Visitar Faro pode ser uma agradável surpresa. Foi isso que nos aconteceu quando, no final da nossa aventura pela Estrada Nacional 2 decidimos escolher a cidade de Faro para uma paragem durante um par de dias.
Faro pode ser uma excelente opção para se fixar numas férias pela zona da Ria Formosa e pelo sul do país já que é bem servido de transportes, comboio, barcos e avião e, a partir da cidade, pode fazer muitos tours para explorar o Algarve.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
COMO CHEGAR A FARO
Visitar Faro é fácil. Faro fica a cerca de 2h de Lisboa, pela A2, e a 5h do Porto, pela A1 e A2. Chegar a Faro é fácil e rápido pois a maioria do percurso é feito sempre por autoestrada. A melhor forma de lá chegar é de carro, contudo, pode também viajar de comboio até Faro ou voar para o aeroporto de Faro e lá alugar um carro. Esta opção pode ficar-lhe ainda mais barato do que conduzir até lá porque em Faro é fácil alugar carros por menos de 10€/dia. Veja aqui os melhores preços para alugar o seu carro no aeroporto de Faro.
Veja este nosso artigo com um roteiro para explorar o Algarve em 20 dias.
Contudo, Faro tem aeroporto e pode ser uma excelente opção de transporte também. Pode saber mais informações sobre o aeroporto aqui.
MELHOR ALTURA PARA VISITAR FARO
Visitar Faro é bom em qualquer altura do ano, contudo, de Abril a Outubro serão as melhores opções. O Verão em Faro é uma excelente opção para férias mas lembre-se que terá que dividir o espaço com mais gente. No Inverno, visitar Faro é uma excelente opção para passar a Passagem de Ano no Algarve com amigos (e ainda pode dar o primeiro mergulho do ano) ou aproveitar um fim de semana prolongado em Faro.
Se gosta de viajar de carro não perca estes roteiros para explorar Portugal de roadtrip.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR FARO
- Se procura um hostel em Faro para viajantes independentes (com quartos duplos ou dormitórios mas melhores opções são o Hostellicious (nós ficamos num quarto duplo aqui e gostamos muito. Tem boa relação preço-qualidade), o Hostel A Casa da Árvore, o Lemon Tree Urban Camping.
- Se procura bons locais com boa relação preço/qualidade são boas opções o Eva Senses Hotel, o My Place @ Faro Ria Views, o Casa Apollo Guesthouse, o Senhor Gigi, o Lemon Tree Stay, o Happy House ou o Dom Farus, Guest House.
- Se procura um apartamento ou casa privada são boas opções A Casa D’Amelie, o Faro Town House ou o My Place @ Faro City Views.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR FARO
Veja este nosso artigo sobre o que visitar quando estiver na Ria Formosa, no Algarve.
1. Visitar o centro histórico de Faro
A cidade de Faro, caiada de branco e bem cuidada, está muito bonita e asseada. Perder-se no centro histórico de Faro é uma das melhores coisas que pode fazer para começar a explorar a cidade. Vai encontrar alegria, sorrisos e muitos lugares interessantes para espreitar em Faro.
2. Visitar a Sé de Faro
A Sé de Faro é a igreja cristã mais antiga da cidade e foi construída sobre uma antiga mesquita de Faro. A igreja de Faro tem bonitos painéis de azulejos e altares de talha dourada.
3. Conhecer a capela dos Ossos da Igreja do Carmo
A Igreja do Carmo é uma das igrejas mais importantes da cidade e, na sua parte exterior, tem uma capela completamente revestida a ossadas de seres humanos. É muito semelhante à capela dos Ossos de Évora mas mais pequenina.
Pode ver aqui neste artigo tudo o que precisa de saber visitar a cidade de Évora.
4. Conhecer a história de Faro no Arco da Vila
Este é o arco por onde outrora se entrava no Castelo de Faro. O arco actual data do século XIX mas terá sido reconstruído a partir do original que data do período medieval. Este é o local ideal para iniciar a sua visita à parte velha da cidade pois tem alguns painéis de interpretação que contam a história da cidade.
5. Visitar a Igreja de São Francisco em Faro
Esta é uma bela igreja do século XVIII com magníficos painéis de azulejos. Infelizmente, quando visitamos estava fechada e não pudemos apreciar o seu património interior.
6. Passear na Doca de Faro
A doca de Faro corresponde à parte marginal ao porto de Faro, onde está o jardim Manuel Bivar o o símbolo I Love Faro. É um belo local para um pequeno passeio ao final do dia em Faro.
