Visitar Marvão é conhecer uma das mais belas vilas de Portugal. Localizada no topo de uma crista quartzítica no Parque Natural da Serra de São Mamede, Marvão é uma vila fortificada, com o casario e ruelas estreitas aos pés do castelo. Vamos visitar Marvão!
Cheia de história, que se estende até ao período pré-romano, a vila do Marvão é um dos símbolos da nacionalidade, e da independência face a Espanha. Marvão é um deleite para os olhos, de uma beleza que não passa despercebida a ninguém, aparecendo consistentemente nas listas das vilas e aldeias históricas mais belas de Portugal.
Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares a visitar em Portugal.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
OS ENCANTOS DE MARVÃO
A geografia e a história da vila de Marvão fazem com que esta tenha encantado todos aqueles que já a visitaram, tendo sido cobiçada por muitos governantes e local de disputa entre impérios. Do topo dos seus 865 m de altitude, Marvão tem uma vista privilegiada sobre a área circundante, sendo inevitável ter adquirido ao longo dos séculos uma importância estratégica fundamental.
Desde os tempos da ocupação romana, em que a fortificação no topo do monte servia a cidade de Ammaia, passando pela época islâmica, em que era o refúgio predilecto do Vizir de Coimbra, Ibn Marwan (de onde vem o nome actual), até à reconquista cristã, tendo provavelmente sido conquistado por D. Afonso Henriques, Marvão teve sempre um valor militar e estratégico ímpar na região. Com foral concedido em 1226 por D. Sancho II, o Marvão é novamente palco de combates na Crise de 1383-85 e na guerra da Restauração da Independência (1641-48), após a qual a fortificação medieval é reabilitada, são construídos os baluartes, e o Castelo de Marvão é transformado na sua cidadela.
Hoje, o património histórico e cultural de Marvão, e a beleza da sua localização são os motivos pelos quais Marvão é um destino turístico em crescendo, procurado por visitantes nacionais e estrangeiros, e constando da lista de possíveis nomeações a Património da UNESCO.
Se gosta de vilas históricas, apostamos que vai adorar Sintra. Consulte o nosso artigo sobre visitar Sintra.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MARVÃO
Quando visitar Marvão, convém ter em mente algumas informações que lhe facilitarão a vida no terreno. Ficam então aqui algumas dicas práticas para preparar a sua viagem a Marvão.
Quando visitar Marvão
Com um Inverno frio e chuvoso, a melhor altura para visitar Marvão é nos meses de Junho a Setembro, com sol e bom tempo (no entanto, nesta altura é muito quente, por isso deve tomar algumas precauções). Em particular, os dias do Festival Internacional de Música de Marvão são uma excelente oportunidade de ter uma experiência diferente, quando o ambiente histórico da vila de Marvão é cenário para um festival de musica clássica ao ar livre.
Como chegar e deslocar-se quando visitar Marvão
Marvão encontra-se no distrito de Portalegre, junto à fronteira com Espanha, a cerca de 300 km do Porto, e 240 km de Lisboa (ambas a cerca de 3 horas de viagem). Para poder chegar a Marvão e deslocar-se à sua vontade, uma vez que os transportes públicos são limitados (há autocarro de Portalegre), a única opção é ter veículo próprio. Dentro da vila, a melhor opção é deslocar-se a pé.
Se não tem carro próprio, procure aqui o aluguer de carro em Portugal, aos melhores preços.
Visitar Marvão em excursão
Se tiver pouco tempo, pode também considerar visitar Marvão em excursão guiada, a partir de Lisboa, com passagem por Castelo de Vide, Niza e Vila Velha de Ródão.
Reserve aqui o seu lugar numa excursão de um dia completo a Marvão, a partir de Lisboa.
ONDE FICAR ALOJADO QUANDO VISITAR MARVÃO
Quando visitar Marvão, e apesar de poder explorar a pequena vila num só dia, nós recomendamos que fique alojado uma noite no Marvão e, de preferência, dentro das muralhas, onde se sente mais o ambiente peculiar da vila. Há várias opções de alojamento, e algumas de excelente qualidade. Ficam aqui as nossas sugestões sobre onde dormir no Marvão.
