Visitar as 7 Lagoas de Xertelo no Gerês pode ser fácil ou uma aventura. Depende do que gosta, do tempo que tem ou com quem vai para as 7 Lagoas de Xertelo. Sendo assim, conheça as suas opções para chegar às 7 Lagoas do Gerês e faça as suas escolhas para fazer as 7 Lagoas de Xertelo no Gerês de forma a desfrutar.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
COMO CHEGAR ÀS 7 LAGOAS DE XERTELO NO GERÊS
1. Chegar às 7 Lagoas de Xertelo no Gerês para famílias com crianças pequenas e pessoas com mobilidade reduzida
- Se tiver jipe pode fazer o estradão que começa em Cabril e que vai até às 7 Lagoas do Gerês. Também vimos um carro ligeiro estacionado perto das 7 Lagoas mas achamos que o estradão não é adequado para estes carros. O percurso até às 7 Lagoas do Gerês demora cerca de 10 minutos de jipe. Segundo um amigo, é possível ir também de carro desde Xertelo pelo estradão até às 7 Lagoas do Gerês. As coordenadas de acesso a este estradão são 41,7774074, -7,9953784 (também pode fazer o estradão a pé). Se optar por ir assim para as 7 Lagoas do Gerês, tem é que ter muito cuidado e ir bem devagar. A viagem pelo estradão até às 7 Lagoas do Gerês demora cerca de 20 minutos. Contudo, lembre-se que circular em estradas não asfaltadas no PNPG sem autorização é proibido e isso aplica-se ali às 7 Lagoas de Xertelo. Sendo assim, se decidir ir às 7 Lagoas do Gerês, lembre-se que está a a arriscar uma multa e tenha presente que está a infringir as regras do PNPG que se destinam a proteger a paisagem e a biodiversidade. Nós não o faríamos. Caminhar não custa nada e é muito mais sustentável para chegar às 7 Lagoas do Gerês. Lembre-se que está no Parque Nacional do Gerês. Se o decidir fazer para chegar às 7 Lagoas do Gerês, peça autorização ao PNPG.
2. Chegar às 7 Lagoas de Xertelo no Gerês para famílias com miúdos que gostam de caminhar e pessoas que privilegiam mais os lugares e menos a aventura
- Esta é a forma mais fácil e usual de visitar as 7 Lagoas de Xertelo no Gerês. Demora cerca de 1 hora para cada lado, com crianças possivelmente um pouco mais para chegar às 7 Lagoas de Xertelo. Trata-se de fazer o percurso a pé entre a aldeia de Xertelo e as 7 Lagoas. Siga até à aldeia de Xertelo e estacione o carro perto do bar 7 Lagoas (onde pode comprar bebidos ou comer um gelado). Depois siga a pé até à igreja da aldeia (depois da ponte do lado direito). Aí encontrará um placard turístico sobre as 7 Lagoas do Gerês. É aí que vai começar a subir ligeiramente até chegar ao Moinho do Poço. Depois o trilho para as 7 Lagoas do Gerês sobe mais um bocadinho até um local onde se pode ver o Fojo do Lobo de Xertelo do lado esquerdo. Não são mais do que 5 ou 10 minutos a subir. Dali para a frente o trilho para as 7 Lagoas do Gerês está bem marcado com mariolas e marcas vermelhas e amarelas. O trilho para as 7 Lagoas do Gerês depois é sempre plano, seguindo a curva de nível, pelo que não há ganho nem perda de altitude. É um belo passeio, por paisagens maravilhosas, e sem qualquer tipo de dificuldade até às 7 Lagoas de Xertelo. O trilho até às 7 Lagoas do Gerês tem cerca de 5 km.
PERCURSO PELO TRILHO DOS POÇOS VERDES DE SOBROSO – PR9 – MTR – Um trilho de aventura para chegar às 7 Lagoas de Xertelo no Gerês
Para quem procura aventuras, gosta de trilhos e de desafios esta é a melhor forma de chegar às 7 lagoas de Xertelo no Gerês
- Para quem gosta de trilhos e aventuras a forma mais gratificante de chegar às 7 Lagos de Xertelo no Gerês é fazer o trilho dos Poços Verdes do Sobroso – PR9 MTR. O trilho é magnífico e muito bonito. Não é fácil mas vale a pena chegar por ali às 7 Lagoas do Gerês assim. O trilho está sempre bem sinalizado e segue o percurso assinalado neste mapa. São cerca de 12 km no total do trilho. É um excelente programa para um dia completo nas 7 Lagoas de Xertelo no Gerês.
- Quando chegar a Xertelo siga pelo trilho da esquerda que vai para as 7 Lagoas do Gerês, depois da ponte, e comece a descer em direcção ao fundo da ribeira. O trilho está bem sinalizado, com marcas de Pequena Rota (PR) vermelhas e amarelas.
