BORBA DO ALENTEJO – O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

Borba é uma encantadora cidade alentejana, encostada a Espanha, e destaca-se por ser um centro de duas grandes actividades económicas da região, a extracção de mármore e a produção de vinho. Para além disso, ao visitar Borba, terá a oportunidade de explorar um cantinho de Portugal que permanece fora dos circuitos turísticos mais badalados e também o nosso país vizinho. Deixe-se encantar por Borba e conheça, por exemplo, Vila Viçosa, Monsaraz, Marvão e até Mérida, em Espanha. Tudo óptimas razões para descobrir Borba e o interior de um Alentejo mais profundo.

Procura ideias de lugares para visitar em Portugal? Consulte o nosso artigo com mais de 50 lugares imperdíveis a visitar em Portugal.

Borba na História de Portugal

O papel histórico de Borba resulta da sua localização de frente para a fronteira, em território disputado com Castela. Aquando da Reconquista Cristã da Península Ibérica, Borba foi tomada por D. Afonso II, em 1217, e passou para a posse definitiva de Portugal no reinado de D. Dinis, que lhe concedeu foral em 1302, confirmado mais tarde por D. Manuel I. Na Guerra da Restauração, Borba tornou a desempenhar um papel essencial, tendo sido nos seus arredores que se deu uma das batalhas mais importantes da História de Portugal, a Batalha de Montes Claros, em 1665, sendo que a vitória das forças portuguesas selaria a confirmação da restauração da independência, reconhecida em 1668.

Se quiser conhecer melhor a época da construção da nacionalidade não pode deixar de percorrer a Rota do Românico no norte de Portugal com as nossas dicas.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

Visitar Borba nos dias de hoje

Para além de um centro histórico compacto e interessante, o concelho de Borba é uma visita obrigatória para quem quiser provar dos melhores vinhos do Alentejo e admirar a arte da extracção e construção em mármore da região. A pequena cidade começa, assim, a afirmar-se como uma das atracções turísticas do interior alentejano.


DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR BORBA


Quando visitar Borba, convém ter algumas ideias básicas que o ajudarão a ganhar tempo no terreno e facilitar a sua viagem. Ficam então aqui algumas dicas práticas para quando visitar Borba.

Quando visitar Borba

Borba tem um clima mediterrânico, com Verões quentes e secos, e Invernos moderadamente frios e com alguma precipitação. Julho e Agosto são os meses mais quentes, com temperaturas máximas médias superiores a 30 graus, por isso, se visitar Borba nestes meses, deve tomar algumas precauções, nomeadamente mantendo-se hidratado e colocando protector solar. Sendo assim, a melhor altura para visitar Borba é nos meses de Maio e Junho, ou Setembro, quando o calor não se faz sentir tanto.

É, no entanto, em Agosto que decorrem as festas populares da cidade, como as tradicionais Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos. Em Borba, realiza-se também a Festa da Vinha e do Vinho em Novembro.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

Como chegar a Borba

Borba encontra-se no distrito de Évora, junto à fronteira com Espanha, a cerca de 360 km do Porto (3h45min de viagem), e 180 km de Lisboa (1h45min horas de viagem). Pode também chegar aí de autocarro, a partir de Porto ou Lisboa, sendo que a viagem a partir de Lisboa demora 2 horas e meia. (pode consultar horários de autocarro aqui).

Borba é facilmente explorada a pé, mas se quiser conhecer melhor as redondezas, ou ter mais autonomia para explorar outras vilas e cidades perto, terá de ter veículo próprio.

Se não tem carro próprio, procure aqui o aluguer de carro em Portugal, aos melhores preços.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

Onde dormir em Borba

Quando visitar Borba, terá várias opções de alojamento de qualidade à sua disposição. Em Borba propriamente dita, poderá encontrar opções de preço mais razoável. Em Vila Viçosa, logo ao lado, terra de Reis e nobres, encontrará opções de excelente qualidade, mas com preços um pouco elevados.

