Visitar Aveiro promete ser uma das melhores e mais interessantes escapadinhas para aqueles que viajam pelo centro de Portugal. Aveiro é conhecida como a Veneza portuguesa mas a verdade é que compará-la é injusto para as duas. Primeiro porque Aveiro não é Veneza mas Veneza também não tem as particularidades de Aveiro. Aveiro merece ser conhecida pelas suas próprias particularidades. E há-as muitas!
CONTEÚDOS DO ARTIGO
QUANDO VISITAR AVEIRO
Visitar Aveiro pode ser feito em qualquer altura do ano, já que a cidade de Aveiro encontra-se mesmo no litoral e a sua amplitude térmica é reduzida o que significa que os verões não são muito quentes mas os invernos também não são muito frios. No Verão é mais fácil apanhar dias de sol em Aveiro, e combinar uma viagem a Aveiro com as praias, mas visitar Aveiro é maravilhoso em todas as alturas do ano e a cidade está preparada para o receber em qualquer altura.
COMO CHEGAR A AVEIRO
A forma mais eficiente e prática de chegar a Aveiro é de carro. Se não tiver carro próprio para visitar Aveiro pode ser boa opção alugar carro em Portugal e fazer uma roadtrip por Portugal. O nosso país é maravilhoso e até temos um artigo com 10 roteiros fantásticos para descobrir Portugal. Se preferir, pode visitar Aveiro usando o comboio. Os Alfa Pendulares e o Intercidades param frequentemente na estação da cidade. Aveiro, é ainda servida por comboios suburbanos desde o Porto. Outra opção pode ser o autocarro, nomeadamente a ligação da Rede Expressos com ligação a Lisboa, Porto, Coimbra e outras cidades portuguesas.
Se estiver no Porto ou em Lisboa, sem carro, é possível chegar aqui em tours organizados.
- Tour desde o Porto ou Gaia com passeio de moliceiro nos canais.
- Tour a Aveiro e Coimbra de 1 dia, desde o Porto.
- Tour a Aveiro de 1 dia, desde o Lisboa.
- Tour privado a Aveiro e Ílhavo de 1 dia, desde o Lisboa.
COMO SE DESLOCAR EM AVEIRO
Aveiro é suficientemente pequena para ser explorada a pé. Isso é maravilhoso porque consegue visitar Aveiro sem precisar de usar qualquer modo de transporte. No entanto, se quiser visitar os arredores de Aveiro, nomeadamente a praia da Barra ou a Costa Nova, vai ter que recorrer aos autocarros locais (geralmente um por hora, ou muito mais frequentes no Verão), a táxi ou a tours organizados. Outra opção em Aveiro pode ser usar as bugas, bicicletas que a cidade de Aveiro põe gratuitamente ao serviço das suas populações e visitantes.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR AVEIRO
Se vai visitar Aveiro não abdique de fazer algumas das coisas mais turisticas da cidade de Aveiro. Isto porque o turismo em Aveiro está a crescer mas os tradicionais passeios nos canais ou experimentar ovos moles, por muito turístico que seja, é sempre deslumbrante e maravilhoso. Eis algumas das coisas que não pode deixar de ver ou fazer quando visitar Aveiro.
1. PASSEIO DE BARCO MOLICEIRO NOS CANAIS DA CIDADE DE AVEIRO
Visitar Aveiro e não fazer um passeio de moliceiro é como ir a Roma e não ver o Papa! Sim, é verdade. É mesmo obrigatório fazer um passeio de moliceiro pelos canais da cidade. Os canais são lindos e os barcos moliceiros, antigamente utilizados pelos aveirenses para retirarem o moliço, algas da ria, dos canais. O moliço era usado para adubar os campos agrícolas um pouco por toda a zona das gafanhas, constituindo adubos orgânicos e naturais para fertilizar os solos arenosos da região. Hoje os moliceiros já quase não são usados mas são um belo modo de transporte para conhecer a ria. Pode marcar o seu tour antecipadamente através deste link. Vale a pena porque no Verão as filas para comprar bilhete podem ser desencorajadoras. Aconselhamos a começar a visita a Aveiro por este passeio já que terá uma visão globalizante da cidade e uma explicação do guia a bordo do barco. Os passeios de moliceiro rondam os 10€/pessoa.