O trilho das 7 Lagoas de Xertelo desce por um percurso estreito, rochoso e com alguma vegetação já que não é muito frequentado. De qualquer forma, o trilho é sempre bem visível. Depois de descer cerca de 40 minutos o trilho chega ao Poio das Cabras, um local onde se vê a garganta do Rio Cabril e os penedos para onde a cabra Lusitana fugia para se refugir dos ataques dos lobos. As marcas da urina das cabras ainda se vêem nas rochas.
O trilho desce um pouco mais até cruzar o Rio Cabril, onde existem algumas piscinas naturais, os poços verdes. O trilho depois começa a subir depois em direcção às 7 Lagoas de Xertelo. É sempre pedregoso e com bastante declive. Sobe cerca de uma hora até chegar a uma Silha dos Ursos. Para a visitar tem que sair do trilho cerca de 70 metros. O trilho depois segue, subindo e descendo, até cruzar mais uma ribeira e atingir o topo de onde se vêem as sete lagoas de Xertelo. É mais ou menos uma hora de caminho entre a Silha dos Ursos e as 7 Lagoas de Xertelo no Gerês. Nós demoramos 2h30m a fazer este trajecto desde a aldeia até às 7 Lagoas de Xertelo no Gerês.
Depois aproveite o tempo nas 7 Lagoas de Xertelo no Gerês e regresse pelo trilho mais fácil, seguindo a curva de nível. O trilho das 7 Lagoas do Gerês continua a estar marcado, com marcas vermelhas e amarelas e com mariolas. O regresso deve demorar cerca de 1 hora de caminho. Pelo caminho vai ver o Fojo do Lobo de Xertelo e, um pouco mais à frente, o Moinho do Poço, ambos já à entrada da aldeia.
DICA EXTRA PARA VISITAR AS 7 LAGOAS DE XERTELO – Já que está tão perto, não perca a oportunidade de visitar a Cascata de Pincães, uma cascata na Serra do Gerês que faz lembrar as cascatas das Filipinas e de Bali. Pode ver mais sobre a Cascata de Picães aqui.
ONDE DORMIR QUANDO FOR VISITAR AS 7 LAGOAS DE XERTELO NO GERÊS
Onde dormir em Pitões das Júnias
- Para fazer o trilho 7 Lagoas do Gerês, e para poder apreciar melhor a beleza e o ambiente desta zona da Serra do Gerês, convém ficar a dormir, pelo menos, uma noite em Pitões das Júnias, no extremo nordeste da Serra do Gerês e a poucos quilómetros de Espanha. Nós ficámos alojados na Casa do Preto, com quartos simples mas confortáveis e um restaurante com uma cozinha de babar por mais. Outras boas opções em Pitões das Júnias são a Casa da Fonte, a Casa D’Campo Ferreira, ou o Cantinho Ti Carlos.
- Nessa zona da Serra do Gerês, há também outras boas opções em Outeiro, perto da Albufeira da Barragem de Paradela, como o Hotel Vista Bela do Geres, e a Oficina Do Joe Guesthouse.
Onde dormir nas Termas do Gerês
A vila de Termas do Gerês é a localidade mais central na região do Gerês, e é quase inevitável ficar ali alojado quando visitar a Serra do Gerês, pois permite-lhe estar perto de muitos lugares de interesse e do início de vários trilhos como os da 7 Lagoas do Gerês. Há várias opções possíveis, todas de boa qualidade.
- Nós ficámos alojados no Gerês Village Apartment, um apartamento T2 pertencente ao Grupo Pousadela (responsável pelos aldeamentos Pousadela Village e Casas da Encosta de Louredo, também na região do Gerês), mesmo no centro da vila, enorme, moderno e com muito conforto. E quanto à localização, mais central era impossível! Estes alojamentos são adequados para fazer as 7 Lagoas de Xertelo.
Pode reservar aqui a sua estadia no Gerês Village Apartment.
Mas há outras excelentes opções na vila das Termas do Gerês. Pode escolher entre:
- alojamentos mais baratos, como a Gerês Guest House, a Residencial Ribeiro, ou o Home Geres Hostel; Estes alojamentos são adequados para fazer as 7 Lagoas de Xertelo.
- hotéis clássicos como o Hotel Central Jardim, o Hotel Universal, o Adelaide Hotel, ou o Baltazar Hotel; Estes alojamentos são adequados para fazer as 7 Lagoas de Xertelo.
- ou , se viajar em família ou grupo, as casas de férias Quinta Machado Da Pedra Bela, a Tea House Gerês, ou o São Miguel do Gerês, ou ainda o apartamento Casa Ribom, as Casinhas do Gerês, ou os Geresiana Apartamentos; Estes alojamentos são adequados para fazer as 7 Lagoas de Xertelo.