7. Visitar a ilha deserta (ilha Barreira) para se sentir sozinho no Algarve
A Deserta corresponde a uma parte da ilha da Barreta onde só pode aceder em barco particular ou na Verão. Nesta praia de Faro, com excepção do fim-de-semana, vai lá estar quase sozinho e vale mesmo a pena sentir-se num lugar deserto.
8. Visitar o Moto Club de Faro
O Moto Clube é uma pequena instituição para aqueles que são amantes das duas rodas. Se gosta de motas, este local em Faro é para si!
9. Comer mexilhões e percebes frescas no cais da Porta Nova quando visitar Faro
Comer marisco e bivalves no cais da Porta Nova é sempre boa ideia. E apesar da simpatia da malta do restaurante onde fomos não ser o seu forte, a verdade é que os percebes estavam muito bons, especialmente acompanhados por um vinho branco bem fresquinho (e que sabe tão bem no calor do Verão).
10. Percorrer as muralhas de Faro
As muralhas da cidade de Faro podem não ser muitas mas continuam a dar um ar encantador à cidade de Faro. Para além do Arco da Vila há ainda outros arcos, como o Arco de Repouso que vale a pena a visita. Percorrer as ruas paralelas à muralha sabe especialmente bem ao final da tarde em Faro.
11. Tirar uma fotografia no marco do km 738 da Estrada Nacional 2
A melhor forma de chegar a Faro é fazer a Estrada Nacional 2 e, se é um desses aventureiros (e se não for vá lá na mesma) vá até ao marco do km 738, o marco do último quilómetro da estrada que cruza Portugal de Norte a Sul. Se quiser fazer como nós e embarcar nesta aventura veja o nosso roteiro cheio de dicas para fazer a Estrada Nacional 2.
12. Visitar as ruínas romanas de Milreu quando visitar Faro
A poucos quilómetros de Faro, na povoação de Estoi, existe as ruínas romanas de uma vila romana do século II onde ainda se pode ver os mosaicos romanos com peixes, bem como a parte termal e das residências. Para além das ruínas romanas existe também uma basílica cristã do século V.
13. Beber uma sangria ao final do dia na rua Conselheiro Bivar em Faro
No final de um dia a visitar Faro, sabe mesmo bem sentar e beber uma bebida fresca. Nada melhor do que um boa sangria no centro. Uma pequenina paragem para relaxar e saborear os sabores do Verão.
14. Visitar a Igreja Matriz de São Pedro quando visitar Faro
No largo de São Pedro esta igreja dedicada a São Pedro, padroeiro dos pescadores, é uma das mais veneradas na cidade. Restaurada depois de um terramoto no século XVIII, continua a ter um interior repleto de obras de arte que valem a pena a visita em Faro.
15. Comer uma pizza na pizzaria La Forchetta e xarén
Se já está farto de comer peixe e marisco que tal uma pizza para desenjoar? Nós somos verdadeiros amantes de pizza por isso não resistimos a uma boa pizza quatro queijos, acompanhada por uma bela sangria e salada. Soube muito bem! Se não gosta de pizza, aposte no Xarén (nós não somos fãs, confesso).
16. Ir ao Cabo de Santa Maria, o ponto mais a sul de Portugal Continental
Se pretende ir ao lugar mais a sul do nosso território continental há que cruzar de barco de Faro até à ilha Barreta e depois fazer a pé um trilho que leva até ao Cabo de Santa Maria. Não existe lá praticamente nada, muito menos glamoroso, apenas uma estrutura com restos de lixos apanhados do mar que marcam, de forma informal, este marco geográfico de Portugal e fica em Faro.
17. Dar um mergulha no mar da praia da ilha Barreta quando visitar Faro
Uma vez na ilha Barreta vale mesmo a pena aproveitar as suas praias logo ali às portas de Faro. A praia da ilha Barreta é maravilhosa, extensa, com um areal invejável e maravilhosa para mergulhos. As crianças também vão adorar porque o areal está cheio de conchas e búzios.
18. Ver o pôr-do-sol na praia de Faro
A praia de Faro, na realidade na língua de areia da Península de Ancão, é o lugar perfeito para ver o pôr-do-sol em Faro. É também uma boa praia em Faro para ir a banhos e passar o dia, mas muito mais concorrida do que a Deserta (ou Barreta).
19. Tomar banho ao final da tarde nas praias da Península de Ancão
A Península de Ancão em Faro tem várias praias maravilhosas, desde a Quinta do Lago até à praia da Barrinha (onde pode chegar de barco desde Faro). Escolha qualquer uma das suas praias maravilhosas de Faro e aproveite para uma bela tarde de sol e mar em Faro.