Quando visitámos Borba, ficámos alojados em Vila Viçosa, na Casa do Colegio Velho, uma antiga casa senhorial do século XVI, e que constitui uma excelente opção no centro de Vila Viçosa. Ali, poderá usufruir de uma bela piscina exterior e jardins, assim como desfrutar da bela arquitectura clássica do edifício. O nosso quarto tinha uma luxuosa casa de banho, com mármore em abundância, e que tinha a particularidade da entrada ser, à primeira vista, uma porta de um armário embutido!

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

Outras excelentes opções de alojamento de qualidade em Vila Viçosa são a Pousada Convento de Vila Viçosa, o Hotel Solar Dos Mascarenhas, e ainda o Alentejo Marmòris Hotel & Spa, este último sendo um dos poucos hotéis em Portugal que fazem parte da designação de “small luxury hotel of the world”.

Boas opções de alojamento em Borba, com um preço mais em conta, são a Casa De Borba, o Alojamento L&R, ambas no centro de Borba, e ainda a Quinta do Barreiro, uma excelente opção de qualidade, e bem perto do centro da vila.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR BORBA


Sugerimos que dedique pelo menos dois dias a visitar Borba e arredores. O centro de Borba é compacto e facilmente explorado a pé. A arquitectura de Borba é dominada pela mármore, . Seguem-se as nossas sugestões para o que ver e fazer quando visitar Borba.

1. Conhecer a tradição da mármore em Borba

Na cidade de Borba, a arquictetura é dominada pelo uso da mármore, produto de excelência da região. Não deixe de explorar a pé o centro histórico, admirar os seus edifícios, e caminhar em calçada portuguesa feita de mármore da região. Pode fazer uma visita guiada ao Parque Temático do Mármore, com marcação prévia.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos
BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

2. Explorar o Castelo de Borba

O Castelo de Borba, de planta quadrangular, mandado construir por D. Dinis, chegou aos nossos dias engolido pela malha urbana, restando alguns troços da muralha, a Torre de Menagem e o portão de entrada, ladeado por dois cubelos de planta semicircular. Não deixe de deambular pelas ruelas estreitas da zona dentro das muralhas.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

3. Caminhar em calçada portuguesa feita de mármore da região

Algo quase inevitável quando visitar Borba, e percorrer as ruas do seu centro histórico, será caminhar sobre a calçada portuguesa, uma forma de arte que ilustra os passeios com representações geométricas e floridas, tudo feito com a mármore da região.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

4. Admirar a Fonte das Bicas

Dedicada aos reis D. Maria I e D. Pedro III, aquando da sua visita à então vila de Borba, a Fonte das Bicas é uma obra emblemática em estilo barroco, em mármore branco da região, de 1781, Monumento Nacional desde 1910, e que se tornou um modelo para construções do mesmo tipo na região.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

5. Conhecer as igrejas de Borba

As igrejas de Borba são uma das atracções do seu centro histórico e são alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Não deixe de visitar a Igreja Matriz, a Igreja de São Bartolomeu e a Igreja de Santo António.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

6. Admirar a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos

A Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, anexada à Igreja do Real Convento das Servas, tem a fachada decorada com um padrão de xadrez em mármores claros e escuros e é um dos edifícios mais emblemáticos de Borba. Foi fundada em 1676 como sede da Irmandade da Venerável Ordem Terceira, e reza a lenda que a decoração resultou de um erro de um mestre de obras, que depois quis reabilitar-se com esta bela obra de arte.

7. Conhecer as explorações de mármore entre Borba e Vila Viçosa

A mármore é a pedra natural da região e são muitas as explorações que extraem, a céu aberto, o material que, depois de cortado, é exportado para todo o mundo, sendo que existe mármore da região em edifícios emblemáticos como a Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

A antiga Estrada Municipal (M255), que ligava Vila Viçosa a Borba, e que passava literalmente pelo meio de dois grandes poços de pedreira, colapsou em Novembro de 2018 e ainda hoje está fechada ao trânsito. No entanto, ainda pode circular por várias pedreiras e admirar a escala hercúlea da extracção de pedra nesses locais.