2. PROVAR OVOS MOLES NUMA DAS PASTELARIAS DE AVEIRO
Pode parecer um cliché mas não é! Os ovos moles de Aveiro são mesmo uma das iguarias da gastronomia portuguesa. Ninguém pode perde-los quando visitar Aveiro. Há muitas pastelarias a fazer ovos moles na cidade, e muitas são boas, outras menos boas. Não somos especialistas nem sabemos quais são as melhores pastelarias para comprar ovos moles, mas podemos dizer-lhe que as duas melhores que compramos até hoje foi na Pastelaria Rossio e na Confeitaria Peixinho. Não fique apenas pelos ovos moles, experimente as broinhas e as castanhas de ovos!
3. EXPLORAR A PRAÇA DAS ARCADAS DE AVEIRO
Na rua de Viana do Castelo, ao lado do Aveiro Palace Hotel, ficam umas arcadas maravilhosas numa bela pracinha de Aveiro. É um lugar fantástico para começar a explorar a parte histórica da cidade.
4. PERDER-SE NAS RUAS E RUELAS DA PARTE VELHA DA CIDADE DE AVEIRO
As ruas e ruelas estreitas da cidade velha merecem ser conhecidas e explorá-las a pé pode ser muito reconfortante. Encontrará velhas mercearias, pequenas tabernas e cafés e ainda os genuínos modos de vida da população aveirense.
5. CONHECER O MERCADO DE PEIXE DE AVEIRO
No seio da parte velha da cidade está o mercado de Peixe, recentemente recuperado e com um ar mais acolhedor. De manhã fervilha de actividade enchendo-se de pescadores e peixe. Toda a zona do Mercado de Peixe é muito bonita e tem alguns dos melhores restaurantes para comer em Aveiro. O melhor restaurante que conhecemos na cidade fi o 36 e fica precisamente nesta praça.
6. PASSEAR NO CAIS DOS BOTIRÕES
Em frente ao Mercado De Peixe está o canal de Botirões, cheio de casas coloridas e alguns bares e cafés interessantes.
7. CAMINHAR NO CANAL DE SÃO ROQUE
Caminhe ao longo do canal de São Roque onde ainda existem alguns antigos armazéns de sal da cidade, industria que decresceu nas últimas décadas. Se procurar, ainda vai encontrar um armazém de sal em funcionamento. Fica no canal de São Roque, no cais dos remadores olímpicos.
8. PASSEAR NO JARDIM DO ROSSIO DE AVEIRO
O Jardim do Rossio é uma das imagens de marca de Aveiro com as suas palmeiras e áreas floridas ladeando o canal principal da cidade. É um óptimo local para uma pausa quando visitar Aveiro mas também um belo espaço para fazer um piquenique no verão.
9. CONHECER O JARDIM DE OLIVEIRAS NO FORUM DE AVEIRO
Pode parecer estranho mas no cimo do Centro Comercial do Fórum existe um jardim de oliveiras com um vista fantástica sobre os canais e sobre a cidade de Aveiro. Vale a pena espreitar.
10. NAMORAR NA PONTE DOS NAMORADOS
Uma das pontes do canal principal da cidade, na Rua do Homem de Cristo, está cheia de fitas coloridas deixada pelos namorados que ali passam. Chama-lhe a Ponte dos Namorados pois ali são trocados votos de amor eterno. Outrora a ponte teve cadeados, hoje as fitas substituem-nos e o efeito visual é muito bonito.
11. VISITAR O MERCADO DOS AGRICULTORES MANUEL FIRMINO
Um pouco à frente da Ponte dos Namorados está o Mercado dos Agricultores, agora recuperado e designado Mercado Manuel Firmino. É um bom local para espreitar e abastecer de produtos frescos, nomeadamente frutas e legumes orgânicos. Também tem belas flores.
