Dormir nas caves do Vinho do Porto? Sim, é possível! Vila Nova de Gaia, na outra margem do rio Douro, frente à cidade do Porto, tem vindo a afirmar-se como destino turístico de excelência. Alguns dos melhores hotéis e restaurantes da região estão em Gaia, as empresas produtoras do Vinho do Porto remodelaram as suas caves, e a Câmara Municipal investiu na requalificação do Cais de Gaia. E nós decidimos dormir nas caves do Vinho do Porto!
Se procura algumas sugestões especiais para alojamentos, veja este nosso artigo:
- Sugestões para Passagem de Ano em Portugal – Um artigo com imensas propostas para passagens de ano a dois, em família ou com amigos.
- Onde dormir nas diferentes ilhas dos Açores – Um artigo com dicas de alojamento para todas as ilhas do Açores.
- Casas de Férias no Algarve – As melhores casas de férias para aquilo que procura no Algarve, piscinas, praias, locais tranquilos, etc.
- Aldeia da Cuada – Um artigo sobre uma das mais belas opções de alojamento nos Açores.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Casas da Cascata – Um artigo sobre um alojamento sobre cascatas na ilha das Flores, nos Açores.
- Dormir numa Quinta no Alentejo – Um artigo com a nossa experiência sobre uma quinta em Vila Nova de Milfontes.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Hotel com piscina infinita no Douro – Um artigo sobre um dos hotéis com mais glamour do Douro.
- Dormir na Zambujeira do Mar – Um artigo sobre a nossa escolha para dormir na Zambujeira do Mar.
- Dormir em Portugal como em África – Veja este nosso artigo sobre um dos hotéis mais fantásticos no norte de Portugal.
- Dormir com estilo e história em Viana do Castelo – Um artigo sobre uma das opções de alojamento mais glamorosas em Viana do Castelo.
- Ideias para passagem de ano em Portugal – Um artigo com uma lista de dicas para a Passagem de Ano em Portugal.
- Alojamentos para uma escapadinha Romântica em Portugal – Um artigo cheio de sugestões para alojamentos inesquecíveis e especiais para uma data romântica.
- Escapadinhas de Outono em Portugal – Algumas ideias de belos alojamentos para um fim de semana prolongado para aproveitar o Outono em Portugal.
- Sugestões para Fins de Semana em Portugal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para um fim de semana especial em Portugal.
VISITAR VILA NOVA DE GAIA
Alguns visitam Gaia só para ter as melhores do centro histórico do Porto, e das pontes que ligam as duas cidades, mas Vila Nova de Gaia tem muito a mostrar além disso, em especial toda a história do vinho do Douro que tem levado o nome do Porto aos quatro cantos do mundo há mais de trezentos anos. Visitar Gaia é assim uma oportunidade perfeita de dar um belo passeio, viver uma experiência vínica, gastronómica e histórica, e um alojamento de excelência. Para combinar estas diferentes experiências numa escapadinha de fim de semana, e dormir nas caves do Vinho do Porto, a nossa escolha recaiu sobre o The House of Sandeman Hostel & Suites.
DORMIR NAS CAVES DO VINHO DO PORTO
Num edifício de granito de 1797, o The House of Sandeman Hostel & Suites é um dos mais emblemáticos edifícios de Gaia, o espaço ocupado anteriormente pelas caves e escritórios da Sandeman alberga agora o primeiro branded hostel do mundo, recentemente inaugurado, mas já distinguido internacionalmente, nomeadamente com o prémio global, na categoria de alojamento, do Best of Wine Tourism 2019, atribuído pela Great Wine Capitals.
Resultante da parceria entre a Sogrape, que adquiriu a Sandeman em 2002, e o The Independente Collective, o grupo responsável pelo The Independente Hostel e Suites em Lisboa, o The House of Sandeman Hostel & Suites explora o conceito de um alojamento que se assume como hostel, com alojamento em camaratas, mas também em suites onde a privacidade e o conforto não ficam a dever a outros alojamentos de alto nível, e com um preço bastante competitivo. De uma forma, ou de outra, irá dormir nas caves do Vinho do Porto!
Chegámos a Gaia ao princípio da tarde e, depois de deixarmos o carro estacionado num parque ao lado da Ponte D. Luís I, rapidamente chegámos ao The House of Sandeman Hostel & Suites. E era difícil enganarmo-nos, pois o edifício é encimado por uma figura cuja silhueta é reconhecida em todo o mundo, o “The Don” da Sandeman, com a sua capa negra de estudante de Coimbra e o “sombrero” espanhol típico de Jerez.