Se quiser conhecer melhor o mundo do mármore em Vila Viçosa e Borba, uma excelente opção é juntar-se a uma excursão organizada, onde visitará uma pedreira e uma oficina de artesanato com a ajuda de um guia local. Reserve aqui o seu lugar num Tour Guiado de Arte e Arqueologia em Mármore em Vila Viçosa.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

8. Percorrer as Estações da Via Sacra

Tal como Vila Viçosa, Borba tem no seu centro histórico Estações da Via Sacra, que datam do século XVIII, e cujas capelas são as maiores do país desse tipo. O percurso continua a ser seguido por fiéis que meditam sobre a Paixão de Cristo.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

9. Conhecer os vinhos de Borba

Depois de explorar a história de Borba, dedique o resto do dia a conhecer um dos produtos mais conceituados do Alentejo, os vinhos de Borba. Para essa tarefa, a Sociedade de Vinhos de Borba é a organização a visitar, em particular a sua adega.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

10. Visitar a Adega Cooperativa de Borba

Na Adega Cooperativa de Borba, fundada em 1955, e que reúne 270 viticultores associados, pode desfrutar de uma visita, provas de vinho ou ainda atividades como cursos de prova e seminários sobre a arte de bem servir e conservar os vinhos, todas com marcação prévia obrigatória.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

11. Comprar vinho para levar para casa

Para conhecer a diversidade de oferta dos vinhos de Borba, produto de 2.200 hectares de vinha, distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas, e levar alguns exemplares para casa, nada melhor do que visitar a Loja de Vinhos da Adega Cooperativa de Borba.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

12. Desfrutar do Restaurante da Adega Cooperativa

Quando visitar a Adega Cooperativa de Borba, não deixe de experimentar o Restaurante da Adega de Borba, onde pode provar os melhores pratos tradicionais da região acompanhados dos magníficos vinhos de Borba.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

13. Experimentar porco bísaro com migas alentejanas

Um dos pratos típicos alentejanos que não deverá perder quando visitar Borba é a carne de porco bísaro, acompanhada de migas alentejanas.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

14. Experimentar produtos regionais da gastronomia alentejana

Para além dos azeites do norte alentejano, produzidos, por exemplo, nos concelhos de Alandroal, Borba e Estremoz, Quando visitar Borba, não deixe de experimentar os produtos tradicionais portugueses da região, classificados como Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP), como os famosos enchidos de Estremoz e Borba, por exemplo, o chouriço de carne, o chouriço grosso, a morcela, a farinheira ou ainda a paia. Para os amantes da carne, Borba é um destino de sonho.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

15. Visitar a Ermida de Nossa Senhora da Vitória

A Ermida de Nossa Senhora da Vitória, a cerca de 5 km do centro de Borba, foi fundada em 1669, e foi erguida em frente ao padrão comemorativo da batalha, mandado construir pelo Marquês de Marialva, líder das forças portuguesas, que terá dali assistido à decisiva batalha.


O QUE VER E FAZER NAS REDONDEZAS QUANDO VISITAR BORBA


A sua posição geográfica junto à fronteira e bem no centro do Alentejo faz com que Borba tenha várias atracções numa área acessível a partir da cidade. Aproveite assim para conhecer um pouco melhor este cantinho de Portugal e, porque não, também o nosso país vizinho.

1. Visitar Vila Viçosa

Ao visitar Borba, seria um enorme erro não Vila Viçosa, uma encantadora vila alentejana, conhecida pelos seu património arquitectónico e o seu passado relacionado com a Casa Real portuguesa. Vila Viçosa fica a menos de 10 km de Borba e pode lá chegar no seu carro ou de autocarro.