12. VISITAR A VELHA ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE AVEIRO
Hoje Aveiro está dotada de uma estação de comboios moderna e eficiente mas a sua velha estação continua a ser um dos marcos arquitectónicos mais importantes da cidade. Com painéis de azulejo azuis e de uma beleza muito portuguesa, vale a pena a visita e uma caminhada ao longo da avenida Lourenço Peixinho.
13. CONHECER O CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSOS DE AVEIRO
O Centro de Congressos ocupa uma antiga fábrica de cerâmica de Aveiro. Reabilitada, a Fábrica Jerónimo Pereira de Campos é hoje um dos centros culturais e de congressos mais dinâmicos do país e com uma bela agenda de eventos. Te também um bom restaurante no andar superior.
14. VISITAR A CATEDRAL DE AVEIRO E IGREJA DE SÃO DOMINGOS
A catedral e igreja de São Domingos são os edifícios religiosos mais emblemáticos da cidade de Aveiro. Merecem uma visita quer pela escala grandiosa dos edifícios como pela sua beleza.
15. VER O POR DO SOL NAS SALINAS DE AVEIRO
Aconteça o que acontecer não perca o pôr-do-sol nas salinas de Aveiro, a poucos minutos a pé do centro da cidade velha. A maioria das fábricas de sal já encerraram e a industria do sal passa momentos muito difíceis mas as salinas continuam lá e visitar Aveiro e não conhecer as suas salinas é um erro. Ao pôr-do-sol são especialmente bonitas e será, com certeza, um dos highlights da sua viagem. Vá até ao ecomuseu marinho da Troncalhada e depois caminhos pelos pequenos diques entre as salinas. Não se irá arrepender. Pode ser um belo passeio para fazer de buga, as bicicletas aveirenses.
16. BEBER UM COPO NO MERCADO NEGRO DE AVEIRO
Numa das noites que passar em Aveiro vá beber um copo ao Mercado Negro, um dos bares mais famosos da cidade de Aveiro, com um estilo muito próprio. É um apartamento em que cada uma das salas foi convertida em espaço de convívio. Vale a pena espreitar.
17. ASSISTIR A UMA PALESTRA E VISITAR OS TRILHOS DA TERRA
Os Trilhos da Terra são um dos espaços culturais dedicado às viagens na cidade de Aveiro. Criado por Bernardo Conde, recebe tertúlias de viagem, palestras, filmes, exposições de fotografias, workshops e até tem um espaço de biblioteca e de networking. Vale a pena passar para conhecer e ver se tem algum evento que possa encaixar na sua agenda.
18. VISITAR A COSTA NOVA
Uma vez em Aveiro não perca a oportunidade de visitar a Costa Nova, uma povoação costeira popular pelas suas habitações coloridas e de padrão às riscas bem perto de Aveiro. É um belo local para passear, comer peixe fresco e até fazer praia.
19. FAZER PRAIA NA BARRA DE AVEIRO
A praia mais popular para os aveirenses é a praia da Barra de Aveiro, que de Verão se enche de gente e actividades. Tem um belo farol, onde é possível subir e ter vistas deslumbrantes sobre a ria de Aveiro.
20. ASSISTIR AO NATIONAL GEOGRAPHIC EXODUS AVEIRO FEST
Se tiver a sorte de visitar a cidade de Aveiro no primeiro fim de semana de Dezembro não pode perder o maior festival de viagens e fotografia do país – o National Geographic Aveiro Fest. É um festival de partilha, com palestras motivacionais, conversas de viagem, workshops e muita inspiração em Aveiro.
