VISITAR O MARVÃO, o que ver e fazer numa das mais belas vilas de Portugal

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

Visitar o Marvão é conhecer uma das mais belas vilas de Portugal. Localizada no topo de uma crista quartzítica no Parque Natural da Serra de São Mamede, o Marvão é uma vila fortificada, com o casario e ruelas estreitas aos pés do castelo.

Ver esta publicação no Instagram

VIAGEM PELA GEOGRAFIA DE PORTUGAL – DIA 21 – MARVÃO 🇵🇹 . 🇬🇧 A vila do Marvão está edificada numa crista quartzítica da Serra de São Mamede. Não é preciso vê-la de drone para termos a sensação que estamos no topo do mundo e num lugar muito especial mas, a verdade, é que o drone nos dá uma perspectiva completamente diferente deste relevo residual de dureza. Numa posição cimeira, o Marvão caiado de branco, parece um cenário da série @gameofthrones. A vila é um encanto e poucos são aqueles que lhe resistem. Como num conto de fadas, parece que nos lança um feitiço de encantamento e ficamos apaixonados. É impressão nossa ou Portugal podia ser considerado o país mais bonito do mundo? É por isso que estes meses #euficoemportugal e o vos vamos mostrá-lo como nunca o viram. . 🇬🇧 The village of Marvão is built on a quartzite crest of Serra de São Mamede. You don’t need to see it on a drone to get the feeling that we are on top of the world and in a very special place, but the truth is that the drone gives us a completely different perspective on this residual relief of hardness. In a top position, the whitewashed Marvão looks like a set from the @gameofthrones series. The village is a charm and few are those who resist it. As in a fairy tale, it seems that he casts an enchantment spell on us and we fall in love. Is it our impression or could Portugal be considered the most beautiful country in the world? That is why these months #westayinportugal and we will show you how you have never seen it. . . . #portugalcomefeitos #portugal #portugal_a_gramas #portugal_em_fotos #portugalovers #portugaligers #portugalemclicks #portugaldenorteasul #visitportugal #marvao #alentejo #visitalentejo #video #travelblogger #travelvideo #dji #djiportugal #mavicpro #travelinstagran #viajarentreviagens #viral

Uma publicação partilhada por Carla Mota & Rui Pinto (@viajar_entre_viagens) a

Cheia de história, que se estende até ao período pré-romano, a vila do Marvão é um dos símbolos da nacionalidade, e da independência face a Espanha, e é um deleite para os olhos, de uma beleza que não passa despercebida a ninguém, aparecendo consistentemente nas listas das vilas e aldeias históricas mais belas de Portugal. Venha visitar o Marvão connosco e decida por si.

Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares a visitar em Portugal.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

OS ENCANTOS DO MARVÃO

A geografia e a história da vila do Marvão fazem com que esta tenha encantado todos aqueles que já a visitaram, tendo sido cobiçada por muitos governantes e local de disputa entre impérios. Do topo dos seus 865 m de altitude, o Marvão tem uma vista privilegiada sobre a área circundante, sendo inevitável ter adquirido ao longo dos séculos uma importância estratégica fundamental.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

Desde os tempos da ocupação romana, em que a fortificação no topo do monte servia a cidade de Ammaia, passando pela época islâmica, em que era o refúgio predilecto do Vizir de Coimbra, Ibn Marwan (de onde vem o nome actual), até à reconquista cristã, tendo provavelmente sido conquistado por D. Afonso Henriques, o Marvão teve sempre um valor militar e estratégico ímpar na região. Com foral concedido em 1226 por D. Sancho II, o Marvão é novamente palco de combates na Crise de 1383-85 e na guerra da Restauração da Independência (1641-48), após a qual a fortificação medieval é reabilitada, são construídos os baluartes, e o Castelo é transformado na sua cidadela.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

Hoje, o seu património histórico e cultural, e a beleza da sua localização são os motivos pelos quais o Marvão é um destino turístico em crescendo, procurado por visitantes nacionais e estrangeiros, e constando da lista de possíveis nomeações a Património da UNESCO.

Se gosta de vilas históricas, apostamos que vai adorar Sintra. Consulte o nosso artigo sobre visitar Sintra.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR O MARVÃO


Quando visitar o Marvão, convém ter em mente algumas informações que lhe facilitarão a vida no terreno. Ficam então aqui algumas dicas práticas para preparar a sua viagem ao Marvão.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

Quando visitar o Marvão

Com um Inverno frio e chuvoso, a melhor altura para visitar o Marvão é nos meses de Junho a Setembro, com sol e bom tempo (no entanto, nesta altura o Marvão é muito quente, por isso deve tomar algumas precauções). Em particular, os dias do Festival Internacional de Música do Marvão são uma excelente oportunidade de ter uma experiência diferente, quando o ambiente histórico da vila é cenário para um festival de musica clássica ao ar livre.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

Como chegar e deslocar-se no Marvão

O Marvão encontra-se no distrito de Portalegre, junto à fronteira com Espanha, a cerca de 300 km do Porto, e 240 km de Lisboa (ambas a cerca de 3 horas de viagem). Para poder chegar lá e deslocar-se à sua vontade, uma vez que os transportes públicos são limitados (há autocarro de Portalegre), a única opção é ter veículo próprio. Dentro da vila, a melhor opção é deslocar-se a pé.