Não se esqueça de ler o nosso artigo com todas as dicas para visitar Vila Viçosa.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

2. Visitar Évora

Visitar Évora é conhecer aquela que é designada como “Cidade-Museu”, cuja fundação remonta aos tempos da ocupação romana, mas que mantém um património histórico, arquitectónico e cultural resultante da vivência naquele local de diferentes civilizações ao longo dos séculos. A apenas cerca de 55 km de distância de Borba (40 min de viagem), Évora é uma opção imperdível quando estiver na região.

Se vai conhecer o Património Mundial da UNESCO de Évora, não perca o nosso artigo.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

3. Visitar a vila do Marvão

Visitar o Marvão é conhecer uma das mais belas vilas de Portugal. Localizada no topo de uma crista quartzítica no Parque Natural da Serra de São Mamede, o Marvão é uma vila fortificada, com o casario e ruelas estreitas aos pés do castelo. Estando o Marvão a apenas cerca de 90 km de distância de Borba (1h15min de viagem), não deixe de conhecer esta vila encantada quando visitar Borba.

Se vai visitar a vila do Marvão, não deixe de consultar o nosso artigo.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

4. Visitar Monsaraz e explorar o Alqueva

Visitar Monsaraz é conhecer um lugar mágico, uma pequena vila de casas caiadas de branco guardada por um castelo e muralhas medievais, e situada numa imponente crista rochosa de onde se têm vistas para a imensa planície alentejana e para o grande lago da Barragem do Alqueva. Monsaraz fica apenas a pouco mais de 50 km de distância de Borba (50 min de viagem), por isso não deixe de conhecer esta vila encantada.

Se vai visitar Monsaraz e explorar o Alqueva, não deixa de consultar o nosso artigo.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

5. Visitar Mérida, em Espanha

Borba fica a poucos quilómetros da fronteira com Espanha, por isso, quando visitar a cidade, não deixe escapar a oportunidade de dar um saltinho ao nosso país vizinho e descobrir algo de novo do outro lado da fronteira. Em particular, Borba fica a cerca de 110 km (1h15min de viagem) de Mérida, capital da Lusitânia romana, uma cidade cheia de história nas margens do rio Guadiana.

Não deixe de consultar o nosso artigo sobre os lugares obrigatórios a visitar em Mérida.

BORBA DO ALENTEJO - O que visitar e fazer do mármore aos vinhos

Se gosta de visitar vilas e pequenas aldeias em Portugal para escapadinhas veja aqui algumas das nossas sugestões:

  • Visitar Dornes – Uma bela aldeia no Zêzere excelente para uma escapadinha.
  • Visitar Sintra – Um das vilas mais encantadoras em Portugal e tudo o que precisa de saber para a visitar desde Lisboa.
  • Visitar o Piódão – A aldeia do Piódão é um dos mais belos locais de Portugal.
  • Visitar o Marvão – Um artigo cheio de dicas para explorar a vila medieval do Marvão.
  • Visitar Drave – Um artigo para lhe explicar tudo sobre como visitar a aldeia abandonada de Drave.
  • Visitar Monsaraz – Um artigo para lhe inspirar a visitar Monsaraz e o Alqueva, cheio de dicas maravilhosas.
  • Aldeias obrigatórias a visitar em Portugal – Uma selecção daquelas que achamos serem as aldeias obrigatórias a visitar em Portugal.
  • Visitar Baião – Um artigo cheio de dicas para visitar a região de Baião, do Marão ao Douro.
  • Visitar o Pinhão – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro Vinhateiro na região do Pinhão.
  • Visitar Foz Côa – Um artigo cheio de dicas para visitar Foz Côa.
  • Visitar a Costa Nova – Um artigo para visitar a povoação da Costa Nova e as suas casas às riscas.
  • Visitar Carrazeda de Ansiães – Um artigo sobre este recanto esquecido no norte de Portugal.
  • Visitar Miranda do Douro – Um artigo sobre uma das vilas mais belas de Portugal, sobre o rio Douro.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.