Visitar a COSTA NOVA, as casas às riscas que encantam Portugal | Portugal

Visitar a COSTA NOVA, as casas às riscas que encantam Portugal | Portugal

Visitar a Costa Nova começa a ser cada vez mais popular. Há muito que a Costa Nova fazia parte dos meus roteiros de viagem. Natural do distrito de Aveiro, foram muitas as tardes da minha adolescência que passei nas praias da Barra e da Costa Nova. Já na altura, adorava as casas pintadas às riscas, inspiradas nos velhos palheiros.

Se estiver no Porto ou em Lisboa, sem carro, também é possível visitar a Costa Nova em tours organizados.

As casas às ricas da Costa Nova que atraem cada vez mais turistas não são os palheiros originais mas ainda assim são magníficas. Os palheiros da Costa Nova, e que existiam um pouco por toda a costa portuguesa, desde a Barra até à Tocha e Mira, eram antigos armazéns dos pescadores, destinados a armazenar as redes e utensílios utilizados na pesca. Os pescadores deixavam os seus instrumentos diários guardados nos palheiros, especialmente porque era necessários que estivessem bem próximo do mar.

A pesca era realizada por arte xávega (tradição que está praticamente perdida em Portugal), com o trabalho todo feito manualmente e com o auxílio dos animais que ajudavam a puxar os barcos e as redes do mar. Este tipo de peca artesanal utilizava técnicas de pesca ao cerco com um xalavar. Os homens remavam e o barco era movido a força braçal. Ainda me lembro de estar na praia e ver os barcos chegarem e os bois auxiliarem o trabalho braçal dos pescadores. Os tempos mudaram muito. A pesca foi quase abandonada, os pescadores substituiriam os remos por motores e os bois forma substituídos por tractores. Os velhos palheiros praticamente desapareceram, foram apodrecendo.

Porém,  turismo foi crescendo e com ele veio a necessidade de atrair cada vez mais veraneantes para visitar a Costa Nova. Algumas das primeiras famílias que compraram casas de férias na Costa resolveram recriar os motivos dos antigos palheiros, pintando as suas casas ás riscas. Era alegre, bonito e a tradição reavivou.

Hoje a marginal da Costa Nova, estrada da ria que liga a Barra a Mira, está cheia de casinhas inspiradas nos velhos palheiros, às riscas e de várias cores. O turistas gostam, a comunidade local agradece e os comerciantes locais também. Visitar a Costa Nova parece estar definitivamente a entrar nos roteiros de viagem dos portugueses.


Ver esta publicação no Instagram

As casas às riscas da Costa Nova chamam-se palheiros. A maioria estava junto à praia e serviam de armazém para as redes, utensílios e alfaias de apoio à pesca. Originalmente em tons vermelhos, foram ficando cada vez mais coloridos e, com a decadência da indústria pesqueira em Portugal, passaram a ser convertidas em casas de férias. Hoje, já existem poucos destes palheiros originais e, a maioria das casas coloridas que existem, já foram construídas para a burguesia usufruir das praias e do Verão. . . . #costanova #visitportugal #aveiro #aveirocity #portugal_vision #portugalcomefeitos #portugal_em_fotos #portugalsemigual #portugaligers #portugal_photos #portugalovers #portugal_places #turismodeportugal #sheisnotlost #Dametraveler #dicasdeviagem #femmetravel #viajarentreviagens

Uma publicação partilhada por VIAJAR ENTRE VIAGENS (@viajar_entre_viagens) a

São cada vez mais as pessoas que ruma à Costa Nova, muitas até provenientes do estrangeiro, propositadamente para fotografar e ver as tão afamadas casinhas pitadas às riscas. Visitar a Costa Nova está na moda e a povoação passou a fazer parte da rota dos instagrammers mundiais.


DORMIR NA COSTA NOVA

Se quiser visitar a Costa Nova e dormir na povoação, algumas casas inspiradas nos antigos palheiros, as melhores opções são:


DORMIR EM AVEIRO

Se quiser visitar a Costa Nova apenas num dia pode alojar-se em Aveiro, as melhores opções são:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

8 Comentários

  1. Joana Vaz Magalhães diz: Responder

    Sou de Celorico de Basto e Aveiro, mais precisamente a Praia da Barra, tem sido o meu destino de férias à já muitos anos consecutivos e não me canso da praia, das casinhas às riscas de visitar o mercado do peixe na costa Nova, de comer a tripa (doce tradicional), é tudo deslumbrante. E aqui a uns anos tive a oportunidade de ver a arte xávega na praia da vagueia e se não me engano continuam a fazer, recomendo irem ver é sem dúvida algo diferente. Para quem nunca visitou a Costa Nova visitem não se vão arrepender.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo testemunho, Joana. Bonito mesmo. 😀

  2. Adorei o post e acima de tudo as fotos do Instagram, cá está mais um cantinho do nosso Portugal que ainda não conhecia!

    1. Carla Mota diz: Responder

      É lindo mesmo. Vai adorar.

  3. Que gracinha! Adorei as casas coloridas da Costa Nova, as fotos que você postou no instagram estão muito lindas. Mais um destino português pra lista :)

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, são lindas mesmo. A Costa Nova é mesmo destino de instagramer. eheheh 😀

  4. Diogo diz: Responder

    A costa nova é realmente uma maravilha!
    um palheiro que foge a vista é o palheiro josé estavão do seculo XIX por onde passaram algumas celebridades como Eça de Queiroz.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Verdade, Diogo, era para ter falado dele e depois esqueci-me. Obrigada.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.