Se não tem carro próprio, procure aqui o aluguer de carro em Portugal, aos melhores preços.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

Visitar o Marvão em excursão

Se tiver pouco tempo, pode também considerar visitar o Marvão em excursão guiada, a partir de Lisboa, com passagem por Castelo de Vide, Niza e Vila Velha de Ródão.

Reserve aqui o seu lugar numa excursão de um dia completo a Marvão, a partir de Lisboa.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

ONDE FICAR ALOJADO QUANDO VISITAR O MARVÃO

Quando visitar o Marvão, e apesar de poder explorar a pequena vila num só dia, nós recomendamos que fique alojado uma noite no Marvão e, de preferência, dentro das muralhas, onde se sente mais o ambiente peculiar da vila. Há várias opções de alojamento, e algumas de excelente qualidade. Ficam aqui as nossas sugestões sobre onde dormir no Marvão.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

Nós ficámos alojados na Estalagem de Marvão – Casa de Campo, uma casa localizada no centro histórico, com quartos confortáveis em estilo tradicional, com piso de madeira, e com casa de banho privada. A estadia incluiu um pequeno-almoço estilo buffet.

Dentro do centro histórico há outras opções. Pode escolher entre:

Fora do centro histórico, pode optar por ficar alojado num contexto mais rural, como por exemplo na Quinta d’Abegoa, ou no Azeite de Marvão – Olivoturismo.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O MARVÃO


O Marvão começa a impor-se como destino turístico por excelência, apesar de estar muito longe do litoral, encostado à fronteira com Espanha. As grandes atracções são o castelo e as casas tradicionais alentejanas, rodeadas de muralhas a toda a volta. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que não perder quando visitar o Marvão.

Conheça também o litoral alentejano. Veja o nosso artigo sobre as mais belas praias da costa alentejana.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

1. Chegar ao Marvão

Uma das coisas que não esquecerá quando visitar o Marvão será a visão que vai ter ao chegar de carro, e percorrer a estrada que sobe serpenteando, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Estrela, até chegar à entrada da vila.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

2. Percorrer as muralhas a pé

Partindo da Porta de Rodão, pode fazer um percurso pelas muralhas do Marvão, uma actividade a não perder quando visitar o Marvão. Sendo uma continuação da linha externa da fortificação do castelo, mandada edificar por D. Dinis, a muralha envolve por completo a vila e é um excelente local para caminhar e para ter uma visão global da vila, assim como vistas privilegiadas para a área em redor, desde Espanha até à Serra da Estrela.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal
VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

3. Visitar o Castelo do Marvão

Localizado no ponto mais alto da vila, e no seu extremo norte, o Castelo do Marvão domina a vila e a área em redor, sendo o símbolo da importância militar e histórica da vila do Marvão. Dos sécs. XII e XIII restam os muros da Torre de Menagem e a Porta da Traição, a cerca urbana data do século XIV, a cisterna e a actual configuração da Torre de Menagem do século XV, e os baluartes dos séculos XVII e XVIII (entrada: 1,50 €; aberto todos os dias das 10h às 17h).

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

3.1. Cisterna

Junto à entrada principal, encontra-se um dos pontos altos de uma visita ao castelo (apesar de ser subterrânea!), uma das maiores cisternas dos castelos portugueses, com cerca de 10 m de altura e 46 m de comprimento.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

3.2. Torre da Bandeira

No primeiro recinto do castelo, encontra-se a Torre da Bandeira, à qual pode subir, com vistas espectaculares da vila e do recinto do castelo, com a torre de menagem ao fundo.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

3.3. Pátio de armas

Avançando pelo recinto, explore o antigo albacar, ou pátio de armas, e desfrute das vistas do interior do castelo enquanto caminha.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

3.4. Porta da traição

Seguindo em direcção a um recinto interior, dominado pela Torre de Menagem, entrará numa zona rodeada de muralhas altas e antigos paióis. Atravessando a passagem estreita entre as duas casas ao fundo. passará pela porta da traição do castelo e entrará na zona de baluartes, aos quais deverá subir.