ONDE SE ALOJAR QUANDO VISITAR AVEIRO
Quando decidimos visitar Aveiro escolhemos criteriosamente o local onde nos íamos alojar. O nossa prioridade era ser um local central, para poder explorar a cidade a pé, especialmente no centro histórico. O Aveiro Rossio Bed & Breakfast era a opção ideal. É uma guesthouse pequena, intimista, bem central, muito típica numa rua entre o Mercado de Peixe e o Jardim do Rossio. Melhor localizado não podia ser. O nosso quarto duplo era muito bonito e acolhedor e com pequeno-almoço custou cerca de 60€/noite. Dormimos duas noites no hotel em Aveiro e, como era inverno, era maravilhoso chegar e ter o quarto sempre quentinho e um sorriso a receber-nos. Para nós é importante o wifi funcionar e ficamos muito satisfeitos. Um pouco à frente fica o Aveiro Rossio Hostel, que para quem viaja com orçamento mais limitado pode ser também uma excelente opção.
Se não encontrar vagas já nesta guesthouse em Aveiro, outras opções podem ser:
Boa relação preço/qualidade
Se procura ideias para conhecer belas cidades em Portugal estas são algumas das nossas sugestões:
- Visitar Lamego – Um artigo cheio de dicas para conhecer esta bela cidade na região centro de Portugal.
- Visitar a Régua – Um artigo cheio de dicas para visitar o Douro na Régua.
- Visitar Lagos – Um artigo cheio de Dicas sobre as praias e a zona de Lagos, no Algarve.
- Visitar Faro – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital do Algarve.
- Visitar o Porto – O nosso artigo cheio de dicas do Rui (nascido e criado na cidade do Porto) de uma das mais belas cidades da Europa.
- Visitar Évora – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar Évora durante alguns dias.
- Visitar Chaves – Uma das cidades mais belas do norte de Portugal e que merece uma visita.
- Visitar o Funchal – Um artigo cheio de dicas maravilhosas para visitar a capital da ilha da Madeira.
- Visitar Fátima – Um artigo cheio de dicas para os amantes da fé e da tradição cristã em Portugal.
- Visitar Lisboa – Um artigo criado com base nas inúmeras vezes que fomos a Lisboa e aproveitamos para explorar os diferentes lugares da cidade.
- Visitar Guimarães – Um artigo cheio de dicas sobre a cidade que escolhemos para viver nos últimos 12 anos.
- Visitar Viseu – Um artigo cheio de dicas para explorar a cidade de Viseu, no centro de Portugal.
- Visitar Viana do Castelo – Um artigo com as melhores dicas para explorar a região de Viana do Castelo, no norte de Portugal.
A fantástica Veneza portuguesa é maravilhosa!
Cidade de uma beleza incrível que nos enche os corações.
É verdade, Aveiro é uma cidade maravilhosa.
Em Aveiro também há desses cartões, o que eu conheço é só válido para os autocarros e é 5 viagens por 11 euros, se não me engano é este o preço. E compra-se na estação rodoviária que é ao lado da estação ferroviária.
Espero ter ajudado.
Muito obrigada pela partilha, Carolina.
Se me permite corrigir, a ponte chama-se Ponte dos Laços de Amizade e não Ponte dos Namorados! Não tem nada a ver com essas histórias de amor “romantizadas”, nem nunca teve cadeados (pelo menos não intencionalmente, se bem que há sempre quem ache piada e deixe lá um). Claro que depois cada um sabe o que faz mais sentido para si e porque colocou lá o laço, mas de facto não é esse o nome. Para quem não levar a fita de casa, pode comprar nas lojas de artesanato/souvenirs à porta do Mercado (mesmo lá ao lado).
Adoro a minha cidade. Obrigada pela partilha! ❤️
Obrigada pela partilha.
Obrigada ! Vim até a ponte dos namorados e não encontrei nenhuma fita 😒 se houvesse lido o seu comentários antes..
Mas porquê, tiraram as fitas da ponte?
Olá!! Quanto tempo aconselha a passar em Aveiro para aproveitar a cidade?
Um ou dois dias é bom.
Olá carla, a sua ajuda foi muito util. Vou agora 3 dias para Aveiro sozinha e estou meio perdida, mas após ler isto, ajudou-me bastante. Algum conselho a dar??
BEIJINHOS
Vai adorar. E não resista aos ovos moles. Vale a pena.
E quem tiver disponibilidade de tempo, viste Aveiro quando acontecer o “Festival dos Canais”. Existe anualmente. Estive lá em julho e é simplesmente fantástico. Eventos culturais em várias partes da cidade e com artistas dos mais variados segmentos.