- ou ainda, se preferir mais conforto e exclusividade, o Chalé de Soutelinho. Estes alojamentos são adequados para fazer as 7 Lagoas de Xertelo.
SEGURO DE VIAGEM IATI PARA ESCAPADINHAS EM PORTUGAL (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e fazer as 7 Lagoas do Gerês. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Outra novidade é que pode optar por uma cobertura de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19, seja do segurado, pais ou filhos. Isso significa que ao contratar o seguro de cancelamento opcional dos packs seguro de viagem + seguro de cancelamento ou o seguro IATI Cancelamento, caso o segurado resulte positivo terá direito a cobertura de anulação da viagem nos limites do seguro contrato. Não há melhor seguro no mercado nesta altura para as 7 Lagoas de Xertelo! Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto!
Se procura trilhos em Portugal, pode ter interesse nos vários trilhos que nós temos explicados aqui no blogue
- Regras nos trilhos – Um artigo obrigatório sobre uma conduta e comportamento adequados durante as actividades na natureza. Este artigo é de leitura obrigatória se vai para as 7 Lagoas de Xertelo.
- Os melhores trilhos de Portugal – Uma lista com uma pequena selecção de trilhos para fazer em Portugal. Muitos trilhos excelente para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Trilhos da Rota Vicentina – 750 km de trilhos para fazer como Grande Rota ou trilhos diários no Alentejo e Algarve.
- Trilhos de Pitões das Júnias – Trilho curto na Serra do Gerês. Um trilho excelente para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Trilho do Poço Azul – Trilho para chegar ao Poço Azul, no Gerês. Um trilho excelente para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Trilho da Fajã de Santo Cristo – Trilho na ilha de São Jorge, nos Açores
- Subida da Montanha do Pico – Trilho para subir ao Pico e Piquinho, com pernoita ou num dia
- Rota dos Túneis – Trilho longo de Fregeneda a Barca d’Álva, na antiga linha do Douro.
- Trilho da Aldeia de Drave – Trilho curto na Serra da Freita
- Trilho da Georota do Orvalho – Um trilho misto com passadiço e trilho no distrito de Castelo Branco.
- Trilho dos Sete Vales Suspensos – Trilho curto de elevada beleza no Algarve.
- Os melhores Trilhos do Algarve – Um artigo cheio de dicas sobre os melhores trilhos do Algarve
- Trilho da Cascata da Pedra Ferida – Um trilho no distrito de Coimbra bem próximo da serra da Lousã.
- Trilho dos Dolmens – Um trilho para descobrir a serra da Aboboreira no concelho de Baião.
- Trilho do Sobreiral da Ermida – Um trilho longo na Serra do Gerês. Um trilho excelente para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Os melhores trilhos da Serra do Gerês – Um artigo com uma lista de trilhos imperdíveis na Serra do Gerês. Trilhos excelentes para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Trilho da Fenda da Calcedónia – Um trilho para amantes da aventura na Serra do Gerês. Um trilho excelente para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Trilho dos Miradouros do Gerês – Um trilho longo para quem gosta de aventuras e ver paisagens deslumbrantes. Um trilho excelente para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Trilho da Preguiça – Um trilho curto e fácil na Serra do Gerês. Um trilho excelente para combinar com as 7 Lagoas de Xertelo.
- Trilho das 7 Lagoas dos Xertelo – Um trilho fácil e outro longo para chegar às 7 lagoas do Xertelo, no Gerês.
- Trilho da Praia do Barril – Um trilho curto para aproveitar uma praia no Algarve
- Trilho da Ilha da Culatra ao Farol – Um trilho curto para descobrir a Ria Formosa, no Algarve.
- Trilho da Praia da Falésia – Um trilho curto para aproveitar as vistas fabulosas das falésias no Algarve
- Trilho das Varandas sobre o Mar – Um dos trilhos mais bonitos do Algarve.
- Trilho da Praia da Luz a Lagos – Um trilho maravilhoso, o melhor na nossa opinião, para fazer no Algarve.
- Trilho do Pontal da Carrapateira – Um trilho curto, circular, para explorar a Costa Vicentina.
- Trilho de Sagres a Salema – Um trilho pela Rota Vicentina no Algarve.
- Trilho do Cabo de São Vicente a Sagres – Um trilho curto pelo mais belo da Rota Vicentina ao pôr do sol.
- Trilho dos Pescadores entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe – Um dos troços mais belos da Rota Vicentina no Alentejo.
- Trilho da Levada do Caldeirão Verde e do Caldeirão do Inferno – Uma das mais belas levadas da ilha da Madeira.