20. Apanhar um barco para explorar a “Ilha do Farol”
A ilha do Farol na realidade não é uma ilha mas sim a ponta da Ilha da Culatra, onde está edificado o farol de Faro. Há barcos desde Faro para a “ilha do Farol” e que leva para uma praia magnífica na Ria Formosa, com um belo restaurante para comer e beber um cocktail durante o dia.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR EM PORTUGAL quando visitar Faro (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e para visitar Faro. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se procura outras ideias para visitar o Algarve pode interessar-lhe também estes nossos artigos:
- Visitar Lagos – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ponta da Piedade, Praia do Camilo, Praia da Dona Ana e Praia dos Estudantes.
- Visitar Faro – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha Barreira (ou ilha Deserta), Ilha da Culatra, “Ilha” do Farol e Península de Ancão.
- Visitar Tavira – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como a Cacela Velha, a Praia da Fábrica, Praia do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas de Tavira.
- Visitar Olhão – Com muitas sugestões de lugares a conhecer como Ilha da Culatra, Ilha de Armona, Ria Formosa, “Ilha do Farol”, etc.
- Visitar a Ria Formosa – Com imensas sugestões sobre como aproveitar o melhor da Ria Formosa e as suas experiências incríveis.
- Roteiro para Viajar no Algarve – Um roteiro de 20 dias para explorar o melhor do Algarve numa viagem diferente do conceito habitual de férias.
- As melhores praias do Algarve – Um artigo com mais de 50 praias maravilhosas para explorar no Algarve com dicas de onde dormir e o que fazer em cada uma delas.
- Os melhores trilhos do Algarve – Uma lista dos melhores trilhos e passadiços para fazer no Algarve e explorar a região de forma muito mais saudável e sustentável.
- Visitar a Gruta de Benagil – Tudo o que precisa de saber para visitar a gruta mais popular do Algarve.
- Visitar a Costa Vicentina – Tudo o que precisa saber para visitar o Algarve mais selvagem, desde Odeceixe a Burgau, passando por toda a costa de Sagres.
- Casas de Férias no Algarve – Se procura casas de férias no Algarve, com piscina, vista sobre o mar, lugares tranquilos ou adequado para famílias, então este artigo é para si.
Se gosta de trilhos e caminhadas, estes são alguns dos melhores trilhos que pode fazer no Algarve:
- Trilho da Praia do Barril
- Trilho da Ilha da Culatra à Ilha do Farol
- Trilho da Praia da Falésia
- Trilho dos Sete Vales Suspensos
- Trilho das Varandas sobre o Mar
- Trilho ao Sabor da Maré
- Trilho dos Passadiços dos Salgados
- Trilho da Praia da Luz a Lagos
- Trilho do Pontal da Carrapateira
- Trilho de Sagres a Salema na Costa Vicentina
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres
A última vez que estive em Faro já foi há uns 6 anos e não fiquei com a impressão de uma cidade limpa. Talvez tenha sido no rescaldo de algum encontro de motards. Falta-me conhecer Milreu e, por outro lado, no vosso roteiro falta a biblioteca, que tem uma fachada mourisca belíssima.
Beijinhos nossos
Faltou-nos mesmo a biblioteca de Faro. Estava fechada na altura e acabamos por não ir lá.
Achei linda e interessante essa região do Faro. Depois de ler o post, fiquei com vontade de visitar. Aliás, o Algarve já estava na minha lista!
Visitar Faro é maravilhoso e não podem perder a ilha Deserta. É obrigatório.
Sao muitos lugares lindos para conhecer no Algarve, né não? Faro não pode ficar fora do roteiro, sem dúvidas. Muito obrigada pelas dicas
Obrigada, Marcela. Visitar Faro é mesmo obrigatório.
Achei bem legal saber que dá para visitar o Faro utilizando também outros meios de transporte além do carro. Isso facilita bastante.
Obrigada, Luciana.
Adorei as dicas para visitar Faro, principalmente a sugestão para passar a passagem de ano por lá.
A única questão é que não sou o mais apaixonado pelo inverno… O frio é muito intenso nesta época?
Obrigado!
Quase não tem frio em Faro! O Inverno é muito suave com temperaturas que rondam os 18ºC.
Que cidade encantadora, quero muito visitar Faro e outras partes do Algarve na próxima viagem à Portugal. Já tinha visto fotos dessa Capela de Ossos, mas não sabia que era aí, obrigada pelas informações!
Há duas capelas dos ossos em Portugal, a de Évora é mais famosa, mas a de Faro também é linda. Mas é mais pequenina.