Nós ficámos alojados na Estalagem de Marvão – Casa de Campo, uma casa localizada no centro histórico, com quartos confortáveis em estilo tradicional, com piso de madeira, e com casa de banho privada. A estadia em Marvão incluiu um pequeno-almoço estilo buffet.
Dentro do centro histórico de Marvão há outras opções para dormir em Marvão. Pode escolher entre:
- alojamentos mais baratos, como a Casa da Avó Ana, ou a Varanda Do Alentejo;
- ou, se preferir mais conforto em Marvão, a Pousada de Marvao, o El-Rei Dom Manuel, ou o Dom Dinis Marvão;
- ou ainda, se viajar em família ou grupo, as casas de férias Casa da Silveirinha, Casa da Arvore, ou Maruan Heaven, ou ainda os apartamentos Casinha de Marvao, ou a Casa O Arco Alojamento Local.
Fora do centro histórico de Marvão, pode optar por ficar alojado num contexto mais rural, como por exemplo na Quinta d’Abegoa, ou no Azeite de Marvão – Olivoturismo.
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL E VISITAR MARVÃO (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e para visitar Marvão. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Outra novidade é que pode optar por uma cobertura de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19, seja do segurado, pais ou filhos. Isso significa que ao contratar o seguro de cancelamento opcional dos packs seguro de viagem + seguro de cancelamento ou o seguro IATI Cancelamento, caso o segurado resulte positivo terá direito a cobertura de anulação da viagem nos limites do seguro contrato. Não há melhor seguro no mercado nesta altura! Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto!
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR MARVÃO
Marvão começa a impor-se como destino turístico por excelência, apesar de estar muito longe do litoral, encostado à fronteira com Espanha. As grandes atracções de Marvão são o castelo e as casas tradicionais alentejanas, rodeadas de muralhas a toda a volta. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que não perder quando visitar Marvão.
Conheça também o litoral alentejano. Veja o nosso artigo sobre as mais belas praias da costa alentejana.
1. Chegar e entrar em Marvão
Uma das coisas que não esquecerá quando visitar Marvão será a visão que vai ter ao chegar de carro, e percorrer a estrada que sobe serpenteando, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Estrela, até chegar à entrada da vila.
2. Percorrer as muralhas de Marvão a pé
Partindo da Porta de Rodão, pode fazer um percurso pelas muralhas de Marvão, uma actividade a não perder quando visitar Marvão. Sendo uma continuação da linha externa da fortificação do castelo de Marvão, mandada edificar por D. Dinis, a muralha envolve por completo a vila de Marvão e é um excelente local para caminhar e para ter uma visão global da vila, assim como vistas privilegiadas para a área em redor, desde Espanha até à Serra da Estrela.
3. Visitar o Castelo de Marvão
Localizado no ponto mais alto da vila, e no seu extremo norte, o Castelo de Marvão domina a vila e a área em redor, sendo o símbolo da importância militar e histórica da vila. Dos sécs. XII e XIII restam os muros da Torre de Menagem e a Porta da Traição, a cerca urbana data do século XIV, a cisterna e a actual configuração da Torre de Menagem do século XV, e os baluartes dos séculos XVII e XVIII (entrada: 1,50 €; aberto todos os dias das 10h às 17h).
3.1. Cisterna de Marvão
Junto à entrada principal, encontra-se um dos pontos altos de uma visita ao castelo de Marvão (apesar de ser subterrânea!), uma das maiores cisternas dos castelos portugueses, com cerca de 10 m de altura e 46 m de comprimento.
3.2. Torre da Bandeira de Marvão
No primeiro recinto do castelo, encontra-se a Torre da Bandeira, à qual pode subir, com vistas espectaculares da vila e do recinto do castelo, com a torre de menagem ao fundo.
