COSTA NOVA, visitar as casas às riscas que encantam Portugal

COSTA NOVA, visitar as casas às riscas que encantam Portugal

Visitar a Costa Nova começa a ser cada vez mais popular. Há muito que a Costa Nova fazia parte dos meus roteiros de viagem. Natural do distrito de Aveiro, foram muitas as tardes da minha adolescência que passei nas praias da Barra e da Costa Nova. Já na altura, adorava as casas pintadas às riscas, inspiradas nos velhos palheiros da Costa Nova.

Se estiver no Porto ou em Lisboa, sem carro, também é possível visitar a Costa Nova em tours organizados:

Visitar a Costa Nova

As casas às ricas da Costa Nova que atraem cada vez mais turistas não são os palheiros originais mas ainda assim são magníficas. Os palheiros da Costa Nova, e que existiam um pouco por toda a costa portuguesa, desde a Barra até à Tocha e Mira, eram antigos armazéns dos pescadores, destinados a armazenar as redes e utensílios utilizados na pesca. Os pescadores deixavam os seus instrumentos diários guardados nos palheiros, especialmente porque era necessários que estivessem bem próximo do mar.

A pesca era realizada por arte xávega (tradição que está praticamente perdida em Portugal), com o trabalho todo feito manualmente e com o auxílio dos animais que ajudavam a puxar os barcos e as redes do mar. Este tipo de peca artesanal utilizava técnicas de pesca ao cerco com um xalavar. Os homens remavam e o barco era movido a força braçal. Ainda me lembro de estar na praia e ver os barcos chegarem e os bois auxiliarem o trabalho braçal dos pescadores. Os tempos mudaram muito na Costa Nova. A pesca foi quase abandonada, os pescadores substituiriam os remos por motores e os bois forma substituídos por tractores. Os velhos palheiros da Costa Nova praticamente desapareceram, foram apodrecendo.

Porém,  turismo na Costa Nova foi crescendo e com ele veio a necessidade de atrair cada vez mais veraneantes para visitar a Costa Nova. Algumas das primeiras famílias que compraram casas de férias na Costa resolveram recriar os motivos dos antigos palheiros, pintando as suas casas às riscas. Era alegre, bonito e a tradição reavivou.

Hoje a marginal da Costa Nova, estrada da ria que liga a Barra a Mira, está cheia de casinhas inspiradas nos velhos palheiros, às riscas e de várias cores. O turistas gostam, a comunidade local agradece e os comerciantes locais também. Visitar a Costa Nova parece estar definitivamente a entrar nos roteiros de viagem dos portugueses.

São cada vez mais as pessoas que rumam à Costa Nova, muitas até provenientes do estrangeiro, propositadamente para fotografar e ver as tão afamadas casinhas pitadas às riscas. Visitar a Costa Nova está na moda e a povoação passou a fazer parte da rota dos instagrammers mundiais.


ONDE DORMIR QUANDO VISITAR A COSTA NOVA


ONDE DORMIR NA COSTA NOVA

Se quiser visitar a Costa Nova e dormir na povoação, algumas casas inspiradas nos antigos palheiros, as melhores opções são:


ONDE DORMIR EM AVEIRO

Se quiser visitar a Costa Nova apenas num dia pode alojar-se em Aveiro, as melhores opções são:

Boa relação preço/qualidade

Um pouco mais de luxo

Se procura as melhores praias em Portugal estes são alguns artigos que vai gostar de ver:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

10 Comentários

  1. leonardo diz: Responder

    e quem não tem carro pode sempre ir de autocarro de aveiro até às praias, fica bem mais em conta que os tours 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Verdade. 😀

  2. Joana Vaz Magalhães diz: Responder

    Sou de Celorico de Basto e Aveiro, mais precisamente a Praia da Barra, tem sido o meu destino de férias à já muitos anos consecutivos e não me canso da praia, das casinhas às riscas de visitar o mercado do peixe na costa Nova, de comer a tripa (doce tradicional), é tudo deslumbrante. E aqui a uns anos tive a oportunidade de ver a arte xávega na praia da vagueia e se não me engano continuam a fazer, recomendo irem ver é sem dúvida algo diferente. Para quem nunca visitou a Costa Nova visitem não se vão arrepender.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo testemunho, Joana. Bonito mesmo. 😀

  3. Adorei o post e acima de tudo as fotos do Instagram, cá está mais um cantinho do nosso Portugal que ainda não conhecia!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É lindo mesmo. Vai adorar.

  4. Que gracinha! Adorei as casas coloridas da Costa Nova, as fotos que você postou no instagram estão muito lindas. Mais um destino português pra lista 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, são lindas mesmo. A Costa Nova é mesmo destino de instagramer. eheheh 😀

  5. Diogo diz: Responder

    A costa nova é realmente uma maravilha!
    um palheiro que foge a vista é o palheiro josé estavão do seculo XIX por onde passaram algumas celebridades como Eça de Queiroz.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Verdade, Diogo, era para ter falado dele e depois esqueci-me. Obrigada.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.