Fomos recebidos com muita simpatia no bar-lounge do hostel, na antiga sala de provas, e que também funciona como recepção. O espaço comum é acolhedor e familiar, com uma mesa comprida e uma sala de estar com sofás. Atravessando um átrio com uma vinha interior e claraboias, somos conduzidos à nossa suite, com uma decoração que combina o moderno com o tradicional, como por exemplo um gira-discos de estilo retro, e somos arrebatados pela vista da varanda, de frente para o rio Douro e a ribeira do Porto na outra margem.
Logo nos apaixonámos. Não há piscina ou spa, mas a hospitalidade e paixão pelo Douro e Vila Nova de Gaia fazem-nos sentir que estamos em casa. E é ali que vamos dormir nas caves do Vinho do Porto. Do outro lado do átrio encontram-se as camaratas, onde se encontravam as caves do Vinho do Porto, e não resistimos a espreitar. Ficámos deliciados com o espaço amplo e os beliches enquadrados por estruturas metálicas imitando os aros das pipas que outrora encheram essas salas, e ficámos com vontade de voltar e dormir nas caves do Vinho do Porto nas camaratas do The House of Sandeman Hostel & Suites.
Mas, depois de dormir nas caves do Vinho do Porto, estava na hora de visitar as caves da Sandeman, na porta ao lado da do hostel, no mesmo edifício. Lá dentro tivemos uma visita guiada pela história da família e da companhia, que começa em 1790, quando George Sandeman, um jovem escocês, decide investir um empréstimo de 300 libras na criação de um negócio de comercialização de vinhos.
Num ambiente fresco e húmido, com luz na medida certa, é ali que o famoso néctar das Quintas do Douro é envelhecido em tonéis, cascos ou garrafas, tendo como resultado o Vinho do Porto ruby, tawny ou vintage que fazem as delícias de tantos. No final, como não podia deixar de ser, a prova de vinhos permitiu-nos distinguir diferentes tipos de Vinho do Porto em termos de cor e sabor.
Voltámos ao hostel, mesmo a tempo do welcome drink, que acontece todos os dias às sete da tarde, quando podemos confraternizar com os outros hóspedes e degustar um cocktail com Vinho do Porto antes de dormir nas caves do Vinho do Porto. A seguir, estava na hora do jantar.
Decidimos experimentar o jantar em família no hostel. A mesa enche-se de hóspedes, que conversam e trocam histórias de viagem e de Portugal. A comida é confecionada na cozinha, ali mesmo ao lado, e parece cozinhada pela nossa avó, saborosa e familiar. Uma sopa quente, carne assada acompanhada de batatas assadas, ou arroz, e legumes, acompanhado de um bom vinho do Douro. De sobremesa, um leite-creme acompanhado, como não podia deixar de ser, de um cálice de Vinho do Porto.
Estava na hora de dormir nas caves do Vinho do Porto, mas antes ainda saímos e demos um belo passeio na marginal de Gaia, admirando a ribeira do Porto e a Ponte D. Luís I iluminadas. Terminámos a noite no bar The George, no edifício da Sandeman, onde se prova que o vinho do Porto não tem de ser bebido sozinho, sendo um ingrediente, entre outros, de cocktails frescos e inovadores.
Regressámos à nossa suite e não adormecemos sem antes nos deliciarmos mais uma vez com a vista da nossa varanda. Era hora de dormir nas caves do Vinho do Porto. De manhã, os sons das gaivotas fizeram-nos lembrar que estávamos a poucos passos das águas do rio Douro e a poucos minutos do Oceano Atlântico. Acordar depois de dormir nas caves do Vinho do Porto tem destas coisas!
Aproveitar Vila Nova de Gaia depois de dormir nas Caves do Vinho do Porto
O dia nasceu solarengo e levantámo-nos com vontade de explorar Gaia depois de dormir nas caves do Vinho do Porto. Depois de um duche reconfortante, tomámos o pequeno-almoço no lounge, e estávamos prontos para sair. Pode alugar-se bicicletas no hostel, que também são um dos elementos da sua decoração, para dar uma volta na marginal de Gaia.