3.3. Pátio de armas de Marvão
Avançando pelo recinto, explore o antigo albacar, ou pátio de armas, e desfrute das vistas do interior do castelo enquanto caminha.
3.4. Porta da traição de Marvão
Seguindo em direcção a um recinto interior, dominado pela Torre de Menagem, entrará numa zona rodeada de muralhas altas e antigos paióis. Atravessando a passagem estreita entre as duas casas ao fundo, passará pela porta da traição do castelo e entrará na zona de baluartes, aos quais deverá subir.
3.5. Baluarte direito
No cimo do baluarte direito tem-se uma vista fabulosa sobre parte da vila, sobre Espanha ( a cerca de 13 km de distância) e sobre toda a raia até a vista se perder na Serra da Estrela e da Lousã.
3.6. Baluarte esquerdo
No cimo do baluarte esquerdo, tem-se uma vista espectacular sobre a Serra de São Mamede e o vale de Aramenha.
3.7. Torre de Menagem de Marvão
Voltando para trás, pode finalmente subir à Torre de Menagem, com apenas uma sala, sem janelas, sendo que do seu topo terá vistas maravilhosas de 360 graus.
4. Admirar a arquitectura tradicional quando visitar Marvão
A malha urbana encontra-se num planalto em forma de trapézio, protegido pela muralha. Ao visitar Marvão, não deixe de deambular pelas ruelas estreitas, e admirar a arquitectura tradicional da vila, com as suas casas caiadas e edifícios históricos, com vãos de portas e janelas decorados.
4.1. Porta de Rodão de Marvão
A Porta de Rodão é a principal entrada da vila, onde se atravessa a muralha de Marvão para aceder ao interior da vila, com uma configuração em cotovelo, para dificultar o acesso pelos atacantes.
4.2. Igreja de Santa Maria de Marvão
O edifício onde se encontra agora o Museu Municipal de Marvão albergava a Igreja de Santa Maria, na qual ainda se podem admirar algumas das suas partes, nomeadamente uma capela com altar de talha barroca e belos painéis de azulejos azuis e brancos.
4.3. Igreja do Espírito Santo de Marvão
A Igreja do Espírito Santo tem a sua fundação ligada à primitiva Misericórdia, e apresenta um portal do Renascimento, encimado com duas janelas com capitéis decorados.
4.4. Igreja do Calvário
Numa pequena praça no extremo sul da vila encontra-se a Igreja do Calvário, um edifício do século XIX com planta poligonal e cúpula, que abriga as imagens da Virgem e São João.
4.5. Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão
A Câmara Velha de Marvão foi o edifício dos Paços do Concelho, desde a sua construção, no reinado de D. Manuel, e hoje alberga a Casa da Cultura de Marvão, com exposições relacionadas com o seu uso original, em particular uma dedicada ao juiz Mouzinho da Silveira (entrada livre; de 2ª a domingo das 9.30 às 13.00 e das 14.00 às 17.30).
4.6. Convento de Nossa Senhora da Estrela de Marvão
O Convento Franciscano de Nossa Senhora da Estrela foi instituído em 1448, tendo a sua igreja sido construída no local onde terá sido encontrada a imagem da Virgem que teria sido escondida pelo último rei visigodo, aquando das invasões muçulmanas, à entrada da vila actual.
5. Aprender a história de Marvão no Museu Municipal
Na antiga Igreja de Santa Maria, que esteve muitos anos em ruínas e fechada ao culto, encontra-se hoje o Museu Municipal de Marvão, com uma pequena, mas muito interessante, colecção de artigos arqueológicos, etnográficos e de arte sacra.
6. Experimentar a gastronomia alentejana
Marvão é um excelente lugar para experimentar a gastronomia alentejana. Em particular, a Castanha de Marvão, produto regional com Denominação de Origem Protegida, é utilizada em inúmeros pratos, como na sopa, pratos de carne e peixe, e em doces.