3.5. Baluarte direito

No cimo do baluarte direito tem-se uma vista fabulosa sobre parte da vila do Marvão, sobre Espanha ( a cerca de 13 km de distância) e sobre toda a raia até a vista se perder na Serra da Estrela e da Lousã.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

3.6. Baluarte esquerdo

No cimo do baluarte esquerdo, tem-se uma vista espectacular sobre a Serra de São Mamede e o vale de Aramenha.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

3.7. Torre de Menagem

Voltando para trás, pode finalmente subir à Torre de Menagem, com apenas uma sala, sem janelas, sendo que do seu topo terá vistas maravilhosas de 360 graus.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

4. Admirar a arquitectura tradicional do Marvão

A malha urbana do Marvão encontra-se num planalto em forma de trapézio, protegido pela muralha. Ao visitar o Marvão, não deixe de deambular pelas ruelas estreitas, e admirar a arquitectura tradicional da vila, com as suas casas caiadas e edifícios históricos, com vãos de portas e janelas decorados.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

4.1. Porta de Rodão

A Porta de Rodão é a principal entrada da vila do Marvão, onde se atravessa a muralha para aceder ao interior da vila, com uma configuração em cotovelo, para dificultar o acesso pelos atacantes.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

4.2. Igreja de Santa Maria

O edifício onde se encontra agora o Museu Municipal do Marvão albergava a Igreja de Santa Maria, na qual ainda se podem admirar algumas das suas partes, nomeadamente uma capela com altar de talha barroca e belos painéis de azulejos azuis e brancos.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

4.3. Igreja do Espírito Santo

A Igreja do Espírito Santo tem a sua fundação ligada à primitiva Misericórdia, e apresenta um portal do Renascimento, encimado com duas janelas com capitéis decorados.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

4.4. Igreja do Calvário

Numa pequena praça no extremo sul da vila encontra-se a Igreja do Calvário, um edifício do século XIX com planta poligonal e cúpula, que abriga as imagens da Virgem e São João.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

4.5. Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão

A Câmara Velha foi o edifício dos Paços do Concelho, desde a sua construção, no reinado de D. Manuel, e hoje alberga a Casa da Cultura de Marvão, com exposições relacionadas com o seu uso original, em particular uma dedicada ao juiz Mouzinho da Silveira (entrada livre; de 2ª a domingo das 9.30 às 13.00 e das 14.00 às 17.30).

4.6. Convento de Nossa Senhora da Estrela

O Convento Franciscano de Nossa Senhora da Estrela foi instituído em 1448, tendo a sua igreja sido construída no local onde terá sido encontrada a imagem da Virgem que teria sido escondida pelo último rei visigodo, aquando das invasões muçulmanas, à entrada da vila actual.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

5. Aprender a história do Marvão no Museu Municipal

Na antiga Igreja de Santa Maria, que esteve muitos anos em ruínas e fechada ao culto, encontra-se hoje o Museu Municipal do Marvão, com uma pequena, mas muito interessante, colecção de artigos arqueológicos, etnográficos e de arte sacra.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal
VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

6. Experimentar a gastronomia alentejana do Marvão

O Marvão é um excelente lugar para experimentar a gastronomia alentejana. Em particular, a Castanha do Marvão, produto regional com Denominação de Origem Protegida, é utilizada em inúmeros pratos, como ma sopa, pratos de carne e peixe, e em doces.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

7. Conhecer a cidade romana de Ammaia

Na freguesia de São Salvador da Aramenha, concelho de Marvão, encontram-se as ruínas de uma antiga cidade romana, localizada nos férteis campos das margens do Rio Sever, e que se chamava Ammaia. Depois de destruída por um cataclismo que a terá soterrado, e um longo período de esquecimento e decadência, com estátuas vendidas para Inglaterra e pedra aproveitada para construções, o pouco que estava à superfície teve ainda de lidar com saqueadores em busca de tesouros escondidos. Hoje, a Fundação Cidade de Ammaia, com a colaboração do Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, é responsável pelas escavações arqueológicas e um pequeno museu.

Veja o nosso artigo sobre visitar Mérida, a capital da Lusitânia romana.

8. Desfrutar do ambiente histórico do Festival Islâmico Al Mossassa

Se visitar o Marvão em Outubro, poderá coincidir com a realização do Al Mossassa, o Festival Islâmico do Marvão, quando a vila se torna o palco de recriações históricas, com um mercado, artesãos a trabalhar, um acampamento militar, e muita animação de rua e música, num projecto geminado com a cidade espanhola de Badajoz (fundada, tal como o Marvão, pelo vizir Ibn Marwan).

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal

9. Explorar o Parque Natural de São Mamede

O Parque Natural da Serra de São Mamede, criado em 1989, é o único existente no norte alentejano, e constitui um excelente complemento a visitar Marvão. A história e cultura da vila darão lugar à natureza, fauna e flora, características desta região alentejana fronteiriça.

Pode consultar aqui o mapa do Parque Natural.

VISITAR O MARVÃO, uma das mais belas vilas de Portugal
VISITAR O MARVÃO, o que ver e fazer numa das mais belas vilas de Portugal
VISITAR O MARVÃO, o que ver e fazer numa das mais belas vilas de Portugal
VISITAR O MARVÃO, o que ver e fazer numa das mais belas vilas de Portugal

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

 câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.