Excelente sugestão, Mário.
Bom dia! Adorei seu texto. Vou pela primeira vez a Aveiro em junho. Já anotei tudo. Acho que os 5 dias lá vão ser fantásticos. Tenho apenas uma pergunta: em Lisboa e outras cidades, compram-se cartões para viajar de ônibus. Em Aveiro como é? Paga-se com dinheiro ou há a possibilidade de comprar esses “cartões” turísticos para ir às praias, por exemplo. Se há isso, sabe onde posso comprá-lo? Muito obrigada e parabéns pela linda matéria.
Tem que viajar de bus normal sem cartão. Paga na hora.
Ano que vem vou para Portugal e Aveiro está na minha lista! Amei suas dicas e já deixei seu post salvo.
Que maravilha, Ana. Vai amar Aveiro. É demais. 😀
Nossa, que cidade linda. Gostei das dicas. Quero conhecer. Post interessante e fotos bonitas.
Obrigada, Itamar. Aveiro é mesmo muito bonito.
Como Aveiro é lindo e recheado de lugarzinhos fotogênicos como essas casinhas coloridas do Costa Nova. Fiquei aqui só na vontade de conhecer essa cidade que lembra um pouco Veneza.
Abraços
Verdade, Josiane. Lembra mesmo Veneza. É por isso que Aveiro é considerada a Veneza de Portugal.
Para tudoooooo! Salivei aqui vendo esses ovos moles, pelo amor de deus, que saudade. Tem como me teletransportar?! E as fotos dessa viagem por Aveiro ficaram lindas…
Obrigada, Luisa. eheheh É uma maravilha mesmo, não é? Aveiro é lindo demais.
A cidade de Aveiro é uma graça! Não conhecia ela 🙂 Quem sabe vou colocá-la no meu roteiro em breve, quando planejar uma viagem para Portugal. Super completo e as fotos lindíssimas!
Obrigada, Mariana. Aveiro é mesmo maravilhoso e merece fazer parte de qualquer roteiro em Portugal, especialmente se juntar com a Costa Nova.
Boas dicas sobre a cidade de Aveiro. Só vou sugerir um pequena alteração. A ponte chama-se ponte dos Laços e nunca teve cadeados. Desde o início do projeto foram laços. Podem ser laços de amor, de amizade…
Quem tiver curiosidade sobre o projeto pode pesquisar na página do Facebook “Ponte dos Laços Aveiro” 😊
Obrigada, Alina. Vou corrigir a história. Contei a história que me contaram no passeio de barco. Falha minha. No entanto, no google maps aparece com o nome de ponte dos namorados. Muito obrigada pela atenção. <3
Adorei seu roteiro, nunca tinha ouvido falar da “Veneza portuguesa”. Conheço bem pouco mesmo de Portugal.
Aveiro é lindíssimo e agora que entrou nos roteiros de viagem em Portugal começa a ficar muito popular. Não é Veneza, mas é a nossa Veneza portuguesa.
Muito bom..!Carla recomendo, também, numa visita a Aveiro fazer os passadiços, recentemente inaugurados (julho de 2018), que vão do Cais de S. Roque, no Cais da Ribeira de Esgueira, até Vilarinho, na freguesia de Cacia, são 6 Km de puro prazer…então ao pôr de do sol é qualquer coisa de fenomenal!!!
Muito obrigada, Marta. Não conheço ainda mas fiquei cheia de vontade.
Já faz um tempão que quero conhecer Aveiro, tanto pela fama de ser a Veneza portuguesa, como pelos incríveis ovos moles (amo!!!). As suas fotos estão muito lindas, adorei!
Obrigada, Gabriela. Se viajar em Portugal é obrigatório visitar Aveiro.
Ótima matéria, Carla! Ainda não marquei minha viagem por este belo país! Certamente, Aveiro fará parte de meu roteiro de viagem por Portugal!
Visitar Aveiro vale mesmo a pena. Vai adorar.