- Trilho do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo – Um belo trilho para descobrir as praias de Viana do Castelo.
- Trilho do Pico Areeiro ao Pico Ruivo – Um dos mais belos trilhos para fazer em Portugal e que permite estender até à Achada do Teixeira.
- Trilho das Fisgas de Ermelo – Um belo trilho para descobrir a Serra do Alvão, em Trás-os-Montes.
- Trilho do Pico Branco e Terra Chã – Um belo trilho para explorar a ilha de Porto Santo, na Madeira.
- Trilho de São Cristóvão do Douro – Um belo trilho para descobrir o Douro Vinhateiro no Pinhão.
- Trilho da Vereda do Pico Castelo – Um trilho para explorar na Ilha do Porto Santo, na Madeira.
- Trilho dos Pescadores entre Vila Nova de Milfontes e Almograve – Um trilho para explorar na Rota Vicentina.
- Trilho da Frecha da Mizarela – Um trilho para aventureiros que pretendem descobrir a Serra da Freita, no distrito de Aveiro.
- Trilho do Vale das Buracas de Casmilo – Um trilho para descobrir a paisagem incrível da Serra do Sicó, no distrito de Coimbra.
- Trilho da Ribeira dos Amiais – Um trilho curto e super interessante para descobrir as Serras de Aire e Candeeiros.
- Trilho pela Linha do Tua – Um trilho maravilhoso que, na actualidade, só se consegue fazer meio percurso.
- Trilho de Ponta Delgada à Fajã Grande – Um trilho maravilhoso para explorar a ilha das Flores, nos Açores.
Olá Carla e Rui, eu e o meu namorado decidimos nos últimos dois dias ir ao Gerês com a intenção de fazer trilhos e descobrir lagoas e cascatas lindas e ao tentarmos procurar informação encontramos o vosso blogue e temos a dizer que agradecemos imenso as vossas dicas!! Revemo-nos em vós com a paixão pela natureza e pela aventura, e ficamos ainda mais encantados depois destes pequenos encontros com o paraíso :))
Muito obrigada, Mariana
Olá. Estarei a ir para o Geres pela primeira vez em breve. Sabe dizer me se os caminhos de estrada são perigosos e demasiado curtos?
Perigosos não mas deve conduzir com precaução.
É fácil dar com a capela da aldeia ? , tentei no google maps descobrir e nao consegui
Sim, é mesmo no centro da aldeia, não tem nada que enganar.
Olá Carla, vamos pela primeira vez em Gerês e somos leigos, dai nosso medo de errar. Fazendo a opção da trilha de 1 hora e usando veículo temos que pedir algum tipo de autorização?
Outra pergunta. É possivel fazer passeio ao Gerês sem veiculo próprio?porque nek todos do grupo tem.
Obrigada e beijinhos
Não é preciso autorização. Tranquilo. Sim, podem mesmo fazer um tour para visitar o Gerês. Tem os links no início do artigo para marcar tour desde Braga ou do Porto. São bem legais.
Já tinha visto fotos das 7 lagoas de Xertelo no Gerês mas nunca tinha imaginado que ficava em Portugal. Ual, que absurdo de lindo esse lugar e ótimo saber que existem duas possibilidades de chegar.
Sim, é maravilhoso mesmo. As 7 lagoas do Xertelo é um lugar fabuloso. Até parece irreal.
Que maravilha de trilho, a recompensa é deveras compensadora. Gostava de fazer o trilho maior, mas não me atrevo a ir sozinha com o Pedro. Há tanto tempo que não vou para o Gerês (até parece que é longe)…
Era como nós. Obrigamo-nos nesta iniciativa do #EuficoemPortugal com a Serra do Gerês para não termos desculpas. Foram dias maravilhosos. Agora já só sonhamos voltar às 7 Lagoas de Xertelo mas aos outros locais todos que ainda não vimos. Mesmo 10 dias, soube a pouco.
Excelente post! Me tira uma dúvida, para conhecer as 7 lagoas de xertelo dá pra ir fora do verão? ou somente na alta temporada mesmo?
Dá para ir sempre mas a água mesmo no Verão é super fria. De Inverno é lindo para ver mas é impossível ir a banhos nas 7 Lagoas de Xertelo.
Experimente fazer o trilho das minas dos carris(vai até ao ponto mais alto da serra). O trilho da Calzedonia tb é qualquer coisa! Passamos através de uma fenda nas rochas durante uns 100metros.
O Gerês é bonito em qq altura do ano. Mas no Outono é fabuloso…e ansa pouca gente.
Olá Miguel, o da Calcedónia já fizemos 3 vezes, até temos aqui um artigo. É muito top. O dos Carris só ainda não fizemos por causa da autorização. Só isso.