A marginal de Gaia é um destino por si só, sendo percorrido por pessoas a fazer jogging, turistas a tirar fotos, vendedores que fazem negócio. Nesse dia, era a vez de um encontro de motards encher a marginal de movimento e barulho. As caves do Vinho do Porto sucedem-se, sendo que quase todas se adaptaram a estes tempos de turismo em alta, oferecendo visitas e provas de vinhos. Subimos de teleférico até à Serra do Pilar, desfrutando de vistas fabulosas sobre os telhados das caves do Vinho do Porto, o rio Douro e a Ponte D. Luís I. Dali descemos por ruelas estreitas que serpenteiam até à margem do rio, com casas típicas, algumas remodeladas.
Optámos por ir almoçar ao The George Restaurant & Terrace, no edifício da Sandeman, com um conceito que nos conquistou, baseado na história do Vinho do Porto e do Douro. Tal como noutros tempos, quando o vinho era transportado de barco pelo rio Douro, do Pinhão até às caves de Gaia, hoje os produtos tradicionais fazem o mesmo percurso, mas pela estrada, até ao prato de quem almoça na marginal de Gaia. Sabores e vinhos da região, aliados a um toque pessoal do jovem chef.
De entrada experimentamos “O Melhor de Bragança”, com presunto bísaro, pão de azeitona, azeite Arvólea e manteiga de mel, e “A curva da truta no Pinhão”, um tártaro de truta do Rio Douro, com barriga de porco seca ao sol. Como prato principal, deliciámo-nos com “Peixinho Fresquinho”, filete de peixe na chapa, arroz de peixe e marisco, espuma de pimento vermelho e coentros, e com o “Naco de Novilho Maturado”, naco de novilho na chapa, palitos de batata frita, legumes e chimichurri. De sobremesa, “É complicado…” escolher, por isso experimentamos a degustação de sobremesas, entre as quais uma deliciosa “Pera Bêbada”, pera cozinhada em Vinho do Porto, chocolate e creme de queijo.
Ao sairmos do edifício da Sandeman, sabíamos que tínhamos feito a escolha perfeita. Ficámos alojados num hostel que está a fazer história e que é feito de história. Ficámos a conhecer as famosas caves da Sandeman e a trajecto do Vinho do Porto desde as vinhas do Douro até ao consumidor. Experimentámos a gastronomia regional, com um toque de modernidade. Conseguimos dormir nas caves do Vinho do Porto. Todos constituem excelentes motivos para visitar Gaia e ficar alojado no The House of Sandeman Hostel & Suites onde pode dormir nas caves do Vinho do Porto.
NOTA – Visitámos Gaia e a Sandeman a convite da Câmara Municipal do Porto e foi um trabalho remunerado, contudo todas as opiniões aqui expressas são nossas e isentas.
Se procura as melhores sugestões sobre o Douro:
- Visitar o Alto Douro Vinhateiro no Pinhão – Um artigo sobre o que explorar na zona vinícola do Douro.
- Parque arqueológico das gravuras do Côa – Um artigo cheio de dicas para conhecer o vale do rio Côa.
- Comboio Histórico do Douro – Um artigo sobre uma das experiências mais marcantes para se fazer em Portugal.
- Linha do Douro – Um artigo sobre a antiga e actual Linha do Douro.
- Onde comer bem no Douro – Um artigo com os melhores restaurantes para comer na região do Douro.
- Castas e Pratos – Um artigo sobre o melhor restaurante da Régua.
- Dormir num alojamento local no Douro – Uma experiência de alojamento em Celeirós do Douro.
- Casa de Férias no Douro – Um artigo em que partilhamos a nossa experiência numa casa de férias no Douro.
- Dormir no Pinhão – Um artigo sobre um dos melhores hotéis do Pinhão.
- Dormir nas Caves do Vinho do Porto – Uma experiência incrível para conhecer a história do Vinho do Porto.
- Dormir no Douro – Um artigo cheio de boas opções para alojamentos na região do Douro.
- Roteiro para aproveitar a EN222 – Um roteiro para aproveitar uma das estradas mais belas de Portugal junto ao Douro.
- Roteiro pelos Miradouros do Douro Internacional – Um roteiro com indicação para chegar a todos os miradouros do Douro Internacional.
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
- Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
- Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
Que máximo 🙂 eu vou ficar neste hostel agora quando for ao Porto no próximo mês. Parece fantástico. E é a primeira vez que vou ficar num hostel. Obrigada pela dica e pelo artigo.
Beijinhos
Vais adorar, Sónia. É demais. 😀