7. Conhecer a cidade romana de Ammaia
Na freguesia de São Salvador da Aramenha, concelho de Marvão, encontram-se as ruínas de uma antiga cidade romana, localizada nos férteis campos das margens do Rio Sever, e que se chamava Ammaia. Depois de destruída por um cataclismo que a terá soterrado, e um longo período de esquecimento e decadência, com estátuas vendidas para Inglaterra e pedra aproveitada para construções, o pouco que estava à superfície teve ainda de lidar com saqueadores em busca de tesouros escondidos. Hoje, a Fundação Cidade de Ammaia, com a colaboração do Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, é responsável pelas escavações arqueológicas e um pequeno museu.
Veja o nosso artigo sobre visitar Mérida, a capital da Lusitânia romana.
8. Desfrutar do ambiente histórico do Festival Islâmico Al Mossassa
Se visitar Marvão em Outubro, poderá coincidir com a realização do Al Mossassa, o Festival Islâmico, quando a vila se torna o palco de recriações históricas, com um mercado, artesãos a trabalhar, um acampamento militar, e muita animação de rua e música, num projecto geminado com a cidade espanhola de Badajoz (fundada, tal como Marvão, pelo vizir Ibn Marwan).
9. Explorar o Parque Natural de São Mamede
O Parque Natural da Serra de São Mamede, criado em 1989, é o único existente no norte alentejano, e constitui um excelente complemento. A história e cultura da vila darão lugar à natureza, fauna e flora, características desta região alentejana fronteiriça.
Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões
- Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
- Visitar Mértola – Um artigo cheio de dicas para conhecer a vila islâmica portuguesa.
- Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
- Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
- Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
- Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
- Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
- Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
- Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
- Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
- Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.
De visita a Marvão no próximo dia 24 de Abril. Aposto que me vou apaixonar. Fiquem bem.
Portugal tem tantos vilarejos históricos charmosos né? Conheci Óbidos e amei, agora anotei sua dica e já quero conhecer Marvão.
Visitar o Marvão é maravilhoso. Se gostou de Óbidos vai amar o Marvão. Estou apostando!
Que saudades de Marvão, estive lá no Verão de 2019, estava um calor! Mas apreciámos muito a vila, o castelo e a comida maravilhosa (aquela sericaia). Visitámos também Ammaia, mas confesso que fiquei triste com o estado de conservação do espaço
Não tivemos tempo de visitar Ammaia, que pena. Temos pensado voltar para visitar quando explorarmos melhor a serra se São Mamede.
Marvão foi um dos destinos que mais gostei em Portugal. Uma cidade medieval preciosa e cheia de charme.
Só posso concordar, a vida do Marvão é maravilhosa. Um cantinho incrível neste Portugal maravilhoso.
Marvão me parece um lugar incrível para visitar. Já me imaginei andando nas muralhas a pé, visitando o castelo e, obviamente, experimentando um pouco da gastronomia local. Que paisagem! Portugal sempre nos surpreendendo positivamente.
Bruno, o Marvão é maravilhoso. Merece mesmo uma visita com algum tempo. A comida é maravilhosa.
Como eu AMO cidades com castelos. Não sabia que tinha um tão maravilhoso e com uma vista tão incrível em Portugal e já coloquei na minha lista de desejos 🙂 Adorei as dicas de visitar Marvão 🙂
Visitar o Marvão é maravilhoso. A vila é linda demais.
Marvão faz lembrar muito várias vilas fortificadas e com paisagens lindas que temos em vários cantos aqui da Itália.
Imagino que sim. É muito estilo mediterrânico. O Marvão é maravilhoso e vale a pena a visita.
Caramba, sem dúvida precisarei visitar o Marvão quando for a Portugal. A vila tem as duas coisas que mais me atraem em um destino: história e paisagens lindas!
Adorei as dicas!
Obrigado
Murilo, vai amar visitar o Marvão em Portugal. Estou apostando que vai se apaixonar. 😀
Gente, que lugar mais lindo que é o Marvão! Uma vila muito bela com certeza. Quando estiver em Portugal vou querer visitar
Vale a pena visitar o Marvão si, e até no Inverno. É pura magia.