). Além da espetada há o bolo do caco, o bolo de mel e nos peixes o bife de atum e peixe espada, sobretudo em filetes com molho de maracujá.
Obrigada pelo seu feedback sobre a Madeira
Nossa que lugar maravilhoso! Adorei a dica da trilha, que pra mim é a melhor parte sempre, alem da comida, é claro! Bjo, qjo
Obrigada, Roberta. Visitar o Funchal é realmente bom demais. Vale bem a pena.
Fiquei encantada com a Zona Velha, toda charmosa! E achei super legais os tipos de fruta, nunca vi nada parecido! Amei o post e as dicas!
Obrigada, Paula. O Funchal em particular, mas toda a ilha da Madeira, é uma autêntica caixinha e surpresas.
Visitar a Madeira e o Funchal é sempre um plano-maravilha. Nos anos 90 passei lá oito fins de ano consecutivos 🙂 Pelo que vejo, urge voltar, pois na ilha continuam a desabrochar novos encantos…
Isso é que foi paixão, Rui! 8 anos é mais que muitos casamentos. 😀 Só mesmo no Funchal e na Madeira. 😀
nunca tinha pensado em conhecer, achei uma graça a praça do município, muito bem cuidada!
Visitar o Funchal é uma bela opção. A cidade é linda.
A fotografia que ilustra a Praça do Município não é desta praça
Obrigada pelo reparo.
Um lugar onde já estive por três vezes e espero voltar!os meu filho mais novo vai adorar a descida no cesto e o mais velho a viagem no teleférico!
Visitar o Funchal é mesmo top e vale sempre a pena voltar, com ou sem miúdos.
Õtimas dicas para quem for visitar Funchal, mas fiquei surpresa com a quantidade de variedades de maracujá! maracujá-tomate? Nunca tinha ouvido falar! São doces ou azedinhos?
São doces, embora alguns tenham um travo ácido maravilhoso! Os maracujás da Madeira são uma delícia!
Não se trata de maracujá – tomate. Por vezes os vendedores colocam etiquetas para lhes simplificar a vida e as explicações aos turistas. Trata-se do tomate-inglês ou tomate arbóreo. Versão ilhéu do tamarindo; mais pequeno e com um sabor local.
Tamarilho (e não tamarindo) – foi um erro do teclado.
Obrigada.
A ilha da Madeira é um lugar que eu tenho muita vontade de conhecer. Eu adoro o vinho madeira e esse é o principal motivo que me chamou para este destino. Mas depois do seu relato, fiquei super interessada no teleférico do Funchal e no Mercado dos lavradores!
Visitar o Funchal é maravilhoso. A cidade é a alma da ilha da Madeira e vale mesmo a pena conhecer.